PR é Osmar Dias, PTB espera até abril | Fábio Campana

PR é Osmar Dias,
PTB espera até abril

De Roger Pereira, no Paraná Online

Enquanto os principais nomes para a disputa pelo governo do Estado e a coligação que farão não são confirmados, partidos que serão coadjuvantes na corrida ao Palácio Iguaçu aguardam a definição para também tomarem suas posições na composição das alianças.

PV e PSOL estudam candidatura própria, PC do B e PTB só querem conversar depois de abril. Definido, apenas o PR que já garantiu apoio à candidatura de Osmar Dias (PDT).

“O PR tem sim um pré-candidato ao governo: Osmar Dias. Quando for confirmada a candidatura dele, caminharemos juntos, independente da coligação que ele formar”, disse o presidente estadual do PR, deputado federal Fernando Giacobo.

No PC do B, a orientação nacional de estar no palanque da pré-candidata do PT, ministra Dilma Rousseff, também pode ser decisiva para colocar o partido ao lado de Osmar Dias, caso o pedetista confirme aliança com o PT. “Temos essa orientação para construirmos o palanque da Dilma. Tivemos conversas muito boas com o PT e podemos estar juntos se essa coligação se confirmar, mas também temos conversado com o Pessuti (Orlando, vice-governador e pré-candidato pelo PMDB)”, disse o presidente do PC do B, Milton Alves.

O comunista disse não acreditar que o DEM venha a apoiar Osmar Dias caso o senador feche aliança com o PT, mas se isso se confirmar, não vê problema. “Não consigo ver o DEM no palanque da Dilma, mas se eles vierem, seria inusitado, mas seria positivo. Apoio não se rejeita, não seria a gente que estaria mudando de lado”, comentou.

“Até abril não vamos ter nada definido. As conversas só começam a ter sentido depois das renúncias do José Serra, do Beto Richa e do Requião. A partir disso é que o quadro vai se definir”, disse o presidente estadual do PTB, Alex Canziani. “Vamos aguardar, sequer sabemos quem serão os candidatos. Fomos procurados por todos, mas, por enquanto, muita conversa e nada de concreto”, comentou o deputado federal. Canziani explicou que irá buscar, na aliança que fizer, uma posição boa para que o PTB consiga ampliar suas bancadas. “Queremos eleger, ao menos, dois deputados federais e três estaduais. Uma aliança que nos dê essa condição será o que buscaremos”.

Candidatos próprios

Cortejado pelo PT para estar no mesmo palanque e pelo PMDB, pois ocupa cargo no governo estadual, o Partido Verde estuda lançar o nome do diretor de Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich para a eleição de 3 de outubro. “É um dos nomes mais respeitados dentro do PV. Acredito que ele será nosso candidato”, disse o presidente estadual do partido e secretário especial de Controle Interno do governo Requião, Melo Viana. Com pré-candidata à presidência da República, uma candidatura própria do PV no Estado seria fundamental para dar mais espaço a Marina Silva no Paraná.

PSOL, PSTU e PCB também devem lançar um candidato ao governo. Os partidos pretendem reeditar a “Frente de Esquerda” nas eleições de outubro e já iniciaram a construção de uma candidatura. O PSOL ofereceu os nomes de Luiz Felipe Bergmann e Walmor Venturini para concorrer ao governo.


14 comentários

  1. DNIT
    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 – 13:52 hs

    Se o Giacobo não apoiar o candidato do lula é capaz de o presidente dar umas palmadas nele. Oq ele conseguiu liberar no DNIT não é brincadeira. Esse PR é exemplo de sacanagem com dinheiro público.

