Encontro entre Serra e Richa consolidou o prefeito candidato. | Fábio Campana

Encontro entre Serra
e Richa consolidou o prefeito candidato.

Do O Estado de São Paulo

Discretamente, e cedendo a pressões do próprio partido, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), aumentou as articulações para montagem dos palanques tucanos que darão sustentação à candidatura à Presidência. Numa espécie de sabatina, recebeu nos últimos dias quatro pré-candidatos tucanos aos governos estaduais. Somente nesta semana, reuniu-se com os prefeitos de Curitiba e de Teresina para tratar dos palanques no Paraná e no Piauí. Na semana passada, encontrou as principais lideranças tucanas em Alagoas e no Pará.

Anteontem, Serra despediu-se da cantora Madonna e recebeu, logo em seguida, o prefeito de Curitiba, Beto Richa. Os dois se reuniram no gabinete, no Palácio dos Bandeirantes, para discutir o palanque tucano no Paraná, um dos Estados onde está o maior nó para o PSDB.

Além de ter dois pré-candidatos ao governo – Richa e o senador Álvaro Dias -, o partido trabalha para conseguir, pelo menos, a neutralidade do senador Osmar Dias (PDT), pré-candidato cortejado pelo PT para dar palanque à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O encontro entre Serra e Richa, no entanto, consolidou a tendência de lançar o prefeito candidato.


A entrada de Serra na montagem dos palanques estaduais é uma demanda dos aliados, para quem se tornou essencial a participação dele, de modo mais incisivo, nas negociações. O raciocínio é que o governador não precisa dizer oficialmente que é candidato, mas pode ajudar a amarrar as articulações regionais, dando mais peso aos acordos. Os tucanos usam como argumento o fato de o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva participar ativamente da montagem dos palanques de Dilma, que, lembram, também ainda não disse ser candidata.

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), minimiza as pressões dos aliados e disse que Serra “está fazendo o que deve fazer”. “Ele tem se encontrado com lideranças de vários Estados”, afirmou.

O encontro entre Serra e Richa serviu para calibrar o discurso de união no Paraná a fim de evitar que uma decisão favorável ao prefeito leve a um racha interno. Antes de ir a São Paulo, Richa se encontrou com o presidente do partido e com Álvaro Dias em Brasília. Os três debateram as questões da candidatura no Estado, mas só Richa acabou seguindo para o Palácio dos Bandeirantes expor pessoalmente os fatos ao governador Serra. No encontro de quarta, foi ponderada a situação do diretório estadual, que estaria fechado com o prefeito de Curitiba – reunião no próximo dia 22 deve chancelar essa posição. “Passei o quadro real. Mas a decisão é deles, em São Paulo”, rebateu Álvaro Dias.

Depois de receber Richa, Serra reuniu-se no mesmo dia com o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes. Pré-candidato ao governo do Piauí, o prefeito trabalha para costurar uma aliança de oposição, formada por PSDB, DEM e PPS, com o objetivo de enfrentar o candidato PT, do governador Wellington Dias.

“O palanque forte não é um projeto do Serra, mas é um projeto para o País”, afirmou o prefeito. “O governador tem acompanhado os fatos. Mas São Paulo precisa da presença dele”, completou Sílvio Mendes.

OUTROS ESTADOS

Na semana passada, Serra encontrou-se com o governador de Alagoas, Teotônio Vilela, pré-candidato do PSDB à reeleição. Na quarta-feira, esteve com o pré-candidato ao governo do Pará, Simão Jatene, e o senador Flexa Ribeiro – duas das principais lideranças tucanas no Estado. Conversou com os dois sobre a questão regional, onde há dificuldade de composição entre o PT, da governadora Ana Júlia Carepa, e o PMDB, de Jader Barbalho. Os tucanos trabalham para amarrar o PMDB na chapa do PSDB, que já está fechado com o PPS – Jatene também conversou com Serra sobre a pauta ambiental para a eleição deste ano.


32 comentários

  1. Carlos
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 11:27 hs

    Aliança entre PSDB da governadora do RS, DEM do governador Aruda do DF, entre outros. Isto mostra que coligação é esta e o que o povo pode esperar se esta coligação ganhar.

