Bernardo contra ataca: "Paraná deixou de ter governo" | Fábio Campana

Bernardo contra ataca: “Paraná deixou de ter governo”

Jadson André e Bruno Henrique

O ministro do planejamento, Paulo Bernardo entrou com uma ação cível contra o governador do Paraná, Roberto Requião, no Mnistério Público Federal, na manhã de hoje (5) em Curitiba. Segundo o próprio ministro, o objetivo é dar resposta as declarações, segundo ele “absurdas e falsas”, feitas pelo governador contra ele.

Bernardo afirmou que no dia 3 de abril, vai entrar também com uma ação criminal, porque segundo ele, nesta data Requião não governará mais o Estado, portanto não poderá gozar de foro privilegiado.

Bernado fez duras declarações contra Requião. “Eu acho que o Paraná deixou de ter governo. Nós temos hoje um governador que passa 24 horas por dia preocupado com a sua eleição para o senado e arquitetando maneiras de detonar seus adversários”. Ele acusou Requião de usar a “máquina pública” para fazer isso.

Ouça o que ele disse para Denise Mello na rádio Banda B

Ou clique aqui para baixar o arquivo em formato mp3.

“Ele usa a TV Educativa e a Agência Estacual de Notícia a seu favor. Noticiam acusações inverídicas como a do superfaturamento da obra ferroviária. Em abril, não poderá mais usar helicóptero para andar de bairro em bairro como ele faz agora. Vai ter que vir como pedestre ou de carona para o MPF esclarecer o que disse”.

Na “escola de governo” da semana passada, Requião disse que o ministro teria proposto a liberação de R$ 550 milhões numa Parceira Público Privada (PPP) com a América Latina Logística (ALL) para a construção de um ramal ferroviário que, segundo o governador, teria orçamento de R$ 150 milhões.

“Informei aos procuradores sobre as ações e já dei minhas respostas as acusações falsas de Requião. Apresentei as provas necessárias. Me espanta o governador do Paraná dizer que tem indicios de operações irregulares e não procurar o Ministério Público ou a justiça como eu faço agora”, afirmou Bernardo.

Ele completou dizendo que existem algumas operações que devem ser investigadas. “Requião insinuou que houve uma compra de uma rádio em dinheiro vivo, em Laranjeiras. Isso também tem que ser investigado para saber se o dinheiro não tem origem declarada ou se houve sonegação de impostos”.

Para o ministro, se há motivações eleitorais nas denúncias, as investigações vão esclarecer. “Como é que alguém diz tem tudo isso e fica guardando e, depois, quando chega perto das eleições, sai por aí falando”.


23 comentários

  1. sexta-feira, 5 de março de 2010 – 20:58 hs

    O ministro está equivocado..O Paraná nunca teve governo nos últimos 7 anos…o que tivemos foi um criador de casos, que levou o estado a uma estado de paralização em todos os campos……pena que demorou demais pra perceber isso…

  2. Vigilante do Portão
    sexta-feira, 5 de março de 2010 – 21:00 hs

    É verdade, não há mais governo.
    O Vácuo de poder, pela inércia do atual governador e pelo fato do Pessuti nem saber se vai mesmo assumir (lembrem do caso do Álvaro, que desistiu de sair).
    Não há comando, funcionários públicos perambulam pelos corredores, sem fazer nada.

  3. bimbo
    sexta-feira, 5 de março de 2010 – 21:29 hs

    E eu pergunto ao ministro:
    Em qual planeta ele estava nos últimos 8 anos?
    Uso de helicoptero, TVeducativa, escolinha,HoraHnews, planfetagem, para se promover ou atacar é coisa antiga. Os dois se merecem, dois partidos inconfiaveis.
    Paranaense que votar nestes é muito masoquista.

  4. Antonio
    sexta-feira, 5 de março de 2010 – 21:33 hs

    Eles se mereçem. Até ontem o “RIQUIAO” era o melhor amigo do “cumpanheiro” Lula , o Lula o melhor presidente do mundo, Paulo Bernardo o melhor ministro do planeta. Agora só porque a Gleise é candidata ao Senado e pode tirar a vaga do Requiao (porque a outra já é do Gustavo Fruet), ele resolveu botar a boca no trombone? Só agora porque se sente ameaçado, resolveu contar as maracutaias do pessoal do PT? E se a Gleise não fosse candidata? Tudo tava esqueçido? Francamente , que NOJO disso tudo.

