DEM teme que Arruda abra a boca e o baú | Fábio Campana

DEM teme que Arruda abra a boca e o baú

Do Josias de Souza na Folha Online

A informação de que o STJ estava prestes a decretar a prisão de José Roberto Arruda chegou à cúpula do DEM na véspera, com antecedência de quase 24 horas.

Alertados, integrantes da Executiva do partido analisaram em segredo os efeitos do terremoto brasiliense sobre a sigla.

No centro da encrenca estava Paulo Octávio, um filiado que o DEM evitara lançar ao mar em dezembro do ano passado, quando o panetonegate explodira.

A iminência da prisão de Arruda reacendeu uma divisão que eletrifica os subterrâneos do DEM. A tribo ‘demo’ está cindida em dois grupos.

De um lado, a turma do “mata-e-esfola”. Do outro, a ala do “deixa-como-tá-pra-ver-como-é-que-fica”.

Foram à mesa algumas propostas. Entre elas a dissolução do diretório do DEM-DF e o desembarque coletivo dos filiados da legenda dos quadros do GDF.

Um dos participantes das conversas contou ao repórter uma passagem emblemática.

A certa altura, um dirigente do DEM disse que, antes de tomar qualquer providência, conviria ouvir o vice-governador Paulo Octávio, mandachuva da legenda no DF.

Abespinhado, um senador interveio: “Você não está entendendo. O Paulo Octávio tem que ser expulso do partido”.

Lero vai, lero vem o DEM optou por administrar a crise a golpes de barriga. No dia seguinte, quinta-feira (11) da semana passada, sobreveio a prisão de Arruda.

E o vice Paulo Octávio foi à cadeira de governador. Reacendeu-se o incêndio que o DEM imaginara ter apagado em dezembro, no alvorecer do escândalo.

O DEM tenta apregoar a lorota de que lida com o seu mensalão com um rigor que o PT não foi capaz de imprimir ao mensalão dele. Porém…

Porém, a firmeza do DEM tem a consistência de um pote de gelatina. Mesmo a exclusão de Arruda foi às manchetes com a forma de uma pseudoexpulsão.

A Executiva do partido deu tempo a Arruda para recorrer ao Judiciário. Malogrado o recurso, o DEM deu prazo ao governador para se desfiliar, antecipando-se ao vexame da expulsão.

De resto, a cúpula do DEM decidiu fingir que Paulo Octávio estava limpo. Uma ilusão que se desfaz nos desvãos do inquérito do panetonegate.

Para complicar, em pleno recesso do Congresso, o diretório brasiliense do DEM, comandado por Paulo Octávio, saiu-se com uma nota de apoio ao pseudoexpulso Arruda.

Liderada por Demóstenes Torres e Ronaldo Caiado, a turma do “mata-e-esfola” voltou à carga.

Acenou-se com a hipótese de dissolução do diretório de Brasília e abertura de processo contra Paulo Octávio. Sob o barulho, vicejou, de novo, a inação.

Como explicar? Simples: o pedaço do DEM adepto à tese do “deixa-como-tá-pra-ver-como-é-que-fica” lida com a crise movida pelo medo.

Medo de que Arruda, agora hospedado no PF’s Inn, resolva abrir a boca e o baú que armazena os segredos financeiros do DEM.

Único governador eleito pela legenda em 2006, Arruda tornou-se um grande provedor do DEM.

No pleito municipal de 2008, a máquina ‘demo’ de Brasília borrifou verbas nas arcas de comitês de campanha instalados em várias partes do país.

Arruda ajudou a forrar, por exemplo, o caixa de campanha de Gilberto Kassab, o prefeito ‘demo’ reeleito em São Paulo.

A direção do partido alega que todo dinheiro vindo de empresas fornecedoras do GDF ingressou nos livros do DEM pela porta da frente, mediante recibo.

A turma de Arruda insinua que a coisa não foi bem assim. Uma parte do dinheiro teria transitado por baixo da mesa. As hesitações da direção do DEM tonificam as suspeitas.

Paira no ar a impressão de que, se resolver destravar os dois ‘Bs’ que lhe restam (boca e baú), Arruda pode produzir um novo escândalo, tão devastador quanto o primeiro.


29 comentários

  1. Olho aberto
    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 – 13:04 hs

    É o Arruda era até cotado para ser vice do Serra… será que desistiram? Com certeza pega mal!

