Serra não está morto | Fábio Campana

Serra não está morto

Diante de tanta euforia nos arraiais do PT, é recomendável publicar uma análise mais sóbria que garante que Serra ainda não foi derrotado. O que é óbvio, mas nem sempre admitido.

por Gunter no blog do Luis Nassif

Eu acredito que as próximas evoluções para Dilma serão mais difíceis.

Está claro que a candidatura Dilma vem apresentando grande crescimento. E que a candidatura Serra, algum decréscimo. Haverá continuidade desses processos, mas a ritmo mais lento. As análises não podem prescindir de observar o que ocorre com outras candidaturas e seus eleitores.

Um grupo que está diminuindo muito, ainda que com oscilações, é o de indecisos (I/B/N). Em uma “média de 3 pesquisas” passou de 25% para 20% em três meses. As candidaturas alternativas à polarização (Ciro, Heloísa, Marina) também estão diminuindo. Passaram de 27% para 21% em cinco meses (média de 3 pesquisas.), estando agora em 17%.

São destes grupos, aparentemente, que Dilma obteve seu maior crescimento ao longo de 2009. Isso é percebido no gráfico [A] “de área” (abaixo), com pesquisas de todos os institutos (as oscilações são menos evidentes na parte esquerda porque as pesquisas eram mais espaçadas no tempo.) Também vemos que a candidatura Serra apresenta estabilidade em torno de 35% (oscilações de 5% são corriqueiras em seu histórico.)


As simulações para 2º turno tornam-se muito importantes. Quando confrontamos 2º turno com 1º turno (gráfico [B]), vemos que os eleitores remanescentes dos alternativos passam mais para Serra, cuja candidatura perde eleitores apenas lentamente (As séries são obtidas pela subtração das intenções de voto entre 1º e 2º turno para as candidaturas principais.)

No gráfico [C], de simulação final de votos válidos, vemos que a distância entre as candidaturas ainda é de 14% (57% x 43%) Não é possível definir o “piso” de Serra, mas ele sem dúvida é significativo e persistente. Como o número de indecisos e de eleitores das candidaturas alternativas já caiu muito, e tem um patamar final provável em torno de 10%, novos crescimentos de Dilma serão mais lentos. Dilma precisaria aumentar de 35% para 45%, as intenções de voto de 2º turno para empatar (ou seja, alcançar 50% na simulação de válidos) e tirar votos diretamente da base de Serra será o mais difícil.

(Base de dados: todas as 18 pesquisas, desde 2008, disponíveis no “Blog do Fernando Rodrigues” + outras 6 pesquisas Ibope, Datafolha e Vox Populi que não estão listadas nesse site, com o seguinte cenário : Serra, Dilma, Ciro, Heloísa e/ou Marina.)


35 comentários

  1. terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 – 12:41 hs

    SE até Nassif petista de carteirinha , que faz parte da imprensa vermelha,postou isso, imagina o que ele não sabe e não pode falar sobre a última “pesquisa” eleitoral.

  2. ildo baldo
    terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 – 12:58 hs

    EI NEM OS PETITAS QUEREM ELE MORTO QUER VER ELE PERDER MAIS UMA VEIS PRO PT DE CABEÇA ERGUIDA PORQUE SENÂO DA EMPRESÇAO QUE BATEU EM BEBADO MAS ELE VAI TER QUE TER A CONSINÇIA QUE VAI PERDER SALVAR ELE DESSA SÓ DEUS MAS ELE NÂO TEM NADA DEMAIS PARA SER AJUDADO PELO CRIADOR QUANDO A CONVERSA É POLITICA

    PORQUE O PSDB DO GUERRA NÂO PÓDE FAZER MAIS NADA

  3. terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 – 13:30 hs

    Esse cara é do Serra.
    O blog do Nassif é muito democrático. Até demais!

    Então diz: por que na expontânea Dilma tem mais do que o sinistro?
    Ele é muito mais conhecido do que a moça.
    E mais, 50% vota em quem Lula mandar.

    O barraco das trevas esta caindo. Serra e Zé Bushinininho já estão morto e não sabem.

  4. Tatiana
    terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 – 13:46 hs

    Vão ficar querendo, ildo baldo! Vai sonhando cara… mas se prepara que o Serra é imbatível!!

  5. Gilberto B.
    terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 – 13:56 hs

    Meu Deus, em que língua esse tal de Ildo Baldo escreveu? Desculpe, mas estou impressionado!!!

  6. Wilson
    terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 – 14:35 hs

    Pelo que vivi e pelo que sei, não dou maior importância a pesquisas eleitorais.

