Vem aí uma eleição de 'caneladas' e placar apertado | Fábio Campana

Vem aí uma eleição de ‘caneladas’ e placar apertado

Do Josias de Souza na Folha Online

* Datafolha: apenas quatro pontos separam Dilma de Serra

No curto intervalo de dois meses, a vantagem do tucano José Serra sobre a petista Dilma Rousseff despencou de 14 para quatro pontos percentuais.

É o que informa a mais recente pesquisa do instituto Datafolha. Em fins de dezembro, Serra amealhara 37% das intenções de voto. Dilma, 23%.

Hoje, o presidenciável do PSDB figura na pesquisa com cinco pontos a menos: 32%. Em movimento inverso, Dilma subiu cinco pontos: 28%.


A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais –para cima ou para baixo.

Preto no branco, Dilma encostou em Serra. Mas a sondagem dá ensejo a que petistas e tucanos façam a leitura que lhes pareça mais conveniente.

Tortudando-se as estatísticas em favor do PT, poder-se-ia dizer que Dilma, no teto da margem de erro, teria 30%. Serra, no piso, beliscaria os mesmos 30%.

Espremendo-se os dados em benefício do PSDB: Serra, no pé-direito máximo da pesquisa, teria 34%. Dilma, ao rés da margem de erro, somaria 26%.

Seja como for, o Datafolha reforça uma tendência que outros institutos já vinham captando: Dilma tomou o elevador para o alto. Serra, para baixo.

Ponto para Lula. Caminhando na fronteira da lei, o presidente exibe sua candidata há mais de um ano em solenidades oficiais e pa©mícios.

Beneficiado pela Justiça Eleitoral, que arquiva –uma após outra—, todas as reclamações ajuizadas pela oposição, Lula saboreia o êxito da estratégia que concebera para sua ex-poste.

Problema para Serra. O governador também intensificou o vaivém de inaugurações. Mas sua vitrine, por estadual, não se compara ao mostruário nacional de Dilma.

De resto, Serra frequenta a fase de pré-campanha como adepto do esconde-esconde. Adia para o final de março o anúncio da candidatura.

Quanto a Dilma, afora o fato de Lula vendê-la como opção oficial desde o ano passado, o PT cuidou de aclamá-la, em Congresso, como sua candidata.

Há poucos meses, imaginava-se que Serra entraria no gramado sucessório com cara de goleada.

Mantendo-se o ritmo insinuado pelas últimas pesquisas, se tiver sorte, o candidato tucano entra em campo no zero a zero.

No pior cenário, Serra ouvirá o apito inicial com um placar adverso na tabuleta. Em qualquer hipótese, o sonho do jogo fácil virou farelo.

Avizinha-se uma partida entrecortada por caneladas de parte a parte. Uma sucessão presidencial de placar apertado.


27 comentários

  1. Jurandir
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 8:22 hs

    A campanha real só começa a partir de Março.

    Com o Lula imoral e ilegalmente de forma escrachada fazendo campanha a mais de dois anos e ela inaugurando até toco em beira de estrada e tudo isto sendo divulgado em mais de 3.500 meios de comunicação controlados pelo governo com o nosso parco erário é “natural” que ela apresente algum saldo político refletindo sobre as pesquisas.

    Até agora o Serra, que é um democrata e cumpre a lei, ainda não se colocou como candidato e mesmo assim continua liderando as pesquisas.

    A partir de março quando o Serra se apresentar no campo da batalha eleitoral e a Dilma ter de obrigatoriamente deixar a máquina pública e sem estar sob a segurança das patas do “sapo barbudo” ter de ser ela mesma tenho a máxima certeza de que ela, que já chegou no seu teto de crescimento nas pesquisas por durante dois anos utilizar de todo tipo de irregularidades para se projetar, irá despencar alguns pontos e o Serra irá retomar outros.

    Bombas e bombas ainda irão despencar na mídia sobre as práticas ilegais e criminosas deste governo, que hoje sobrevive graças a mídia, mais de 1 trilhão gastos ao ano com publicidade, e a seus espúrios aliados no Congresso (mensaleiros, Sarney, Collor, etc.), que assinam em baixo de tudo o que o Lula faz e blindam está gestão com um escudo de lama.

