De Josias de Souza na Folha Online
Convertida em presidenciável oficial do PT, Dilma Rousseff tornou-se a personagem da semana. Caminhara à sombra de Lula. Agora, no dizer do próprio presidente, terá de descer ao gramado da sucessão “com as próprias pernas”.
Para onde caminharia o Brasil caso Dilma fosse eleita em outubro?, eis a pergunta que o eleitor começa a fazer aos seus botões. Em busca da resposta, os repórteres Eumano Silva, Guilherme Evelin e Helio Gurovitz foram à presença de Dilma.
Entrevistaram-na por quase duas horas na última quinta (18). O resultado foi às páginas da revista Época.
Neste sábado (20), ao discursar no Congresso petista que consagrou a candidatura de Dilma, Lula disse que, eleita, sua pupila não exercerá um “mandato tampão”. Deseja para ela dois mandatos.
No curso de sua entrevista, a candidata foi instada a comentar o papel que teria Lula num hipotético governo Dilma. “Acho que o Lula seria um dos melhores conselheiros que alguém poderia ter”.
Trabalha com a hipótese de que Lula possa disputar a presidência em 2014? “Sem sombra de dúvida, ele pode”. Para ela, “Lula chegou a um ponto de liderança pessoal, política, nacional e internacional, que o futuro dele é o que ele quiser”.
Vão abaixo outros trechos da entrevista:
1. Dotes pessoais: “Uma das coisas que me credenciam para ser presidente é que conheço hoje o governo brasileiro de forma bastante circunstanciada, precisa”.
2. Teoria do poste: “Você acha que, como ministra-chefe da Casa Civil, eu sou um poste? Duvido que os grandes experientes em gestão tenham o nível de experiência que eu tenho. Duvido”.
3. Estado na economia: “Somos contra a privatização de patrimônio público ou de estatais como Petrobras, Furnas, Chesf, Eletrobrás, Banco do Brasil, a Caixa”.
4. Estado X iniciativa privada: “Nos anos 50, o Estado empresário tinha lá sua função. Não tinha todas as empresas estruturadas. Como alguém em sã consciência, em pleno século 21, em 2010, pode falar que o Estado brasileiro vai ser empresário? Isso é um equívoco monstruoso”.
5. Privatizações da era FHC: “Não chegou a ser tão danoso como foi para países vizinhos, porque não conseguiram fazer tudo. Mas pegaram a Petrobras e começaram a tentar reduzi-la a uma dimensão menor. […] Achamos estranha aquela história do nome Petrobrax. Era uma tentativa de abrir o capital mais do que devia. […] As intenções são muito claras!”
6. Venda da Vale e das teles: “Com as teles, acho que foi diferente. Em relação à Vale, vamos ter de fazer exigências a respeito do uso da riqueza natural. Isso não significa reestatizar. Ela pode ser privada, desde que submetida a controles”.
7. Bolsa Família: “[…] Quando chamam o Bolsa Família de ‘bolsa-esmola’, é porque veem a política social como uma coisa ultrapassada. […] Não dá para falar: ‘Eu fiz o Bolsa Família antes’. Ah é? Fez para quantos?”
8. Gostou de ser chamada de ‘companheira de armas’ por José Dirceu? “Ele estava fazendo para mim um cumprimento. […] Havia várias características nas diferentes organizações de esquerda. A minha fazia certa crítica às ações armadas, principalmente assaltos a banco. […] Não fui condenada por ação armada, porque não a pratiquei”.
9. Combate à ditadura: “Minha geração experimentou a pior cara da ditadura […]. Então, alguém que acreditava que seria possível a democracia naquele período era ingênuo. […] Esse processo vai levar à minha prisão, em 1970. […] Quando você está na cadeia e vê tortura, morte e o diabo, o valor da democracia e o direito de expressão e de discordar começam a ser cada vez mais um valor intrínseco”.
10. Revisão da Lei da Anistia: “Essa é uma questão que está no STF. O que o Supremo decidir tem de ser acatado por todos. Agora, uma coisa é uma atividade de violência de pequenos grupos […]. Outra coisa, muito diferente, é a violência do Estado, porque é desproporcional. […] Fui condenada e cumpri pena maior do que minha condenação. Ninguém me ressarciu de nada”.
