Lula diz que não pretende voltar em 2014 | Fábio Campana

Lula diz que não pretende voltar em 2014

Foto de Wilson Pedrosa

Do Estado de São Paulo

Na véspera de participar do 4.° Congresso Nacional do PT, que amanhã sacramentará a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à sua sucessão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou que a herdeira do espólio petista, se eleita, deverá ficar dois mandatos no cargo. Em entrevista ao Estado, Lula negou que tenha escolhido Dilma com planos de voltar ao poder lá na frente, disputando as eleições de 2014.

“Ninguém aceita ser vaca de presépio e muito menos eu iria escolher uma pessoa para ser vaca de presépio”, afirmou o presidente. “Todo político que tentou eleger alguém manipulado quebrou a cara.” A dez meses da despedida no Palácio do Planalto, Lula disse que o ideal é deixar as “corredeiras da política” seguirem o seu caminho. “Quem foi eleito presidente tem o direito legítimo de ser candidato à reeleição”, insistiu. “Eu tive a graça de Deus de governar este país oito anos.”

Uma eventual gestão Dilma, no seu diagnóstico, não será mais à esquerda do que seu governo. Ele admite, no entanto, que, no governo, ela vai imprimir “o ritmo dela, o estilo dela”. Na sua avaliação, porém, diretrizes do programa de governo de Dilma, que o PT aprovará hoje, podem conter um tom mais teórico do que prático.

“Não há nenhum crime ou equívoco no fato de um partido ter um programa mais progressista do que o governo”, argumentou. “O partido, muitas vezes, defende princípios e coisas que o governo não pode defender.” Questionado se concorda com a ampliação do papel do Estado na economia, proposta na plataforma de Dilma, Lula abriu um sorriso. “Vou fazer uma brincadeira: o único Estado forte que eu quero é o Estadão”, disse, numa referência ao jornal. Mais tarde, no entanto, destacou a importância de investimentos estratégicos por parte do Estado. “Quero criar uma megaempresa de energia no País.”

O presidente manifestou preocupação com a divisão da base aliada em Estados como Minas, onde o PT e o PMDB até agora não conseguiram selar uma aliança. “Imaginar que Dilma possa subir em dois palanques é impossível”, comentou. “O que vai acontecer é que em alguns Estados ela não vai poder ir.”

Bem-humorado, Lula tomou uma xícara pequena de café e afirmou que Dilma não vai sentir sua falta como cabo eleitoral quando deixar o governo, em março. “Eu estarei espiritualmente com ela”, brincou. Ele defendeu o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deu estocadas no ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, falou da chuva em São Paulo, mas poupou o governador José Serra (PSDB), provável adversário de Dilma.

Nem mesmo a língua afiada do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), porém, fez Lula desistir de convencer o antigo aliado a não concorrer à Presidência. “É preciso provar que o santo Lula está errado”, provocou.


19 comentários

  1. Tina
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 10:34 hs

    Que noticia maravilhosa!

  2. Xisburgue
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 10:41 hs

    td que o lula diz tem prazo de validade, normalmente bem curto até ele se desdizer.

  3. Ronaldo
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 10:53 hs

    Inacreditável, A Folha de São Paulo escreveu isso? O jornal mais Serrista doBrasil escreveu isto? Olha o desespero Tucano.
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
    Folha, o jornal assessor do tucano, chama Serra as falas

    Ver a Folha de São Paulo, entrando em desespero depois que a pesquisa de ontem, deu que a ministra Dilma subiu 8 pontos…Não tem preço…Leia essa publicada hoje no jornal

    O maior erro da oposição venezuelana, e a concorrência ao título é enorme, foi o boicote às eleições de 2005. O resultado foi um controle total do Legislativo, armação perfeita para o golpe constitucional chavista.

    Oposição fraca geralmente significa democracia fraca. No cenário mais extremo, a oposição no Brasil pode virar residual em 2011 se José Serra não concorrer à Presidência.

    As coisas já estão pela hora da morte. A prisão de José Arruda é outro prego no caixão do DEM, que um dia sonhou ser a direita renovada de que o país precisa.

    O PSDB é um bloco de vaidosos desunidos, sãopaulocêntricos, indefiníveis (direitistas de esquerda ou esquerdistas de direita?), sem pose e sem discurso diante do sucesso estrondoso de Lula.

    Mas o PSDB tem um candidato presidencial forte, José Serra, que, por recall, méritos ou algo que não sabemos, ainda lidera as pesquisas, mesmo fugindo da campanha e enfrentando uma máquina federal com força nunca antes empregada nesta nova República.

