Não resgatarás jamais | Fábio Campana

Não resgatarás jamais

A cada carnaval há quem diga que estamos a resgatar a alegria da grande festa popular brasileira, enquanto o espetáculo vai se enriquecendo em mesmice e vulgaridade.
O tempo, como se sabe, galopa. Se valer a pena resgatar alguma coisa será para compreender onde e porque erramos, conforme o salutar exercício da experiência, estabelecida na sequência de cabeçadas.
É impossível voltar a uma noite dos tempos em que o morro carioca descia para o asfalto metido em roupas setecentescas, cortadas e costuradas por um ano a fio, e o povo vivia três dias de deslumbrada folia em bailes e corsos.
Havia uma compostura e uma coerência hoje inatingíveis. Prevalece agora a grana ilegal dos bicheiros e de outras contravenções para alimentar a repetição paulificante e embrutecedora dos desfiles, a escalada de grosseria, um debate aviltante em torno da nudez, e um fenômeno assombroso de preguiça coletiva que toma conta de uma nação em peso, sempre pronta a encontrar pretextos para deixar de trabalhar por dez dias redondos.
Difícil está ficando resgatar – e aí sim, valeria a pena – os ritmos negros que fazem notável toda a músi-ca de um povo aparentado com a África, a música nascida da desgraça de um transplante forçado como a flor rara de um espinheiro.
O patético é perceber que esse espetáculo degradante virou modelo para os carnavais de todo o país. Matou algumas manifestações da cultura local e impôs a idéia do desfile de escolas de samba, de forma grotesca, ridícula, como é grotesca toda imitação barata.
Assim não se resgata coisa alguma. O carnaval foi a expressão de algo que subia das entranhas de um povo. Mas o que aí está, exibido exaustivamente no vídeo, já não tem nada a ver com coisa alguma. É algo que não se recomenda resgatar, jamais.


12 comentários

  1. Karina
    sábado, 13 de fevereiro de 2010 – 13:48 hs

    Tudo agora é pop!

  2. ▄▀▄†Ψ REQUEIJÃOΨ†▄▀▄™
    sábado, 13 de fevereiro de 2010 – 13:49 hs

    Todo carnaval chove nas praias do Paraná – é a maldição jogada contra a terra de conservadores do DemoPSDB.

  3. CAUDIO
    sábado, 13 de fevereiro de 2010 – 15:22 hs

    Belo texto , ainda mais para um dia sem assunto

  4. Obvionildo
    sábado, 13 de fevereiro de 2010 – 19:22 hs

    O carnaval por todo o Brasil é uma grande festa, uma recreação coletiva e um GRANDE NEGÓCIO !

    É a indústria do entretenimento e da alegria de alguns milhares que beneficia muitos milhões !

    Queiramos ou não é isso !

  5. Jango
    sábado, 13 de fevereiro de 2010 – 19:53 hs

    Bela e percuciente crônica, Fabio.
    Mas o Carnaval não poderia deixar de retratar aquilo em que se transformou a sociedade brasileira, que lamentavelmente cresce moral e socialmente quase que somente na exacerbação da mediocridade. Carnaval, futebol e eleições estão aí para mostrar. Existe reação a este quadro, mas ainda não consegue suplantar a corrente contrária. Sob a batuta do Lullalá o brasileiro parece só pensar no ponto “g”, mas “g” de gaiato.

  6. Raquel
    sábado, 13 de fevereiro de 2010 – 21:16 hs

    CARNAVAL:UMA FESTA TRIBAL…..
    Afinal um monte de nativos pelados pulando ao som de bumbos…é festa de tribo. Festa de povo subdesenvolvido para o qual a bebida, as drogas e o sexo são a base da vida.

    O MELHOR LUGAR DO “BRAZIU” NESTA ÉPOCA É A MINHA CURITIBA!!!!!

  7. Wilson
    domingo, 14 de fevereiro de 2010 – 10:08 hs

    Os terreiros de samba sob a proteção dos orixás deixaram de existir e em seus lugares surgem os salões de baile nos barracões das Escolas de Samba, onde os gringos sem remelexos tentam os passos sob a proteção dos bicheiros.

    Desafricanizaram o carnaval e o transformaram em um grande espetáculo para “gringos” e demais turistas verem!

    Os enredos tentam matar a África presente em cada um de nós ao a transformar em algo bucólico, em um saudosismo distante!

  8. Wilson
    domingo, 14 de fevereiro de 2010 – 10:11 hs

    Do you like samba

    Marcelo Duran

    Do you like samba
    i like you too
    if you love the samba
    i love you

    Pra poder cantar meu samba
    já estou de perna bamba
    de tanto esperar
    pra você me entender
    até inglês fui aprender
    pra poder me comunicar

    Eu conheço muita gente
    que querendo ser pra frente
    bota a cara pra quebrar
    compra disco estrangeiro
    pensando que é brasileiro
    e vai pra casa escutar

    Por favor não me leve a mal
    mas não entendo pessoal
    alguém tem que me explicar
    ouve Rock o ano inteiro
    quando chega fevereiro
    vai pra escola desfilar.