  2. Lores
    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 – 13:09 hs

    Tem alguns paranaenses ligados ao (des)Governo Arruda: Lupion, Lerner, Tanigushi, Paulo Munhoz da Rocha, Alceni Guerra …

  3. Pé Vermelho
    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 – 13:37 hs

    Vejamos como funciona a formação de um Partido político no Brasil. Primeiro, tem o prefeito que é eleito por uma coligação digamos de três siglas. Dem, Psdb e Pmdb, por exemplo. O prefeito compõe a sua assessoria recebendo indicações. Na Câmara de Vereadores ele detém a maioria, cinco vereadores destes partidos. Dai, ele distribui as siglas entre a sua cupinchaiada para garantir a sua hegemonia política. Ideologia, identificação com propostas, com programas, isso é o que menos importa. Dai que tem dono de serraria presidindo o PV, reacionário dirigindo o Dem e conservadores mandando no Psdb, no Pmdb. Phuta democracia hein, meu?

  4. Cris
    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 – 13:59 hs

    Conta Arruda, conta tudo o que vc sabe.
    Não paga sozinho essa conta.
    Por onde anda Jorge Bornhausen, o paladino da moral e da ética.
    Está escondido? Ele não se escondeu na época do mensalão do PT,até disse que ia se ver livre da raça do PT.
    E, o Cesar Vaia, não vai vaiar?
    Nós é que vamos dos ver livres da raça do DEMOS, isso não tem preço heheheheheheheheheheheh

  5. emerson palhares
    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 – 14:06 hs

    cassio sei que é dificil, mas abra o olho Japones ! tomara que mais um do Paraná, não esteja envolvido em escandalos, não é nada bom para a imagem do nosso querido estado .

  6. CLOVIS PENA -
    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 – 14:23 hs

    Os piores inimigos são os aliados feridos e abandonados.
    Segundo comentários, há metástases deste carcinoma disseminados por outros estados e partidos.
    Se assim for, soldados do partido, mesmo tendo abandonando a trincheira e permanecendo quietos, não escaparão dos vínculos.
    De qualquer forma, louve-se os poucos secretários de Arruda que, mostrando coerência e nada a temer, foram até a polícia prestar-lhe solidariedade.

  7. Borduna
    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 – 14:48 hs

    Esse negócio do mensalão do DEM não vai chegar ao Paraná? Tem nego do PR de alto coturno da Executiva Nacional do DEM, ou não? Não expusaram Arruda. Panos quentes no vice Paulo Otávio. Nos deputados distritais da meia e da cueca niguem toca. Por que? Os DEMOS estão vivendo o seu inferno…. enfim estão no lugar certo. Lugar de DEMO é na caldeirinha, ou não. Haja lenha pra tanta fervura. hehehehehe

  8. carlos moreira
    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 – 16:09 hs

    O Arruda já determinou ao Paulo Octavio que nomeie o manassés oliveira e o raul dos santos para o secretariado. Para a pasta da comunicação, audio e video será chamado o Alexandre Gardoliski.

  9. ROQUE CAMPINA DA LAGOA
    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 – 17:36 hs

    Hoje pela manha estava ouvindo o jornal da Jovem Pan qunado entra no ar ao vivo o Sr. José Agripino Maia, que melancolia ver um homem que todo brasil conhece a muitos anos aparecer para defender seu partido o PFL, desculpe agora é americanizado “DEM” Democrata.
    Mas vamos a diante,achei estranho a radio por ele ao vivo uma vez que nós estamos em plena terça feira de carnaval e me vem com papo de que o PT foi inocentado e que o PT que é corrupto, não aprende mesmo né Senador, não ve que o mais inteligentes do seu partido nem tocam no assunto…mas o fato é que pra quem quizer saber por que deixaram este gaga o home de rabo-de-palha falar, é só ouvir a Jovem Pan, jornal da manha e ver quem é o maior patrocinador do programa. “Governo de São Paulo”.
    quero ver aqui no Paraná deputado estadual da sigla querer defender, isso eu quero ver e aproveitando m feliz resto de carnaval que o natal chegue logo pois se não, vai acabar estragando os milhões de panetone que os democratas compraram para os pobrezinhos…

  10. ESQUERDA LIVRE
    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 – 17:54 hs

    DEU NO JORNAL SEXTA FEIRA -Publicado em 12-Fev-2010

    José Roberto Arruda
    “Três meses depois de estourar o escândalo envolvendo o governador José Roberto Arruda, só ontem, após a decretação de sua prisão, a Executiva Nacional do DEM mandou seus filiados deixarem os cargos que ocupam no governo”. O texto é da nota sob o título “Efeito retardado”, publicada na coluna Panorama Político do jornal O Globo de hoje.