  2. CLOVIS PENA -
    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 – 14:51 hs

    No Paraná deste 2010, a máxima é ESPERAR.
    Pelo carnaval, pelo fim de um governo, pelo início do outro.
    Pela páscoa, e pelo Beto.
    Pela posse de Pessuti, que segundo diz, vai praticamente “assinar em baixo”.
    Pela copa do mundo e pelo Osmar, quem sabe, definido.
    Pela eleição, quando só então Álvaro vai acomodar-se.
    Pela posse do novo, quando o discurso do velho vai tentar aniquilá-lo. E a partir de 2011, não só esperar mas com muita fé contribuir para uma gestão de sucessos.
    Embaraços governamentais, decisões de grande repercussão erradas, podem prejudicar anos e custar muito caro para os contribuintes.
    Assim, pelo teu Estado, mantenha-se otimista diante do que não pode mais ser mudado. O teu mais relevante gesto para mudar o que for necessário, está reservado para o início de outubro.

  3. Fernando
    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 – 17:22 hs

    O PSC também não vai deixar de apoiar o Osmar, afinal, até então o Dep. Federal Ratinho Jr. é um homem sério e vem acompanhando o Osmar, e não tem por tendencia a trairagem como tantos outros…

  4. DNIT
    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 – 19:52 hs

    O Ratinho é outro que é dep faz anos e não faz nada de atraente pelo paraná.. e só conta com a mamata financeira do pai, se não não era nem sindico do predio dele.mamaram nas tetas do governo federal e agora vão apoiar o cara que tambem como senador a 20 anos não fez nada pela historia do Pr.. sai fora seus urucubacas sem meritos

  5. salete cesconeto de arruda
    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 – 22:48 hs

    E o Lauro – o do branco – com aquela propaganda LINDA – tão bem feita – que dava inveja em candidatos grandes – VAI COM QUEM???!!!
    Tentem adivinhar…

  6. CAIÇARA
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 1:32 hs

    Tão cuzinhando o ‘Urtigão’ como quem cuzinha carangueijo em água fria.

    Se liga véio! Só você não vê.

  7. henry
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 11:35 hs

    ERA BEM DESSE APOIO QUE O SENADOR ESTAVA PRECISANDO PRA “ganhar” A ELEIÇÃO… Só rindo rsrsrsrs!!!

  8. Amilton
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 12:26 hs

    O deputado Fernando Giacobo está assaltando os cofres públicos, pegando a parte dele (30%) em todas as estradas do estado. Sem falar que ele é conhecido por suas relações com o tráfico de “tudo” aqui na região de Foz.

  9. Carlos Eduardo
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 12:39 hs

    O giacobo é o deputado do parana mais pilantra. esse cara tem cada historia de arrepiar. faz uma de bom moço e apronta muito por debaixo dos panos. só que o povo sabe das suas historias e a cada eleiçao sabe mais. o passado do cara compromete muito.

  10. pedro
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 14:51 hs

    o apoi que realmente o osmar tem e do povo do PR.

  11. Anônimo
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 14:56 hs

    O Dep. Giacobo e Ratinho Jr são bons deputados o exemplo é minha cidade que eles ajudam sempre e sempre estão em contados com nós vereadores representantes do povo. O povo tem cuidar com os deputados dos partido do panetones que é coligado com o partido dos poderosos dos tucanos, que querem meter a mão.

  12. Juliano
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 14:57 hs

    O Dep. Giacobo e Ratinho Jr são bons deputados o exemplo é minha cidade que eles ajudam sempre e sempre estão em contados com nós vereadores representantes do povo. O povo tem cuidar com os deputados dos partido do panetones que é coligado com o partido dos poderosos dos tucanos, que querem meter a mão.

  13. Flavia
    quarta-feira, 28 de julho de 2010 – 18:03 hs

    Certas pessoas que andam comentando que o deputado Fernando Giacobo não é um bom deputado com certeza nunca teve um problema de saúde em sua famila….

  14. Flavia
    quarta-feira, 28 de julho de 2010 – 18:04 hs

    Região sudoeste como Realeza, Capitão, Pato Branco apoia totalmente o melhor deputado da regiãooooo….Fernando Giacobo….

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*