Dez ministros deixam o governo para disputar eleições | Fábio Campana

Dez ministros deixam o governo para disputar eleições

Dez ministros deixam o governo para disputar cargos eletivos. A conta é de Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais. A preocupação agora é com a substituição do primeiro escalão, que perde um terço dos escolhidos de Lula.

Em sete pastas — Casa Civil, Integração Nacional, Meio Ambiente, Previdência Social, Minas e Energia e a Secretaria Especial de Políticas da Promoção da Igualdade Racial — os ministros serão substituídos por secretários executivos. Isso deve conferir perfil mais técnico ao novo ministério.

Apesar da afirmação de Padilha de que “a tendência do presidente é manter a composição política do governo e optar por pessoas que estivessem no quadro do governo ou que estivessem sendo indicadas pelos ministros”, já surgem pressões de legendas para a manutenção do atual poderio.

A maior preocupação está no PMDB, pois quatro de seus ministros deixam o cargo nesta quarta-feira. A maior pressão aconteceu na pasta da Agricultura, que terá como substituto de Reinhold Stephanes (PMDB-PR) o presidente da Conab, Wagner Rossi. O nome é indicação por Stephanes, da bancada PMDBista e do próprio Michel Temer, relata Padilha.

Também foge à regra o ministério do Desenvolvimento Social. A londrinense Márcia Lopes (PT-PR), que já havia ocupado o cargo de secretária-executiva do MDS, retorna para substiruir Patrus Ananias, que concorre à sucessão do governo de Minas Gerais. Hélio Costa, ministro das Comunicações, já anunciou a saída mas ainda não definiu seu substituto.

Na foto: Márcia Lopes


3 comentários

  1. quarta-feira, 31 de março de 2010 – 10:10 hs

    Não esquecer da campanha: Não reeleja os mesmos. Renovar a q´q custo …Sejam ministros, secretários, deputados, senadores, governadores. Com raras excessões, é claro! Não é fácil separar o joio do trigo …

  2. Duval Simões Araújo-Londrina
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 10:40 hs

    E O ZÉ DIRCEU FICA SÓ POR TRAZ DOS PANOS. PROGRAMA ENTRE ASPAS DA GLOBONEWS A JORNALISTA DISSE QUE ZÉ DIRCEU COORDENA A GREVE DOS PROFESSORES PETISTAS DE SP, ONDE A PRESIDENTE DO SINDICATO SOBE NO PALANQUE COM DILMA. ENQUANTO ISSO O MINI-*MENSALEIRO ARRUDA, CORRETAMENTE, FOI PRESO. SÓ ELE? CADE O MENSALEIRO MÓR?

  3. terça-feira, 15 de junho de 2010 – 23:43 hs

    Estou tentando encontrar a relação com os nomes de todos os ministros do atual governo Lula e não acho, será que vc pode me ajudar?
    É para um trabalho de escola de minha filha. Obrigado.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*