  2. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 11:40 hs

    SER OU NÃO SER…
    Danou-se!
    O Serra não consegue decidir nem o destino dele…
    Vai lavar as mãos feito Pilatos.
    Ops: Guerra!
    São Paulo está fazendo água.
    A decisão – anotem – só sai depois da Páscoa.
    O que coelho que proteja – bem – os ovos.
    Tem coisa pronta para o Fantástico.
    E como fica o aumento dos ônibus?
    E as greves que estouram feito pipoca?
    Serra espera que a que era província – faça uma nova guerra dos pentes.
    Guerra intestina!
    Se sair antes – será graças ao Rossoni. Não item o mérito do homem!

  3. job
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 11:45 hs

    Ao Carlos.Será muito menos perversa e infinitamente mais honesta do que a dos quarenta ladrões do mensalão (PT)com o Sarney, o Color, Renan Calheiros, Jader Barbalho, etc.

  4. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 11:46 hs

    Repito:
    SE A DECISÃO SAIR ANTES O MÉRITO SERÁ SÓ DO ROSSINI!
    Não TIREM o mérito do homem!

  5. jovem brasileiro
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 11:48 hs

    AINDA BEM QUE ELES VÂO PERDER PORQUE OLHE SÓ A CAMANGA QUE ESTA SE AJEITANDO OLHA E TEM O ALCENI GUERRA O SERGIO GUERRA TUDO FORA A YEDA O VICE DE STA CATARINA O AZEREDO OS MAGALHAES DA BAHIA O BORNAUHSER O RUBENES BUENO DO VOTO LIMPO QUE DE VOTO LIMPO NÂO TEM NADA O MALUFE O MÂO STA OLHA VOU PARAR PORQUE TERMINA O DIA E NÂO PARA DE APARECER SUJEITO SUSPEITO

  6. job
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 11:48 hs

    Será menos perversa e infinitamente mais honesta que a aliança entre os quarenta ladrões do mensalão(PT), como Sarney, Jader Barbalho, Color, Renan Calheiros, etc.

  7. sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 11:55 hs

    eis que uma candidatura surge da multidão…

    do litoral até as cataratas… do norte pioneiro até o sul guerreiro….

    ouve-se um hino ….

    SOU BETO GOVERNADOR !!!!

    chora petezada… seus DIAS não serão mais os mesmos… hehehe

  8. injuriado
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 11:58 hs

    Primeiro, nem o Serra sabe se sai candidato, acho que não, segundo, o Osmar entrando na campanha não haverá neutralidade, não é homem de muro, terceiro, o Beto deveria, após encontro com o Serra, fazer o que fez a Madona, ao terminar o encontro, procurar Jesus…hihihihi

  9. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 12:12 hs

    job
    O que te impede de colocar o FHC/PSDB e aliados no mesmo BALAIO dos tais 40 ladrões?!
    Medo do príncipe?
    Ou de perder o emprego?
    Ou serias o ANALFABETO POLÍTICO – que não consegue ver nem o que já foi provado e divulgado em todas as mídias. Grande e pequenas.
    Isso nem Freud explica.
    A IGNORÂNCIA é o pior dos pecados!
    E se não for IGNORÂNCIA é pior ainda. Pois aí estarias tentando enganador o eleitor mais pobre. Aquele que conseguiu ter o seu presidente depois de ter sido tantas vezes roubado. Não faça isso com seus irmãos de pátria. O partido dos mais pobres foi o unico PASSADO a limpo e tu sabes que diante do MENSALÃO dos outros – o do PT foi fichinha. TODO MUNDO SABE DISSO! Em todas as redações de jornais e revistas – É O COMENTÁRIO QUE MAIS CORRE SOLTO. E todos dizem que um dia – tudo virá a público.
    QUAL O MOTIVO DA OPOSIÇÃO AINDA NÃO TER SE ENCONTRADO?!
    É A PIOR OPOSIÇÃO QUE O PAÍS JÁ TEVE.
    SERIA RABO PRESO?!
    Como achas que a gritaria sobre o MENSALÃO do PT parou no meio do jogo? Simples: PEGARAM O RABO DOS QUE GRITAVAM!!! E aí só restou o acordo. Mas agora que o PT pagou o preço sozinho a RODA GIROU. O Arruda que não é dos meus – é só o começo. Tem um livro sendo escrito sobre o SEGUNDO MANDATO NEGOCIADO NO TAPETÃO – VERDE E AZUL – não sabias disso? Aguarde!
    E não sou filiada ao PT.
    Apenas respeito a democracia e sei que este é um PARTIDO que FEZ A DIFERANÇA NO BRASIL DOS MAIS POBRES! Tanto que já é história. É prêmio. É filme. É resgate da auto estima dos INVISÍVEIS!
    Só ANALFABETO POLÍTICO ainda não reconhece essa verdade. O Fernando Henrique já disse: LULA É LÍDER!

