A bronca de Lula com Requião | Fábio Campana

A bronca de Lula
com Requião

Da Ruth Bolognese

A um graduado interlocutor paranaense, que foi medir a temperatura política no primeiro gabinete, o presidente Lula deixou claro que está irritado, muito irritado com o governador Roberto Requião e suas estripulias políticas, principalmente a última em que não deixou alternativa ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a não ser recorrer à Justiça para não passar recibo de ladrão.

Tão irritado está o presidente que pediu a este mesmo interlocutor uma semana pelo menos para digerir a raiva e reiniciar as tratativas para unir PMDB, PT e PDT no palanque da candidata Dilma Rousseff no Paraná. E as tratativas passam, obviamente, pelo governador Roberto Requião.

O prazo pedido por Lula se encerra exatamente no próximo final de semana quando o presidente Lula virá ao Paraná, mais especificamente em Londrina, inaugurar obras. Quem sabe aí Lula volte aos bons tempos da campanha passada quando vinha a Curitiba e dizia que tinha “assim uma coisa de pele” com o governador.

Enquanto isso, e agora que a poeira baixou um pouco, saíram a campo petistas e pedetistas paranaenses com a tarefa de isolar o entrevero entre o governador Roberto Requião e o ministro Paulo Bernardo nos limites das insatisfações pessoais. O objetivo é impedir que as provocações do governador contaminem o PMDB por inteiro e irritem tanto o PT que inviabilizem uma futura união, no primeiro e, principalmente, no segundo turno entre os dois partidos em torno de uma única candidatura, à esquerda, no caso a do senador Osmar Dias,PDT. A briga PMDB/PT não interessa ao senador Osmar Dias porque o deixa sem um braço na eleição: sem o PMDB, perde a maior estrutura partidária do Estado e ainda facilita a vida dos deputados peemedebistas que vivem rondando a cerca do adversário Beto Richa.

Em plena troca de acusações com o ministro Paulo Bernardo, no começo da semana passada,o governador chamou à sua casa no Bigorrilho o deputado-mor do PDT, Augustinho Zucchi, e no meio da conversa propôs que, se Osmar Dias abandonasse o PT à própria sorte no Paraná, o PMDB toparia apoiá-lo. De fato, a proposta não era de se ignorar, mas quando se trata de Roberto Requião todo cuidado é pouco. Zucchi não disse que sim, nem que não, e Osmar preferiu contabilizá-la na (extensa) conta dos impulsos insensatos do Governador. O tempo é de nervos de aço e por enquanto nenhum partido pode afirmar que conquistou este ou aquele aliado. E mesmo conquistando, pode esperar puladas de cerca ao norte, ao sul, a leste e a oeste.


7 comentários

  1. PMDB JOGA PESADO
    terça-feira, 9 de março de 2010 – 19:14 hs

    quem é Lula que nada sabia e nada sabe como agóra ele sabe que ta errado Lula seu amiguinho dizer que esta raivozinho deus me livre nojeiar esta politicagem em.

  2. chega pra lá
    terça-feira, 9 de março de 2010 – 19:34 hs

    Se eu sou o Lula, dou um chega pra lá nesse maluco.
    Quero só ver na hora em que ele estiver em maus apuros, se ele vai chamar o Lula como 2006, qdo quase perde a eleição.
    Isso é o que dá fazer aliança com maluco. Tem que passar por esses contrangimento.
    Não sei pqe aindar não internaram o Requião. Vão esperar ele moder ou atacar alguém.

  3. terça-feira, 9 de março de 2010 – 21:14 hs

    eu só gostaria de saber porque várias cidades do Paraná foram contempladas com uma unidade do IFPR (antigo CEFET) e só Maringá ficou de fora , como Professor , só tenho a lamentar e como AP na PEM, lamentar duplamente, pois a falta de escolas técnicas para jovens, só aumenta a clientela das prisões às custas do contribuinte. mas não pode-se perder as esperanças este assunto era tema da minha campanha para Vereador em 2008 e vou continuar na busca deste sonho para Maringá. e quem sabe a população acorda e perceba a importancia desta iniciativa e cobre dos nossos representantes em Brasilia. afinal o Indivíduo é o último que morre e portanto em quanto há vida haverá esperança. Abraços. Luiz Gonzaga

  4. Antonio
    terça-feira, 9 de março de 2010 – 21:15 hs

    Coisa de pele…Eu hein?…….

  5. Divanir
    quarta-feira, 10 de março de 2010 – 2:15 hs

    Não pode ouvir umas verdades né. Desta vez ele também não sabe de nada?. Ah tá, acredito, pois Lula é incorruptível. Porque será que sempre é seus ministros que estão sendo denunciados.

  6. Sou do litoral
    quarta-feira, 10 de março de 2010 – 8:28 hs

    O LULA JÁ SABIA QUE O REQUIÃO NÃO BATE BEM , LEMBRA DA MAMONA? QUE ELE ERA TRAÍRA TAMBEM , O QUE O LULA NÃO SABIA É QUE O REQUIÃO É O MAIOR CONTADOR[ LEIA INVENTOR] DE HISTORIA DO PARANÁ.!!!

  7. Cidadão
    quarta-feira, 10 de março de 2010 – 11:49 hs

    Será que o Bernardo será mais um Rafael Greca, Hermas Brandão, que depois de ser ofendido vai aceitar subir no palanque???????????????

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*