Lula pode retornar em 2014? 'Sem dúvida', diz Dilma Rousseff | Fábio Campana

Lula pode retornar em 2014? ‘Sem dúvida’, diz Dilma Rousseff

De Josias de Souza na Folha Online

Convertida em presidenciável oficial do PT, Dilma Rousseff tornou-se a personagem da semana. Caminhara à sombra de Lula. Agora, no dizer do próprio presidente, terá de descer ao gramado da sucessão “com as próprias pernas”.

Para onde caminharia o Brasil caso Dilma fosse eleita em outubro?, eis a pergunta que o eleitor começa a fazer aos seus botões. Em busca da resposta, os repórteres Eumano Silva, Guilherme Evelin e Helio Gurovitz foram à presença de Dilma.

Entrevistaram-na por quase duas horas na última quinta (18). O resultado foi às páginas da revista Época.

Neste sábado (20), ao discursar no Congresso petista que consagrou a candidatura de Dilma, Lula disse que, eleita, sua pupila não exercerá um “mandato tampão”. Deseja para ela dois mandatos.

No curso de sua entrevista, a candidata foi instada a comentar o papel que teria Lula num hipotético governo Dilma. “Acho que o Lula seria um dos melhores conselheiros que alguém poderia ter”.

Trabalha com a hipótese de que Lula possa disputar a presidência em 2014? “Sem sombra de dúvida, ele pode”. Para ela, “Lula chegou a um ponto de liderança pessoal, política, nacional e internacional, que o futuro dele é o que ele quiser”.

Vão abaixo outros trechos da entrevista:

1. Dotes pessoais: “Uma das coisas que me credenciam para ser presidente é que conheço hoje o governo brasileiro de forma bastante circunstanciada, precisa”.

2. Teoria do poste: “Você acha que, como ministra-chefe da Casa Civil, eu sou um poste? Duvido que os grandes experientes em gestão tenham o nível de experiência que eu tenho. Duvido”.

3. Estado na economia: “Somos contra a privatização de patrimônio público ou de estatais como Petrobras, Furnas, Chesf, Eletrobrás, Banco do Brasil, a Caixa”.

4. Estado X iniciativa privada: “Nos anos 50, o Estado empresário tinha lá sua função. Não tinha todas as empresas estruturadas. Como alguém em sã consciência, em pleno século 21, em 2010, pode falar que o Estado brasileiro vai ser empresário? Isso é um equívoco monstruoso”.

5. Privatizações da era FHC: “Não chegou a ser tão danoso como foi para países vizinhos, porque não conseguiram fazer tudo. Mas pegaram a Petrobras e começaram a tentar reduzi-la a uma dimensão menor. […] Achamos estranha aquela história do nome Petrobrax. Era uma tentativa de abrir o capital mais do que devia. […] As intenções são muito claras!”

6. Venda da Vale e das teles: “Com as teles, acho que foi diferente. Em relação à Vale, vamos ter de fazer exigências a respeito do uso da riqueza natural. Isso não significa reestatizar. Ela pode ser privada, desde que submetida a controles”.

7. Bolsa Família: “[…] Quando chamam o Bolsa Família de ‘bolsa-esmola’, é porque veem a política social como uma coisa ultrapassada. […] Não dá para falar: ‘Eu fiz o Bolsa Família antes’. Ah é? Fez para quantos?”

8. Gostou de ser chamada de ‘companheira de armas’ por José Dirceu? “Ele estava fazendo para mim um cumprimento. […] Havia várias características nas diferentes organizações de esquerda. A minha fazia certa crítica às ações armadas, principalmente assaltos a banco. […] Não fui condenada por ação armada, porque não a pratiquei”.

9. Combate à ditadura: “Minha geração experimentou a pior cara da ditadura […]. Então, alguém que acreditava que seria possível a democracia naquele período era ingênuo. […] Esse processo vai levar à minha prisão, em 1970. […] Quando você está na cadeia e vê tortura, morte e o diabo, o valor da democracia e o direito de expressão e de discordar começam a ser cada vez mais um valor intrínseco”.

10. Revisão da Lei da Anistia: “Essa é uma questão que está no STF. O que o Supremo decidir tem de ser acatado por todos. Agora, uma coisa é uma atividade de violência de pequenos grupos […]. Outra coisa, muito diferente, é a violência do Estado, porque é desproporcional. […] Fui condenada e cumpri pena maior do que minha condenação. Ninguém me ressarciu de nada”.

11. Venezuela e imprensa: “[…] Não queremos cercear, controlar o conteúdo de jornais ou fazer nada similar. Mas não nos relacionamos com países exportando nosso modelo para ninguém […]. A Venezuela é uma realidade, nós somos outra. Temos uma relação com a Venezuela […]. Temos também uma relação com o presidente Álvaro Uribe [Clômbia], que está pedindo o terceiro mandato – e não tenho visto por aqui ninguém questionando o terceiro mandato dele”.