    No noticiário das páginas internas, o jornal da família Marinho também dá uma manchete ao assunto – “DEM, agora, manda filiados entregarem cargos”. Refere-se a nota oficial em que a Executiva Nacional demo afirmou ontem que “a eventual inobservância da determinação acima sujeitará o filiado às sanções disciplinares previstas no estatuto do partido”.

    O comportamento parece a confirmação da piada que circula há tempos, de que o DEM é governo há 510 anos, desde que o Brasil foi descoberto. Aderiu a todos sob os mais diversos nomes – UDN, ARENA, PDS, PFL…
    Tem mais. “Arruda, por três anos, orgulhou o DEM. Do ponto de vista administrativo, fazia um belo trabalho. Até aparecerem as imagens, que indignaram o Brasil e a nós do partido”, diz no jornal o líder demo, senador Agripino Maia (RN).

    Os outro Maias, os do Rio, o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ) e o ex-prefeito carioca César Maia, líderes nacionais demos, desapareceram. Não tem nenhuma declaração dos dois. Vai ver, acreditam na máxima propalada por outros líderes, de que para o DEM o “caso Arruda é página virada”.

    *PUBLICADA NO BLOG DO ZÉ.

  11. BATISTA
    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 – 20:45 hs

    KKKKKKKKKKKK……. parabéns carlos moreira pela tirada……. essa foi ótima.

  12. Carlos
    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 – 21:43 hs

    Eta DEM apoiado pelo PSDB.
    Se o Aruda abrir a boca é só Democratas e Tucanos de cabeça quente.

  13. salete cesconeto de arruda
    terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 – 22:51 hs

    O inferno dos partidos que massacraram o PT está só começando…
    A roda do CARMA está girando bem mais rápido…
    O problema agora é quem vai ficar com o COFRE que estava sendo preparado para o “COMPRE UM CARECA E LEVE DOIS”.
    Ou não?

  14. Borduna
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 9:19 hs

    Dizem por aí que será dada ao Arruda a opção da delação premiada. Viiiiiiiiiichiiiiiiiiiii. Os DEMOS estão rangendo os dentes de pavor. Já pensou se o homem resolve dizer das coisas intrapartidarias? Se chega no Paraná via seu ex-secretário nissei. Vai faltar espaço no inferno, ou melhor na cadeia, pra tanto DEMOnizado. Do jeito que a coisa vai, aqui no Paraná esses caras não vão conseguir coligar com ninguem. Quem vai querer subir com essa DEMozada no palanque? Vai ver que é por isso que já estão até querendo abraçar o PT e PDT com Osmar. Tudo é possível. Mas nada é entendível….Osmar, fica longe desses caras por que se não o mensalão de do DEM de Brasólia respinga em vc. Eles vão aportar dinheiro na sua campanha e vc sabe de onde vem. Não é falta de aviso. heheheheheheeh

  15. Carlos
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 10:19 hs

    Porque teme? O DEM e PSDB devem alguma coisa? Estão envolvidos como Aruda?
    Será?

  16. ISTRUMY
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 11:04 hs

    QUEM SABE UMA NOVA TROCA…

    ERA PFL….VIROU DEM…E AGORA…

    UMA IDÉIA PEGAR TODA ESSA CORJA.
    COLOCAR EM UM SACO…
    E JOGAR NO RIO TIETÊ…

    SÓ QUE AI FICAREMOS NO PREJUIZO….

    PERDEREMOS UM SACO…

  17. BARÃO
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 11:26 hs

    Amigos para sempre. Pessoas de alto quilate moral jamais renegam suas antigas amizades. Um dia Arruda, O Injustiçado, deixará as masmorras da ditadura lulo-petista de viés chavez-fidelista-ahmadhjiano, e voltará ao cálido regaço de seu sempre fiel irmão José Sierra de Aguamucha o qual, se estiver já no final de seu mandato, terá então o candidato certo para sucedê-lo em 2018, isso se até lá nós, os homens bons e de bens da Pátria, não tivermos ainda aprovado o sonhado Mandato Vitalício.

    Que São Serapião abençoe nossos modestos planos.