11. Venezuela e imprensa: “[…] Não queremos cercear, controlar o conteúdo de jornais ou fazer nada similar. Mas não nos relacionamos com países exportando nosso modelo para ninguém […]. A Venezuela é uma realidade, nós somos outra. Temos uma relação com a Venezuela […]. Temos também uma relação com o presidente Álvaro Uribe [Clômbia], que está pedindo o terceiro mandato – e não tenho visto por aqui ninguém questionando o terceiro mandato dele”.
12. Irã e a bomba: “Depois da Guerra do Iraque, temo muito essa história de que o Irã está fazendo isso ou aquilo. Se você não der uma abertura para o diálogo com o Irã, você vai isolá-lo. […] Não deu muito certo a política de invadir o Iraque e do Afeganistão, deu?”
13. Aborto: “Sou a favor de que haja uma política que trate o aborto como uma questão de saúde pública”.
14. Drogas: “Não podemos tratar da questão da droga no Brasil só com descriminalização. Estou muito preocupada com o crack. […]A questão da droga no século 21 é muito diferente daquele tempo de Woodstock, que tinha um componente libertário. […] A não ser que a gente tenha um avanço muito grande no controle social da droga, fazer um processo de descriminalização é um tiro no pé”.
17 comentários
É preciso ser muito sem noção para acreditar no que dizem estes dois! pelamordeDeus né?!
Dilma Tampax ou Dilma OB: apenas um tampão esperando a volta de Lula??? por isso todos eles vestem-se de vermelho.
Claro que pode, se o manganão estiver vivo.
Se bem que o Álcool conserva…
Agora, não pode ser muito, como aquele dia da “crise de pressão alta” kkk
A foto que tiraram do “companheiro Lula” chegando ao hospital, não deixa a menor dúvida: Era coma alcoólico mesmo, isso eleva a pressão arterial (tenho pressão alta, sei como é). Podem notar, os olhos parados são reveladores, foi a purinha, danada, Da. Maristela descuidou e o cara passou da conta.
Para o Lulla ter uma vaca de presépio, só falta o presépio.
Sim. Neste caso o mandato de Dilma, se houver, será considerado “tampão”. E em 2014, teremos o Lulávez, com Zé & Cia. Meirelles, para alegria de Requião, será definitivamente o ministro da economia, englobando o de defesa. Sai de baixo !!
—————————–
E o tucanto ! Não sabe o que fazer !!!!
Serra estará agora ocupado em socorrer o tal prefeito do DEM e pode se borrar junto !
Olha ! Talvez seja melhor considerar a hipótese do Ciro….
Como dizia o Grande André Leono:
“A Pretensão é a Maneira de Pensar dos Ditadores e Idiotas”!
O AMANHÃ…..SÓ Á DEUS PERTENCE,,,,,NÃO COMECEM SE ACHAR-REM ONIPOTENTES,,,,,E NEM IMORTAIS ISSO NÃO ESCXISTE´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´
Dá-lhe Dilma…firmeza é tudo! Quem pode confiar nesses tucanos que ainda não conseguiram sequer achar o ninho? Parecem um bando de tontos! Não conseguem governar o próprio partido, querem governar o quê?
Depois de 7 anos de desespero, histeria, exageros e milhares de e-mails e blogs anônimos e colunistas pagos com as teorias mais mirabolantes e atacando sistematicamente o Lula de todas as formas possíveis e imagináveis, os reaças derrotados desistiram de tentar derrubar o Lula e agora voltam todas as suas armas contra a Dilma. Se antes tudo de ruim era culpa do Lula, agora é culpa da Dilma. Se qualquer notícia boa era armação do Lula, agora é armação da Dilma. Se antes era o passado sindicalista do Lula que assustava a “gente de bem”, agora é o passado guerrilheiro da Dilma que deixa as carolas e os hipócritas de cabelo em pé. Se antes era a “ignorância” do Lula que deixava a nossa classe mérdia horrorizada, agora é a “arrogância” da Dilma. Enfim… Para os reaças, a Dilma já é a sucessora do Lula.
Mas se o Lulla voltar como vai dizer que os problemas são do governo anterior? Ou vai fazer como o Rei e dizer que TUDO que acontece é culpa do FHC?