  10. MATAHARI
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 12:30 hs

    Olhem a cara do Traiano. Já ví isso em muitos lugares. Quando o cara está na frente de alguém muito superior a ele, o sujeito fica com aquele sorrisozinho estampado no rosto achando graça, nem ele sabe do que. Fica tão feliz na presença do “Ente”que está perto dele, que perde totalmente a noção da dignidade. Seria essa a qualidade dos nossos deputados? O outro não é o Derrosso? Está tambem com o mesmo sorriso? Meu Deus do ceu, perderam a compostura. Voces já viram o cachorrinho abanando o rabicho para o dono? Não é igual?

  11. emerson palhares
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 12:45 hs

    o serra é esperto, sabe que o lula não tem tanto voto no parana, agora se vai ser bom pro beto ja não sei, o alvaro é bem relacionado com o lula assim como o mano osmar, sou oposição ha muitas coisas em relação ao beto na prefeitura, mas beto abra o olho, o lula pode fazer uns pacotão de projetos, dar mais feijão e arroz para este povão que tem fome, dar gas, luz, agua encanada, e ai quem entra pelo cano é você garoto ! ou será que você tem que cumprir ordens de cima, por que o que o povo diz, é que quem manda em casa e na prefeitura e dona Fernanda vieira !ah só pro povão não se esqueçer as origens ,dona fernanda andrade vieira richa, tem berço, berço dos chapeús ! beto algumas coisas melhoraram esta semana, os carros estão sendo monitorados, e controlados em sua velocidade! ja vi alguns adesivos que diz assim!velocidadecontrolada pelos buracos nas ruas e rodovias ! ajude o povão beto enquanto é tempo, tem muita gente percebendo que você da uma maquiada na cidade em época de eleição, e depois tudo volta como era antes! o meio ambiente agradece, os matos voltam a crescer, os rios ocupam o seu lugar que foi tirado um dia, e o crescimento desproporcional atinge lugares onde jamais poderiam ter casas ! um abraço emerson Palhares (to preocupado com o senhor) afinal vc é novo e pode mudar !

  12. Duce
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 12:56 hs

    Ao sr. Carlos não generalize, pois nesse mundo todos temos telhado de vidro, não existe partido mais sujo que o PT, com todos seus escândalos de corrupção, mas o Presida não sabia de nada.

  13. vilmar césar rubollino
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 13:37 hs

    Que bom! Assim o Osmar sai também e dá um baita palanque pro PT.

  14. gerson
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 13:59 hs

    ate q enfim chega de entra no papo dos dias se eles quise que se candidate em 2013por outro partido pra perde pro beto mais uma vez essa o beto ja papo

  15. Laertes
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 14:04 hs

    Uma coisa me intriga: por que os petistas estão SEMPRE tão preocupados em quem vai ser o candidato do PSDB ao governo?

    Seria porque um deles é quase impossível de ser batido e o outro eles acham que dá pra derrotar?

    Calma gente…só estou perguntando.

    Por falar nisso, aqui está um petista que honra as calças que veste:
    ————————————————————————————-
    Gilberto Carvalho, Chefe de Gabinete do governo Lula
    “O PT nasceu questionando as instituições tradicionais, mas foi adquirindo vícios. Até o vício da corrupção, que infelizmente entrou em nosso partido. Então, de certa forma, houve um assemelhamento, neste sentido, com os outros partidos.”
    ————————————————————————————

    Foi corajoso. Só não entendi por que acha que corrupção é “vício” e não “crime”. Fosse assim teríamos o vício do latrocínio, o vício do estupro, o vício da pedofilia.