  18. BARÃO
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 11:36 hs

    Ao se aproximar a hora final do trevoso mandarinato do batraquio usurpador, as hostes petelhas revelam suas pérfidas armas, suas manobras de gentalha, seu espirito de arrivistas mancomunados a ordens satanicas.
    Lançam suas peludas mãos da gestapo lullista, de procuradores de justiça servos declarados do petelho-mór e de juizes obnubilados com seu próprio reflexo, fiéis servidores DO monstro de nove unhas, aos quais a justiça só é compreendida em sua forma totalitária e comunista.
    Oh! nobres senhores! a vã tentativa de tais súcubos em enlamear a reputação de nossos homens bons, impolutos, nobres e tementes a Deus, é a receita crassa de fadarem-se ao fracasso, Arrudão – o puro – retornará das infectas masmorras petelhas, em glória, ao lado de D.José “O Serra” – A Sumidade -, e após sua permanencia convalescendo nas Cayman ou em Jersey, reassumirá seu lugar em Brasilia, onde do alto de sua compreensão de seus dias de martirio, coordenara junto a seus revividos pares distritais, o desterro ad eternum, dos terroristas petelhos que agora assacam injúrias cruéis a ele.
    Aos traidores requeremos a mão pesada da justiça dos homens bons, não esta justiça petelha, cujo unico código é o do marxismo-petelhismo;a nós é por direito divino, desde Roma e os Ceaseres, a justiça entre os iguais, somente nós podemos em assembléia nos julgar; quanto a choldra, a plebe não necessita de tribunais ou leis, por principio não as entendem nem respeitam, precisam sim de: disciplina forte, vigilancia ininterrupta e severa correição de seus desvios de conduta e carater, caso contrario a sociedade, como célula-mater de uma nação, estara jogada, novamente, aos rufiões petelhos, sem Deus, sem moral, sem peias e freios de nos invectivar ou procurar nos destruir.
    O sacrificio, in extremis, do nobre Arrudão, tornar-se-a um libelo da permanente luta dos homens bons, contra a desenfreada ditadura comuno-petelha e nunca será por nós esquecido. Como diria Cicero, “DELENDA DILMA” et “AVE SERRA”.

  19. Laís
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 11:37 hs

    ALGO AINDA VAI RESPINGAR PRO LADO DOS TUCANOS!
    INVESTIGAÇÕES SOBRE ARRUDA SE APROXIMAM PERIGOSAMENTE DE JOSÉ SERRA

    O medo no ninho demo/tucano é de que Arruda, agora como hospede da PF, resolva abrir a boca e o baú que armazena os segredos financeiros do DEM.

    Único governador eleito pela legenda em 2006, Arruda tornou-se um grande provedor do DEM.

    No pleito municipal de 2008, a máquina ‘demo’ de Brasília borrifou verbas nas arcas de comitês de campanha instalados em várias partes do país.

    Arruda ajudou a forrar, por exemplo, o caixa de campanha de Gilberto Kassab, o prefeito ‘demo’ reeleito em São Paulo.

    A direção do partido alega que todo dinheiro vindo de empresas fornecedoras do GDF ingressou nos livros do DEM pela porta da frente, mediante recibo.

    A turma de Arruda insinua que a coisa não foi bem assim. Uma parte do dinheiro teria transitado por baixo da mesa. As hesitações da direção do DEM tonificam as suspeitas.

    Paira no ar a impressão de que, se resolver destravar os dois ‘Bs’ que lhe restam (boca e baú), Arruda pode produzir um novo escândalo, tão devastador quanto o primeiro.

  20. joão
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 11:57 hs

    Caro redator. É uma lástima o que está a ocorrer com o DEM. As lideranças nacionais do partido estão demonstrando muita fragilidade e debilidade politica comprometedora ao aceitar as indicações de que são REFENS do CAREQUINHA. A sociedade ao perceber essa fragilidade poderá ser induzida a pensar que as lideranças do DEM também estão comprometidas financeiramente em grandes negociatas que naturalmente ocorrem em Brasilia. O PT e suas lideranças em seu processo de cooptação dos pequenos SENADORES dos pequenos partidos que militam em Brasilia poderão estar relacionados nos processos e serem envolvidos. Quem viver verá. Atenciosamente.

  21. salete cesconeto de arruda
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 12:38 hs

    Barão anda comendo muita maionese – estragada!
    Tá viajandão…

  22. JACARÉ DO BARIGUI
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 14:28 hs

    O VOTO LIMPO TÁ LÁ
    OS TUCANOS TÃO LÁ
    E OS NANICOS TÃO LÁ
    ETÁ POVO ENROLADO SÔ.

  23. BARÃO
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 15:03 hs

    Silvicola irrascivel SALETE,

    Irrecuperavel serva do abjeto petelhismo, mais uma vez vens, com seus artigos manipulados pela corja jornalistica petelha, a já famosa PT-press, invocar maledicencias neste sagrado sítio, destinado a altos debates politicos e espirituais.