  5. Jorge
    sexta-feira, 5 de março de 2010 – 21:36 hs

    Esse negócio de Twitter está virando uma viadagem completa, parece um bando de moleques batendo boca. Arrumarram um brinquedinho novo. Se querem se enfrentar, porque não marcam no parque barigui em pleno domingo e saem no soco. CAMBADA DE MOLEQUES!!!

  6. Celso
    sexta-feira, 5 de março de 2010 – 22:05 hs

    Isso é ótimo para o Paraná.

  7. Vergonha de Mamata
    sexta-feira, 5 de março de 2010 – 22:12 hs

    Todo petista é adorador de Mamatas? Todo PeTista adora uma Tetinha como dizia o Garotinho sobre a Benedita Silva? Todo PeTista decente deveria defender seu ministro, mas não o fazem. Por que será?
    Será que está certo o Requião?
    Requião tem Razão?

  8. sexta-feira, 5 de março de 2010 – 22:25 hs

    Paulo Bernardo, o Parana esta nesta situação, graças a voces do PT. O Requiao ia perder a eleição para o Osmar Dias, voces entraram com todo o peso do governo federal na campanha,e deu no que deu. Voces junto com o Requião falavam aos quatro cantos do Paraná, que o Osmar Dias não prestava, que era o homem do agro-negocio, o homem das multinacionais,o homem que tinha uma fazenda em Tocantins comprada com dinheiro sem origem.Agora tudo mudou, quem não presta é o velho ‘CUMPANHEIRO ‘Requião, e o bom, a novidade, a salvação do Paraná é o Osmar Dias.A cada dia que passa tenho mais certeza que esse PT não vale nada. Não passam de uma corja de pilantras, desavergonhados, caras de pau.

  9. sexta-feira, 5 de março de 2010 – 23:48 hs

    Paulo estamos contigo, somos PT com muito orgulho.
    Requião transformou-se num lixo político.
    Ao lado de Quercia e do governador de Santa Catarina é uma boa mostra do que se tornou. vade retro!!!!

    Por outro lado, o grande lider da proposição do PT deixar o partido tem os seus indicados ainda aboletados no governo, não se exoneram, o que é uma pouca vergonha.
    Estamos esperando que o Sr. Andre Vargas faça o Sr. Messias, o largata da foia, aquele que ganha mais não trabalha, peça sua exoneração.
    Ou o abandono do governo Requião era um blefe?

    Não acreditamos que o Sr. André Vargas possa ter pedido a seus indicados para continuarem no governo.
    Esperamos que o Sr. Messias, o largata da foia, aquele que ganha mas não trabalha, peça sua exoneração.

    Para todos aqueles que disseram sim e na prática estão fazendo o não:

    Emir Sader: A miséria moral de ex-esquerdistas
    Atualizado e Publicado em 05 de março de 2010 às 15:08

    por Emir Sader, no seu blog

    Alguns sentem satisfação quando alguém que foi de esquerda salta o muro, muda de campo e se torna de direita – como se dissessem: “Eu sabia, você nunca me enganou”, etc., etc. Outros sentem tristeza, pelo triste espetáculo de quem joga fora, com os valores, sua própria dignidade – em troca de um emprego, de um reconhecimento, de um espaçozinho na televisão.

    O certo é que nos acostumamos a que grande parte dos direitistas de hoje tenham sido de esquerda ontem. O caminho inverso é muito menos comum. A direita sabe recompensar os que aderem a seus ideais – e salários. A adesão à esquerda costuma ser pelo convencimento dos seus ideais.

    O ex-esquerdista ataca com especial fúria a esquerda, como quem ataca a si mesmo, a seu próprio passado. Não apenas renega as idéias que nortearam – às vezes o melhor período da sua vida -, mas precisa mostrar, o tempo todo, à direita e a todos os seus poderes, que odeia de tal maneira a esquerda, que já nunca mais recairá naquele “veneno” que o tinha viciado. Que agora podem contar com ele, na primeira fila, para combater o que ele foi, com um empenho de quem “conheceu o monstro por dentro”, sabe seu efeito corrosivo e se mostra combatente extremista contra a esquerda.

