Justiça decide se Carli Filho vai a júri popular | Fábio Campana

Justiça decide se Carli Filho vai a júri popular

De Heliberton Cesca na Gazeta do Povo

O juiz da 2.ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba, Daniel Ribeiro Surdi de Avelar, começa hoje a audiência de instrução para decidir qual o tipo de julgamento que o ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho irá enfrentar por ter causado as mortes de Gilmar Rafael Yared, de 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, de 20, em um acidente de trânsito na madrugada de 7 de maio do ano passado.

O ex-parlamentar estaria embriagado – segundo relatos dos socorristas que retiraram Carli dos destroços do carro dele –, com a carteira suspensa e acima de 160 km/h. O juiz deverá decidir se a embriaguez e a excessiva velocidade configuram ou não a intenção de matar (dolo). Isso será determinante para que Ribas Carli enfrente o júri popular ou tenha a sentença dada apenas pelo juiz.

“Este caso está no limite de uma discussão jurídica muito atual. Dirigir embrigado em alta velocidade e sem carteira configura que ele teve intenção de matar alguém?”, questiona o advogado criminalista Maurício Dieter. É com base neste questionamento que se dará a audiência de instrução.
A tese da acusação e do Ministério Público, representado pela promotora Lucia Inez Giacomitti Andrich, é de que esses elementos configuram que o ex-deputado assumiu o risco por seus atos e, por isso, a morte dos dois rapazes deve ser considerada dolosa, com intenção de matar. Neste caso, o juiz poderá decidir que ele vá a júri popular.

Se condenado, Ribas Carli pode pegar de 6 a 20 anos de prisão. “Está bem mais que provado isso. Existem provas testemunhais, do Corpo de Bom­­beiros, de médicos, atestando que ele estava embrigado”, disse Roberto Haddad, advogado do escritório Elias Mattar Assad, que assessora juridicamente a família Yared.

Crime de trânsito

Já a defesa do ex-parlamentar deve considerar o fato como um crime de trânsito comum, em que o ex-deputado não teve “intenção” de causar as mortes. Por isso ele deveria ser julgado por um juiz, sem a necessidade de apelar para o júri popular. Com isso, a pena estimada em caso de condenação é de 3 a 6 anos. O júri popular só é utilizado pela Justiça em casos de assassinatos em que há intenção de tirar a vida de uma pessoa.

Antes de tomar a decisão, o juiz deverá ouvir 38 testemunhas, 20 delas apresentadas pela defesa. É provável que a audiência de instrução não termine hoje já que muitas testemunhas são de fora de Curitiba e tomará tempo determinar que elas sejam ouvidas em cada cidade.

Processo

A partir das 9h30, serão ouvidas as testemunhas de acusação e, em seguida, de defesa. Depois disso, o próprio réu, Carli Filho, deve ser interrogado. Se houver tempo, os advogados serão convidados a manifestarem-se e terão 20 minutos (prorrogáveis por mais 10 minutos) para exporem os pontos de vista de cada um. Somente após isso, o juiz deverá indicar a decisão.

O advogado de defesa de Ri­­bas Carli, Roberto Brzezinski Neto, não quis comentar a audiência e disse que só se manifestaria hoje após a audiência.


41 comentários

  1. quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 9:30 hs

    > Este assassinato precisa ser punido no maior rigor da lei: 20 anos de cadeia pra quem bebe, dirige e mata dois jovens.

  2. JUSTIÇA NO BANCO DO RÉUS
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 9:33 hs

    Jovem Diego da Silva, pobre, foi condenado em Guarapuava, mesma cidade natal de Carli Filho, a 16,4 anos de cadeia. Cometeu o mesmo crime que Carli Filho.
    Outro rapaz em Camburiú, Santa Catarina, cometeu o mesmo crime e está preso.
    Convenhamos: a Justiça do Paraná tem uma grande responsabilidade pela frente.
    Ou mantém o “dolo eventual”, levando o ex-deputado a Júri Popular, ou muda a tipificação do crime, para “culpa consciente”, deixando a decisão nas mãos do juiz.
    Uma coisa é certa: a população do Paraná e do Brasil já fez o seu julgamento.

  3. tuio o polemico
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 9:40 hs

    NÃO DÁ ABSOLUTAMENTE NADA.

    NESTE PAÍS, NÃO DÁ NADA, NÃO EXISTE JUSTIÇA, JAMAIS ELE VAI PARA A CADEIA.

    DEVE PAGAR ALGUNS SACOLÕES E É SÓ. OU UMA BELA INDENIZAÇÃO A FAMÍLIA.

