DEM do DF trocará dirigentes após escândalos de corrupção | Fábio Campana

DEM do DF trocará dirigentes após escândalos de corrupção

Camila Campanerut no UOL Notícias

O diretório regional do DEM (Partido Democratas) no Distrito Federal pediu nesta quarta-feira (24) sua “autodissolução” após as suspeitas de corrupção que envolvem a legenda local. O diretório se antecipou à Executiva Nacional do partido, que ameaçava intervir na entidade, e resolveu desmanchar seu próprio comando.

Ao explicar a decisão, o deputado Osório Adriano Filho (DF) afirmou que foi a solução menos traumática. “O partido é formado por gente honesta, honrada. Foi o que eu sempre fiz nos últimos 15 anos. Eu pedi a dissolução [do diretório], antes que outros pedissem.” Osório substituiu o vice-governador que renunciou, Paulo Octávio, no comando do diretório regional do Democratas. Octávio havia se licenciado do comando do diretório logo após vir à tona o chamado mensalão do DEM, em dezembro.

A decisão teve apoio de todos os 19 integrantes do diretório regional. “Serão buscados nomes que estejam fora de qualquer suspeita”, afirmou Osório.

O DEM possui cerca de 30 mil filiados no Distrito Federal, segundo Osório, que não soube informar quantos destes participam do governo.

O novo coordenador regional do DEM será o senador Marco Maciel (PE), que encaminhará para a Executiva Nacional do partido os nomes para a formação de um novo diretório.

Em relação ao prazo para a composição dessa nova diretoria no DF, Maciel deixou claro que não tem pressa para encerrar este processo. “Estamos num processo de reorganização. É uma tarefa que exige algum tempo. É um processo que começa agora e não se sabe quando termina”, desconversou.

A resolução anterior da legenda de que todos os filiados do DEM que participam do governo do DF deveriam sair do partido ou de seus cargos foi mantida. “Precisamos formar novos quadros. Todos os filiados [que participam da administração do DF] que têm pretensão eleitoral sairão do governo, ou se quiserem ficar, saem do partido”, reforçou o presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia (RJ).

Maia apontou que o próximo passo no Distrito Federal é a reformulação da chapa e que o partido não tem condições no momento de definir ou indicar um nome para a candidatura ao governo do DF em 2010.

Polêmicas

Apesar do tom crítico, o Secretário dos Transportes do DF, Alberto Fraga (licenciado do mandato de deputado federal) acatou a decisão do partido e deixará o cargo. Ele pediu pelo menos uma semana para deixar os trabalhos da pasta encaminhados. “Essa dissolução durará no máximo 30 a 40 dias, tempo no qual terá que ser composto um novo diretório regional. É muito melhor uma coisa nesse
sentido que uma intervenção da forma como era a idéia inicial. Salva-se quem verdadeiramente não tem nenhum envolvimento com os escândalos e há condições da gente reconstruir esse novo diretório regional”, avalia.


6 comentários

  1. TO LIGADO!
    quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 – 19:56 hs

    Vai ser designado o Ministro Sepulveda Pertence como interventor.

  2. ▄▀▄†Ψ REQUEIJÃOΨ†▄▀▄™
    quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 – 20:33 hs

    DEM será slogan da campanha eleitoral 2010.

  3. RST
    quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 – 20:52 hs

    O Dem acabou inclusive a nivel nacional, só o Alvaro Dias que defende o DEM. Onde estão os ” arautos da ética” Agripino Maia, Caiado, Heraclito Fortes, Katia Abreu, e os Maia? Sumiram todos.

  4. Atleticano de Guarapuava
    quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 – 21:33 hs

    Parabéns RST, só que esqueceu de citar os paranaenses do Demo… entre outros…

  5. Rossby
    quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 – 8:37 hs

    RST tem razáo… patriotas mesmo José Genoino, Zé Dirceu, Antonio Palocci, Silas Rondeau, José Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Fernando Collor, todos os aloprados, cuequeiros, mensaleiros agregados…. todos orquestrados sob a mesma batuta, do maestro Lula…

  6. Geraldo
    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 – 10:51 hs

    O Dem continua Demoníaco como sempre.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*