  2. Irene
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 9:05 hs

    E A REJEIÇÃO DA DILMA? NINGUÉM FALA POR QUE?

    DEVE ESTAR MAIS DE 50%!!!

    O QUE TEM DE GENTE QUE NÃO AGUENTA MAIS OUVIR FALAR DESTA MULHER E PASSOU A ODIÁ-LA NÃO É POUCO…

  3. PABUFE
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 9:12 hs

    A DATA FOLHA FEZ SIMULAÇÃO DO SEGUNDO TURNO ?

    SE FEZ PORQUE NÃO PUBLICARAM ?

    SE NÃO FEZ A PESQUISA ESTÁ DIRIGIDA .

  4. domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 9:41 hs

    O que importa é o CARATER não importa se é homem ou mulher.Só pessoas mal amadas e com falhas de carater pensariam ou agiriam ao contrário.

  5. ildo baldo
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 9:57 hs

    E O CARECA DESPENCA LADERA ABAIXO
    PARECENDO UM TATU BOLA
    SE CONCORER PARA O GOVERNO DO ESTADO VAI PERDER PRO ALUISO MERCADANTE
    PRA PRESIDENTE VAI PERDER PRA DILMA
    QUEM MANDOU AVALIAR O KASSABE O ARRUDA O AZEREDO
    DEIXAR AS PONTES DELE CAIR NÂO INVESTIR EM PISCINÂO E AS ENCHENTES SUFOCAREM SÂO PAULO
    AI NÂO DA PARA ACREDITAR NO CARRECA
    ALEM DISSO É FIEL AS PRIVATIZAÇOÊS
    QUE TODU MUNDO SABE QUE É UM CAMINHO DESASTROSO PARA O BRASIL
    HA E APOIADO PELO CHEFE DA MACONHA FHC
    VAI QUERER O QUE
    AQUELE VELHOTE TÁ GAGA QUE NÂO RECONHECE NEM OS FILHOS MAIS

  6. RST
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 11:06 hs

    1- J. Serra fará a transposição das águas de S. Paulo para o árido nordestino.

    2- J. Serra é Democrático, apoiou Arruda e Kassab nas eleições de 2004 e 2008.

    3- J. Serra tem 45 pontos em S. Paulo, pontos de alagamento.

    4- J. Serra vale por dois, vote nele e leve o Arruda de lambuja.

    5- J. Serra não gosta dos bancos. Os que o povo de São Paulo tinha, ele vendeu para a União, Nossa Caixa, por exemplo, e ajudou a entregar os outros quando Ministro do Planejamento de FHC; Bamerindus, Banespa…

    6- J. Serra gosta de transporte alternativo, por isto, cobra os pedágios mais caros do Brasil; para incentivar a busca de outros meios de transporte, o aquático, por exemplo.

    7- J. Serra é muito inteligente, não tem curso superior, mas fez pós-graduação em Harvard.

    8- J. Serra não dá moleza para jornalista! Se a pergunta não foi combinada antes ele manda demitir.

    9- J. Serra vai reduzir a jornada de trabalho; o expediente começa quando ele acordar, depois das 11h!

    10- J. Serra fará de S. Paulo a Veneza dos trópicos, como incentivo ao turismo.

  7. RST
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 11:12 hs

    “Factóide de emergência

    Além da situação escandalosa do Ibope que vocês podem constatar no gráfico acima, é óbvio que o factóide de emergência da Folha de São Paulo envolvendo José Dirceu no caso Eletronet, um factóide que caiu em questão de horas mas que inundou o noticiário, teve o objetivo claro de interferir na pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, pois um e outra aconteceram simultaneamente.

    Empate técnico no 2o turno

    O dado mais relevante da pesquisa Datafolha, a meu ver, é o cenário de segundo turno. Serra aparece com 45% das intenções de voto e Dilma com 41%. Em dezembro, Serra tinha 49% e Dilma 34%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, os dois candidatos, no embate direto, podem ter 43%.

