O procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto foi eleito para recondução ao cargo de procurador-geral de Justiça, em votação realizada nesta terça-feira (23). Candidato único, ele recebeu 89% dos votos válidos: 495 votos de procuradores e promotores de Justiça, dentre os 558 registrados. Houve 41 votos em branco e 22 nulos.
A eleição, realizada via eletrônica, transcorreu das 9 às 17 horas. Até amanhã (24), o resultado será encaminhado oficialmente ao governador do Estado, autoridade que tem a prerrogativa constitucional de fazer a escolha do procurador-geral dentre os indicados pela Instituição.
Com a recondução para a gestão 2010-2012, Olympio será procurador-geral de Justiça pela quarta vez. Ele ocupou o cargo, anteriormente, nas gestões 1994-1996 e 1996-1998.
Atual presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), cargo que assumiu em outubro de 2009, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, nasceu em Curitiba. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (1971-1975), ingressou no Ministério Público Estadual em 1977. Foi Promotor de Justiça nas comarcas de Castro, Jaguariaíva, Ribeirão Claro, Congonhinhas, Palmeira, Paranavaí, Ponta Grossa e Araucária. Em Curitiba, atuou na Vara da Infância e Juventude e também junto à Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos e Garantias Constitucionais. Coordenou os Centros de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente e Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência. Lecionou Direito Penal e Direito da Criança e do Adolescente em várias instituições de ensino da capital.
Dono de um vasto currículo, com atuação destacada na área da infância, foi colaborador na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente. Presidiu a Comissão Estadual de Estudos sobre o Menor em Situação Irregular e a Associação de Juízes de Direito e Promotores de Justiça da Infância e Juventude do Estado do Paraná. Integrou, ainda, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, assim como o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Também foi membro do Conselho Permanente dos Direitos Humanos do Estado do Paraná (COPED). É integrante da diretoria da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e da Juventude e do Comitê Brasileiro de Juristas Pró-Convenção Internacional dos Diretos da Criança, bem como da Secção Brasileira do D.C.I (Defesa das Crianças – Internacional).
A posse como procurador-geral de Justiça para a gestão 2010-2012 será realizada no início do mês de abril.
12 comentários
um político no cargo de procurador-geral de Justiça e só !!!!!!!!!!!
Pergunta: Por que na América do Norte e no Reino Unido, bandido menor de 15 anos pega cadeia e tem q trabalhar?
Nada contra o insígne e respeitável procurador, mas, aponte-se alguma apuração relevante contra atos irregulares ou ímprobos emanados dos centros dos poderes públicos estaduais, denunciados á farta por autoridades e pela mídia, nas gestões mencionadas ?
RESPOSTA pra Guardalupe : Esses países trocam a mão de obra de trabalhadores por crianças para diminuir o custo de produção e lucram ainda mais. No Brasil não se substitui a mão de obra porque já existem desempregados demais .
Sr.Olimpio,por favor mostre como se faz Justiça,pois há tempos que não vemos resultados,só salários exorbitantes como no Tribunal de Justiça. Socorro,à quem recorremos? Só à DEUS?
Haha…boa essa do Requeijão.
Pode ir lá pra Venezuela ajudar o Micomandante Chavez a inventar fantasias, como a do terremoto do Haiti provocada por uma explosão dos americanos.
Kkkkkkkk
Mas valeu pela piada.
Isso é que tem de mudar…A justiça deve decidir por si só….sem aval dos demais poderes….tudo rabo preso….
Requeijão, a minha pergunta não tem nada a ver com exploração de trabalhador, muito menos trata de mão de obra infantil!
Pelo menos penso eu.
Obrigado.
Outra coisa, Alguem já bebeu água quando esta bem hidratado ou sem sede?
Certo cargos ou poderes, se parecem a isso!
Mais uma vez, alguém vai ser empossado a um cargo tão importante por indicação política. Nada contra a pessoa do indicado, no entanto, fica suspeito qualquer situação em que o denunciado passe a ser a pessoa do Sr. governador. Isto tem de mudar neste país, pois qualquer ato passa a ser suspeito.
Está uma pessoa séria e competente. Parabéns Doutor Olimpio!
Mostra-nos as obras e conhecerás os homens !!!!!!
…
. Falta de creches em Curitiba !
. Fechamento de creches/pré-escolas na adm pública do PR ! Falta de estrutura e operacionalização da Defensoria Pública do PR !
. Jovens inocentes mortos por policiais militares e nada de investigação !
. Cidadãos presos inocentemente e que amargam meses e até anos nos presídios !
. Omissão da adm pública com a segurança pública dos cidadãos !
. etc, etc, etc e etc.
Assim, resta-nos perguntar: Para que serve o MPPR – Ministério Público do Estado do Paraná ?
Será o mais atrasado, conservador e inoperante do Brasil ?