Um país classe C | Fábio Campana

Um país classe C

De Lauro Jardim, na Veja

A classe C, a nova classe média brasileira, voltou a crescer e aparecer. Entre 2003 e setembro de 2008, 31 milhões de brasileiros ascenderam à classe C. Com a marolinha, 0,5% deles retornaram a um patamar abaixo. Agora, a boa-nova que será anunciada nos próximos dias pelo pesquisador Marcelo Néri, da FGV/RJ: entre setembro e dezembro de 2009, mais 2,6 milhões de brasileiros ascenderam à classe média.


14 comentários

  1. Vigilante do Portão
    domingo, 7 de fevereiro de 2010 – 8:23 hs

    Toda vez que ouço que o Brasil está muito bem, me dá um arrepio.
    Fico pensando, se estamos tão bem, qual seria o motivo de termos a maior taxa de juros dos países em desenvolvimento?
    Caso estejamos tão bem, a dívida pública interna estaria nas alturas?
    E os gargalos da infraestrutura, como é que estão? Agora mesmo o governo – contra a privatização – estuda entregar alguns aeroportos – os mais rentáveis – para a iniciativa privada.
    Ué, o Lula e o PT não eram RADICALMENTE contra a privatização?
    Não tô entendendo nada.
    No Paraná, está em curso mais uma enganação. O Paulo Bernador, juntamente com o Requião e a prfeitura de São José dos Pinhais, mais a Infraero, assinaram uma “carta de intenções” para construir a terceira pista do Afonso Pena.
    Os jornais, sempre ávidos por notícias, principalmente as que são enviadas gratuitamente (release), deram destaque.
    TUDO MENTIRA, não tem obra nenhuma, não tem recurso nenhum, é só uma carta de intenções.
    Toda a eleição é assim, na última (para prefeitura), Da. Gleisi anunciou, em primeira mão, que Curitiba seria contemplada com um ramal do “trem bala” e que o Denit iria construir um túnel, para livrar o Cajuru e o Cristo Rei dos trilhos do trem. KKKK
    Depois da eleição, os leitores ouviram falar de tais obras?
    TUDO MENTIRA.

    No começo do ano passado, reuniram-se o Requião, o ministro dos transportes, o governador do Mato Grosso e um vasto séquito de bajuladores, deputados, prefeitos, secretários, etc. tudo para anunciar a construção de estradas de ferro, uma ligando Cascavel/Guaíra e outra de Guarapuava/Paranaguá. A TV Educativa deu toda a cobertura, teve escolinhe e tudo, o presidente da Ferroeste fez – copiando o Lerner – o desenho dos novos trechos. Ora, não deixam cortar uma árvore e os pilantras vem dizer que vão abrir uma estrada em plena Serra do Mar ou mesmo na região de Cascavel e Guaíra.
    Está fazendo mais de ano, e NADA de trilhos, nem os estudos iniciais estãom prondos, ou seja, TUDO MENTIRA.

  2. Grândola Morena
    domingo, 7 de fevereiro de 2010 – 10:17 hs

    Engraçado! A Veja não fala nada , nem o Fabio, do porquê essa classe C cresceu…Deve ser reflexo do trabalho do Serra em São Paulo, né? Ou do FHC quando deixou o pais com inflação a de25%…

  3. VLemainski - Cascavel
    domingo, 7 de fevereiro de 2010 – 10:39 hs

    Engraçado é que cresce a classe média e paralelamente os cadastros de inadimplência dos SPCs e SERASA e cartões de crédito. O Brasil é engraçado. Vive de mídia…

  4. Carlos-Curitiba
    domingo, 7 de fevereiro de 2010 – 11:48 hs

    Sim, um pais atrasado como sempre!

    País classe C, de politicos SEM CLASSE!

  5. Dilmo
    domingo, 7 de fevereiro de 2010 – 13:36 hs

    só não vê quem não quer !

    mais inclusão social, maior poder de compra do SMN, mais empregos, mais escolas técnicas, mais gastos em ciência e tecnologia, amplo apoio à agricultura familiar, apoio ao agronegócio, mais exportaçoes, mais gente nas universidades, política compensatórias e para as minorias, inserção mais autônoma em nível global, etc e etc.

    Só quem não quer ver, não está vendo as mudanças que o Brasil sofreu no governo Lula !

    Chegamos ao paraiso, claro que não mas avançamos muito ! Falo isso, mas não sou do PT, sou um cidadão brasileiro de boa vontade !

    O futuro chegou, participemos todos dele, os ressentidos ou não !!!!!!!!!

    Vamos fazer a política do ganha-ganha, onde todos podem crescer e evoluir !

    DILMA, presidente e PESSUTÃO, governador !