    Não discute as idéias que teve ou as que outros têm. Não basta. Senão seria tratar interpretações possíveis, às quais aderiu e já não adere. Não. Precisa chamar a atenção dos incautos sobre a dependência que geram a “dialética”, a “luta de classes”, a promessa de uma “sociedade de igualdade, sem classes e sem Estado”. Denunciar, denunciar qualquer indicio de que o vício pode voltar, que qualquer vacilação em relação a temas aparentemente ingênuos, banais, corriqueiros, como as políticas de cotas nas universidades, uma política habitacional, o apoio a um presidente legalmente eleito de um país, podem esconder o veneno da víbora do “socialismo”, do “totalitarismo”, do “stalinismo”.

    Viraram pobres diabos, que vagam pelos espaços que os Marinhos, os Civitas, os Frias, os Mesquitas lhes emprestam, para exibir seu passado de pecado, de devassidão moral, agora superado pela conduta de vigilantes escoteiros da direita. A redação de jornais, revistas, rádios e televisões está cheia de ex-trotskistas, de ex-comunistas, de ex-socialistas, de ex-esquerdistas arrependidos, usufruindo de espaços e salários, mostrando reiteradamente seu arrependimento, em um espetáculo moral deprimente.

    Aderem à direita com a fúria dos desesperados, dos que defendem teses mais que nunca superadas, derrotadas, e daí o desespero. Atacam o governo Lula, o PT, como se fossem a reencarnação do bolchevismo, descobrem em cada ação estatal o “totalitarismo”, em cada política social a “mão corruptora do Estado”, do “chavismo”, do “populismo”.

    Vagam, de entrevista a artigo, de blog à mesa redonda, expiando seu passado, aderidos com o mesmo ímpeto que um dia tiveram para atacar o capitalismo, agora para defender a “democracia” contra os seus detratores. Escrevem livros de denúncia, com suposto tempero acadêmico, em editoras de direita, gritam aos quatro ventos que o “perigo comunista” – sem o qual não seriam nada – está vivo, escondido detrás do PAC, do Minha casa, minha vida, da Conferência Nacional de Comunicação, da Dilma – “uma vez terrorista, sempre terrorista”.

    Merecem nosso desprezo, nem sequer nossa comiseração, porque sabem o que fazem – e os salários no fim do mês não nos deixam mentir, alimentam suas mentiras – e ganham com isso. Saíram das bibliotecas, das salas de aula, das manifestações e panfletagens, para espaços na mídia, para abraços da direita, de empresários, de próceres da ditadura.

    Vagam como almas penadas em órgãos de imprensa que se esfarelam, que vivem seus últimos sopros de vida, com os quais serão enterrados, sem pena, nem glória, esquecidos como serviçais do poder, a que foram reduzidos por sua subserviência aos que crêem que ainda mandam e seguirão mandado no mundo contra o qual, um dia, se rebelaram e pelo que agora pagam rastejando junto ao que de pior possui uma elite decadente e em vésperas de ser derrotada por muito tempo. Morrerão com ela, destino que escolheram em troca de pequenas glórias efêmeras e de uns tostões furados pela sua miséria moral. O povo nem sabe que existiram, embora participe ativamente do seu enterro.