    Campanha antecipada Vs. Difamação antecipada

    É óbvio que os tucanos, midiáticos ou não, vão dizer que Dilma sobe desse jeito por que estaria fazendo “campanha antecipada” ao lado de Lula. Como não querem apresentar os fatos, entregar-se-ão ao mais legítimo auto-engano e não quererão enxergar que Dilma está, sim, é sendo difamada de todas as formas na grande mídia há cerca de dois anos”

    Enviada por: Nogueira Jr. / 20:35 0 Comentários

    * Eleições 2010, Opinião, Pesquisa

  8. salete cesconeto de arruda
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 11:15 hs

    Fábio
    Sugiro ao PSDB que lance o Beto para presidente. Vai fazer melhor do que o SERRA que está desgastado. Sei. Não vai ganhar. Mas vai se sacrificar pelo bem do partido. DEMOCRACIA não é isso? O Lula fez isso. Estava cansado de sair candidato e ter eleições “roubadas” pela criação de marajás, negociação de mandato – quando o PSDB/DEM e aliados rasgaram a constituição – entre tantas outras coisas.
    NO CASO DO LULA – A RODA DO TEMPO GIROU – E O PT – ALÉM DE TUDO – PURGOU OS SEUS PECADOS. O QUE FOI BOM! Só o PT foi passado a limpo e o povo de voto CONSCIENTE sabe disso.
    Por isso NINGUÉM TIROU do Lula e do PT o segundo mandato que foi ganho no gramado – COM O VOTO DO ELEITOR. E ainda há um terceiro mandato que é a recompensa pela HUMILDADE em tocar o que estava bem e acrescentar POLÍTICAS SOCIAIS como NUNCA se viu neste país. Políticas que tiraram milhões da linha da miséria para serem integrados ao SISTEMA que é capitalista. Lula foi sábio! Não existe um SISTEMA – já que é este que aqui foi colocado – CAPITALISTA – com uma grande maioria excluída do processo. Tirar os irmãos de pátria da INVISIBILIDADE e colocá-los para usufruir o que o sistema oferece é o primeiro passo. Isso é SABEDORIA. Isso é humildade de reconhecer que mesmo que não fosse por DIGNIDADE – alguém teria que fazer um RENDA MÍNIMA – BOLSA FAMÍLIA – neste país. Se um dia tivermos um REGIME MAIS DIGNO DO QUE ESTE – aí não será necessário. E EXISTE! Mas os medianos medíocres ainda não estão preparados para ele. Até lá – salvo que desejássemos uma revolução de SANGUE – o Brasil teria que ter um governo que olhasse para as grandes maiorias.
    EM RESUMO: Lula e seu governo fizeram tudo certo!
    DEVOLVERAM A ESPERANÇA AO POVO BRASILEIRO QUE JÁ SONHA COM ESTUDOS, COM MELHORIAS EM SUAS CASAS, COM PARTICIPAÇÃO POLÍTICA MAIS FORTE – AINDA.
    Opa!
    VOTO CONSCIENTE NÃO INTERESSA HA MUITA GENTE.
    Tipo a madame – para mostrar que não é coisa exclusiva de homens – que compra um vestido no preço do salário da empregada e reclama por ter que aumentar o seu salário.
    Não é verdade?
    Por tudo isso – vem aí o TERCEIRO MANDATO para o PT DO POVO e ainda por cima – COMO UMA MISSÃO: o resgate das mulheres que sempre foram excluídas por machistas sexistas que se acham.
    Esta eleição além de ser a comparação entre dois governos – um dos mais ricos e o outro dos mais pobres – faz também o resgate da LUTA DE UMA MULHER – DILMA – STELLA – ESTRELA que ajudou a nos dar o presente de estarmos LIVRES – aqui – NESTE TEU ESPAÇO – FÁBIO – comentando DEMOCRATICAMENTE as notícias, os fatos e tudo o que postas aqui na tua coluna.
    ESTAMOS TODOS DE PARABÉNS!
    Quando a roda girar e a OPOSIÇÃO que ainda não aprendeu a SER – tiver purgado os seus pecados – SEM ESTAR COM O PODER NA MÃO – terá nova chance!
    É questão de tempo.
    Está aí o MENSALÃO DO PSDB/DEM que não conseguiu manter o MONSTRO por eles criado – debaixo do tapete.
    DEUS EXISTE!
    E LULA SERÁ MAIS UMA VEZ LEMBRADO COMO O PRIMEIRO BRASILEIRO A TER TIDO A SABEDORIA E HUMILDADE DE LANÇAR UMA MULHER PARA PRESIDENTE!
    Que belo resgate da nossa auto estima.
    SOMOS UM EXÉRCITO DE GUERREIRAS QUE TAMBÉM SE TORNARAM INVISÍVEIS por culpa de políticos machistas.
    Ou não é verdade?
    QUE VENHA MAIS UMA ESTRELA!
    Ela não é Deus.
    Mas também é FILHA!
    E celebrem!
    ESTE É UM DOMINGO QUE FICARÁ NA NOSSA HISTÓRIA!

