Ibope: Serra com 36% e Dilma com 25% | Fábio Campana

Ibope: Serra com 36%
e Dilma com 25%

De Gustavo Uribe e Elizabeth Lopes na Agência Estado

Pesquisa Ibope/Diário do Comércio, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo e realizada entre os dias 6 a 9 deste mês, indica que a corrida à sucessão presidencial de outubro continua polarizada pelos pré-candidatos do PSDB e do PT, respectivamente o governador de São Paulo, José Serra, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Nessa mostra, Serra tem 36% das intenções de voto e Dilma 25%. Em terceiro lugar está o deputado federal Ciro Gomes (PSB) com 11%, seguido da senadora Marina Silva (PV) com 8%. O porcentual de votos brancos e nulos somou 11% e dos que disseram não saber em quem vai votar atingiu 9%.

A última pesquisa divulgada pelo Ibope foi no dia 7 de dezembro do ano passado. Na mostra, emcomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Serra registrava 38% das intenções de voto, seguido de Dilma Rousseff com 17%, Ciro Gomes com 13% e Marina Silva com 6%. Naquela pesquisa, o porcentual de votos brancos e nulos atingiu 13% e dos que disseram não saber em quem votar ou não quiseram responder somou 12%.

No cenário sem Ciro Gomes, a pesquisa Ibope/Diário do Comércio aponta José Serra com 41%, Dilma Rousseff com 28%, Marina Silva com 10%, brancos e nulos 12% e não sabem ou não opinaram 9%.

Na simulação de um eventual segundo turno entre José Serra e Dilma Rousseff, o tucano lidera com 47% e Dilma registra 33%.

A maior rejeição apontada pela pesquisa é de Ciro Gomes, com 41%, seguido de Marina Silva com 39%, Dilma Rousseff com 35% e José Serra com 29%.

Continuidade

A pesquisa Ibope/Diário do Comércio avaliou também o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 47% dos entrevistados, a administração de Lula é boa, para 29% é ótima, para 19% é regular, para 3% é péssima e para 2% é ruim.

A mostra indagou ainda o que os eleitores gostariam que o próximo presidente fizesse. Do total de entrevistados, 34% querem a total continuidade do atual governo, 29% querem pequenas mudanças com continuidade, 25% querem a manutenção de apenas alguns programas com muitas mudanças e 10% querem a mudança total do governo do País. Para 78% dos entrevistados, o presidente Lula é confiável, enquanto 18% disseram não confiar no presidente.

A pesquisa, que será divulgada nesta quinta-feira, 18, pelo Diário do Comércio, foi realizada com 2.002 eleitores em 144 municípios de todo o Brasil. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Esta pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo nº 3196/2010.


27 comentários

  1. CAUDIO
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 22:57 hs

    DILMA VEM AI DANDO CARONA PARA O OSMAR, RENUNCIA DO BETO TEM QUE SER AVALIADA ,

    NESTA VAI ACABAR EMBARCANDO O PESSUTI QUE NÃO É BOBO E JUNTAREM TODOS COM O LULA CONTRA O BETO

  2. Maria do Ingá
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 23:19 hs

    Para deixar alguma herença ambiental a seus netos, vote Marina Silva!

  3. CAIÇARA
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 0:04 hs

    Isso quer dizer que o “pescoço” tá fudido.

  4. quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 0:37 hs

    Parece que a rede lobo despachou o grilo falante do ibope.
    Jornal do Comércio? Será?
    Agora os das pesquisas tem que ajustar para chegar a realidade.
    E aí nenhuma pesquisa bate com a outra,
    porque são feitas pela grana e cada uma tem que projetar o interesse de quem manda, quem paga.

    Vamos ver em março.

    Se sai o cara a gente vota na coroa.
    a nossa DILMA é gente boa..

  5. CLOVIS PENA - Algo estranho...
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 6:36 hs

    Algumas divulgações discretas sugerem que há algo estranho nos bastidores do poder em Brasília.
    A tramitação do caso envolvendo Arruda foge um pouco da rotina que o povo está acostumado a assistir.
    Não cabe ainda julgar um processo que apenas está sendo iniciado, mas dá para ver que corre diferente dos casos dos mensaleiros e do caseiro, por exemplo.
    A dimensão não é conhecida, mas há prenuncio de um alcance que irá além do DEM e de Brasília, com impactos significativos no quadro eleitoral.
    O jogo sucessório, que já é pesado, tende a endurecer.
    Guiados pelo instinto, vários ratos tendem a abandonar o navio.

