"Somos favoritos. Mas eleição será dura" | Fábio Campana

“Somos favoritos. Mas eleição será dura”

De Ana Paula Scinocca no Estado de São Paulo

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, afirmou que o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra Dilma Rousseff, pré-candidata ao Planalto, quer comparar seu governo com o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para “esconder” a ministra candidata. “Eles (petistas) reconhecem que a candidata é fraca, que não tem suficiente currículo, que não tem experiência feita”, afirmou.

Guerra disse que o candidato tucano, José Serra, não fará o papel de anti-Lula na eleição de outubro e que espera do PT “terrorismo e mentira”. A seguir, os principais trechos da entrevista ao Estado.

O governo insiste na tese de comparar os oito anos do presidente Fernando Henrique com os oito anos do presidente Lula. Será a eleição do passado contra o passado?

É uma comparação equivocada. Cada governo desempenha um papel em um determinado tempo social, econômico e político. Há convicção muito clara entre nós que fizemos um excelente governo. Se há o que comparar, nenhum problema de fazer essa comparação. Importante que ela seja feita inclusive agora e todo tempo. Temos que discutir nesta eleição o que vai acontecer, não adianta esconder a candidata, o que ela é, o que diz e com o que ela se compromete. O PT e seus aliados não têm confiança na sua candidata. Eles reconhecem que a candidata é fraca, que não tem suficiente currículo, que não tem experiência feita.

A que o senhor atribuiu o crescimento da ministra Dilma nas últimas pesquisas?

Nunca ninguém imaginou que a candidata do presidente da República, do governo atual, do PT, tivesse 10, 15 ou 20% de intenções de votos ou fosse para a eleição desse tamanho. Somos favoritos, mas a eleição vai ser dura. É inevitável que a candidata cresça. Mas estamos monitorando isso a cada dia. Nada além das expectativas que sempre tivemos.

O PSDB se considera favorito por quê?

Estamos na frente, temos o que dizer e temos o melhor candidato.

Mas o PT também tem o que dizer.

Evidente que tem o que dizer sobre o que fizeram, mas o problema é que a população vai decidir entre um candidato que pode fazer mais e muito mais e uma candidata que seguramente fará muito menos do que aquilo que foi feito. Até porque o exemplo da administração da candidata é negativo. Ela trabalha com fundamentos autoritários, não consegue produzir nada organizado, tem uma visão preconceituosa e uma cabeça muita atrasada.

O PSDB está convencido de que só vence a eleição se Aécio Neves for vice de Serra?

Nós decidimos no partido não tratar disso. Não faz sentido para nós políticos cuidar disso agora.

O que o senhor espera da campanha?

O que já começou a ser feito. Terrorismo e mentira. Documentos do Ministério do Desenvolvimento Social, de maneira explícita, levantam suspeitas que o próximo governo não deverá continuar com o Bolsa-Família. É uma ação desavergonhada e não ética. É o padrão que está sendo desenvolvido aí. Estamos enfrentando um adversário que não respeita limite, não os considera e que não faz a menor questão de falar a verdade.

O Serra será o anti-Lula na campanha?

Não. O Serra não será. O Serra tem de se posicionar, como já se posiciona, como o José Serra, do PSDB, partido que fez muito pelo Brasil e que vai fazer muito mais.

De que forma o PSDB pretende apresentar o Serra na campanha?

Não vamos precisar fazer nenhuma cirurgia nele. Ele vai ser como ele é, como foi. A gente sabe qual o candidato que nós temos e confiamos nele.


17 comentários

  1. Divanir
    domingo, 7 de fevereiro de 2010 – 11:33 hs

    Só quero ver quando começar os debates dos presidenciáveis na TV, quando começarem as perguntas dos jornalístas, se bem que tudo será maqueado pelos marqueteros do PT. O interessante é quando for aquelas formuladas de candidatos para candidatos, quero ver a experiência da Dilmona, pois, não tem currículo, há não ser de baderneira do PT no passado, para não usar outras palavras.E isto que o povo quer para gonernar nosso país?.

  2. ▄▀▄†Ψ REQUEIJÃOΨ†▄▀▄™
    domingo, 7 de fevereiro de 2010 – 11:55 hs

    “Não vamos precisar fazer nenhuma cirurgia nele” hahahhahaah. Serra é feio mesmo!

