Tucanos querem atrair Requião para o seu ninho | Fábio Campana

Tucanos querem atrair Requião para o seu ninho

Elizabete Castro e Roger Pereira
Waldemir Barreto/Agência Senado

Na mesma semana em que faz acusação pública contra uma das principais lideranças do PT no Paraná (o ministro do planejamento Paulo Bernardo), o governador Roberto Requião (PMDB) encontrou-se com o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra.

Requião reuniu-se com Guerra, em Brasília, para tratar do quadro eleitoral. O encontro faz parte do esforço tucano para tentar envolver o PMDB em uma aliança eleitoral no Paraná, onde setores peemedebistas incentivam essa aproximação.

A denúncia feita por Requião contra o ministro e a reação dos petistas, abriram as portas para essa abordagem do PSDB que, após o pré-lançamento do prefeito de Curitiba, Beto Richa, ao governo, busca agora ampliar a composição estadual e reforçar o palanque da candidatura presidencial no partido no Estado.

O presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, disse que não conversou com Guerra sobre a reunião com o governador, mas afirmou que o dirigente nacional se comprometeu com o partido no Estado a trabalhar para fortalecer a candidatura de Beto.


Até segunda-feira passada, o senador Álvaro Dias disputava a indicação e um dos seus trunfos era a possibilidade de atrair o governador e o PMDB para o palanque tucano no Estado.

“O presidente Sérgio Guerra disse a mim, como presidente estadual, que respeita a decisão interna do partido e que irá se empenhar para fortalecer nosso palanque”, garantiu Rossoni.

Com a indicação de Beto, as chances são tidas como menores pelos aliados mais próximos do governador. “É mais fácil um hipopótamo passar pelo buraco de uma agulha, do que o Requião subir no palanque de Beto Richa”, afirmou um auxiliar do governador.

Porém, nos bastidores, os tucanos acham que podem convencer Requião a apoiar José Serra, pelo menos, liberando os demais integrantes do partido para apoiarem o prefeito.

Em dezembro do ano passado, ao registrar pré-candidatura em Brasília, Requião declarou que entre Dilma Rousseff (PT) e Serra, apoiaria a petista. “Eu estou muito mais para a Dilma que para o Serra. Meu apoio tende mais pra Dilma pelo entorno, pela composição mais progressista, nacionalista e mais à esquerda. O Serra não é mau. Eu sou amigo de infância do Serra. Ele é progressista. O problema é o entorno do Serra”, disse na ocasião.

Ontem, a Executiva Estadual do PT divulgou nota em desagravo a Paulo Bernardo, classificando as declarações de Requião como “absolutamente desprovidas de qualquer vínculo com a verdade e em nada contribuem para a união de forças necessárias em defesa dos interesses paranaenses”.

A nota critica a postura do governador de “três anos depois, em ano eleitoral, vir a público com insinuações e afirmações falsas a respeito do conteúdo das tratativas é um comportamento inadequado, injusto e desrespeitoso para com seus aliados e principalmente para com o Governo Federal”.

Em entrevista a O Estado do Paraná na última terça-feira, o ministro Paulo Bernardo disse não querer associar as recentes críticas de Requião ao PT e ao governo federal a um pretexto para afastar o PMDB paranaense do PT e aproximar-se do PSDB.


31 comentários

  1. marcos matinhos
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 11:26 hs

    Esta uniao vai ser muito ruim para o Parana,pois vai acabar com a moral politica do Beto.Ele se unindo com a turma do Requiao,vai fazer a esperança em um Parana mais etico e justo ir pro espaço,e vamos ter que aturar o Requiao nos envergonhando com suas loucuras e opinioes retrogradas em Brasilia.

  2. Carlos
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 11:36 hs

    Se o requião apoiar o PSDB ou o Osmar, perde meu voto para sennador.

  3. O ARAPONGA
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 11:44 hs

    O BETINHO O ROSSONI,OVELHO AFONSO E A TURMA EM GERAL DO PSDB, ACEITAR O REQUIÃO, É FAZER O POVO DO PARANA DE IDIOTA, TONGO, BOBO, INOCENTE UTIL, VE SE TEM VERGONHA NA CARA VOCES DO PSDB, PRINCIPALMENTE ESSE ROSSONI, METEU A LENHA NO COSTADO DO REQUIÃO 8 ANOS TODO DIA NA TRIBUNA AGORA VÃO FICAR AMIGUINHOS E O BETO, O REQUIÃO CHAMOU O IRMÃO DELE DE LADRÃO E O PAI DE GATO. COMO FICA?