    É SÓ QUESTÃO DE TEMPO.
    “HÁ ESSA JUSTIÇA É MARAVILHOSA”

  4. Marcos Calonga
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 9:41 hs

    Alguém acredita!?!?!?

  5. SEI LÁ !
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 10:47 hs

    “Este caso está no limite de uma discussão jurídica muito atual. Dirigir embrigado em alta velocidade e sem carteira configura que ele teve intenção de matar alguém?”
    Resposta: Nao estou defendendo o Carli, mas creio que não, veja a seguir minha historia, eu estava chegando na casa da minha mãe no bairro alto e um individuo me abordou com a cara cheia possivel ser bebida e droga, tambem com uma pistola, eu nao reagi e entreguei o carro a ele, isso sim é crime, agora o Carli apenas saiu para jantar como muitos fazem e fez a caca, acho que ele nao se precaveu de pedir para alguem dirigir para ele, pois tinha condiçõe$ de pagar um motorista como varios deputados tem a sua disposição 24 horas, não vejo como assassino e sim como um jovem irresponsável mimado por todos nós, conhecendo ele sei que nunca teria intenção de fazer isso, agora como deputado é resultado dos pais que querem ver seus filhos seguindo a mesma carreira e nao instruem antes, só empurram pelo sobrenome.
    ass. motorista de um deputado.

  6. quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 10:56 hs

    A pizza já esta quase pronta.

  7. Borduna
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 11:07 hs

    Tribunal do Juri sim. Ao final, sentença de no mínimo 20 anos em regime fechado em cela coletiva de uns 60 onde cabem 10. Algemas nas mãos, corrente nos tornozelos e exposição na mídia pra que sirva de lição à sociedade. A nossa justiça vai fazer acontecer com esse playboi milionário? Oooooooooooooooooooooh, se vai. Mas se fosse pobre e tivesse roubado pão e leite pras crianças…. tava em cana. Brasiiiiiiiiiiiiiil.

  8. RESPOSTA AO "SEI LÁ"
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 11:08 hs

    Enquanto a lei for branda, criminosos em potencial estarão circulando nas noites, embriagados, endiabrados. Bebem irresponsavelmente e se valem da impunidade, com o poder do dinheiro, normalmente de origem duvidosa, transformando-se em verdadeiras “bombas ambulantes”. Eles sabem do risco, mas a irresponsabilidade é tamanha que desafiam todos os limites, todas as leis, desrespeitam sem o menor pudor os direitos humanos e o próximo.
    Enquanto a lei “amolecer” para esses criminosos, eles continuarão a provocar tragédias, a aniquilar famílias.
    Quando bem aplicada, a lei pune e educa.
    É o caso presente, porque todos os elementos para uma condenação severa estão presentes.

  9. pizzaiolo
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 11:21 hs

    Qual o sabor da pizza?

  10. Olhos Abertos
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 11:26 hs

    Dolo eventual… jurí… o resto já sabem…

  11. emerson gilberto palhares
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 11:53 hs

    É dificil julgar o ser humano, pois ninguem aqui é Deus, ao que me parece, tem muita gente se promovendo as custas das desgraças alheias, moro na região do acidente e ja falei publicamente a imprensas sobre o perigo daquela rua, ate agora a prefeitura não sinalizou o local , poi percebam que a rua no ponto do acidente faz uma curva logo apos a subida, ja na frente do posto ,deveria ser obrigatoria a conversão a esquerda, e so esta pintada no chão a faixa e por sinal quase apagada !por que ninguem faz nada, sera que ninguem quer se sentir um pouco culpado tambem, não julgo o Carli porque não recebi de Deus o dom de julgar, mas cansei de ver em varias reportagens motoristas embreagados que batem em onibus matam dezenas de pessoas, e não são nem sequer presas ! aposto que no futuro vão comparar este acidente com outros, so para atingir mais pessoas publicas, e como disse no começo, tem muita gente querendo se promover !
    quero que deus conforte o coração de todas familias envolvidas no acidente, e a justiça de DEUS é ele quem fara no juizo final !

  12. pedro
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 12:02 hs

    a justiça tarda mais não falha, se não for pela dos homens sera pela mão de deus.