    Não perco tempo sobretudo com as realizadas muito antes do dia da eleição. Quando era estudante trabalhei par vários Institutos e vi como são feitas. Não perco tempo com os Institutos que chegam ao absurdo de até omitirem nomes de candidatos, ou trabalham para o governo entre uma eleição e outra, ou servem apenas a um único patrão.

    As fabriquetas de índices devem a suas sobrevivências as pesquisa de boca de urna, que corrige os desvios colossais registrados nas anteriores.

    No dia da eleição os entrevistadores não perguntam em quem alguém pretende votar, e sim em quem votou. Pesquisa de boca de urna não faz sondagens. Faz constatações, e aí sim a estatística vira ciência.

    Malandramente, a avaliação do desempenho dos institutos se baseia no último levantamento. Se os resultados oficiais fossem confrontados com índices colhidos dias antes, quem encomendou as pesquisas poderia devolvê-las por defeito de fabricação e pedir o dinheiro de volta.

  7. Wilson
    terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 – 14:37 hs

    Deu no Painel da Folha:

    Embaralhado. Os anexos da pesquisa Vox Populi enviados ao TSE, que incluem as cartelas apresentadas aos entrevistados pelo instituto, trazem o nome de Serra e a sigla PSDB “espelhados”, dificultando seu reconhecimento.

    Tucanos protocolaram petição na Justiça Eleitoral para ter acesso ao “sistema de fiscalização e controle” do instituto, sob o argumento de que as letras invertidas teriam prejudicado seu candidato.

  8. Henry
    terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 – 14:52 hs

    DEUS nos livre dessa quadrilheira e seu BANDO!!

  9. Bob
    terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 – 15:32 hs

    Em quantas semanas o Serra desiste da candidatura e o Geraldo Alckmim vira a salvação da lavoura?? Porque o Aécio… ahahahaha… esse é aliado do Lula.

  10. campina da lagoa
    terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 – 16:30 hs

    Nos nunca vimos o PT tão bem como agora na pré-campanha de Dilma, no interior e principalmetne no Paraná, o PT nunca teve tanto voto como esta para vim com a candidatura da Dilma, parece que o povo quer mulher no poder.
    Agora outa coisa que o povo não quer é tucano no poder.

    XO!!! ALVARO DIAS E CIA…

  11. Carlinhos
    terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 – 16:30 hs

    Só falta enterrar.

  12. Pé Vermelho
    terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 – 16:59 hs

    Ildo Baldo: Deve ter um EJA ai por perto da sua casa.

  13. Professora Zilda
    terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 – 18:13 hs

    Meu Deus, quanta bobagem. Certos comentaristas devem ler mais, estudar, aprender mais ou se preferirem, calar a boca.

  14. ildo baldo
    terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 – 18:14 hs

    TATIANA OU GILBERTO B
    TATIANA EU SEI BEM DOQUE EU FALO PORQUE SÂO PAULO SÓ ESTA NESTA SITUAÇÂO POR CULPA DO PSDB E DEM E QUALQUERUM QUE LE UM POUQUINHO QUE NÂO SEJA A REVISTA VEJA OU EPOCA SABE QUE ESSES GOVERNOS DO COVAS ALQUIMIM SERRA É MAIOR NEGAÇÂO
    GILBERTO B TOMARA QUE ESSE B NÂO SEJA DE BALDO PORQUE SE VOCE SE INTITULA UM PALAVRIADO DE UM PORTUGUEIS CORETO DEVE ESTAR FALTANDO EM VOCE CONHECIMENTO NA IDEOLOGIA DO POVO BRASILEIRO E EU NÂO SOU DIFERENTE MASCOM PURA E CUSTIADA POR MEUS MEIOS JÁ VOCE DEVE SER DAQUELE GRUPO DO FHC QUE NÂO VOU FALAR MAS VOCE QUE É UM PUBLICITARIO OU INTELECTUAL INFORMADO DEVE SABER DOQUE EU FALO
    ATÉ JANEIRO DE 2011 NA POSSE DA DILMA
    TCHAU

  15. terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 – 18:19 hs

    esse ODLAB ODLI é um aloprado, tadinho

  16. Lela
    terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 – 21:11 hs

    Com essa cara tá quase! Valha-me Deus!…

  17. terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 – 21:14 hs

    EU SÓ SEI DE UMA COISA O CALDO TÁ ENGROSSANDO;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  18. Luciano
    terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 – 21:19 hs