  3. Laertes
    domingo, 7 de fevereiro de 2010 – 12:16 hs

    Esse ANÃO DO ORÇAMENTO Sérgio Guerra é engraçado demais.

    Guerra e FHC só dizem mentira e meias verdades.

    1- Os celulares e a internet se fizeram populares no mundo todo, misturar com privatização é canalhice. Aqui em Londrina temos internet e celular providos por uma estatal.

    2- Plano Real, Plano Cavallo, etc., foram invenções do FMI durante o Consenso de Washington. Ele só assinou embaixo. FHC é nulo como economista.No curto prazo deram certo, no longo prazo foram um fracasso. Argentina estourou. Brasil estava estourando em 2002.

    3- Alarde do aporte de 6 bilhões para o BB. Que mixaria! Isso é movimentado em menos de uma semana.

    4- Os investimentos do Avança Brasil devem ser aqueles que nos salvaram dos apagões.

    5- Petrobrás, ah! a empresa que queriam vender como Petrobrax? Procurem na internet , tem até logo. Afundamento da P-36 nunca devidamente apurado.

    6- Os planos sociais foram copiados de Brasília e Campinas, quando foram governadas pelo PT.

    Esse Guerra e FHC acham que a gente não tem memória.

    Foi tanta sacanagem que fizeram que, num país que esquece tudo em um ano, ainda nos arrepiamos depois de 8.

  4. Pé Vermelhão
    domingo, 7 de fevereiro de 2010 – 12:24 hs

    É isso aí GUERRA. Apareça, apareça, apareça mais no processo eleitoral seu anãozinho do orçamento. Vai baratear a campanha da Dilma, vai fazer crescer a da Marina e do Zé Maria de Almeida (PSTU). Quanto mais GUERRA aparecer, menos campanha vai precisar para derrotar o Serra.

  5. Laís
    domingo, 7 de fevereiro de 2010 – 12:27 hs

    Os dados e a história falam por si, melhor seria ter culpado o momento e o destino, a falta de sorte, os “amigos”,ou talvez pedindo que o esquecêssemos também.
    .
    FHC transforma-se rapidamente na nossa “soldado Jennifer”,na nossa batalha de Kadesh, diz que que foi, sem nunca ter sido.
    .
    Seu governo deixou o país com 26% de inflação ..sem crescimento nem perspectivas ..divida e carga tributária explosiva ..cambio em DESALINHO ..com um Estado fraco e ausente ..vulnerável, sem reservas nem CAPITAL ..refém de credores externos e do FMI ..vítima de 5 crises e 3 colapsos.
    .
    ..ficamos de joelhos, com MEDO, humilhados, sem amor próprio ..desdizendo a nossa sorte, a nossa gente e a nossa PÁTRIA
    .
    ..SEM RUBRAR, forçou, forçou até ARRANCAR de seu sucessor uma “carta de intenções” com a qual afiançava aos seus PATRÕES as suas MARACUTAIAS.
    .
    ..com ele tivemos desempenho medíocre, alto desemprego, SEQUER gerarmos emprego suficiente ..foi PRATICAMENTE ZERO em OITO anos de governo ..privatizou o ESTADO e seu poder regulador ..golpista, permitiu-se ainda o casuísmo duma reeleição.
    .
    O MAIS patético, pra mim, fora dele ter dito que investiu em programas sociais que NINGUÉM sentiu ou viu ..programas que NO MÁXIMO enxugaram gelo ..programas de impacto ZERO, ou pros seus – vide comunidade solidária c/verbas de R$ 300 milhões não desmentidas – %u2026mas o mais patético foi vê-lo se “auto-elogiar” por ter VENDIDO as ações e controle da CVRD ..hoje mais do que sabido