  6. domingo, 7 de fevereiro de 2010 – 14:52 hs

    BOM SÓ PRA MIM IR EMBORA TOMAR UMA GELADINHA……DIAS DESSE FUI EM 3 LOJAS DE ELETRODOMÉSTICOS COMPRAR UMA TV DE PLASMA 52 POLEGADAS PARA ASSISTIR O MEU INTER NO CONFORTO DE MINHA CASA E PASMEM SENHORES,,NÃO TINHA E NÃO SABIAM QUANDO QUE IRIA VIR UMA NOVA REMESSA,,,FALA SÉRIO ,,,ISSO É OU NÃO É UM BOM SINAL DE QUE O BRASIL TÁ NO CAMINHO CERTO?????? Á E EU ESTAVA VENDO UM NOTICIÁRIO ESSES DIAS E NO AEROPORTO O REPORTER ENTREVISTOU UMA SENHORA QUE TINHA ACABADO DE CHEGAR DE FÉRIAS VINDA DO ESTADO DE GOIÁS,,,E O REPORTER INDAGOU MAS JÁ ACABOU SUAS FÉRIAS ELA RESPONDEU SIM,,AMANHÃ EU COMEÇO DE NOVO SOU DIARISTA DE UMA FAMILIA E NÃO POSSO FALTAR,,,,,QUE LEGAL NÉ GENTE,,TODOS SEM DIVISÃO DE CLASSES SOCIAIS HOJE PODEM, VIAJAR DE AVIÃO,,O QUE Á POUCO TEMPO ATRÁZ ÉRA RESTRITO Á UMA CAMADA SOCIAL ABASTADA.

  7. Tatiana
    domingo, 7 de fevereiro de 2010 – 18:35 hs

    Grandôla, não precisa dizer o porque né?! Todo mundo sabe que é porque o Meirelles está aí salvando a Patria. Ainda bem que o FHC deixoou este cara para nos salvar… se dependessemos de incompetentes como o Mercadante estaríamos pior que a Venezuela!!!

  8. Vigilante do Portão
    domingo, 7 de fevereiro de 2010 – 20:12 hs

    Estão usando aqueles óculos que mudam a cor das coisa, deixando tudo brilhante e colorido.
    Embora a “thurma” do Lula e ele mesmo, dugam que o mundo começou no exato dia em que ele assumiu o governo, não é verdade, viu Morena.

    Vamos recuperar um pouco de história:
    1) o FHC deixou uma inflação de 25%, KKK, conta outra. Na verdade o Medo de que o Sr. Lula fizesse o que sempre prometeu, dar uma “esquerda Volver, tal qual o Hugo Chaves, desrespeitando contratos, deixando de garantie a propriedade privada, estatizando empresas privatizadas, e outras medidas PREVISTAS NO PROGRAMA DO PT, esses foram os reais motivos da subida do Dollar, do risco país e, por consequência, uma subida da inflação.
    Tanto é verdade, que o próprio Lula, contrariando o PT, veio a público, semanas antes da posse, tranquilizando os mercados, dizendo que respeitaria os contratos, que não mudaria nada, etc…

  9. GUARDIÃO NOTURNO
    domingo, 7 de fevereiro de 2010 – 21:24 hs

    VIGILANTE DO PORTÃO TÕ COM VOCE, SERIA BOM A GLEISE EXPLICAR AQUELAS PROMESSAS FEITAS JUNTO CO MARIDÃO, O BERNARDÃO, O GLEISE DE UMA RESPOSTA PARA ISSO

  10. Xisburge
    segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 – 1:08 hs

    Eu não entendo. O povo tá consumindo muito mais, viajando de aviao, comprando casa, carro, mas eu continuo vendo buraco na estrada, hospitais atendendo mal, escolas ensinando um lixo… afinal onde tá o tal desenvolvimento???

    Se o país tá crescendo tanto quanto parece, se o povo tá melhorando tanto, pq q velhos problemas persistem de forma cronica e continua??

    Eu fico muito ressabiado com essa situação, dá a impressão que na verdade tudo não passa de uma grande e maquiavélica ilusão, usada para criar uma sensação que não existe, para os governantes se manterem no poder.