  4. marcos matinhos
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 11:46 hs

    Osmar com o PT ,perdi meu possivel voto.Beto com PMDB perdi outra opçao de voto.Pois no PT e no PMDB nao voto nem com uma arma apontada na cara.Fabio quais vao ser as outras opcoes que teremos nas proximas eleicoes?

  5. CAIÇARA
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 12:01 hs

    Pois seria até bonito de ver, seriam penas e ovos de tucano pra todo lado.
    He heheheheheh

  6. Pedro
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 12:16 hs

    É um bom começo para perder a eleição!
    Poderiam contratar a assessoria do Raphael Greca & André Zacarow e tambem a orientação pedagógica do reitor Carlos Moreira!

  7. Alessandro Nascimento
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 12:47 hs

    Ha, ha, quero ver a turma do Voto Limpo, pra onde que vão. Metem o pau no Requião e no PT, mas pelo andar da carruagem o Beto vai estar junto com o PMDB e o Osmar com o PT. O PPS vai disputar sozinho o governo do Estado?? Essa eu quero ver.

  8. sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 13:16 hs

    O PT também está na luta , para se aliar a Requião.

  9. NÃOMEDIGA
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 13:17 hs

    Vão tudo morrer na práia. A Maria Louca, Playboy da Prefeitora e a cambado que os cerca….VIVA 2010 ANO DA MUDANÇA E CHEGA DOS MESMOS.

  10. PAULO SERGIO MOREIRA
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 13:30 hs

    “QUEREM ATRAIR, NÃO !!!!
    REQUIÃO JÁ É BETO RICHA.
    BETO PERDE ÁLVARO MAS GANHA REQUIÃO, MEU IRMÃO!
    ESTÃO COSTURANDO ALEXANDRE CURI PRA VICE.
    PESSUTÃO VAI PARA O TC NO LUGAR VAGO DO MAURÍCIO.
    QUEREM APOSTAR QUANTO ???

  11. ildo baldo
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 13:31 hs

    OLHA O PSDB MEREÇE MESMO O REQUIÂO QUERO ATÉ VER
    ELE ABRAÇADO COM O ROSSONI O BETO O LERNER
    O ELIO RUSCH O TRAINO AI SIM OS TRAIAS ESTÂO
    NO MESMO SACO

  12. O ARAPONGA
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 13:44 hs

    É TÃO VERGONHOSO QUE O CAMPANA NÃO PUBLICOU O MEU COMENTARIO SOBRE O ASSUNTO

  13. so ele
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 13:52 hs

    sou do pmdb, mas não voto em tucano, se o requiaõ quer tucano vote ele,CAI FORA TUCANOS

  14. Marcos Pop
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 14:17 hs

    Seria muito bom para Requião e seu PMDB. Estaria eleito senador sem gastar e o PMDB manteria a bancada que tem hj. A vantagem de Beto Richa seria que anteciparia o resultado da eleição, já ganhando no primeiro turno. Contudo teria que administrar com o partido de Requião praticamente no comando, eis que faria a maioria na Assembléia e teria o presidente (se não abrir pro Nelson Justus). Trocando em miúdos seria bom para os dois lados. Requião é brigador e representaria muito bem o Paraná em Brasília. E Beto já poderia preparar uma transição amigável de governo com o PMDB, sem as dificuldades que se apresentam qdo oposição assume o governo(auditorias, etc).

  15. O ARAPONGA
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 14:39 hs

    Paulo Moreira ! O Beto não vai aceitar, ofederam a honra da sua familia, ele ´so esta na politica pelo nome do Pai, e o Pai do Beto foi ofendido depois de ter ido desta pra outra, o Requião ofendeu a familia toda, não escapou nem a mãe do Beto, eu li num jornal , não lembro o qual, chegou a falar do casamento da mãe do Beto, coisas impublicaveis..

  16. Reinoldo Hey
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 14:58 hs

    No submundo da política, não há deuses. Então, o diabo e o satanás , irmãos gêmeos que se auto-iniciaram sexual e analmente,
    mergulham um para dentro do outro e passam a ser um só.
    O que antes doía , agora é um prazer sórdido.E o membro do poder procura outros vazios para preencher. Então oferecem à plebe a vaselina anestésica, que esta pagará após o pleito , mesmo estando de ânus dilacerado e de olhos lacrimejados.
    E assim será até que , passados dois anos, o poder estabelecido volta a fazer juras de amor à pobreza ignara , que sorri (embora tenha poucos dentes) e se deita à cama , à espera de uma nova marca de vaselina, menos doída, menos adesiva, agora com o aroma da democracia e a promessa de um casamento feliz.
    E haja sangue nesse coito, coitado!!!

  17. Sergio
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 15:26 hs

    o PSDB deve ao Dep. Gustavo Fruet, trazer o Requião seria uma baita sacanagem ao mais votado do Paraná!!!