    Nesta honrada fortaleza de homens bons, tua entrada é uma concessão, que magnanimamente ofertamos a petelhos e demais apedeutas, para que estes inúteis possam ter a oportunidade de auferir conhecimentos sérios, profundos e corretos, que vejam a luz que emana do mais preparado, nosso Lider> D.José “O Serra” – A sumidade -, e abandonem suas praticas nefastas.

    Vós como ignorante que é, não compreendeu a noticia, como femea canina e fiel aos ditames do batraquio hirsuto, procede como a boneca inanimada e perversa terrorista, vomitando, sem pensar, a cantilena comunista já derrotada pela história, és paupérrima de espirito e palavras, provavelmente uma das treinadas pelos mestres em petismo, aquartelados na organização terrorista, farol dos energumenos, a APEOESP.

    A invasão de tais insetos a cidade comandada por um de nossos nobres alcaides, foi cabalmente, já existindo provas, de “barbeiros” vindos da parte do inferno em terra, chamada Cuba, onde o filho do demonio reina há mais de 40 anos, vieram a pedido expresso do molusco de 9 unhas, que com solerte e subrepticia manobra disse fornecer a nosso alcaide verba de convenio, mas só entregaria tal numerario caso aceitasse em seu burgo,prebendas de sequazes do petelho-mór,se nosso alcaide nos traisse.

    Como é homem bom, impoluto e sem mácula ele conseguiu enganar a pérfida manobra dos asseclas petelhos e pode usufruir do numerario em paz.

    A derrota calou fundo a PT-press, que lançou as mentiras que vc. copiou e colou, sem se preocupar com a verdade.

  24. antonio francisco da silva
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 19:18 hs

    os escravocratas geram a direita semi nazista (destruida no europa apos a segunda guerra,aqui não) essa direita gerrou a velha UDN (moralista de faixada) que derrubou vargas,e em seguida João Goulart,gerando a ARENA,que gerou o PDS,uma ala oportunista (Marcos Maciel a frente) apos usarem e abusarem das vantagens do consulado militar de 1964,caioram fora e ciraram o PFL,que juntamente com a grande midia e figorões de outros partidos tentaram depor o presidente Lula so não o fizeram graças a reação popular(episodio do mensão, uma farsa criada por Robeto Jefferson),Agora transformaram-se em Demo (que preferem deem para não assumir sua verdadeira identida.) Só vejo uma saida auto dissolução.Pois o povo é inteligente e sabe quem é honesto na vida publica brasieira.É muito simpres.Basta ver o que ele tinha quando iniciou a carreira politica e ver o que tem hoje.não existe almoço de graça.

  25. salete cesconeto de arruda
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 19:18 hs

    Eu não disse?
    Barão anda viajando na maionese.
    E ainda ofendo os indígenas e as mulheres.
    Opa!
    Tem mais.
    Muito mais ofensas!
    Mas considerado que o cara – se for homem – não passa de um boneco falante – vamos seguir adiante com os nossos enquanto ele segue com os seus “homens bons”!
    Quanto a “femea canina” ou o passo para a sua mãe – Barão – pelo respeito que tens pelas mulheres.

  26. salete cesconeto de arruda
    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 19:21 hs

    …E ainda OFENDE INDÍGENAS E MULHERES…
    Desculpe os erros. E não é chiste. Minha avó era índia. Linda! Com certeza esta terra é mais minha do que do tal barão de coisa nenhuma!
    Que prazer estranho sente esse cara escondido atrás do biombo?!

  27. quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 – 21:24 hs

    ESSES CARAS TEM O DNA DA CURRUPÇÃO HÁ 510 ANOS OU SEJA DESDE OS PRIMÓRDIOS DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL ELES ESTÃO DEITANDO E ROLANDO COM AS BENESES DO PODER….TÁ NA CARA QUE UM DIA A CASA IRIA CAIR….
    ABRA A BOCA ARRUDA E ACABA COM ESSA RAÇA(DEM) DE UMA VEZ…..

  28. BARÃO
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 9:54 hs

    Saletes, Laíses e demais petelhos, incrustados nas arcas do estado, e fiéis servas apedeutas do mefisto escarlate, tentem colocar em suas cabeças a seguinte frase:

    “DELENDA DILMA, AVE SERRA”

  29. BARÃO
    quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 – 10:00 hs

    Sevas petelhas do comunismo lulupetista, mirem-se no exemplo dos homens bons como o João, o Caçador de Comunistas e o Vigilante do Portão. Não conseguem ver que trata-se du um complô escarlate financiado pelo Ouro de Caracas contra a chapa calva e divina Serra-Arruda, inspirada na vida e obra de São Serapião?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*