Onze empresas de 3 consórcios participam da primeira licitação do transporte coletivo de Curitiba, cuja sessão pública para recebimento de documentação e propostas técnica e de preço aconteceu nesta quinta-feira (25), no auditório da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs).
“Esta sessão pública é um momento histórico na trajetória do transporte coletivo municipal e da própria cidade, por se tratar da primeira licitação da operação do sistema de transporte de Curitiba, considerado referência internacional no setor”, disse o prefeito Beto Richa.
Os três consórcios participantes são: Pontual, com as empresas Glória, Marechal, Mercês e Santo Antônio; Transbus, com as empresas Redentor, Araucária e Expresso Azul; e Pioneiro, com as empresa Sorriso, Tamandaré, São José e CCD.
Na abertura da sessão, o presidente de Urbs, Marcos Isfer, destacou a importância da licitação. “É um processo que visa, principalmente, a garantir a qualidade do sistema para a população, e que está acontecendo graças a firme determinação do prefeito Beto Richa.”
A concorrência combina os critérios de melhor técnica e menor custo quilométrico, visando a menor tarifa para a Rede Integrada de Transporte (RIT). Na sessão de abertura, somente os envelopes de documentação foram abertos. Os envelopes de propostas técnica e de preço irão para análise da comissão de licitação.
A licitação, na modalidade Concorrência (005/2009), prevê a operação de todas as linhas de transporte coletivo de Curitiba. São 250 linhas do sistema principal e 52 complementares – Linha Turismo e Sistema Integrado de Transporte do Ensino Especial (Sites). São do sistema principal as linhas Expresso, Direta (Ligeirinho), Interbairros, Troncais, Alimentadoras, Convencionais e Circular, divididas em três lotes. No total, é previsto o atendimento, em dias úteis, de 1.836.704 passageiros, com uma frota operante de 1.399 ônibus. O sistema tem 21 terminais e 315 estações tubo.
A licitação prevê outorga de concessão onerosa de R$ 252 milhões, com prazo de concessão de 15 anos renováveis por mais dez anos desde que sejam feitos investimentos relevantes em bens reversíveis ao sistema de transporte coletivo de Curitiba.
16 comentários
Resumindo…..
Fica tudo como esta, continuam os permissionários !!!!
Porem, aguardem aumentos da tarifa, para a URBS quitar seus débitos.
Essa licitação me lembrou o tiro no pé dado por Requião quando era prefeito, e tentou romper com os empresários, comprou onibus e acabou entregando aos mesmos empresário que pretendia derrubar.
ESPERAMOS QUE O VENCEDOR OU VENCEDORES DA LICITAÇÃO,,MELHOREM AS CONDIÇÕES DE DESAFOGAR OS ONIBUS LOTADOS ,,E VALORIZEM MAIS O SER HUMANO,,MOTORISTAS E COBRADORES………………….
será que tudo isso é para inglês ver? O Jairo Marcelino foi cobrador e chegou a vereador com apoio do grupo Gulin, é o Lula paranaense, foi até vendedor ambulante, segundo a lenda.
Uma coisa é certa nessa butija rola muita grana, não é conta prá quem tem só o primário. Em curitiba deve circular acima de 800 mil passageiros diário. O povão agradece se aumentarem o número de ônibus aos domingos, baixaram o preço, porém, também diminuiram os ônibus, parece conta de turco.
Ou seja, as únicas participantes foram as velhas de sempre.
Mais uma farsa, assim como as dos radares. Que a única habilitada técnicamente, de todo o Brasil, foi a Consilux.
TRUCO!!!
só uma simples perguntinha, estas empresas doaram pra campanha do beto richa para prefeito ?
por curiosidade ….o grupo Gulin é dono e/ou acionista de quantas destas empresas???
Me engana que eu gosto !!!
Vou de taxí como dizia a gostosinha da Angélica.
E TINHA GENTE QUE AINDA ACREDITAVA QUE SERIA UMA “LICITAÇÃO ABERTA”…COM CERTAME SEM NENHUM “VICIO” PARA PRESTIGIAR AS EMPRESAS DO CCT (CARTEL CURITINAO DE TRANSPORTE)……É O TRANSPORTE PARA OS CABOS ELEITORAIS DO BETO XUXU ..TA GARANTIDO!!!
Tá tudo dominado, só não vê quem não quer. Todo mundo juntinho na divisão de um receita oriunda de mais de oitocentas mil passagens diárias. Soccorro!!!!!!!
Eu Duvido que no dia ou na vespera da abertura da licitação vai ter uma liminar impedindo a abertura dos envelopes!! Como na maioria das licitações da prefeitura como a do lixo por exemplo!!!!
TIRARAM DENOVO MEU COMENTARIO
NÂO QUEREM SABER DA VERDADE NÉ SE FABIO
VOU DIZER DENOVO O RICHA VAI DEIXAR AS QUE AI
ESTÂO POIS TEM O RABO PRESO E NO FIM DO MES SOBRA UM POUCO PARA ELE DEIXAR ELES NOS TRASPORTAR COM SUPER LOTAÇÂO
FOI POR ISSO QUE VOCE TIROU MEU COMENTARIO
FABIO
Me engana que eu gosto.
Caro “Azeite quente”, não devemos escrever coisas que não temos certeza !!
Colocar o nome de uma pessoa, baseado em “lenda”….
Faço a sugestão do senhor procurar conhecer a pessoa do Vereador, tenho certeza que seu modo de pensar vai mudar !!!!
Venha até bairro Barreirinha, e conheça o trabalho do Vereador Jairo !!!
Você não vai noticiar neste blog que a justiça impediu o prosseguimento da licitação do transporte coletivo por verificar diversas falhas no procedimento?
Loures, você tem bola de cristal ?
poderia me mandar por email os 6 numeros da mega sena ?
Obrigado !!!