  9. joão maria
    domingo, 14 de fevereiro de 2010 – 10:31 hs

    Acabaram com o carnaval…a mídia deu espaço para ritmos que não tem nada a haver com o carnavam e deu no que deu…o brasil conseguiu acabar com a sua maior festa e única no mundo…ja fazem mais de 10 anos que não sei o que é baile de carnaval e tambem não assisto nem a televisão pois é tudo igual e só sei uma coisa…o que vejo não é mais carnaval.

  10. Segurança da NOite
    domingo, 14 de fevereiro de 2010 – 10:31 hs

    FHC atira em Dilma, e abate 2 tucanos com um tiro só: Serra e Aécio

    A declaração do ex-presidente demo-tucano Fernando Henrique Cardoso (FHC) dizendo que topa concorrer contra Dilma Rousseff, se José Serra desistir, foi um verdadeiro tiro nas candidaturas de Serra, e no plano “B” dos tucanos: Aécio.

    FHC acabou confirmando o que nenhum outro tucano de alta plumagem confirma. Pelo contrário, faz tudo para esconder e desmentir: que José Serra (PSDB/SP) cogita desistir da candidatura presidencial.

    A confirmação da possibilidade de desistência, enfraquece a tentativa demo-tucana de atrair lideranças estaduais para os palanques de Serra.

    Afinal que candidato a governador ou senador vai amarrar seu futuro eleitoral a um candidato de futuro incerto, que não sabe ainda o que quer?

    Aqui no Paraná isso fica claro, quando Beto e Alvaro fingem que “não se entendem” , sobre quem vai ser o candidato, mas na verdade estão é dando um tempo para ver se o Zé “Pedágio-Alagão”Serra se consolida como candidato…

    O mesmo faz Osmar…deixando Dilma crescer para puxar parte da direita junto com ele, pois “frente ao estupro inevitáveor é, o melhor seria para ela, a direita, relaxar e gozar as benesses de continuar sendo governo”, mesmo no governo da Dilma…

    E FHC foi além: também detonou Aécio. O demo-tucano de Minas, faz tudo para desviar o foco do passado, e concentrar seu discurso num “pós-Lula”. Mas o falastrão FHC estraga toda a estratégia e descontrói esse discurso, quando prega seu péssimo governo como se fosse uma “boa credencial” para a volta dos tucanos ao poder.

    Por mais que se esforçassem, o PT inteiro não conseguiria fazer tanto estrago em tão pouco tempo nas candidaturas de Serra e Aécio, como fez FHC. Para ter uma idéia do estrago, basta ver teor das notícias que começam a correr o Brasil, nos jornais locais. É um Deus-nos-acuda, com candidatos locais “com o ….na mão”em apoiar um candidato a presidente que nào se assume, em queda livre…

    Já falei a você, Esmael: pesquisas agora, sem Lula apontar seu candidao no Paraná, não valem m……nenhuma!

    Por isso sou das que ainda acham que o PT poderia e deveria ter candidato ou candidata própria ao governo do Paraná.

    A debilidade nacional demo-tucana pede isso.
    Não há razão para temer isso no primeiro turno, mesmo que o PT tenha que fazer um compromisso com Osmar e com Pessuti de apoiarem todos, aquele que for para o segundo turno contra o candidato tucano.

    Que me desculpem o Paulo Bernardo e a Gleisi, mas não vejo o PT tão mal no PR que depois de 30 anos, com a aprovação que conta Lula até aqui no PR,( entre 55 e 63%) , não possa ter um candidato próprio no Primeiro Turno…( se fosse só um turno, tudo bem, eu até concordava).

    É isso Fábio!

  11. Notus Ferrão
    domingo, 14 de fevereiro de 2010 – 10:36 hs

    Neste mundo globalizado onde as tendências culturais se interagem, torna-se inevitável a contaminação. Porém, cabe à cada um o exercício do livre arbítrio.

  12. salete cesconeto de arruda
    domingo, 14 de fevereiro de 2010 – 12:40 hs

    Caramba!
    Só agora percebi
    O FHC ao dizer isso pensa estar tirando o foco do Serra e do Arruda.
    É isso!
    O cara está achando que de fato é “O príncipe”
    Vai se dar mal.
    Lula – de Maquieval – no bom sentido – sabe tudo.
    Bobo de quem ainda acha que só banco de faculdade da conhecimento e desperta – quando a pessoa já a possui – SABEDORIA.
    SABEDORIA – segundo Sócrates – o filósofo – é uma coisa que já nasce dentro da GENTE – DESDE SEMPRE. Basta o método correto para trazê-la para fora e colocá-la em movimento.
    E quem teve mais perguntas e respostas a serem respondidas durante toda a vida?!
    Apostem suas fichas.
    Aceitamos SOFISTAS – desde que sejam os do princípio.
    Pois: CANALHAS TAMBÉM ENVELHECEM!
    Ou não?!
    Sei.
    Essa fica para o filósofo Caetano.
    A verdade é que o FHC vai ficar falando sozinho ou respondendo cartinhas enquanto Lula e Dilma vão crescendo.
    Já notaram?
    Quanto mais batem – mais a DUPLA CRESCE?!
    SEM CONTAR A ONDA MULHER QUE JÁ PEGOU E POUCOS PERCEBEM. ANDEM NAS COMUNIDADES POBRES.
    Mulher SEXUALMENTE BEM RESOLVIDA não vota em galã de novela.
    Mexicana!
    Sei.
    Dá para dublar.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*