  10. salete cesconeto de arruda
    sábado, 6 de março de 2010 – 0:22 hs

    Fábio e todos os seus visitantes.
    Até a volta.
    De partida para o CAMINHO DE SANTIAGO me preparo para outra vez me tornar LIVRE DE TUDO. As batalhas agora serão travadas pelos advogados que terão palco. Ano eleitoral é bom quando precisamos de espaço na mídia. Obrigada pelo carinho. Requião vai ter folga para preparar a defesa. Beto vai ter tempo para fazer o bosque prometido e colocar as placas conforme o combinado com o Omar. Se o acordado for cumprido – tudo estará consumado.
    No CAMINHO – LIVRE DE TUDO – ao olhar para as estrelas CANTAREI um canto de AMOR a todos os irmãos de pátria e desta grande casa chamada mundo. Pedirei a Deus que faça TODOS FELIZES. Pois este é o principal DESEJO de todos NÓS – não é verdade?
    DESEJO que todos realizem os seus SONHOS!
    Cuidem-se!
    E mais uma vez OBRIGADA – FÁBIO – pela hospedagem.
    Muitas vezes lavastes a minha ALMA de ex bóia fria que passou fome e frio nesta cidade. A menina que foi perseguida politicamente – se tornou mulher e hoje já não faz parte daquele mundo onde o ASSEDIO MORAL – PERSEGUIÇÃO POLÍTICA – aconteciam sem que soubesse se defender. Aprendi. E o mais incrível: tenho contado com pessoas – que por não me conhecerem – me prejudicaram no passado. Pessoas que hoje corrigem o que de errado fizeram comigo. Tenho também – pedido desculpas aos que magoei querendo ou não. Inclusive peço desculpas aos que circulam por esta tua casa. Saibam que não os quero mal. Não odeio ninguém. Apenas busco justiça.
    Divirtam-se.
    Sorriam.
    Descansem.
    O ÓCIO CRIATIVO É O QUE DE MELHOR EXISTE!
    Encontrem TEMPO para AMAR SEM TEMPO….
    Abraços carinhosos de quem os quer bem.
    Salete.

  11. Antonio
    sábado, 6 de março de 2010 – 0:26 hs

    Ate esses dias atras o sr. não falava isso sr. Ministro. Pelo contrário, era só elogios para o insano.Mas o que eu quero saber mesmo é onde que foi parar a Barbie das araucárias . Quando o assunto não convém a boneca some. Venha a publico defender o maridão. Responda as acusações do Requião OLHO NO OLHO, “senadora “. Não da pra se omitir num momento como esse.

  12. Rock
    sábado, 6 de março de 2010 – 0:38 hs

    Quem tem que dizer se tem Governo ou não é o povo, e o povo esta contente já que 80 % dizem que ele esta governando bem, isso conforme pesquisa na mão do PSDB, passada pelo seu presidente Sérgio Guerra, se estivesse tão mal o PDT e o PSDB, não estariam tão afoitos em busca de seu apoio. Tem que usar a TV Educativa e Agencia Estadual sim já que a RPC e a Gazeta do Povo so esta prestando serviços exclusivo para quem paga bem isso é o proprio Paulo Bernardo.

  13. Pedro Henrique
    sábado, 6 de março de 2010 – 2:10 hs

    Doiis comentários:

    1º) Salete… já vai tarde! Quer ver todos felizes?
    Fique lá pra onde vai e que o capeta NÃO tenha
    pena de sua carcomida alma.

    2º) Paulo Bernardo (famoso Paçoquinha)…
    Porque não usou toda esta ira quando do
    MENSALÃO DO PT?
    Porque não chamou os responsáveis pelo
    desvio do dinheiro público ao MPF?
    Ah!SEi… compartilhas da mesma ideologia né?
    Bem! Eu chamaria isto de compartilhar da mesma
    QUADRILHA e não IDEOLOGIA.
    Como todo esquerdopata és um bufão.
    Desonesto e mentiroso.
    Mas,isto todos sabem.
    Porque não acompanhas a Salete?

  14. E O BRASIL TAMBÉM
    sábado, 6 de março de 2010 – 9:37 hs

    CONCORDO MINISTRO PORÉM, O BRASIL HÁ 07 (SETE( ANOS NÃO TEM GOVERNO E ISTO É AINDA PIOR.

    HÁ SETE ANOS O BRASIL VEM SENDO DESGOVERNADO POR UM ALOPRADO, IMBECIL, MALUCO E POPULISTA DENOMINADO LULA DA SILVAL E SUA GUADRILHA DE MENSALEIROS PETISTAS QUE AGORA APARECEM PARA AJUDAR NA CAMPANHA DA MAIOR GUADRILEHIRA DA DÉCADA DE 60 R MEADOS DE 70 QUE ESTE PAIS JÁ TEVE.

    ESTA É A PURA VERDADE MEU SENHOR, “O BRASIL TAMBÉM HÁ 07 ANOS ESTA SEM GOVERNO”.

    SALETE, VAI TARDE.

  15. Anônimo
    sábado, 6 de março de 2010 – 11:34 hs

    O Ministro errou quando disse que a mente do requiao é fertil…..Caro Ministro temos que parar de dizer que este canalha é inteligente ou tem a mente fértil …o requiao é apena um canalha ponto final.