  9. justiceiro
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 11:24 hs

    O fato de Dilma estar alcançando Serra não quer dizer nada. Dilma se beneficia da máquina administrativa do Governo federal enquanto que Serra nem sequer lançou ainda, oficialmente, a sua candidatura.
    Se a campanha de José Serra fôr bem conduzida e direcionada, demonstrando, em síntese, que o antecessor de Lula, o FHC, plantou muita coisa antes de sair e que Lula só vem apenas colhendo os resultados: QUE, o país está podre por dentro, com corrupção infestada onde lula pede Polícia Federal mais calma, e com serviços públicos de toda ordem, longe da eficiência. QUE, Lula quando candidato a presidencia pelo PT atacava e bombardeava o Plano real e outras conquistas de seu antecessor e que agora lula se beneficia deles como se fosse ele o seu criador. QUE, foi graças ao ousado plano de privatização no Governo FHC é que o Brasil tem hoje a mineradora Vale mais forte, robusta , exportando mais e recolhendo mais tributos ao Governo e que o mesmo acontece com a energia elétrica com a telefonia e com a ferrovia.. Foi FHC que abriu caminho para todos esses avanços. Lula nutre grande simpatia e prestigia grandemente os governantes ditatoriais e autoritários pois não pensa no lado humano das pessoas sofredoras que estão passando por grandes necessidades, como os da Venezuela, Cuba, Bolívia, Irã e outros, o que demonstra sua ideologia por essas espécies de regimes. E QUE, finalmente, Lula não gosta de trabalhar. Seria interessante que ele mostrasse sua carteira de trabalho. No governo,
    quem faz tudo são os técnicos e assessores da área financeira do Banco Central, seguindo o programa traçado no Governo de FHC, caso contrário o país já estaria mergulhado no cáos e na mesma situação da Venezuela e outros países ditatoriais. Lula gosta demais do Poder, de se exibir, apenas de viajar, ser recebido com bandas militares por outros países como Chefe de Estado, e de saborear os deliciosos pratos internacionais. Quando volta ao Brasil, sua atividade principal é apenas inaugurar obras como se fosse ele o autor dessas realizações.
    Conforme se vê, se tudo isso fôr muito bem trabalhado, as pesquisas em favor de Dilma começarão a cair e inevitavelmente Serra será eleito sem grandes dificuldades. Lula foi eleito por um grande descuido da oposição eis que o “marketing” de lula fêz toda a sua campanha política em cima de discursos e músicas de efeitos psicológicos. E Lula é um grande especialista nisso pois sabe como usar as palavras e se promover diante da população. Por isso, José Serra terá de ficar muito atento com relação a campanha de Dilma que deve estar sendo instruída por Lula.