  6. JOÃO LUSTOSA
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 8:11 hs

    Tô falando:
    SERRA – PRESIDENTE
    ÁLVARO DIAS – GOVERNADOR

  7. VLemainski - Cascavel
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 9:00 hs

    Dilma estacionou. Nem com a desistência do Ciro ela cresce. Quando começar a campanha e começarem os debates e a vida dos candidatos vier a público, acredito que Serra se distanciará ainda mais. No Paraná acredito que será um passeio.

  8. Coronel
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 9:21 hs

    Nobre colega BARÃO

    Boas noticias vos tras nesta quarta feira de cinzas com os numeros da pesquisa isenta do IBOPE que vai confirmar nossas mais otimistas expectativas de que o apedeuta nao vai conseguir elegir Dilma e que o nosso lider iluminado Serra o justo, o lider de direito desta naçao de homens bons será ungido com as benções de São Serrapião nosso presidente.

    Diante desta constatação faço minhas suas nobre e sacrosanta palavras de que nao precisamos de eleiçoes para sacramentar o direito divino do timoneiro do Tiete, nosso lider Serra.

    Minhas tropas estão a disposiçao desta empreitada, temos que marchar para Brasília e convencer os homens de bens do TSE e do STF que nao precisamos de eleiçoes neste pais.

    Minhas divisoes falcon capitaneadas pelo USS.TIETE estao a postos pela luta e pela marcha dos homens bons desta naçao varonil

    Ave Serra, Ave São Serapião

  9. Laís
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 9:30 hs

    Sintomático, não? Serra com 36 % , ele está assim desde 2002!

  10. BARÃO
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 9:31 hs

    Confirma-se assim a desnecessidade da realização do pleito vindouro em 3 de outubro. Logo que souberam dos resultados as lideranças marxistas do PT já começaram a jogar a toalha e a cizânia se instalou no comitê do mal bolchevista, com alguns membros preferindo a desistência enquanto outros querem substituir Dilma por outro candidato, mesmo sabendo que a derrota é certa.

    Segundo Carlos Augusto Montenegro, não tem como Serra perder, e o melhor que os petistas podem fazer é mesmo desistir.

    Essa declaração isenta imparcial é a pá de cal nos projetos políticos do apedeuta, que vê assim os sonhos de prolongamento de sua ditadura neocomunista irem por água abaixo, já que o IBOPE não erra.

    Resta agora aos homens de bem apelarem para o bom senso do Presidente do Supremo, Excelso Tribuno da Nação, para que o mesmo cancele as eleições presidenciais e dê logo posse ao já vitorioso candidato dos homens bons, livrando-se assim o país das hostes vermelhas do lullismo.

  11. Dilma sobe 8; Serra cai 2 pts
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 9:45 hs

    Em dezembro, de acordo com o IBOPE, Serra tinha 38%, agora caiu para 36%. Dilma passou de 17% para 25%.

    E a pesquisa demorou pra sair porque o Montenegro precisava de mais tempo pra dar uma maquiada nos números pra não ficar tão feio pro Serra!

  12. Marcos Pop
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 10:01 hs

    A ex-terrorista em campanha com o Lula a tircolo e não consegue chegar a 30%, mesmo sem o Serra estar em campanha. Acho que o PT volta a fazer greves, bandalheiras e invasões a partir do ano que vem na oposição.

  13. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 10:02 hs

    Essa pesquisa já aponta para mais uma ERUNDINA!
    Quem errou mais na época?
    O IPOBE ou o DATA FOLHA?
    Quando eu crescer – quero ter um instituto de pesquisas…
    Dizem que é melhor do que cartório!

  14. JCG - CAMPO MOURÃO
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 10:30 hs

    SE O IBOPE APONTOU APENAS 11 PONTOS DE DIFERENÇA É PORQUE DILMA JA ESTÁ EMPATADA. TODO MUNDO SABE DE QUE LADO TÁ O DIRETOR DO IBOPE O SER. MOTENEGRO. AGUARDEM OS OUTROS INSTITUTOS E VERÃO QUE TENHO RAZÃO.