    Estrategista, cerebral, Serra calcula que não precisa entrar na chuva para se molhar agora, com Lula e Dilma loucos por briga até para que a neopetista apareça e cresça.

    Serra hesita, cheio de razões: a megapopularidade de Lula, a economia virtuosa, a fraqueza da oposição, a supermáquina federal.

    A decisão é difícil para quem tem como quase certo mais quatro anos no Palácio dos Bandeirantes, a segunda cadeira mais importante do país.

    A desistência de Serra transforma Dilma em favorita máxima, se já não o é. Abre também caminho para um segundo turno Dilma-Ciro e outras conseqüências sísmicas –uma Venezuela 2005 à brasileira, com a oposição, se não sumida como lá, pequena o suficiente para dar a PT e aliados maioria mais do que qualificada, capaz de desviar o país do consenso atual, tão tardio quanto essencial.Pousou carcará no Palácio dos Bandeirantes. Se correr, o bicho pega, se ficar, ele come.-Sérgio Malbergier editor do caderno Dinheiro da Folha de S. Paulo

    Não é lindo o desespero da tucanada

  4. Carlos
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 10:53 hs

    “O cara” provou do doce, se lambuzou todinho, fez festa com com a “companheirada” toda com o nosso dinheiro, se achou (se acha) o “dono” do Brasilsilsil, afirma que não sabe de nada rsrsrs (e o povo acredita) e diz não querer voltar pra festa?
    AHAHAHAHAH QUE POLÍTICO COMPETENTE!
    Como diria o “portuga” . . .
    Nesta, “mo fio” nem brasileiro acredita!

  5. CAÇADOR DE PETISTAS
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 10:55 hs

    Não pretende voltrar e o mais importante, não queremos que volte.
    A velhota Dilma NÃO será sua sucessora com certeza pois o povo não gosta de mentiras e DILMA além de mentirosa tem um passado sujo e duvidoso e com nada contribuiu ou poderá contribuir para a governabilidade do Brasil, muito ao contrário, com seu estilo Chavista e ditatorial, poderá colocar a democracia em situação de reisco.

    O desgoverno Lula da Silva, vem sendo sustentado através de mentiras.

    Dilma a mãe de um PAC que não chegou a sair do papel além de que, as pesquisas eleitorais demonstram que o povo não quer a candidata indicada pelo ditador Lula fato este que não consegue alavancar sua candidatura apesar de esta ha mais de um ano em plena campanha eleitoral, contrariando as normas jurídicas.

    ACORDA BRASIL

  6. Wilson
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 11:02 hs

    É a melhor notícia do ano!

    Não que eu acredite que ele teria alguma chance de voltar a ser presidente. Com o avançar dos debates as verdades sobre as práticas deste governo virão à tona e assim o factóide Dilma será derrotado. Com a sua saída e de seu grupo do governo se inviabilizará totalmente o desejo deste em voltar ao poder.

    Chega de mentira, desmando e corrupção!

  7. Andre
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 11:10 hs

    Nunca se mentiu tanto na historia de pais.

  8. Adalberto Jardim
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 11:54 hs

    Como todo brasileiro gosta de ser enganado e aplaude, mais uma desse corrupto.
    Nos engana, que nos adoramos!!!

  9. Estatística
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 12:02 hs

    Claro que não volta: vai falar que o antecessor foi ruim?

  10. justiceiro
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 12:09 hs

    Ao dizer que não pretende voltar ao poder em 2014, lula não merece credibilidade em nada do que diz. Foi contra a releição de FHC. Depois da sua própria eleição passou a ser favorável a um segundo mandato que acabou por reelege-lo. Era contra o Plano real criado de FHC. Depois de eleito Lula passou a apoiar o referedo Plano e pede para que não se fale mais nisso. Em fim, em um sem número de outras coisas, que não cabe aqui enumerar; ele voltou atrás.