    ..hoje mais do que sabido,atestado e provado, que foi um negócio de “pai pra filho”, negócio da CHINA, sub-avaliado em PREÇO, reservas, patrimônio, mercado e perspectivas, tudo feito e enfeitado com ARGUMENTOS e justificavas mentirosas, isso chega a ser atestado de DESEQUILÍBRIO !
    .
    E a tentativa de privatização da Petrobrás então? Esqueceu? o sucateamento, as terceirizações e PREFERÊNCIAS por fornecedores do estrangeiro, a P36, o gasto de US$ 50mm pra só mudar-lhe o nome e apagar-nos a memória
    .
    CARA ?! Ele vendeu AÇÕES, patrimônio e mercado absurdamente rentáveis e promissores, incluídos tb a PETROBRÁS e a VALE; vendeu pra pagar DIVIDA e despesas corriqueiras ..é incrível que não tenha AINDA ido pra cadeia?
    .
    Na telefonia, HOJE, pelo desenho, por ex, pagamos as tarifas MAIS caras do MUNDO (livre de impostos) pra obtermos os PIORES serviços. Estamos reféns, s/alternativa, vítimas dum CARTEL pré fabricado, pré-pago por um governo dito democrático, um projeto frágil, deformado, um MOSTRO que DRENA renda da população carente pra remete-la a RICOS, inclusive no estrangeiro.
    .
    EM SEU GOVERNO o país viu a MAIOR FUGA de divisas, recursos e capital da nossa história, tudo c/consentimento ou tolerância irresponsável, facilitações das instituições e seus agentes, via porteira da CC5.
    .
    OLHA, vou dizer, eleição tb é ganha quando relembramos o PASSADO e acentuamos as diferenças SIM
    .
    O importante é aprendermos c/a história:
    .
    PSDB, o Brasil não precisa de você !

  6. carlos toledo
    domingo, 7 de fevereiro de 2010 – 12:57 hs

    26.
    carlos toledo
    Sábado, 6 de Fevereiro de 2010 – 22:27 hs

    Por favor, aguarde a aprovação do seu comentário. Rejeição
    26.

    Dentre estes candidatos, existe algum em quem você não votaria de jeito nenhum para Governador do seu Estado?
    Lygia Pupatto (PT) 14%
    Melo Viana (PV) 13%
    Lineu Thomaz (PRB) 10%
    Orlando Pessuti (PMDB) 10%
    Álvaro Dias (PSDB) 7%
    Beto Richa (PSDB) 6%
    Osmar Dias (PDT) 4% OBSERVAÇÃO PARA QUEM QUIZER REFRESCAR A CUCA O PDT VEM AI EM 2010 PARA COLOCAR O PARANA NOS TRILHOS DO DESNVOLVIMENTO.
    Poderia votar em qualquer um deles 13%
    Não votaria em nenhum deles 2%
    NS/NR 21%
    Compartilhe agora:
    26.

    26.

    26.

    Aqui no PR esta a verdade de Quem é Quem a maioria dos elitores paranaenses quer como Governador Osmar Dias, qual em 2006 diziam que ele não chegaria nem no segundo turno , não só chegou como se consolidou como o mais fórte candidato natural ao governdo do PARANA em 2010. ele o menor incice de rejeição é isto que importa, e isto o fara ele Govermnador com mais de 60% dos vótos VENHA QUEM VIER resto é baléla aparoveitando o embalo [Carlos Toledo tambem vem batendo os dinossauros no Centro Sul em varias expontaneas que vem sendo realizado TANTO PARA UMA VAGA NA CAMARA fEDERAL COMO PARA aSSEMBLÉIA LEGISLATIVA OCHÃO VAI TRELER NO CENTRO SUL APARTIR DE 10 JUNHO ASSIM QUE AELI PERMITIR IS REGISTROS DE CANDIDATURAS NAS CONVENÇÕES.

    Deixe seu comentário:

  7. Arnaldo
    domingo, 7 de fevereiro de 2010 – 15:28 hs

    Como se vê pelos laudatórios comentários acima, de Laertes, Pé Vermelhão e Laís (um único escriba com três codinomes?!), os radicais do PT estão com o discurso prontinho para defender o mensalão, os dólares na cuesa, Ali Babá e os 40 Dirceus e todos os outros escândalos da era Lula…

  8. Tatiana
    domingo, 7 de fevereiro de 2010 – 18:30 hs

    É isso aí, o Lula já é quase coisa do passado, no finaldo ano já o será. Vamos pensando no futuro que ganhamos muito mais!!!

