Quem é responsável pela rebelião, a Justiça ou a Segurança? | Fábio Campana

Quem é responsável pela rebelião, a Justiça ou a Segurança?

De Márcio Barros e Janaina Monteiro no Paraná Online

O secretário de Justiça, Jair Ramos Braga, afirma que, durante a semana, recebeu informações sobre conversas de presidiários de Londrina e de Curitiba. De forma preventiva, ele transferiu 30 presos perigosos e líderes de facções criminosas. Também afirmou ter mandado dois ofícios para o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.

“Alertei sobre os risco da retirada da Polícia Militar do presídio. Disse que poderia criar um desconforto e, na verdade, foi muito pior.” Logo que ficou sabendo da rebelião, Braga afirmou ter entrado em contato com Delazari, que garantiu não ter determinado a saída dos militares.

“Avisamos que isso iria acontecer. Já estava prevista uma vistoria no presídio, mas infelizmente a rebelião aconteceu antes”, afirmou Isabel Kugler Mendes, da Comissão de Direitos Humanos da OAB. Isabel, que acompanhou o decorrer das negociações, descreveu o cenário dentro do presídio como o de um campo de batalha. Para ela, é lamentável que o Paraná seja o único estado do Brasil que não providencia assessoria jurídica para os presos. “Falta uma defensoria pública, os presos têm que ter advogado. É uma exigência constitucional”, reclamou.

O secretário disse que boa parte do presídio ficou destruída, algumas alas por conta da briga entre as facções e outras, queimadas. Braga disse que ainda não sabe qual será o destino dos presos. “Temos 30 vagas disponíveis na penitenciária de Catanduvas, que serão destinadas aos presos de maior periculosidade.”


13 comentários

  1. LEO
    sábado, 16 de janeiro de 2010 – 11:02 hs

    ISSO FOI UMA REBELIÃO POLÍTICA, POIS OS AGENTES PENITENCIÁRIOS QUEREM PORTE DE ARMA, E PROVIDENCIARAM ESSE MOTIM PRA MOSTRAR PRAS AUTORIDADES A IMPORTÂNCIA DE ANDAR ARMADO>>>
    CULPA EXCLUSIVA DO SINDICATO.
    EM TEMPO: AGENTE PENITENCIÁRIO NÃO TEM QUE TER PORTE DE ARMA, TEM SIM QUE PARAR DE VENDER ARMAS E TELEFONE CELULAR PARA OS PRESOS……..OU VOCES ACHAM QUE ARMAS E TELEFONES ENTRAM NO PRESÍDIO VOANDO???????
    O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER ENCHERGAR.

  2. MOREIRA
    sábado, 16 de janeiro de 2010 – 11:28 hs

    O ATUAL GOVERNO, ENTENDE QUE O ESTADO DEVA CONTAR APENAS COM O CORPO JURIDICO DA PGE. QUE UM ESTADO NAO NECESSITA DE ADVOGADOS E DEFENSORES, QUE ESTES SAO MALANDROS E VAGABUNDOS.
    ENTAO SUGERIMOS AO GOVERNO QUE DETERMINE A PRESENÇA DESSES DEUSES PROCURADORES DO ESTADO, DENTRO DO PRESIDIO, PARA PROMOVER A DEFESA DOS DETENTOS COMO MANDA A CONSTITUIÇAO.
    DRA. MARIA ISABEL, REPRESENTANTE DA OAB, PODERA INGRESSAR COM MEDIDAS EXIGINDO DO GOVERNO TAL MEDIDA.

  3. sérpico
    sábado, 16 de janeiro de 2010 – 11:42 hs

    Essa rebelião é o resultado de mais um equívoco deste governo que finda. Um governo que não nos deixa nada de concreto e sim desmandos, autoritarismo, nepotismo, e discursos vazios. É com felicidade que conto os dias para que esta “idade das trevas” termine. Que venha o “iluminismo”.

  4. Vigilante do Portão
    sábado, 16 de janeiro de 2010 – 12:30 hs

    Existe alguma dúvida de que o governador e o secretário Dellazari são os culpados pelo desastre?

    Algum dos dois apareceu para dar explicações?

    Quando é para dar boa notícia, dão entrevista coletiva, tem fanfarra e festa. Agora, quando é para explicar os motivos da retirada dos policiais, não aparece nenhuma autoridade.

  5. Luis
    sábado, 16 de janeiro de 2010 – 13:27 hs

    Enxergar…

  6. João Ricardo
    sábado, 16 de janeiro de 2010 – 14:15 hs

    O responsável não é sempre a autoridade máxima? O governador atual não coloca a culpa de tudo o que aconteceu antes no seu antecessor? E para ele não vale?

  7. A.P. 25
    sábado, 16 de janeiro de 2010 – 15:46 hs

    LEO: vc. deve ser um desinformado, caso vc. seja um policial mais para duble, o repeito que tenho com o profissional
    da segurança pública é o mesmo que tenho pelos presos.
    Quando os (…) assumiram a PCE . foram para os plantões muitos (…) estavam sem lugar para ir, cheios de sindicâncias sem adptação para trabalhar com seus colegas (..) quem abriu as portas foi a PCE. Infelizmente dizer o quê… para lembrar uma das fugas do interior da PCE pela porta da frente, o preso saiu fardado de ponche e capus na cara, foi inverno com muita cerração, foi impressionante a evasão de filme americano, aquele cigarrinho de tapa e até um bebidinha sem falar dos celulares muitos foi seus companheiros que fizeram a PCE um grande comercio. As guaritas do muro tem histórias… Há!… sempre com bom precinho! Infelizmente a casa suportava tudo isso, era só questão de tempo. É uma pena que vc. é tão ignorante, poderia ser de grande valia como informante do MAD.