12. Irã e a bomba: “Depois da Guerra do Iraque, temo muito essa história de que o Irã está fazendo isso ou aquilo. Se você não der uma abertura para o diálogo com o Irã, você vai isolá-lo. […] Não deu muito certo a política de invadir o Iraque e do Afeganistão, deu?”

13. Aborto: “Sou a favor de que haja uma política que trate o aborto como uma questão de saúde pública”.

14. Drogas: “Não podemos tratar da questão da droga no Brasil só com descriminalização. Estou muito preocupada com o crack. […]A questão da droga no século 21 é muito diferente daquele tempo de Woodstock, que tinha um componente libertário. […] A não ser que a gente tenha um avanço muito grande no controle social da droga, fazer um processo de descriminalização é um tiro no pé”.


17 comentários

  1. Valéria
    domingo, 21 de fevereiro de 2010 – 12:23 hs

    É preciso ser muito sem noção para acreditar no que dizem estes dois! pelamordeDeus né?!

  2. Anônimo
    domingo, 21 de fevereiro de 2010 – 12:37 hs

    Dilma Tampax ou Dilma OB: apenas um tampão esperando a volta de Lula??? por isso todos eles vestem-se de vermelho.

  3. Vigilante do Portão
    domingo, 21 de fevereiro de 2010 – 12:39 hs

    Claro que pode, se o manganão estiver vivo.
    Se bem que o Álcool conserva…
    Agora, não pode ser muito, como aquele dia da “crise de pressão alta” kkk
    A foto que tiraram do “companheiro Lula” chegando ao hospital, não deixa a menor dúvida: Era coma alcoólico mesmo, isso eleva a pressão arterial (tenho pressão alta, sei como é). Podem notar, os olhos parados são reveladores, foi a purinha, danada, Da. Maristela descuidou e o cara passou da conta.

  4. LEONEL TUCUNARÉ
    domingo, 21 de fevereiro de 2010 – 13:21 hs

    Para o Lulla ter uma vaca de presépio, só falta o presépio.

  5. CLOVIS PENA -
    domingo, 21 de fevereiro de 2010 – 13:59 hs

    Sim. Neste caso o mandato de Dilma, se houver, será considerado “tampão”. E em 2014, teremos o Lulávez, com Zé & Cia. Meirelles, para alegria de Requião, será definitivamente o ministro da economia, englobando o de defesa. Sai de baixo !!
    —————————–
    E o tucanto ! Não sabe o que fazer !!!!
    Serra estará agora ocupado em socorrer o tal prefeito do DEM e pode se borrar junto !
    Olha ! Talvez seja melhor considerar a hipótese do Ciro….

  6. Creteus
    domingo, 21 de fevereiro de 2010 – 13:59 hs

    Como dizia o Grande André Leono:
    “A Pretensão é a Maneira de Pensar dos Ditadores e Idiotas”!

  7. domingo, 21 de fevereiro de 2010 – 16:57 hs

    O AMANHÃ…..SÓ Á DEUS PERTENCE,,,,,NÃO COMECEM SE ACHAR-REM ONIPOTENTES,,,,,E NEM IMORTAIS ISSO NÃO ESCXISTE´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

  8. Lela
    domingo, 21 de fevereiro de 2010 – 22:00 hs

    Dá-lhe Dilma…firmeza é tudo! Quem pode confiar nesses tucanos que ainda não conseguiram sequer achar o ninho? Parecem um bando de tontos! Não conseguem governar o próprio partido, querem governar o quê?

  9. c lima
    segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 – 7:28 hs

    Depois de 7 anos de desespero, histeria, exageros e milhares de e-mails e blogs anônimos e colunistas pagos com as teorias mais mirabolantes e atacando sistematicamente o Lula de todas as formas possíveis e imagináveis, os reaças derrotados desistiram de tentar derrubar o Lula e agora voltam todas as suas armas contra a Dilma. Se antes tudo de ruim era culpa do Lula, agora é culpa da Dilma. Se qualquer notícia boa era armação do Lula, agora é armação da Dilma. Se antes era o passado sindicalista do Lula que assustava a “gente de bem”, agora é o passado guerrilheiro da Dilma que deixa as carolas e os hipócritas de cabelo em pé. Se antes era a “ignorância” do Lula que deixava a nossa classe mérdia horrorizada, agora é a “arrogância” da Dilma. Enfim… Para os reaças, a Dilma já é a sucessora do Lula.

  10. Estatística
    segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 – 9:51 hs

    Mas se o Lulla voltar como vai dizer que os problemas são do governo anterior? Ou vai fazer como o Rei e dizer que TUDO que acontece é culpa do FHC?