  11. jovem brasileiro
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 12:54 hs

    NÂO VAI VOLTAR EM 2014 ATÉ PORQUE A DILMA VAI PROSEGUIR ESSE TRABALHO MAGNIFICO QUE O LULA TEM FEITO ÂO LONGO DESSES 7 ANOS E TERMINARA O MANDATO COM 80% DE APROVAÇÂO BEM DIFERENTE DO FHC QUE TERMINOU COM 37%

    NÉ CASSADOR DE PETISTA É MUITA COISA NÉ CARLOS TINA

    ISSO PROVA QUE O CHEFE DA MACONHA FHC SÓ DESGOVERNOU
    ESSE QUERIDO BRASIL QUE NÂO HA MAIS DE CAIR NA MÂO
    DESSES TUCANOS QUE VENDEM O QUE NÂO É DELES MAS VENDEM O QUE É DOS BRASILEIROS
    ACABOU A FARRA DESSE INRESPONSAVEIS
    AFUNDADO EM MENSALOÊS NO BRASIL INTEIRO
    FORRA PSDB DEM PPS PP

  12. sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 14:13 hs

    Oxalá, que seja verdade!!!

  13. VLemainski - Cascavel
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 14:25 hs

    Acredito que o Lulla somente voltará se o fígado aguentar. O nosso e o dele…..

  14. Divanir
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 14:37 hs

    Jovem brasileiro, sabe porque o PT é contra a privatização?. É porque acaba com as chances de colocar os camaradas parentes em cabides de empregos, e porque tira a chance de mamar ainda mais em licitações mentirosas e superfaturadas, com são as obras do PAC, que após paralisadas, o seu presidente Lula solicitou que fossem reiniciadas, apesar das ladroagens apontadas pelo TCU.
    Qual foi a grande obra de Lula realizou em seu governo até agora?
    Resp:
    – Aumentou o valor do bolsa família;
    – Aumentou o nº de pessoas a receber;
    – Obras do PAC inacabadas e/ou paralisadas;
    – promessa 10 milhões de casas, que não chegou nem a metade, e muitas destas paralisadas;
    – Viagens para divulgar seu governo e promover Dilma.
    Ora, sabemos que aumentar o valor de assistência, e nº de pessoas a reeber é fácil, é só dar algo que não lhe pertence, o difícil é criar obras verdadeiras, ao invés de ficar comparando e criticando um governo (FHC), que já está fora a sete anos, e não mais possui à máquina do estado para uso em seu favor.
    Não sou PSDB, no entanto, acho que estão valorizando em demasia o seu Lula. Qual o motivo?, só porque veio da pobresa?

  15. Antônio
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 14:39 hs

    O loco Jovem Brasileiro, acho que você andou cheirando a cueca do Junior Baiano. Só pode.

  16. Marcos
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 14:54 hs

    Voltar à presidência da república pra que ? ele já declarou que pretende a presidência da petrobrás ! Com o investimento no “pré-sal” , vai ser muito fácil desviar verbas e garantir a “aposentadoria” …

    E Infelizmente não duvido que a Dilma ganhe a sucessão , afinal estamos em ano de “bolsa esmola” !!!

  17. Marcio Costa
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 17:05 hs

    DETALHE:
    NA FOTO DE WILSON PEDROSA, APARECE O PRESIDENTE APONTANDO O DEDO INDICADOR DIREITO PRA CIMA E O INDICADOR ESQUERDO PARA BAIXO, NO CENTRO APARECE O BRASIL.
    INTERESSANTE NÉ… QUAL SERIA SERÁ SEU PENSAMENTO E PRONUNCIAMENTO VENDO ESTA FOTO E AVALIANDO O BRASIL NA SITUAÇÃO EM QUE ELE ESTA DEIXANDO.
    UMA COISA É CERTA, DO JEITO QUE TÁ SE EU FOSSE ELE, APÓS O TÉRMINO DE SEU MANDATO, FUGIRIA CORRENDO DAQUI, CASO CONTRÁRIO VÃO LHE CORTAR OS RESTOS DE DEDOS QUE LHE SOBRAM!!!

  18. Ronaldo
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 18:03 hs

    FHC e o PSDb se ferraram compram a reeleição achando ficariam anos no poder. Aí o LUla se elegeu ficou 8 anos graças a oposição, elegerá a sucessora para mais 8anos.

    Entrevista na Época, Andre Singer diz: O Lulismo ficará mais 30 anos no poder, até lá está ” oposição que está aí desintegrou-se.

  19. OSSOBUCO
    sábado, 20 de fevereiro de 2010 – 16:46 hs

    Ô Justiceiro, o Plano real não foi criado pelo FHC, foi criado pelo Itamar, que já disse em entrevista que o FHC nem conhecia o conteúdo do plano.
    É a mesma mentira sobre os genéricos, que é de autoria do Haddad, pois não é que o Serra se apropriou da idéia e fica dizendo que é del^?
    Da tchurma do FHC não espere nada além da legalização da maconha!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*