    E Serra não tá morto mesmo!!! Em comparação a Dilma, tem tido maior sucesso de alianças nos estados. É a política do “de grão em grão”, assim conseguindo palanque para o PSDB e aliados em mais de 20 UF’s, e como diz a continuação do ditado, a galinha enche o papo. Lula e sua pupila tentam amarrar alianças em nível nacional nos estados, gerando muitos conflitos em alguns deles, já Serra vê a situação política de estado por estado, e discretamente vai constuindo um leque de apoios.
    Mudando de assunto, lembram das eleições de 2004? Marta era favoritíssima, e Serra tinha uma candidatura discreta e a fama de azarado. Dissecou o PT ,venceu o pleito e passou a ser além de respeitado politcamente, temido também. Deu peso a eleiçao de 2006 quando ganhou o governo de SP e fez um acordo que permitiu Lula se reeleger ao invés do desafeto Alckmin. Só não bateu tanto em Lula em 2002 pois FHC foi que fez o acordo. Não invento isso não. É só ver isso na net, pela Revista Época, Istoé e Folha e Veja.

  19. Luciano
    quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 – 1:15 hs

    Sinceramente eu acho que a Dilma ganha no primeiro turno, imagine muita gente ainda nem sabe que ela é candidata e ela ta subindo tanto nas pesquisas. Imagine quando o Lula aparecer do lado dela pedindo voto e for colocado a comparação entre os 8 anos do mandato do fhx x lula, ai serra acabou de vez para vc!!!

  20. quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 – 11:00 hs

    É isso ai nós pessutenses sempre tivemos com a Dilma e com o Lula. E o pessutão dia 03 de abril se deus quizer vai ter uma audiencia com o barbudo e com a dilma. Vamos receber tudo que o parana tem que receber e mais um pouco de lambuja. Pessutão e Dilma o resto é resto. Saudações pessutense

  21. jose
    quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 – 11:23 hs

    ildo, deve ser corruptela de “Eremildo”, como vc mesmo diz, vc se “feis por si mesmo”, entã continua a estudar, vc chega lá.

    E ideologia demanda muita, mas muita leitura e muita atenção, não leia apenas o que o pt recomenda, leia mais, leia jornais diversos, pode ser o granma, o pravda não dá mais, mas tem outros, na Venezuela, na Bolívia, mas leia antes a nossa Constituição…

    Mas continuo a te perguntar:

    Em qual governo foi vendida (doada?) a unidade da Petrobrás na Bolívia?

    Qual governo liberou financiamento via BNDES para um Metrô em Caracas?

    Qual governo privatizou para um grupo espanhol as rodovias BR116 e BR376/101?

    Responda também:

    Quantos são os indiciados pelo escândalo do mensalão do pt?

    Dos que participaram do mensalão do pt, quantos estão hoje na direção nacional do pt?

    Quer mais? Estude os resultados da pesuisa cnt/sensus, de uma olhada no site da cnt/sensus, tem um dado interessante (veja a página 43 do relatório em http://www.cnt.org.br/portal/img/arquivos/Relatorio%20Cruzamentos.pdf) ; se tomarmos os números ali expostos, multiplicarmos pelo número de eleitores por região, conforme dados disponíveis no site do TSE, chegaremos a uma diferença de de mais de 15 milhões de votos a favor de Serra; será que dá p/ reverter?

    É pesquisa vista por cima induz a erros, de mais uma olhada e verá que no Sul e Sudeste a vantagem de Serra é muito grande, justamente nos dois maires colégios eleitorais.

    Tem mais, Serra nem começu a campanha e luladilma está em campanha desde 2007.

    Por fim, o melhor de tudo é ver os petistas defendendo quem os apunhalou…pesquise sobre quem é dilma, pesquise quem ela já apoiou no RS contra o pt…vc terá uma surpresa…se bem que quem tem apoio de collor, sarney, renan, não é bem um grupo de “esquerda”…

    Ah, ia esquecendo: assista os discursos do chavez, logo logo os venezuelanos darão uma lição a ele, aproveite enquanto dá…

  22. ildo baldo
    quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 – 12:25 hs

    JOSÉ VOCE SÓ LE GAZETA E SE TEUS VIZINHOS DIZEM JOSE VEJA O QUE ESTA ESCRITO NA GAZETA É ISSO QUE VOCE FAIS ATÉ A VITORIA DA DILMA JOSÉ

  23. jose
    quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 – 14:37 hs

    ildo, ou “eremildo”, leio 6 jornais por dia, faz parte do meu trabalho, entre eles a gazetona, mas leio também por exemplo jornais de santa catarina e lá, assim como aqui o pt é pífio, aliás, o carlito merss, eleito com 62,5% dos votos hoje tem um índice de aprovação na casa de 26%, sabe porquê, porque agora os joinvilenses sabem o que é o pt administrando…a ideli tem coisa de 15% nas pesquisas…