Quanto à cara do Lulla entrando no hospital: resolveu experimentar guaraná escondido e deu nisso. Faltou combustível.
DILMA: FRACA, INSEGURA E PERIGOSA
O Brasil está caminhando sim para o totalitarismo. As condições estão criadas. Só não vê quem não quer: órgãos públicos inteiros, sindicatos, universidades, tudo que diz respeito ao Estado foi aparelhado e silenciado.
Não vale a pena insistir na ilegalidade e, sobretudo, na profunda imoralidade desta operação levada a cabo pelo governo. Cumpre apenas chamar a atenção para um fato: é a primeira vez na história da República que estão tentando suprimir com dinheiro público a liberdade de expressão, que a Constituição claramente garante.
Só veículos de informação que aprovam, defendem e bajulam o governo estão sendo preservados. Aliás, cabe afirmar, a propósito, que nunca se viu ódio tão obsessivo à discordância, por pequena que seja, ou a qualquer Oposição ativa.
O desapreço pela democracia do presidente Lula da Silva não basta para explicar tamanho autoritarismo. A verdade é que este comportamento do governo é produto direto da ação política de Dilma Rousseff que conta com a colaboração de dois escudeiros: Franklin Martins e Marco Aurélio Garcia.
Dilma Rousseff não consegue tolerar a convivência democrática porque é, na verdade, insegura, fraca e perigosa. Tão fraca que vive perdida no mundo imaginário da propaganda do governo.
Ao contrário de Lula da Silva que vê o mundo com esperteza e distanciamento, ela acha que é portadora da mensagem ideológica marxista que vai salvar o Brasil.
Desde que foi eleito, Lula da Silva simplifica todas as opiniões que tem sobre o país e faz melodrama sobre os fatos. Age como ator na frente do palco, enquanto nos bastidores permite que o Estado se transforme em instrumento do seu partido, o PT.
Dilma Rousseff é jogo mais pesado. A democracia, que Lula usa em favor do PT e que tanto beneficiou a ele e seus companheiros sindicalistas, não faz sentido algum para ela. Democracia, no ponto de vista de pessoas ideológicas como ela, é só obstàculo que tem de ser banido.
O descompasso entre Dilma Rousseff e o regime democrático é tão grande que se ela entrar mais no comando da República a democracia brasileira vai desaparecer. Só não vê quem não quer!
ACORDA BRASIL
É LULA DI NOVU…
Ô Caçador de Petistas, já passou da hora de tomar seu remedinho para tratamento de oligofrenia!
Que bom, aguardaremos com ansiedade sua volta. Maior presidente deste país.
AO OSSOBUCO
Inicialmente vale salientar de que não sou partidário do PSDB ou de qualquer outro partido político.
Segundo: Desculpe a sinceridade mas, você deveria se chamar cabeça dura.
Rapaz, tudo o que eu disse é real basta vocês pesquisar mais sobre as intenções do maldito PT de DILMA.
Procure saber o que foi tratado na Convenção do PT do sábado passado e verá que Lula é um esquerda moderado ou melhor da direita, não fosse isso, não teria seguido linha a linha o plano de FHC.
Porém, não podemos esperar o mesmo de Dilma.
Dilma, se assumir o poder colocará em prática o plano inicial do PT de 20 anos atrás, ou você acha que os comunistas da época, ficarm bonzinhos.
OSSOBUCO, esta na hora de você colocar seus neurônios a funcionar, se é que tem.
No mais, eu não me preocupo em tomar remédio não, procuro é entender a situação política atual pra não me deixar levar por balelas, este papo furado que lula e Dilma tem e consegue manipular pessoas como você.
ACORDA CABEÇA DURA.
Dilma é a garantia de que o FMI não voltará a administrar o país, nem tão pouco, que vamos pedir dinheiro a ele. Dilma é a continuação de um governo que, alem do progresso e desenvolvimento, tambem nos devolveu a dignidade, perdida na administração do sociologo retarado e traidor.
E um absurdo esse pessoal do PT está querendo fazer com o POVO BRASILEIRO em querer por goela a baixo esse TERRORISTA de 5ª como Presidente da Republica , qual é a experiencia que essa mulher tem para assumir um cargo do tão grande responsabilidade .