  18. Zabra
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 15:42 hs

    Essa eleição vai ser uma merda…imagine só:

    De um lado, Osmar Dias e o PT…de outro, o Beto com o Requião!!!

    Vou anular meu voto!!!

  19. claudemir ribeiro
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 16:14 hs

    Beto e Requião jamais.acorda povo.

  20. PAULO
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 16:20 hs

    ELES SE MERECEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    FHC LUGO DE MELLO, CORONEL DO CANGUIRI DE MELLO E SILVA E OS DEMAIS 48, FAZEM UMA BELA FIGURA COM ALI-BA-BÁ!!!

  21. PAULO SERGIO MOREIRA
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 16:28 hs

    O Araponga!!! Acontece que a bancada do PMDB estão pensando neles! NOS 16 DEPUTADOS.
    Se o Beto honrar o saudoso Zé Richa, deveria não aliar com o Requião. Mas políticos, sabe como é né ?!
    Aliam com o Satanáz, ou Lúcifer, ou Balzebu.
    Abraçam com a TRINDADE DOS INFERNOS!

  22. NÃOMEDIGA
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 16:33 hs

    Caro Pessuti, não é de hoje que muitos avisan que o Duce só olha para o umbigo dele e nada mais. Quanto a tal união eu acho que só sai em ambito político, pois a esfera pessoal é outra conversa.
    Beto se tiver que engolir o Duce, vai queimar o Gustavo. E acho que para Beto é mais negócio o Gustavo do seu lado do que o Duce lhe dando apunhalada.
    Eu não acredito nisso. Para mim o PSDB vai de Beto para Governador e Gustavo para Senador. O PMDB do Duce vai é fica chpando dedo novamente.
    Sinto muito por você Pessuti, mas a realidade é está.
    O DUCE ESTÁ TE TRAINDO. E SE NÃO FOR COM BETO SERÁ COM O OUTRO PARTIDO.

  23. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 16:33 hs

    Se o PMDB do PR entrar no ninho vira santo para a imprensa e p/ o PSDB.
    E como fica para o eleitor?

  24. COLEGIO ESTADUAL DO PARANÁ
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 16:38 hs

    Basta se aliar ao ARROGANTE que Beto Richa PERDERÁ meu voto!!!!!

  25. Borduna
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 16:51 hs

    Só vem a confirmar minha convicção; pro senado só voto em cara nova. Chega dos mesmos……

  26. O ARAPONGA
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 17:39 hs

    EU NÃO ACREDITO QUE O BETO VA VENDER A MEMÓRIA DO SEU PAI, QUE LHE DEU O MANDATO DE HOMEM PUBLICO, MAIS POLITICO NOVO NÃO É DE CONFIANÇA, EU JA VI NO LITORAL DO PARANA O FILHO VENDER O PAI, EM TROCA DE BENECIAS. O BETO NÃO IRA ACEITAR A PROPOSTA DO ROMANELLI, O NETO DO ANIBAL E OUTROS QUE ESTÃO CO MEDO DE PERDER A ELEIÇÃO, O PRÓPRIO REQUIÃO;

  27. Tina
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 17:44 hs

    O beto e minha ultima esperança de um Prana melhor,mas se aliar -se com o Requião,meu voto e de muita gente nao vao ter!

  28. José Roberto R. Manoel
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 19:18 hs

    Caramba!!!
    Ou as pessoas estão mudando ou a política brasileira continua a mesma!
    Só falta o Requião ser “gentil” e aceitar,o que eu não duvido!
    Daqui a pouco o PSDB fica vermelho e o requião cria bico de tucano!

  29. R.Silva
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 19:31 hs

    Será que o PSDB vai se aliar ao “ralo”? Devem considerar o fato de que muitos votos (como, por exemplo, o meu, de minha família e de todas as pessoas descentes que conheço) voarão para longe com essa atitude. Como dito anteriormente, “é um bom começo para se perder a eleição”.
    REQUIÃO NÃO!!!!!! ALIADOS DO REQUIÃO TAMBÉM NÃO!!!!!!!

  30. paranaense C.L.
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 21:15 hs

    Será que vamos ver o professor Galdino ensinar ao Requião
    como fazer o gesto de tukano, a tucanomania.
    Seria ilário, não seria?

  31. FILET MIGNON
    sábado, 27 de fevereiro de 2010 – 19:24 hs

    iSTO MESMO…. Leven-no para o ninho!
    Já estou providenciando um GAVIÃO PARA SE ALIMENTAR DELE!
    Aliás, comida boa!
    Alimento “sadio”, carne humana mantida com todas as proteinas da MAMONA!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*