    O mesmo acontece no RS, o tarso genro, aquele que apóia assassinos como bastistti, as farc, o hamas e outros tantos; vem caindo, caindo caindo…mesmo com o uso da máquina federal e o despejo de verbas no estado e mesmo com aquela droga que é a governadora de lá…

    E aqui? Como foi o pt nas últimas eleições? Pegue os maiores colégios eleitorais do estado, some os votos do pt; é isto que a dilma terá, com pequena variação…

    Em tempo: responda as perguntas:

    Em qual governo foi vendida (doada?) a unidade da Petrobrás na Bolívia?

    Qual governo liberou financiamento via BNDES para um Metrô em Caracas?

    Qual governo privatizou para um grupo espanhol as rodovias BR116 e BR376/101?

    Quantos são os indiciados pelo escândalo do mensalão do pt?

    Dos que participaram do mensalão do pt, quantos estão hoje na direção nacional do pt?

  24. jose
    quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 – 14:39 hs

    ildo, só p/ vc saber: voto na Marina!!!!

  25. Tatiana
    quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 – 16:50 hs

    ildo, você sabe da mesma forma que escreve, né?!
    Pois, leia, leia e leia de tudo. Compre uma gramática, treine ortografia. Talvez quando melhorar teu português as pessoas te levem mais a sério.

  26. OSSOBUCO
    quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 – 18:03 hs

    Morto ele vai ficar assim que sair a notícia do envolvimento do Serra com o esquema do Arruda! Não vai sobrar pedra sobre pedra!

  27. Laís
    quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 – 18:05 hs

    Vamos analisar agora as demais informações extraídas da pesquisa CNT/Sensus:

    O que diz a pesquisa espontânea, onde não são apresentados os nomes dos(as) que estão concorrendo?

    Lula, 18,7%;

    Dilma Rousseff, 9,5%;

    José Serra, 9,3%;

    Aécio Neves, 2,1%

    ***

    Porque esse fato é extraordinário?

    . A Dilma nunca foi candidata em eleições

    . O Serra já foi candidato a Presidente, tendo sido bem votado

    . O Serra se elegeu senador por São Paulo, Prefeito da capital e governador do Estado.

    ***

    A outra informação importante da pesquisa diz respeito à rejeição dos candidatos e à intenção de somente votar no(a) candidato(a):

    28,4% disseram que não votariam de jeito nenhum na Dilma; 17,9% disseram que ela é a única candidata em quem votariam

    29,7% não votariam de jeito nenhum no Serra; 15,4% disseram que ele é o único candidato em quem votariam

    ***

    Finalmente, a informação quanto a conhecer ou saber quem é o(a) candidato(a):

    9,4% não conhecem/não sabem quem é a Dilma

    4,1% não conhecem/não sabem quem é o Serra

    ***

    Conclusão:

    1. A Dilma está em movimento ascendente (forte) e o Serra descendente, embora quase 10% dos entrevistados não a conheçam ou não sabem quem é

    2. A Dilma está melhor na espontânea do que o Serra

    3. A Dilma tem menor rejeição do que o Serra e maior percentual de voto firme

    4. O desconhecimento maior sobre a Dilma, num quadro de elevada popularidade do Lula, só tende a favorecê-la. Ainda mais se considerarmos a quantidade de inaugurações de obras do PAC que ocorrerão nos próximos dois meses.

    ***

    Não é porque irei votar na Dilma que estou otimista. Os fatos me permitem afirmar que as coisas estão melhores do que imaginávamos.

    O que não significa que devamos esmorecer. Afinal, o Serra (ou o Aécio ou a Marina) têm e terão todo o poder de fogo das Organizações Serra (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre muitos outros) do seu lado.

  28. OSSOBUCO
    quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 – 18:08 hs

    Somente um louco ou mal intencionado afirma que o Brasil vai virar a Venezuela! É o papo furado dos reaças, daqui a poco vão dizer que a dilma é amante do Chavez! ahahahahaha

  29. BARÃO
    quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 – 18:31 hs

    Qual o mais isento e imparcial órgão da imprensa livre a serviço dos homens bons da nação na sua luta de acabar com a gentalha?