  15. Ronaldo
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 10:57 hs

    Pelas pesquisas do ipobe apenas 10% querem a mudança total de governo. Com isso fica cada vez mais dificil a situação do Psdb. E tem mais.
    Importante: a pesquisa do ipobe onde tivesse acesso, traz alguns tópicos muito interessantes. Por exemplo, nivel de conhecimento dos candidatos.
    Dilma.
    Conhece bem. 13%
    conhece +ou- 33%
    Só de ouvir falar 43%
    Nunca ouvi falar 10%

    Serra
    Conhece bem 31%
    conhece +ou- 44%
    Só de ouvir falar 24%
    Nunca ouvi falar 1%

    Ou seja, o Serra é muito mais conhecido que a Dilma, e o mais interessante é que no Nordeste a população mais pobre e onde mais apoia o Lula, a Dilma é conhecida por apenas 7%. Isto o Montenegro não mostrou.

  16. justiceiro
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 10:59 hs

    Parece que o nível de pesquisa em favor de Serra está bastante razoável em seu favor.
    Serra tem tudo para ganhar essa eleição.Tudo vai depender de uma campanha bem direcionada demonstrando a população, entre outras coisas, que foi graças ao programa de restruturação executada no governo do PSDB, nele incluindo: a criação do plano real que pratricamente acabou com a inflação, de um ousado plano de privatização de empresas estatais do governo FHC que triplicou a quantidade de telefones fixos e de milhares de celulares cuja aquisição passaram a ser gratuítos e tarifas modestas e acessíveis, ao alcance de todos, eis que até empregada doméstica tem celular, coisa proibitiva no passado, vultosa arrecadação de tributos decorrente da fantástica ampliação do potencial que passou a ocorrer com as privatizações de empresas e o consequente aumento de empregos, gerado por essa restruturação. Energia elétrica em fase de constante crescimento iniciado por FHC, e por aí afora. Lula era contra tudo isso. Certamente que lula ainda sonha em retornar ao poder em 2014, talvez já com a Constituição alterada por Dilma, possibilitando sua releição permanente pois gosta do Poder. É bom lembrar que o PSDB administrou o Brasil em sua fase mais difícil. Lula assumiu o país com o terreno e a terraplanagem da Nação pronta para o desenvolvimento e apesar disso sua atuação na Presidência ainda é muito fraca levando em conta o potencial e recursos que o país possui.. Falta dar maior incrementação a iniciativa privada, o que a Lula pouco interessa.. Existe muita fome, desemprego, falta de hospitais e grande número de falências por aí, o que não é divulgado. Lula apenas desfruta da boa vida que leva em suas andanças pelo exterior e as inaugurações pelo Brasil a dentro. São os técnicos do governo é que fazem tudo, dando continuidade ao plano econômico iniciado no governo que o antecedeu. Tudo isso , se bem esclarecido, resultará num quadro completamente favorável a Serra.

  17. BARÃO
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 12:36 hs

    Caros irmãos de fé MARCOS POP e JUSTICEIRO

    Nossos dias de homens bons, nobres e compreensivos, não ficariam completos sem que nos deparasse-mos com decaidas petelhas de baixa extração e paupérrima estirpe, vindas dos lupanares da sociedade, o bom de existirem tais criaturas, como Salete, Laís e outras, é um recado de Deus e de nosso Líder D. José “O Serra” – A Sumidade Simpatica e Popular – para que exercitemos nossa benevolência e magnanimidade, reconheçamos a necessidade de auxilio que estas depauperadas da moral e dos bons costumes, precisam para renascer em glória e deixarem suas tendencias comunistas e suas praticas condenaveis e pecaminosas e até comecem a tomer banho e parar de comer com as mãos.

    Conclamo a nossos irmãos da fé em São Serapião, que oremos em nome destas petelhas, reles femeas adeptas do recurso “copiar e colar” acessivel em sítos de comunistas notórios; as pobres criaturas não pensam, apenas macaqueiam as mentiras que com dificuldade conseguem ler, são o produto acabado dos mestres em “petelhismo” organizados na terrorista APEOESP, somente “pensam” em sexo, orgias e petismo; cooptadas servas do batraquio hirsuto nobedactilo.