  13. Jaferrer
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 12:12 hs

    São comentários como esse do “Sei lá!” (que não são tão raros como se pensa) que alimentam o sentimento de impunidade já fartamente disseminado no país. O que ocorreu foi um crime de assassinato puro e simples, somente a arma usada foi diferente. Quando alguém usa o carro dessa forma irresponsável não podemos fazer distinções simplistas, pois, se a fizermos estaremos corroborando a tese de que somente somos responsáveis por nossos atos relativamente. Ora, se pelo fato de estar bêbado devemos reduzir a responsabilidade do nobre ex-deputado e desqualificar seu ato como crime, qual a razão, no caso relatado pelo “Sei lá!”, para não desqualificarmos o ato praticado pelo suposto ladrão que também estava bêbado? Pode-se dizer que o ladrão usava uma arma; mas o nobre ex-deputado não usou o carro como uma arma ao dirigir em alta velocidade e embriagado? Somente reduziremos os crimes nesse país (todo tipo de crime) se nos conscientizarmos de que a lei deve ser rigorosa e sua aplicação (para todos) deve ter um caráter, além de punitivo, também desestimulador. Sem que tratemos casos como esse com rigor exemplar, continuaremos estimulando a irresponsabilidade e, consequentemente, o crime e a impunidade.

  14. EMERSON
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 12:24 hs

    GOSTEI DA ATITUDE DOS DEPUTADOS…

  15. PCBR
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 12:27 hs

    EM OUTUBRO ESTARÁ ELEITO ELE EU NÃO SEI MAIS SEUS PARENTES SIM INFELIZMENTE É ASSIM NOSSO ELEITOR CAMINHA ASSIM A CADA ELEIÇÃO.

  16. Mutuka
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 12:40 hs

    O Ex-deputado Carli Filho será punido com certeza.
    Mas muitas verdades poderão vir a tona.
    Que as famílias se preparem!

  17. é o que dizem....
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 12:42 hs

    Para o ex-deputado ocorreu “culpa exclusiva das vítimas”

  18. Claudia Wasilewski
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 13:04 hs

    O Carli já foi julgado pela polução. Agora é só definir a pena.

    Mutuka, reclamo do meu IPTU da praia, o Fábio publica e vc não comenta nada? Que decepção.

  19. É SEI LÁ VC NÃO SABE MESMO!!!
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 13:13 hs

    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!INDIGNADO COM SEU COMENTÁRI ..AINDA BEM QUE É O “SEI LÁ”….!

  20. silvio
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 15:24 hs

    A pena tem que ser exemplar… igual à do Coxa. 30 anos de casarão e mais uma multa de 600 mil.
    Ah, e não pode usar a sua casa para festinhas.

  21. Curitiboka
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 15:24 hs

    O bonito nem foi na audiência, aqueles que estavam lá de plantão para tirar fotos e pedir autógrafos se frustraram!! Guloseimas para quem acertar se fica preso ao menos um dia. 2010 tudo de Bê à vocês!

  22. Mutuka
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 15:37 hs

    Claudia Wasilewski

    Estive em viagem por 15 dias.
    Qdo foi sua reclamação? Fabio publicou?
    Que bom, pois alguns comentários picantes mas verdadeiros, ele vem abortando.
    Qto veio de IPTU de sua mansão na praia?

  23. Mutuka
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 15:52 hs

    Claudia

    Já achei e comentei!
    Torcemos para volta do interventor Dr. Zé Maria !
    Dalmora, vá cuidar do mercado !

  24. Carli Filho
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 15:59 hs

    Vocês aí ficam especulando se serei ou não serei preso. Prestem atenção: não houve autorização para fazerem exame de sangue, portanto, esta prova será descartada pela ‘justissa’. Sem prova material, a pena será aliviada. Pegarei alguns anos em regime semiaberta ou então pagarei algumas cestas básicas. Eu e meu tio Plauto temos dito!

  25. SEM DÓ
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 16:29 hs

    Já a defesa do ex-parlamentar deve considerar o fato como um crime de trânsito comum, em que o ex-deputado não teve “intenção” de causar as mortes. Por isso ele deveria ser julgado por um juiz, sem a necessidade de apelar para o júri popular. Com isso, a pena estimada em caso de condenação é de 3 a 6 anos. O júri popular só é utilizado pela Justiça em casos de assassinatos em que há intenção de tirar a vida de uma pessoa.

    MORRA NA CADEIA SEU FDP…COVARDI…

  26. Marcos Calonga
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 17:29 hs

    Comentários anônimos ou escondidos atrás de pseudonimos não deveriam ser publicados!!!

  27. AO "MARCOS CALONGA"
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 19:50 hs

    Pessoas embriagadas e despreparadas não deveriam pegar no volante.
    Pessoas ineptas jamais deveriam ser eleitas para funções públicas.

  28. CURTA E FINA
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 20:32 hs

    DIRETO DO BERÇO FERNANDÍSTICO, GUARAPUAVA: SERÁ QUE VAI A JURI POPULAR HUMMMMMM ESPEREMOS PARA VER!