  8. verde oliva
    sábado, 16 de janeiro de 2010 – 16:55 hs

    E os presos que morreram, de quem são as responsabilidades?
    Vai ficar por isso mesmo, o Delazzarento e o governador vão ficar impunes? Cadê os plantonistas dos direitos humanos?
    Concordo com o LEO e o A.P.25, penitenciaria é balcão de negócios e só defende aquilo quem lá trabalha. No caso os salários dos AP são bem melhores dos que os da PM.
    Este é um dos pontos de conflito, há mais. Se tiver sindicância decente não sobra muita gente.
    Fora Requião!!!!!

  9. sábado, 16 de janeiro de 2010 – 22:38 hs

    Estou lembrando na época da eleição de um gracejo contra a corporação da PM…….nada justo. Quando acontece a tragédia estamos caranguejando…..Que tal adotarmos os métodos americanos…..corrente nos pés e coloca essa turma de detentos para fazer estradas…tapa buraco…asfalto….cortar mato…..estudar…..Quem não quiser…..cela de isolamento….sem visita…..sem nada.

    Não aguentamos mais sustentar esses marginais….Direitos humanos é para quem respeita o próximo….TOLERÂNCIA ZERO, marginal com arma na mão….ABRA FOGO SOLDADO!

  10. Marcos Cordeiro
    sábado, 16 de janeiro de 2010 – 23:19 hs

    Tudo está em colapso nesse país, código penal ultrapassado, TJ falido, sistema prisional falido, há corrupção em todas as esferas governamentais, municipal, estadual e federal e o pior que seja, temos que aceitar a culpa, porquê, somos nós os verdadeiros culpados que não sabemos escolher os nossos representantes essa que é a verdade, votamos em políticos errados e os ajudamos à rasgar a Constituição Brasileira, sabe por quê? Porquê não cobramos, não fiscalizamos, não denunciamos, nos tornamos omissos e assim somos todos coniventes. Nossos pais, tios, avós, lutaram por uma ” DEMOCRACIA “, que foi conquistada, mas que não é mantida por nós, não brigamos mais por nossos interesses e direitos, nos calamos, ficamos de braços cruzados, deveriamos usar o nosso ” INTELECTO “, como disse o JUCA em outra ocasião, para darmos um basta, chega de sermos usados como massa de manobra, vamos ser objetivos para deixarmos de viver ” tempos de ditadura “, num estado democrático, continuamos vivendo oprimidos, sem oportunidade, sem valores, nós produzimos a riqueza desse País, nós que pagamos os altos salários dos que escolhemos para nos dirigir e fazerem a coisa certa, acima vi uma expressão ” Iluminismo “, a cois é séria se estudada a fundo, teremos piores tempos com a ” NEW WORLD ORDEM “, estamos particionistas de uma nova guerra fria e não estamos fazendo nada.. vamos nos unir novamente, mas com inteligência continuando a luta que deixamos de lutar!

  11. Sabir
    domingo, 17 de janeiro de 2010 – 11:50 hs

    O despota Reiquião, quer que tudo funcione em seu desgoverno. Cerceando a plena capaciadade e ação dos dirigentes de cada Setor. Quando a solução é mais ou menos simples. . .reponha o n° de agentes penitenciários treinados para tal e devolva os PMs para a atividade que lhes compete. . . Onde está o MP do Paraná que não vê, por exemplo crianças no sistema prisional, quando o ECA/90 e outras legislações vedam a presença das crianças além do período de amamentação junto as presidiárias; quando a legislação determina a separação de presos pelo tipo de crime cometido. Neste desgoverno a culpa é sempre dos outros, nunca do Reiq.

  12. FILET MIGNON
    domingo, 17 de janeiro de 2010 – 19:37 hs

    Pois é gente… Tão fácil descobrir o culpado… Não é mesmo REIQUIÃO…
    Eu, daqui de meu cantinho, tenho certeza que a ca…foi do JEIME LERNER!!

  13. A.P.25
    domingo, 17 de janeiro de 2010 – 23:26 hs

    Terça feira terá escolinha, profe Requião, estará lá…….!!!!?????
    Quem será … da vez….
    O culpado da retirada da PM da PCE.
    Aquele secret. que diz ter imunidade….privilegiado
    Aquele secret. que blablablá…..
    Terá mudança nos cargos comissionados pela incompetência da Administração do Sistema? Tem comissionados, esta (…) com uso capião, vai ser díficil…
    Mas, Mas investigamos a fundo o culpado da rebelião ….
    Vejam porquê:
    Querem porte de Arma
    Querem aposentadoria Especial
    Querem local de trabalho “Penitenciária nova”…
    Querem ser polícia…Penal
    Melhor salário, quase igualzinho de um delegado de pol.!!!!
    Que inveja!!!!
    Querem novo concurso para Agentes Penitenciários.
    Com nível de terceiro grau autorizado e reconhecido pelo MEC.
    Pedem uma Secretária Penitenciária do PR.
    Carreira e Cargos…Estatuto Penitenciário…
    Uma Escola Penitenciária atuante….
    Pos graduação Penitenciária para todos bacharéis.
    Veredicto final!
    É culpa do SINDICATO, SINDICATO DOS AGENTES………

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*