  10. NASSIB YÁSBEK
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 11:48 hs

    Enquanto isso, chega às bancas edição da revista “Isto é”, denunciando que o ex-prefeito de Belo Horizonte e um dos coordenadores da campanha da Dilma, Fernando Pimentel (PT) durante sua gestão (2005-2008) superfaturou contratos da prefeitura mineira para pagar gastos de campanha do PT.
    Matéria ilustrada com documentos oficiais do STF, Incontestável.
    Será que esse povo brasileiro, principalmente do norte e nordeste que só pensam na “bolsa miséria”, não lêem jornais, revistas e só assistem TVs subsidiadas pelas estatais, principalmente a poderosa do “plim-plim”?

  11. Benhur
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 12:05 hs

    Serra também não é lá aquelas coisas, não acham? Mas vai ficar difícil para ele, toda máquina administrativa trabalhando em prol da pistoleira, sem condições!!
    Com relação ao Pr, o povo aqui é bem tradicional, não vai votar em candidatos do PT assim tão fácil, Osmar só está aceitando o PT do seu lado para tentar ganhar algo que cada dia fica mais distante, o governo do estado. Fazendo um retrospectiva, Alvaro Dias sempre ficou encima do muro, deixou o Duce fazer o que bem quiz, enquanto ele ficava omisso em Brasilia!! Vai ter a resposta na próxima eleições, Beto governador!

  12. Jango
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 12:10 hs

    Jango concorda com Jango, mas tem que ter autenticidade, se me entende.

  13. domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 12:26 hs

    Jango concorda com Jango, autenticidade sempre , MENTIRA é enganação e de engodo chega o lula.

  14. salete cesconeto de arruda
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 12:59 hs

    Irene!
    Irene!
    Leia a matéria inteira.

  15. Irene
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 14:04 hs

    Salete, um pouquinho de senso crítico não faz mal a ninguém…

    Não acredite em tudo que dizem as matéria, querida. Não é sábio fazer isso!

  16. Irene
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 14:08 hs

    Ah querida desulpe, mas não costumo ler os teus posts quando os mesmos não são sínteses. Me entediam… é a respeito daquele seu maxi post que vc está falando? Se for esqueça, estou sem tempo… digamos assim!

  17. Divanir
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 14:31 hs

    Para os hipócritas, somente a eles:
    O difícil vai ser quando começar os debates cara a cara pelas emissoras de TV;
    O difícil vai ser quando divulgarem o currículo da Dilma;
    O difícil vai ser quando tiverem que dar o braço a torçer pelo plano real, o qual não é fruto do PT;
    O difícil vai ser quando discubrirem que o bolsa família não é criação do PT;
    O difícil vai ser quando o povo ver que estamos muito aquem das 10 milhóes de casas populares anunciadas pelo Lula cachaça;
    O difícil vai ser quando divulgarem todas as obras anunciadas e paralizadas, e otras cositas mas.
    O podre de quem já foi governo todos já conhecem, o difícil vai ser sustentar todas as mentiras divulgadas pelo PT, e jamais questionadas pelas emissoras que recebem altas somas do governo federal.

    SE JOSÉ SERRA QUE É GOVERNADOR, FOR RESPONSÁVEL PELAS ENCHENTES DA CIDADE DE SÃO PAULO, ENTÃO O LULA QUE É PRESIDENTE, É RESPONSÁVEL POR TODA DESGRAÇA DO PAÍS.

  18. Laertes
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 15:52 hs

    Divanir, pode ir fazendo estoque de Lexotan porque essa vc já perdeu.
    A eleição não vai ser apertada como querem a Folha, Estadão e Globo.
    Dilma vai ganhar no 1º turno!

  19. salete cesconeto de arruda
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 17:39 hs

    Irene é uma graça!
    Ainda não aprendeu o quanto o ÓCIO CRIATIVO é bom para o sexo!
    Só lê sínteses…

  20. ildo baldo
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 18:02 hs

    DIVANIR voce nâo conhece nada de sâo paulo
    o MALUFE robava o valor intero de cada picinâo que fazia
    mas fazia
    DIVANIR
    O COVAS O ALKMIM O SERRA nâofizeram nem um piscinâo e o dinheiro sumiu entâo quem robou mais foi o MALUF ou OUESSES TREIS ULTIMO
    DIVANIR
    CONHECO SÂO PAULO DE CABO A RABO E SEI DO QUE FALO
    E O SERRA TÁ MORTO POR LA
    SE FICAR VAI PERDER PRO MERCADANTE
    POR ISSO VAI PERDER PARA A DILMA É MAIS HONROSO

  21. RST
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 20:26 hs

    É isso aí Laertes, apesar da nossa Mídia, não vai ter pra ninguem.