    1. Revista Veja;

    2. Folha de São Paulo;

    3. Rede Globo;

    4. Estadão

    5. Miami Herald.

  30. BARÃO
    quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 – 18:39 hs

    Com a clara e certeira definição da eleição de nosso ungido José Serra ao trono máximo da nação, cabe-nos agora definir o seu governo e os ministérios. Precisaremos, é claro, modificar a constituição, na canetada, para que nosso regime político volte a ser a boa e velha monarquia. Jamais passaríamos pela decadência vermelha do sapo barbudo se vívessemos sob a proteção de um bom regente!!

    Minha sugestão ficaria assim:

    Rei: Dom Fernando H. Cardoso I, O Glorioso!
    Chefe de Governo: José Chirico Serra, O Audaz!

    Consultor Primaz D´El Rey: Professor Hariovaldo Almeida Prado
    1o. Representante Geral da Nobreza: Comendador Humberto Amadeu

    Ministérios:

    Casa Civil e Negócios com o Governo: José Roberto Arruda
    Planejamento: José Neumanne
    Economia: Miriam Leitão
    Saúde: Eliane Cantanhede
    Assistência Social: Boris Casoy
    Segurança Pública: General Ulstra
    Educação: Lucia Hippolitro
    Agricultura: Katia Abreu
    Reforma Agrária: Ronaldo Caiado
    Comunicações: Reinaldo Azevedo
    Transportes: Tasso Jereissati
    Trabalho: Sergio Guerra
    Relações Institucionais: Cesar Maia
    Relações Exteriores: Willian Waack
    Cidades: Gilberto Kassab
    Juventude: Soninha
    Cultura: Arnaldo Jabor
    Esportes: Maguilla
    Direitos Humanos: ministério será extinto em face da sua irrelevância perante os homens bons.

  31. BARÃO
    quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 – 18:47 hs

    Admirados prosélitos e gente boa dessa colônia, digo, país,

    Eu sou contra favores à gentalha. Essa bando de vagabundos que não querem saber de trabalhar ou de se instruir para melhor trabalhar em nossas fábricas e receber uma recompensa por sua lealdade para conosco, pessoas de bens do brazil, tinham é que criar vergonha nessa cara e pararem de ficar pedindo favores ao (des)governo lullo-chavo-petista que se sustenta às custas dos impostos sobre nossas riquezas que conseguimos com o trabalho dos outros. Contudo, acusam o nosso salvador de tratar mal essa gentalha que nos enche de lucros ao comprar em 500 vezes, pagando 8 vezes mais que o valor do bem adquirido. Serra fez a inédita transposição do rio Tietê, como disso o bom Carlos, levou o rio à porta da casa de cada um! Vejam que perspicácia! Que inteligência! Que sabedoria! Somente um verdadeiro economista e engenheiro é que poderia ter tamanha visão ergonômica!

    Quem vota em Serra não erra!

    Alvíssaras!

  32. Luciano
    quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 – 21:23 hs

    Tanta conversa mole, bando de c@zões (Ildo Baldo, Ossobuco e outros que caiam em suas conversas). Que Vampiro, Guerrilheira, Professorinha, que nada. Vai dar Ciro, esse sim é candidato confirmado e tá correndo atrás, ao invés dos outros que se escondem em seus cargos como se fossem biombos. Vai sem medo e provoca, gosta do circo pegando fogo. Hj mandou Ze Dirceu se f#d*r.
    Que m@tda. Vamos parar com essa p@tta, P2ya que pa%iu. Vão ver BBB. Cab@ões, como disse Collor ao congresso em 90.

  33. jose
    quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 – 23:58 hs

    lais. a dilma é bem conhecida, principalmente no RS, veja os números dela por lá, quem sabe vc mude de idéia…

    Ah, veja também o número de votos que o pt teve nas últimas eleições; Este é o limite de dilma.

    Tem mais: veja quais foram as cidades escolhidas, a maioria é de cidades em que o pt é frte,o que é uma clara distorção, com a pré disposição em mostrar crescimento da dilma.

    É óbvio que ela cresceria neste momento, mas a diferença de 15 milhões de votos continua lá e se formos aos extremos das margens, o serra ainda vence no segundo turno.

    Ainda aposto no crescimento da Marina.

  34. OSSOBUCO
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 11:15 hs

    Luciano, sabe qual a semelhança entre Saci-pererê, Curupira e Ciro Presidente?
    Respondo: É tudo lenda!”

  35. jose
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 13:39 hs

    Ossobuco, a dilma amante de chavez? Purgatório p/ qual deles? Os dois?

    E o Brasil não vai virar Venezuela, porque lá, logo logo, chavez será deposto!!!!

    Desde já parabéns aos Venezuelanos!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*