  16. Francisco
    sábado, 6 de março de 2010 – 12:11 hs

    Menos Bernardo…bem menos…..

  17. FILET MIGNON
    sábado, 6 de março de 2010 – 12:17 hs

    Valha-nos DEUS!!!
    Até que enfim a JUSTIÇA deste País, está por fazer de fato JUSTIÇA!
    Vou aproveitar aqui o que escreveu Fabio Campana em sua coluna no Jornal o Estado do Paraná:

    “” Conceito

    A determinação judicial de manter preso Arruda deve servir de advertência aos demais políticos. Resta provado que ocupar um mandato não lhes assegura a possibilidade de agir à margem da lei. Muito ao contrário. A investida contra os maus homens públicos tende a aumentar com o tempo, derrubando dos cargos e gabinetes aqueles que não se comportarem de maneira lícita. Tal realidade é alvissareira.

    Balança

    Se a Justiça está fazendo a parte dela, é fundamental que a sociedade faça a sua. Esse é um ano eleitoral. Cabe ao leitor pesquisar, verificar a ficha dos candidatos e acompanhar as denúncias que os envolvem antes de digitar o voto na urna e assim expurgar os que não prestam da vida pública.

    Suspeitos

    Uma observação deve ser feita no que tange ao governo do Paraná. São tantas as denúncias de corrupção não investigadas que coloca boa parte de seus membros sob suspeita. O principal responsável pela não apuração é o próprio governador. Será que ele não merece um castigo?

    De minha parte, respondo-lhe: MERECE TODO O CASTIGO DO MUNDO. ELE E SEUS ASSÉCLAS… MASMORRA AO INSANO!

  18. Rock
    sábado, 6 de março de 2010 – 13:11 hs

    E o meu comentário sai, não tem nada ofensivo contra quem quer que seja.

  19. Sou do litoral
    sábado, 6 de março de 2010 – 13:15 hs

    MINISTRO O POVO DO PARANÁ FINGIU QUE TEVE UM MANDATÁRIO E O REQUIÃO FINGIU QUE GOVERNAVA!!! DEU NO QUE DEU!!!

  20. Da Poltrona
    sábado, 6 de março de 2010 – 14:38 hs

    Quem toma essas providências é porque – de se supor – tem honra a zelar e não tolera o procedimento adotado pelo governador, já useiro e vezeiro em fazer escarcéu, colocando ele como paladino da decência e outros como rebotalhos da sociedade. Nós permitimos um presidente mentir ao povo sobre o mensalão e nada fizemos; aí está ele com a cara mais deslavada dizendo-se paladino da ética. Permitimos, pela anomia reinante, um governador estabelecer um verdadeiro mutirão de poderes públicos estaduais compadrinhados (salvo honrosas exceções) para atender sua vontade personalíssima de colocar seu nepote em vaga vitalícia no tribunal de contas; nepote esse defenestrado, no entanto, porque um cidadão irresignado com este escandalo, opos-se. Esse é o exemplo que deve ser seguido. É preciso mais.

  21. Borduna
    sábado, 6 de março de 2010 – 15:03 hs

    Acho que a coisa caminha pra que a Sra. Gleise se “esconda” como vice, ou de Osmar ou de Pessuti. O casal 21 não vai enfrentar Requião…hehehehehehehe

  22. FILET MIGNON
    sábado, 6 de março de 2010 – 18:33 hs

    TIVE QUE VOLTAR…. NÃO DÁ PARA AGUENTAR TANTA “IGNORANCIA”!!!
    Meu caro, “caríssimo” (deve ser caro para os cofres do estado), PEDRO HENRIQUE:
    Será que você, tal qual o GENTE NOSSA também é cavalariços no CANGUIRI?
    Fizestes pós graduação para LAMBE-BOTAS?
    ENGRAXAS os sapatos do INSANO?
    Por favor, não consuma toda a alfafa dos animais da granja, porque aumentam nossos gastos com tantos animais naquele local.

  23. Cacau
    domingo, 7 de março de 2010 – 10:58 hs

    Tsc..tsc..tsc..tsc..tsc Ahhh… a briga pelo poder!
    Os paraneneses querem trabalho e ação, chega dessa palhaçada de briguinhas ensaiadas para ocupar espaço na imprensa. Senhores, tenham vergonha na cara!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*