    Quanto à cara do Lulla entrando no hospital: resolveu experimentar guaraná escondido e deu nisso. Faltou combustível.

  11. CAÇADOR DE PETISTAS - CUIDADO
    segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 – 10:26 hs

    DILMA: FRACA, INSEGURA E PERIGOSA

    O Brasil está caminhando sim para o totalitarismo. As condições estão criadas. Só não vê quem não quer: órgãos públicos inteiros, sindicatos, universidades, tudo que diz respeito ao Estado foi aparelhado e silenciado.

    Não vale a pena insistir na ilegalidade e, sobretudo, na profunda imoralidade desta operação levada a cabo pelo governo. Cumpre apenas chamar a atenção para um fato: é a primeira vez na história da República que estão tentando suprimir com dinheiro público a liberdade de expressão, que a Constituição claramente garante.

    Só veículos de informação que aprovam, defendem e bajulam o governo estão sendo preservados. Aliás, cabe afirmar, a propósito, que nunca se viu ódio tão obsessivo à discordância, por pequena que seja, ou a qualquer Oposição ativa.

    O desapreço pela democracia do presidente Lula da Silva não basta para explicar tamanho autoritarismo. A verdade é que este comportamento do governo é produto direto da ação política de Dilma Rousseff que conta com a colaboração de dois escudeiros: Franklin Martins e Marco Aurélio Garcia.

    Dilma Rousseff não consegue tolerar a convivência democrática porque é, na verdade, insegura, fraca e perigosa. Tão fraca que vive perdida no mundo imaginário da propaganda do governo.

    Ao contrário de Lula da Silva que vê o mundo com esperteza e distanciamento, ela acha que é portadora da mensagem ideológica marxista que vai salvar o Brasil.

    Desde que foi eleito, Lula da Silva simplifica todas as opiniões que tem sobre o país e faz melodrama sobre os fatos. Age como ator na frente do palco, enquanto nos bastidores permite que o Estado se transforme em instrumento do seu partido, o PT.

    Dilma Rousseff é jogo mais pesado. A democracia, que Lula usa em favor do PT e que tanto beneficiou a ele e seus companheiros sindicalistas, não faz sentido algum para ela. Democracia, no ponto de vista de pessoas ideológicas como ela, é só obstàculo que tem de ser banido.

    O descompasso entre Dilma Rousseff e o regime democrático é tão grande que se ela entrar mais no comando da República a democracia brasileira vai desaparecer. Só não vê quem não quer!

    ACORDA BRASIL

  12. ZUADU
    segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 – 12:29 hs

    É LULA DI NOVU…

  13. OSSOBUCO
    segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 – 14:22 hs

    Ô Caçador de Petistas, já passou da hora de tomar seu remedinho para tratamento de oligofrenia!

  14. Adriano
    segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 – 16:05 hs

    Que bom, aguardaremos com ansiedade sua volta. Maior presidente deste país.

  15. CAÇADOR DE PETISTAS
    segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 – 19:58 hs

    AO OSSOBUCO

    Inicialmente vale salientar de que não sou partidário do PSDB ou de qualquer outro partido político.

    Segundo: Desculpe a sinceridade mas, você deveria se chamar cabeça dura.

    Rapaz, tudo o que eu disse é real basta vocês pesquisar mais sobre as intenções do maldito PT de DILMA.

    Procure saber o que foi tratado na Convenção do PT do sábado passado e verá que Lula é um esquerda moderado ou melhor da direita, não fosse isso, não teria seguido linha a linha o plano de FHC.

    Porém, não podemos esperar o mesmo de Dilma.
    Dilma, se assumir o poder colocará em prática o plano inicial do PT de 20 anos atrás, ou você acha que os comunistas da época, ficarm bonzinhos.

    OSSOBUCO, esta na hora de você colocar seus neurônios a funcionar, se é que tem.

    No mais, eu não me preocupo em tomar remédio não, procuro é entender a situação política atual pra não me deixar levar por balelas, este papo furado que lula e Dilma tem e consegue manipular pessoas como você.

    ACORDA CABEÇA DURA.

  16. Nei
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 – 2:01 hs

    Dilma é a garantia de que o FMI não voltará a administrar o país, nem tão pouco, que vamos pedir dinheiro a ele. Dilma é a continuação de um governo que, alem do progresso e desenvolvimento, tambem nos devolveu a dignidade, perdida na administração do sociologo retarado e traidor.

  17. terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 – 8:08 hs

    E um absurdo esse pessoal do PT está querendo fazer com o POVO BRASILEIRO em querer por goela a baixo esse TERRORISTA de 5ª como Presidente da Republica , qual é a experiencia que essa mulher tem para assumir um cargo do tão grande responsabilidade .

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*