  11. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 – 11:50 hs

    Em todos os estados do Brasil os pobres aparecem e incomodam os medianos medíocres. É que uma boa parte da classe média está tendo que limpar a própria ….. Ops! Banheiro!
    Lula libertou os escravos.
    Essa é a grande verdade.
    Ao não deixar que as Mirians e as Lucias do apocalipse transformassem a MAROLINHA em MAROLÃO – Lula livrou a classe C da especulação dos que sempre ganham em hora de crises.
    Até as “meninas do Jô” desapareceram na ONDA.
    Se FHC tivesse preparado o Brasil – usando os dois anos que perdeu negociando o segundo mandato no tapetão – a crise não teria feito o estrago que fez.
    Dizem que o congresso não deu de graça para o FHC.
    Estaria ali a origem do mensalão?
    Com a palavra os especialistas em política ou CAIXA 2.
    Pois aquele ato de rasgar a constituição brasileira em nome de um segundo mandato – fez um estrago no PSDB/DEM e aliados…
    Destruiu os projetos dos dois partidos. Até hoje estão juntando os cacos. Não são mais situação e nem são oposição. Olha a situação em que ficaram: DIVIDIDOS! Em todos os níveis. E agora que o Arruda que não é dos meus foi pego com o filho ilegítimo do príncipe – ainda não reconhecido publicamente – a coisa complicou mais ainda. Sem a grana do Arruda – cotado para ser vice do que anda sobre as águas – onde Serra vai buscar o financiamento para a campanha? O seu rodoanel anda caindo… tudo está fazendo água e confesso que não acho isso bom para a democracia. Só desejo que todos os partidos sejam passados a limpo como foi o PT quando copiou a porcaria do mensalão – para passar seus projetos naquela congresso.
    Seria para lavar o PSDB e aliados que Deus está mandando tanta chuva para São Paulo?
    Não sei.
    A verdade é que até os grandes grupos de imprensa já estão trocando de lado. Tem gente oferecendo espaço ao partido da situação – de graça. Já que é tarde para fazerem preço. Dilma cresceu na ONDA dos que não gostam dela e do governo Lula.
    Que hironia!
    Não por acaso Lucia chamou Nonato da Rádio – apelido não é meu – “que troca notícia” de Lolito. Está tudo muito engraçado lá pelos lados da oposição ao governo Lula. Se não fosse trágico para a democracia até eu estaria sorrindo. Mas como tenho bons amigos em todos os partidos só me resta lamentar que a política esteja se transformando nisso.
    Nisso – ora…

    Enquanto isso – com tudo o que tem direito – a classe C aproveita a ONDA sem MEDO DE SER FELIZ pois sabe que ela vai longe….
    O engraçado é que IR LONGE era sonho do príncipe e do seu grupo. Tinha um cara do Paraná que plantava notícias na imprensa dizendo que seria uma espécie de primeiro ministro. Ainda no presidencialismo. E o projeto era se eternizarem no poder votando após o segundo mandato, o parlamentarismo. Era fácil negociar com os times do tapetão verde e azul naqueles dias em que o monstro mensalão foi gerado. Mas aí…. Deus chamou a abelha rainha e tudo desmorou…Era torre de Babel. E as bestas do apocalipse ficaram apenas com as trombetas jogadas pelos anjos – nas suas cabeças.
    Essa o Lolito não contou.

  12. 100RNABÉ
    segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 – 12:23 hs

    TÁ EXPLICADO PORQUE TODO MUNDO AGORA TÁ USANDO PIRCING,TELEFONE CELULAR,ENCHENDO A CARA AOS FINIS E SEMANA,ASSISTINDO AVATAR EM 7D,INDO AO SHOPPING AOS DOMINGOS,VENDO A XUXA POIS JÁ SÃO MAIS DE 1 MILHÃO DE TELES,CAINDO A REDE ELÉTRICA EM HORÁRIO DE PICO,COMPRANDO MAIS CARROS E MUITO MAIS QUE AQUI PODERIA CITAR.
    VIVA A NOVA CLASSE SÓ FALTA MAIS EDUCAÇÃO E CULTURA PARA ESTA NOVA CLASSE.

  13. Laís
    segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 – 17:20 hs

    Recebo telefonema do Vasco, o comandante-de-longo-curso Vasco Moscoso de Aragão.

    “Você viu no que deu a privatização do FHC ?”, pergunta.

    Desconfio, respondi ainda meio adormecido.

    “Você não sabe o estrago que o Estadão fez no casco de privatização. Esses ‘analistas’ são uns ingênuos. Não percebem a besteira que dizem. E o Estadão também não.”

    O Vasco tem razão.

    O estrago no casco é esse:

    Saiu no Estadão, pág B8 :

    “Empresas brasileiras pagam dividendos recordes em 2009.”

    “ ‘Os caçadores de dividendos riram á toa em 2009’, resume Fabiano Guasti Lima, consultor da Instituto Assaf …”

    Há uma guerra entre as companhias “para ver ‘quem paga mais’ .”

    “… os setores da economia que mais distribuíram proventos em 2009 FORAM OS DE TELECOMUNICAÇÕES … E ENERGIA ELÉTRICA. A MAIORIA DESSAS EMPRESAS NÃO INVESTE … E REVERTE QUASE TODO O LUCRO EM BONIFICAÇÕES”.

    Ou seja, são uns saqueadores, é o que demonstra e reportagem do Estadão.

    NÃO INVESTEM E MANDAM O DINHEIRO PARA A MATRIZ !

    É mais ou menos como faziam os bucaneiros espanhóis e portugueses que vinham às Américas.

    Levavam o ouro e deixavam a gonorreia, como diz o Gilberto Freyre.

    Esse é a grande obra do Farol de Alexandria.

  14. Laertes
    segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 – 17:21 hs

    Fora a capa da Folha: “TARIFA DE CELULAR É A 2° MAIOR DO MUNDO”. Os tucanos enchem a boca para falar que com a privatização, houve a universalização da telefonia celular. Que maravilha de privatização!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*