    Dentro deste quadro assaz tenebroso, são apenas femeas que com a mente disprivelegiada, atacada ano após ano por cachaça barata e cannabis sorvida em ermos locais ou em baixo de viadutos, acreditam piamente no mefisto escarlate e principalmente na boneca inanimada, a perversa terrorista, mais uma femea caninamente obediente aos ditames do rubro petelhismo sem fé ou coração.

    No glorioso dia, já próximo, que nosso Lider assumir o cargo que é de seu direito divino e inalienável, a lobotomia santa estará disponivel e será obrigatória para que tais Fúrias, medusas rubras-petelhas, possam ser tratadas de suas taras e desvios de carater e conduta, e poderão após este longo periodo de devassidão e auto engano, serem reconhecidas como mulheres normais e servirão a sociedade em suas posições previamnte definidas por nós homens bons e magnanimos, a maldição de Eva continuara em suas seivas, mas conviverão com ela melhor. Amém!!!

  18. JCG - CAMPO MOURÃO
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 13:35 hs

    Caro Justiciero
    Se o serra vai ganhar porque as politicas foram criadas pelo FHC porque ja não ganhou na passada. quem alterou a constituição e comprou o segundo mandato foi FHC ou vc não se lembra.

  19. MUTUKA
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 14:23 hs

    Barão e demais Tucanalhas

    Considerando uma margem de erro de até 04 pontos percentuais, Vcs dançaram!!!!!
    Aliás, pq desejam tanto o tal Serra?
    Já sei! Vcs são peixes e adorarão viver submersos como o povo de São Paulo.
    Se um gatinho fizer xixi, São Paulo está inundada.
    Viva o Serra, Governador dos alagados!
    FORA TUCANALHAS!!!!!!!!

  20. Ronaldo
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 14:34 hs

    Tucanos não se animem. Pelas proprias pesquisas do Ipobe do Tucano Montenegro, o Serra está estagnado desde 2008, até caiu de 45%para 36% atualmente, enquanto a Min Dilma que em 2008 tinha 4,5% e atualmente está com 25%. Por que a comemoração?
    EMtempo: No Nordeste onde Lula tem aprovação de 90% entre as pessoas que ganham até 3 salarios minimos, somente 7% delas conhece a Min. Dilma.

  21. VLemainski - Cascavel
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 15:15 hs

    O pior das enchentes é que produz amebas e mutukas….

  22. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 18:03 hs

    Barão vai responder por seus crimes via INTERNT.
    Aguardem!
    Já tem BO por calúniam preconceito e difamação de mulheres.
    O o que o faz ter tanta raiva de mulheres?

  23. Laís
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 19:27 hs

    Salete, como vc mulher inteligente que é ainda não se deu conta de que o BARÃOna verdade está fazendo uma crítica aos DEMO-TUCANOS e seu discurso elitista.

    Sugiro que vc dê uma espiada no site abaixo, aí vc irá entender:

    http://hariprado.wordpress.com/

    Entenda, a sátira é a maior arma pra argumentar com tem cabeça dura.

  24. BARÃO
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 19:39 hs

    Ora Salete, me perdoe, mas você não entendeu nada.

    Os textos que lhe revoltam são da lavra do Professor Hariovaldo Almeida Prado, extraídos de um site satírico que expõe ao ridículo o pensamento da direita brasileira.

    Nunca vi textos tão geniais e me espanta que você não tenha percebido a carga de ironia presente neles.

    Graças a sua incompreensão, agora tenho que parar de escrever neste blog.

    Lamento, pois era um instrumento eficaz para mostrar aos navegantes como é que pensam os reacinários que só lêem o que sai na grande mídia.

  25. Laís
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 8:57 hs

    Ô Mutuka, se liga!
    Os textos do BARÃO vc encontra no site http://hariprado.wordpress.com/
    O site é muito engraçado!

  26. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 11:06 hs

    BARÃO
    Se dedicares os textos que – agora dizes serem “cola”- à sua família – colocando seus nomes completos e inclusive o seu – continue nos brindando com sua IMENSA CRIATIVIDADE de colar textos de alguém para ofensas, preconceitos, calúnias…
    Aposto que sua mãe vai lhe dar uma surra!

  27. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 – 14:08 hs

    Laís
    Não se pode perder tempo com quem não entendeu os objetivos do cara que se esconde atrás do biombo.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*