  9. jovem brasileiro
    domingo, 7 de fevereiro de 2010 – 22:03 hs

    esse SERGIO GUERRA nâo presisa pensar que o governo lula nâo é nem um pouquinho paracido do desgoverno do FHC
    que nâo governou só vendeu o que o brasil tinha e sumiu com o dinheiro tenha a paciencia sujeito sem respaudu politico só com a tucanada que cada pesoa que morre fiel a voceis é um voto a menos porque nâo conseguem ninguem de novo e é por isso que voceis só tem 45% e é só

  10. segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 – 1:16 hs

    para nós paranaense e TRABALHADORES…

    não importa se será DILMA ou SERRA na presidência…

    o que importa é BETO GOVERNADOR !!!

  11. jobalo
    segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 – 9:42 hs

    o fhc no fianal do seu governo disse :;:;;todos os ajustes que fizemos estabilizacao da moeda controle de inflacao ajuste cambial nao e para o momento e sim para daqui a 8 ou 10 anos e quem pegou a mamata da casa arrumada foi o lula bem antes do tempodito pelo fhc isso pode ser constatado quando o lula deixou a mesma equipe economica porque nao colocou o mercadante e outros que se dizem entendidos do pt em economia porque o sr lula gosta de fazer bonito com o nchapeu alheio gracas a deus que esta chegando ao fim..

  12. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 – 11:23 hs

    Lula e FHC tem algo em comum sim.
    Um é sapo que virou príncipe.
    O outro é príncipe que virou sapo pois deixou a princesa e a gata borralheira – esperando pelo sapatinho perdido.

  13. Alessandro
    segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 – 13:45 hs

    SÃO FAVORITOS A PERDE NO 1º TURNO, AGORA VAI SER DILMA E NÃO TEM PARA TUCANALHAS, FORA PSDB!!!

  14. BARÃO
    segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 – 15:41 hs

    Já adquiri meu exemplar do Malleus Maleficarum que, juntamente com as obras de Plínio Corrêa de Oliveira e de São Josemaría Escrivá estão à minha cabeceira para me livrar dos sortilégios que a choldra vive a fazer contra os Homens Bons.

    Precisamos disseminar para mais gente o possível o perigo que vem das mulheres para que saibam que uma MULHER JAMAIS PODERÁ EXERCER O SACRO PODER DE GOVERNAR NOSSA SANTA PÁTRIA.

    Às mulheres, e elas deverão saber disto por bem ou por mal deverãoi voltar a ocupar seu devido lugar no tanque, no fogão, e na cama (somente para procriação, pois assim é que deve ser).

    Fique na paz de São Escrivá, e que São Serapião vele por Vossa Mercê e pelos seus.

    Ave Serra!

  15. OSSOBUCO
    segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 – 15:47 hs

    Ainda bem que Lula não seguiu o que FHC fez.

    1) Os intrumentos utilizados pelo governo FHC e pelo atual governo para combater as crises internacionais foram totalmente diferenciados , lembrando que a crise no final de década de 90 foi um grão de areia em relação a atual crise. Não devemos esquecer que se não fosse o socorro providencial do presidente Clinton, o Brasil teria quebrado naquela época.

    2) A situação da infrestrutura que deixou para o seu sucessor com destaque para o racionamento de energia elétrica , 30.000 km de rodovias federais em total descalabro , abandono completo das ferrovias.

    3) O aumento brutal da carga tributária que passou de 26% do PIB para 36% do PIB , decorrente principalmente pela criação da CPMF e pela não correção em 8 anos do IR na fonte dos assalariados.

    4) Colocar no nível mais elevado do mundo as taxas de juros nominais e reais.

    5) A quase criminosa quebra dos Fundos de Pensão das Estatais e os questionáveis empréstimos do BNDES e as participações do BNDESPAR , tudo em função das forçadas participações destas entidades nos processos de privatizações.

    6) A comparação do valor do salário mínimo em U$ dos dois governos.

  16. OSSOBUCO
    segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 – 15:48 hs

    Arnaldo, vc deve ser a Mãe Dinah ou terias acesso à informações que os outros leitores deste blog não têm.
    Que vergonha, Aranaldão!

  17. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 – 20:04 hs

    Barão tá viajando.
    O viagra tá funcionando!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*