    GUARAPUAVA TÁ ACORDANDO ALELUIA!!!!

    SE ELE SAIR IMPUNE…..TEM GENTE QUE VAI QUERER LINCHAR O POBRE BOBY FILHO….DAÍ SIM, SERÁ CANONIZADO RSRS E ATÉ PODE GANHAR UMA RÓTULA FLORIDA COM UMA ESTÁTUA SUA SEGURANDO UM CARRINHO…….CAPAIZ ATÉ DE TIRAREM O ÍNDIO GUAIRACÁ PRA POR ELE NO LUGAR…….

  29. Beto
    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 – 23:47 hs

    Mais Justiça…

    Menos Corrupção…

  30. sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 – 2:35 hs

    Como diz o homem do mango…aqui em Guarapuava…a Justiça é só para 3 P…PPP!

  31. JOVEM BRASILEIRO
    sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 – 11:41 hs

    ESSE MALANDRO COMPROU O MEDILCURI ROSSONI QUE AONDE TEM DINHEIRO ELE TÁ
    ROSSONI VAI DEPOR A FAVOR DO SUJEITO
    ROSSONI VAI DIZER QUE ELE É UM MENINO BOM
    ROSSONI VAI GARANTIR QUE O SUJEITO NÂO BEBE MAIS
    ROSSONI QUE ELE NA POLITICA JUNTO COM O PSDB
    ROSSONI É ISTO AI AONDE TEM QUEM NÂO PRESTA ELE TÁ JUNTO
    ESSE É PRESIDENTE DO PSDB O ROSSONI

  32. Tchê
    sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 – 19:21 hs

    Carli Filho, mas na tua mente e na tua cara com cicatrizes estará marcada ETERNAMENTE que cometeu o duplo assassinato !

  33. Tiozão
    sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 – 20:19 hs

    Este homem não tem moral nenhuma, vai dizer o que ?
    Era Deputado Estadual ( quem faz Leis), estava com a carteira de Habilitaçaõ suspensa por varias infrações de alta velocidade, alcoolizado dirigindo a 140 km/h na cidade, travessou um sinal fechado, matou dois jovens e ainda tem razão ?
    QUE O JULGA CORRETO E INOCENTE ESTE MOÇO ?

  34. sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 – 20:40 hs

    SÓ VAI PRA CADEIA LADRÃO DE GALINHA …OU SE ROUBAR UM POTE DE MARGARINA NO MERCADO;;;;;;;;;;;;ESQUEÇAM;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  35. Incrédulo
    sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 – 21:50 hs

    MINHA SANTA MARGARIDA DAS FLORES DE GORPINHA. TODO MUNDO DESCENDO O PORRETE NO EX PARLAMENTAR BARRICHELIANO. EU APOSTO UMA ESFIHA DE CARNE E UM GAZOZÃO COR DE PATROLA, DA LANCHONETE TIO PATINHAS, QUE ELE NÃO PASSARÁ NEM POR PERTO DE UMA CADEIA, MUITO MENOS DE UMA PENITENCIÁRIA, NEM DEPOR ELE IRÁ E TUDO FICARÁ COMO D’ANTES NO QUARTEL DE ABRANCHES. PAPAI ALCAIDE É FOOOOORTE, O MANO “B” É QUASE DEPUTADO ESTADUAL, SÓ FALTAM OS DISQUETES DA URNAS ELETRÔNICAS PARA SACRAMENTAR O OCORRIDO, E FUTURO CORRELIGIONÁRIO POLÍTICO DO, AO QUE TUDO INDICA, FUTURO GOVERNADOR DO PARANÁ E, SE NÃO FOR ESSE, PAPAI IRÁ DEFENDER A CAMPANHA DO URTIGÃO, QUE É O OUTRO.
    VOCÊS ME PERGUNTARIAM E O QUE ISSO QUER DIZER?????????? NADA, ORA, NEM SEI PORQUE TO FALANDO TUDO ISSO.
    AI QUE BOBO!
    POR ISSO PARA TODOS OS GORPINIANOS E OUTROS MUNÍCIPES SEDENTOS DE JUSTIÇA, CONFORMEM-SE E DIGAM UM AMÉM PARA O BÊ, CASO CONTRÁRIO A PRÓXIMA VÍTIMA DO PASSATÃO PRETO AIRBEGUEIZADO, PODERÁ SER VOCÊ. E NÃO ADIANTA CHAMAR O GUARATRAN.
    NADA A VER!