  22. O Pato Curitibano
    domingo, 28 de fevereiro de 2010 – 22:51 hs

    A pequena Chuck. Estamos bem arranjados. FHC só não está 100% no meu conceito porque não privatizou a presidência da república. O resto, sem reparos.

  23. Ronaldo
    segunda-feira, 1 de março de 2010 – 8:09 hs

    Divaga, Divanir…Divaga…
    Quem sabe um Lexotan?
    Ou um Gardenal?

    Uma pinga?

    O povo já está cheio das mentiras da imprensa golpista, já percebeu quem são seus inimigos.

    Esqueça!

    Perdeu playboy!

    Bye-Bye Serra 2010!

    Beto Richa não sai candidato, porque a mulher dele, que manda na casa, não deixará ele perder a boquinha…

    Escuta o que eu digo…

  24. OSSOBUCO
    segunda-feira, 1 de março de 2010 – 19:44 hs

    Esse Divanir ainda acha que o Plano Real foi criado pelo FHC. O pai do Plano é o Itamar, que declarou (tem até video no Youtube) que o FHC não sabia nem explicar o Plano!

    ACORDA DIVANIR!

  25. OSSOBUCO
    segunda-feira, 1 de março de 2010 – 19:48 hs

    Olha aprivatização do FHC, Pato Curitibano. Leia até o fim e descobrirá porque vc é um pato curitibano!

    Mauricio Dias, em sua Rosa dos Ventos, agudamente avisou, faz duas semanas, que a divergência quanto à correta interpretação do papel do Estado nos domínios econômicos acabaria por excitar cada vez mais o debate eleitoral. Pois a questão está posta, e ganha tons exasperados, e até anacrônicos, na convicção medieval de que aos barões cabe a propriedade de tudo.

    Nesta edição, o confronto já esboçado está na capa. Aqui me agrada recordar certas, fundamentais circunstâncias em que se deram as privatizações celebradas como trunfo do governo de Fernando Henrique Cardoso, entre elas, em primeiro lugar, o desmantelamento da velha Telebrás, leiloada para uma plateia de barões à sombra do martelo de um punhado de extraordinários leiloeiros.

    Final de 1998, FHC já reeleito, mas ainda não empossado, para o segundo mandato. Operação entregue aos cuidados do então ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros, de André Lara Resende, presidente do BNDES, de Ricardo Sergio de Oliveira, diretor do Banco do Brasil. Entre outros menos qualificados. Grampos variados acabaram por revelar o pano de fundo de uma bandalheira sem precedentes na história pátria.

    Foi uma orgia de fitas. Em sua reportagem de capa da edição de 25 de novembro de 1998, CartaCapital dizia: “Fala-se em 27, mas certeza só tem quem participou dos grampos”. Ilegais, obviamente, e desde o início do ano destinados a ouvir as conversas do próprio Luiz Carlos Mendonça de Barros, que ainda estava na presidência do BNDES. O que movia os grampeadores, adversários de Mendonção, era buscar as razões da vertiginosa ascensão da Link Corretora de Mercadorias Ltda., dos filhos do grampeado: em quatro meses de atividade tornara-se a terceira operadora no ranking do Índice Bovespa Futuro. “Cerca de 40% desse índice – sublinhava CartaCapital – era composto por ações da Telebrás, empresa sob o comando do presidente do BNDES.”

