Bernardo, candidato a "gerentão" de Lula | Fábio Campana

Bernardo, candidato a “gerentão” de Lula

Não é por acaso que Dilma Rousseff é considerada a gerentona do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As tarefas da ministra que deixa o cargo hoje para se dedicar à corrida pelo Palácio do Planalto serão pulverizadas entre vários integrantes do alto escalão.

Sua substituta formal é a secretária executiva da pasta, Erenice Guerra, mas ela não terá o mesmo poder da mentora. Na prática, não acumulará novas responsabilidades. Quem carregará mais carga no dia a dia é o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, seguido pelo chefe da Fazenda, Guido Mantega.

Erenice assume a Casa Civil tendo como afazeres primordiais a interlocução entre os ministérios e a formatação jurídica de programas dessa reta final de governo. No cotidiano, continuará lidando com personagens conhecidos dela na Esplanada. Afinal, o presidente Lula empossa, nos lugares dos ministros que deixarão o governo para se dedicar à campanha, os secretários executivos, em sua maioria (leia mais na pág. 3). Outra das tarefas da nova chefe da pasta é dar o último retoque na Consolidação das Leis Sociais (CLS), projeto praticamente finalizado que reunirá as principais iniciativas do governo em saúde, educação e benefícios à camada mais carente da população.

Se na Casa Civil Erenice ganhou mas não levou o cargo “integralmente”, a secretária de Articulação e Monitoramento, Miriam Belchior, engordou a lista de tarefas. Ela será responsável por assumir o controle do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Miriam já é considerada a “mãe” da segunda fase do projeto, que prevê investimentos de R$ 958,9 bilhões entre 2011 e 2014. Caberá a ela, também, trabalhar para que o PAC 1 não descarrilhe.

Contraste
Fortalecido, o ministro do Planejamento terá o papel de conselheiro do presidente e tocará, por exemplo, a formatação do Programa Nacional de Banda Larga, que já vinha sendo dividido com Dilma. Se antes Paulo Bernardo tinha de pedir bênção a “Dilminha”, como ele se referia à chefe da Casa Civil, agora ele terá a palavra final antes de Lula ser consultado.

Esse é um cenário contrastante em relação à maneira como Bernardo chegou ao governo no início de 2005, antes do escândalo do mensalão, vindo da Câmara dos Deputados. Ele substituiu Guido Mantega por ser discreto e afinado com os interesses do então ministro da Fazenda Antônio Palocci, que impunha uma política econômica ortodoxa com mão de ferro. Com as saídas do governo de sucessivos políticos íntimos de Lula, Bernardo aproximou-se, aos poucos, do gabinete presidencial. Termina o governo como novo gerentão e próximo à ministra Dilma. Para chegar a esse prestígio, teve de desistir duas vezes da Câmara. Abandonou a proposta também este ano, numa aposta no sucesso da empreitada eleitoral de sua antiga colega. Mantega, por sua vez, recupera um prestígio que detinha mas andava ofuscado por conta da onipresença da ministra. Além disso, torna-se o ponto de referência no quesito “políticas desenvolvimentistas” do governo Lula.


8 comentários

  1. CAÇADOR DE PETISTAS
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 13:29 hs

    NÃO QUEREMOS DILMA SR. LULA.

    É muito bom que se esclareça:

    Lula da Silva~, muito embora vem agindo como se pudesse, não pode outorgar direito a qualquer que seja para assumir a sua sucessão.

    Lula da Silva criou q quadrilheira Dilma e a ela outorga poderes para ser a sua sucessora Presidência e dar continuidade em seus projetos de governo que, na verdade não são deles pois, assumiu o Governo com plano econômico de seu antescessor FHS – PSDB, sem outorga de instrumento procuratório e assim deverá deixar o Governo. SEM PROCURAÇÃO para qum quer que seja.

    Desta forma, NÃO QUEREMOS DILMA Sr. LULA DA SILVA.
    Seu sucessor deverá ser escolhido democraticamente pelo povo, o mesmo que o elegeu.

    Não quermos esta herança maldita.
    Não queremos esta mulher ignorante, de passado sujo;
    rancorosa e mau humorada.

    Cabe a nos, todos os participantes deste Blog rejeitar esta indicação maldita de Lul da Silva e livremente escolher o melhor candidato sem qualquer pressão psicológica pois, a pior escravidão é a sub,missão estomacal e intelectual, esta que Lula da Silva prega para o povo do Nordeste Brasileiro. Um povo miserável que não tem outra alternativa a se submeter a este populismo infernal de Lula, mantendo-os as custas de migalhas em troca do voto.

    NÃO QUERMOS DILMA “O SLOGAN DEVERÁ SER ESTE”.

  2. Caçador de Oligofrênicos
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 14:33 hs

    O caçador aí de cima precisa parar de tomar alucinógenos!

  3. Silvano Andrade
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 14:58 hs

    “caçador de petista…sua peste”

    Vem me caçar seu bunda-mole!!!

    Desde quando vc é formador de opinião???

    Vc não passa de uma maricona enrrustida.

  4. Roy
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 15:22 hs

    PB não é gerentão, é cabo eleitoral da mulher.

  5. Laertes
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 16:08 hs

    Caçador de Petistas, tenho umas dúvidas que me atormentam e me responda, por favor.

    – O Arruda, embora na cadeia, poderá ser o vice do Serra?
    – Neste caso, as suas inserções no horário politico do PSDB/DEM será direto da cadeia?

    – Sua excelência acha que, agora que os presos podem votar, os presidiário votarão em massa na chapa Serra /Arruda, especialmente os presos por roubo em solidariedade ao colega?

    – Nas viagens internacionais do pres. Serra para dar palestras nas universidades, o Arruda será liberado da cadeia para assumir ou haverá algum impedimento? (naturalmente que neste caso deverá ser escondida a chave do cofre do Planalto).

    Responda, por favor.

  6. TUKU NARE
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 22:50 hs

    concordo plenamente com VC, Silvano Andrade, esse caçador so e capaz de
    caçar, so se for com o TIZIL.

  7. josé
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 23:08 hs

    Laertes, troque as palavras arruda por sarney e serra por lula/dilmá e responda vc mesmo…ah. sarney não está preso…sim, não está porque lula e o pt o protegem…assim como rondeau não está preso, vaccari não está preso, zé dirceu não está preso, genoíno não está preso, palloci não está preso, joão paulo não está preso, jucá não está preso e por aí vai…

    O tal do caçador de petistas pode estar exagerando, mas não tem santo no pt também…a diferença é que o dem expulsou arruda e não o defendeu nem o defende; já o pt não só defende seus corruptos como foge de cpis, investigações e tudo o mais, bota a culpa na imprensa, mas até hoje não explicou o mensalão, o dossie dos aloprados, os desvios do mst, das ongs, do genro do lula, da onga da lurian…aproveita aí e explica todfos estes casos, um por um…

  8. ZEZÃO
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 8:40 hs

    SE O BRASIL JÁ ESTAVA MAL COM A GERENTE DILMA, MENTIROSA, DISSIMULADA E MALANDRA (O PAC EXECUTOU EM TORNO DE 10% DO PREVISTO), FICAREMOS PIOR AINDA COM O HOMEM DOS SUPERFATURAMENTO DE FERROVIAS, CAIXA DOIS DE CAMPANHA E MALAS PRETAS DE DINHEIRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*