  36. POLITICOS MAL ALFABETIZADOS
    sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 – 22:31 hs

    O comentario acima ,do suposto Carli Filho, primeiro precisa voltar para escola para se alfabetizar . JUSTISSA COM S…..SO PODE ESTAR BEBADO ESSA TRAIA….. SENHOR EMERSON …AGORA ESTA CULPANDO A RUA , OS MOTORISTAS EMBRIAGADOS QUE MATAM E NAO DA NADA, E ASSIM POR DIANTE…..SO ME RESTA O JEFFERSON E A PESSOA QUE DEU A RESPOSTA AO SEI LA. A ESPERANÇA QUE AINDA EXISTEM PESSOAS QUE TEM CONSIENCIA ENTRE O CERTO O ERRADO E A JUSTIÇA.

  37. CURTA E FINA
    sábado, 6 de fevereiro de 2010 – 18:06 hs

    DIRETO DO BERÇO FERNANDÍSTICO GUARAPUAVA:

    ACORDAI GUARAPUAVANOS, ACORDAI!!!

    VÃO SE DEIXAR LEVAR PELA CARA BUNITINHA NOVAMENTE DEUSSSSSSSSSS ME LIVRE!!! BUNITO E BURRO JÁ BASTA UM……

    SE BEM QUE NA CIDADE NINGUÉM ABRE A BOCA SOBRE A AUDIÊNCIA DA LIBÉLULA DESVAIRADA MOTORIZADA……QUERIA SABER ONDE ESTÁ A IMPRENSA DE GUARAPUAVA RSRSR COBRINDO JOGO DO TIME DE PRUDE DICERTO????

    ALOUU IMPRENSAAAAA RÁDIOS DE GUARAPUAVA CADÊ VOCÊS?????? PORQUE NÃO HÁ COMENTÁRIOS A RESPEITO???????

    NINGUÉM COMENTA NADA….NA CIDADE É A LEI DO CAGAÇO…..OU FICA CALADO OU LEVA BALA SERÁ ?????

    SÓ POR DEUS E UM PUNHADO DE ANJINHOS…….

  38. ROTA POLICIAL.
    sábado, 6 de fevereiro de 2010 – 23:59 hs

    o sei la….primeiro procura saber um pouco mais de direito, para nao falar tanta besteira sei la,….o boizinho e o irmaozinho para aqueles que nao sabem, foi feito um abaixo assinado para que eles mudassem do condominio onde ficam ,quando estao aqui em curitiba,…bebedeira ,farra. ate altas horas ,os moradores nao aguentavam tanto barrulho e farras . isto foi noticia num canal de televisao aqui de curitiba.

  39. josiel
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 16:52 hs

    Se esse ex deputado, fosse realmente a juri popular,
    a defesa teria um pouco mais de trabalho. Acredito que não vai dar em nada esse julgamento.

  40. Ariane
    sábado, 27 de fevereiro de 2010 – 13:48 hs

    Tudo o que queremos é que a JUSTIÇA seja feita!
    Que o ex-deputado Carli Filho vá a juri popular e pague pelos seus atos. Não é admissível que uma pessoa, ainda mais pública, se sinta no poder de dirigir alcoolizado em alta velocidade, em um carro blindado (que o protegia, tornando-se um tanque de guerra) pelas ruas da cidade aquém, sem ter a consciencia de que pode matar alguém (como matou).
    ISSO É UM CRIME SIM. E COM INTENÇÃO DE MATAR. O ALCOOL NÃO TIRA O CARÁTER DA PESSOA.
    Esperamos que o Sr. Juiz siga o juramento que fez no ato de sua nomeação, de julgar sempre com consciência e JUSTIÇA.
    O sangue derramado CLAMA POR JUSTIÇA, junto com os corações despedaçados dos entes queridos dos rapazes mortos.
    Precisamos, enquanto povo, nos unir e mudar a história deste país, aonde dizem que tudo acaba em pizza ou panetone. Desta vez vai ser diferente, e esse será um grande passo para a mudança e conscientização.

    “O povo, e só o povo, constitui a força motriz na criação da história universal.” (Mao Tse-Tung)

  41. gilmar
    segunda-feira, 12 de abril de 2010 – 17:35 hs

    o fato é polêmico, mas a jurisprudencia majoritária considera a situação como culpa consciente. Carli Filho não seria uma suicida em potencial que tinha intenção de matar, apenas um jovem, dentre tantos, que agiu com extrema negligencia e imprudencia. Mas jamais poderia configurar como dolo eventual uma situação dessas. Acontece que a situação foi um prato cheio pra mídia explorar mais uma triste historinha para que a população de ignorantes se comova sem ter noção sobre a interpretação do nosso código penal.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*