    O cerco a Mendonção prosseguiu mesmo quando ele se mudou para o Ministério das Comunicações, e ali, no seu gabinete, as gravações mais significativas, relativas ao leilão da Telebrás, foram executadas entre 21 de julho e 21 de agosto de 98. O próprio governo, pego no contrapé, cuidou de divulgar uma versão da fitalhada, com cópias generosamente fornecidas às semanais Veja e Época. Cópias amplamente manipuladas, para provar a lisura dos comportamentos das figuras governistas chamadas a conduzir a privatização do sistema. Ocorre que outros ouvidos entraram em cena, e tiveram acesso a largos trechos cancelados nas versões oficiais. Os ouvidos de Luiz Gonzaga Belluzzo e do acima assinado, que participaram de uma audição especial, e do então redator-chefe, Bob Fernandes, privilegiado em outra ocasião.

    Cito algumas passagens edificantes, que não figuravam nos textos de Veja e Época. De Mendonção para o irmão José Roberto: “O negócio tá na nossa mão, sabe por quê, Beto? Se controla o dinheiro, o consórcio. Se faz aqui esses consórcios borocoxôs são todos feitos aqui. O Pio (Borges, vice-presidente do BNDES) levanta e depois dá a rasteira”. De Mendonção para André Lara Resende, novo presidente do BNDES: “Temos de fazer os italianos na marra (Telecom Italia) que estão com o Opportunity (…) fala para o Pio que vamos fechar (os consórcios) daquele jeito que só nós sabemos fazer”. De André Lara Resende para Persio Arida, sócio de Daniel Dantas no Opportunity: “Vá lá e negocia, joga o preço para baixo, depois, na hora, se precisar, a gente sobe e ultrapassa o limite”.

    As pressões chegam ao clímax, e Mendonção propõe: “Temos que falar com o presidente”. E Resende: “Isso seria usar a bomba atômica!” E ele a usa: “Precisamos convencer a Previ”, recomenda a FHC. A Previ poderia prestar-se ao jogo, como se prestou no caso da privatização da Vale do Rio Doce. O fundo, contava Carta-Capital na reportagem de capa assinada por Bob Fernandes, “parecia compor-se com o grupo capitaneado por Antonio Ermírio de Moraes, à última hora bandeou-se para a nau pilotada por Benjamin Steinbruch”. Na manobra para enredar a Previ no caso do leilão da Telebrás, foi decisiva, segundo os trechos omitidos das versões oficiais, a pronta colaboração de Ricardo Sergio, o diretor do Banco do Brasil.

    Tal é o bastidor das privatizações à moda nativa, ou melhor, tucana. Ou fernandista, se quiserem. A trupe dos privatizadores abandonou a ribalta faz bom tempo, mas não é arriscado imaginar que viva dias pacatos. O mais ostensivo, no seu bem-bom, é André Lara Resende, hoje dono de uma quinta em Portugal. Devotado aos esportes equestres, freta aviões para importar seus cavalos.

  26. Laertes
    segunda-feira, 1 de março de 2010 – 19:52 hs

    O atual governo é, todos sabemos, olimpicamente superior – em qualquer área que seja – ao do FHC.

    Mas tem uma coisa que ficou devendo: não abrir auditorias que permitiriam abrir as caixas daquilo que os tucanos chamaram, hipócrita e sinicamente de “privatização”.

    O caso da Vale é um escândalo explícito: uma empresa daquele porte ter o retorno do capital “investido” em dois trimestre, similar a um carrinho de pipoca! e ainda com dinheiro doado pelo BNDES!!

    São ações claríssimas de lesa-pátria que não foram investigadas.

  27. segunda-feira, 1 de março de 2010 – 21:06 hs

    Parabéns Salete…vc foi muito feliz em suas colocações….é só pegar o interbairros as 6 da manhã para sentir no povão a admiração e o respeito pelo governo do PT´,pena que o PSDB não encontrou fórmula para neutralizar isso.Dessa forma se os caciques dos PSDB não acordarem o PT leva de novo…e vão ficar mais 8 anos criticando um modelo de governo que se não é o ideal,tirou 50 milhoões de brasileiros da linha de pobreza..aliás têm muito cacique e pouco indios no PSDB,porisso eles estão fazendo uma leitura equivocada da realidade política e eleitoral.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*