    De qualquer forma, pelo menos um que sabe de alguma coisa.

  16. José Diniz
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 14:11 hs

    Fabio Campana, não acredito que o Serra já definiu o nome do Carlos Alberto Richa. Notas como essa só tumultuam o ninho tucano. Pela tendência vai dar Álvaro. Não que ele seja melhor, ou pior que o Beto. Segurar o Osmar e desmontar o palanque da Dilma, esse é caminho do tucanato mural. Essa é a lei do homem, primeiro o maior (presidência) depois o menor (governo)!!!
    Quem sabe um dia isso muda?

  17. Motoqueiro Infernal!
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 14:35 hs

    Indiferente a tudo isso, acho que o próximo governador (seja lá qual for) deve entrar em consenso com a presidência, o bem comum é o que importa.

  18. raul seixas
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 14:35 hs

    Sabe como ajudar o serra aqui no Pr? chama o Beto pra Vice Presidente..deixa o osmar sozinho aqui…ganham os 3…..

  19. BARÃO
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 15:04 hs

    Dom José Serra tenta atrair para o grupo dos homens bons o Visconde do Paranã Beto Richa, boa iniciativa do próximo presidente do Brasil, porém por ter ensaiado uma aliança com José Serra, conforme noticiou o diário dos homens bons ( clique aqui para ler – http://www.youtube.com/watch?v=G ), o governador Arruda, impoluto mestre do time do bem (ou DEM), foi vitimado por uma campanha difamatória jamais vista na vida pública brasileira e por denúncias torpemente preparadas, fruto das maquinações bolchevistas; outros sofrerão a mesma ação, pois qualquer varão que se levantar em apoio ao candidato do homens de bem será vítima da mesma perseguição.

  20. RACHA
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 15:33 hs

    Será!!!! Tenho lá minhas dúvidas…. Porque o Diretório Estadual está convidando todos os filiados a estarem ´na reunião do dia 22!!!

    TENHO LÁ MINHAS DÚVIDAS!!!!!!

  21. Carlinhos
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 15:43 hs

    Écomo diz o Celso Nascimento na sua coluna de hoje:

    Se o governador José Serra não decidiu ainda nem sua própria candidatura a presidente, decidirá sobre quem deve ser o candidato ao governo do Paraná?

  22. Carlota
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 16:02 hs

    É mesmo? Porque não foi nada publicado sobre isso ainda? Sera que não delírio deste blog richense?

  23. Marcos Calonga
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 16:11 hs

    Fácil de resolver, vamos votar no Serra para o Governo do PR!

  24. joao pereira
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 16:58 hs

    Nem Serra e nem Guerra quem vai decidir o melhor candidato ao Governo do Parana é o Dieretorio Estadual do PSDB, e nao ha duvidas que BETO RCIHA sera escolhido candidato é jovem, é competente é trabalhador e será nosso Futuro Governador pelo bem de todo os Paranaenses.

  25. pedro
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 19:26 hs

    sera que o serra vai,

  26. so sei que nada sei
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 21:54 hs

    NÃO VAIIIIIIIIIIIIII E NUNCA,

  27. so sei que nada sei
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 21:55 hs

    BETO RICHA NÃO VAIIIIIIIIIIIIII

  28. Paulo
    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 – 23:17 hs

    O encontro foi para dizer que se o Beto se meter vai peder…

  29. A.
    sábado, 13 de fevereiro de 2010 – 11:49 hs

    Fica . . .

  30. Maria do Ingá
    sábado, 13 de fevereiro de 2010 – 13:32 hs

    O Serra será prejudicado aqui no Paraná por causa do Beto.

  31. Luciano
    sábado, 13 de fevereiro de 2010 – 22:14 hs

    Sinceramente elegeram a Dilma e Osmar fazendo isso, além de perder a prefeitura de Curitiba…

  32. OSSOBUCO
    domingo, 14 de fevereiro de 2010 – 10:27 hs

    Poxa Campana!
    Pegastes pesado, pois “consolidou a tendência … ” é de doer!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*