PT resgata seus mensaleiros em novo Diretório Nacional | Fábio Campana

PT resgata seus mensaleiros em novo Diretório Nacional

José Alberto Bombig, Leonardo Souza e Maria Clara Cabral na Folha de S. Paulo

O PT oficializou ontem a volta de nomes envolvidos no escândalo do mensalão à direção do partido. Conforme indicação da corrente majoritária da legenda, a CNB (Construindo um Novo Brasil), José Dirceu, João Paulo Cunha e José Genoino irão compor o novo Diretório Nacional, que tomará posse no mês que vem.
A campanha da candidata do partido à Presidência, ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), promoverá outra reedição: a do grupo de sindicalistas bancários que originou os “aloprados” e desempenhará funções estratégicas, como a centralização da captação de recursos.

“Não tem sentido prescindir da experiência desses companheiros num momento tão importante como este [pré-campanha da ministra Dilma Rousseff à Presidência]”, disse o presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra (SE), à frente da CNB. As indicações foram aclamadas em plenário no congresso da chapa que venceu as eleições em novembro de 2009.
Outras duas correntes, Novo Rumo e PT de Lutas e de Massas, participaram do evento, em São Roque (SP), e apoiaram as indicações da CNB. Dirceu, Genoino e João Paulo foram afastados das instâncias partidárias no final de 2005, ano em que o caso do mensalão veio à tona.
Dirceu, ex-ministro da Casa Civil que deixou o cargo no ápice do escândalo, e os deputados federais Genoino e João Paulo são réus no processo do Supremo Tribunal Federal que julgará o mensalão -transferência de verbas supostamente públicas para congressistas da base aliada ao presidente Lula no Congresso. Eles negam a participação no esquema.
“Primeiro, para mim, não existe esse termo, mensaleiros. Depois, é um orgulho fazer parte da chapa ao lado de Dirceu, Genoino e João Paulo”, disse Dutra. Na próxima terça, as três correntes, que formaram uma só chapa, apresentarão ao atual comando do partido seus 45 indicados ao Diretório Nacional.
Nem as demais correntes nem o atual comando têm direito de vetar as indicações se os militantes estiverem em dia com suas obrigações estatutárias. Assim, é praticamente certo que Dirceu, Genoino e João Paulo terão direito a voto entre os 81 membros do Diretório. Serão apresentados também os nomes do deputado federal José Nobre Guimarães (CE), que teve um ex-assessor detido com US$ 100 mil na cueca em 2005, e de Mônica Valente, mulher do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, pivô do mensalão e hoje afastado do partido.

Dilma
Já na campanha de Dilma, o núcleo responsável pela arrecadação e gestão dos recursos será formado por petistas egressos do sindicalismo bancário. Foi esse o grupo que comandou a reeleição de Lula em 2006 e originou os chamados “aloprados” -encarregados da compra de um dossiê contra José Serra, então postulante ao governo paulista e provável adversário da ministra agora.
Saíram do sindicalismo bancário os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e José Pimentel (Previdência), os presidentes dos dois maiores fundos de pensão do país, Sérgio Rosa (Previ) e Wagner Oliveira (Petros), o atual presidente do PT, Ricardo Berzoini, e o provável tesoureiro da sigla, João Vaccari Neto, entre outros.
Berzoini coordenou a reeleição de Lula até ser afastado, após o escândalo dos “aloprados”. Jorge Lorenzetti, o “centralizador” da negociação do material em favor da campanha do então candidato Aloizio Mercadante, reportava-se ao atual presidente do PT.
Berzoini e Vaccari, também investigado pela Polícia Federal no inquérito dos “aloprados”, terão papel fundamental na campanha de Dilma.
No mês que vem, Berzoini será substituído por Dutra na presidência do PT. Não deve integrar a coordenação central da campanha, mas será um dos articuladores em São Paulo, por onde tentará se reeleger deputado federal. Além disso, deve conseguir emplacar Vaccari como novo tesoureiro do PT.
Dutra e Berzoini ressaltam que Vaccari não necessariamente será o responsável pelas finanças da campanha. “Ele vai administrar o dinheiro do partido e aplicá-lo de acordo com as orientações. E estará em contato com o comitê financeiro de campanha”, disse Dutra.
Hoje, é quase impossível separar a conta eleitoral dos recursos do partido, pois os empresários priorizam as contribuições às siglas, o que impede a identificação de beneficiários.


19 comentários

  1. JULILI FERREIRA
    domingo, 24 de janeiro de 2010 – 10:02 hs

    Então os mensaleiros estaõ de volta, já estão com saudades das tetas, dos bancos, dsa cadeiras pra sentar….Espero que o povo tenha um pouco de lembrança e discernimento e lembre destes mensaleiros, que o chefão sr. LULA mandou assumir, para ele ficar ileso. E usem sua maior arma o VOTO no dia da eleição, não votando nestes cidadãos. Porque se elegerem a “boneca barbi”e eles deputados, já sabem o caminho de como fazer as coisas. ACORDA POVO BRASILEIRO.

  2. domingo, 24 de janeiro de 2010 – 12:02 hs

    Não me faça rir, Julili!

    Qual o partido brasileiro que não fez caixa 2? Qual empresário brasileiro que não faz caixa 2?
    Ah, já sei, os que não foram ainda investigados e apanhados com a mão na butija.

    Vamos parar com essa hipocrisia.

    Todos nós somos corruptos!
    Ou ninguém aqui já enrolou o imposto de renda, a sua empresa ou orgão estadual com notas fiscais adulteradas, nunca pediu um recibo de taxi com valor maior, nunca furou uma fila, nunca mentiu em declaração nenhuma e outras façanhas para levar vantagem em tudo?
    São todos perfeitos. Estamos no céu. Ahhahahahahahahahahaa

    Não me faça rir, Julili!
    Acorda Lulili!

  3. henry
    domingo, 24 de janeiro de 2010 – 12:14 hs

    Ñ VEJO NOVIDADE NENHUMA NISSO. É A QUADRILHA DO pt (partido do trambique), SE REAGRUPANDO E SE ORGANIZANDO NOVAMENTE. NUNCA ESTIVERAM LONGE DO PODER E QUEREM COM OS VOTOS DOS MENOS ESCLARECIDOS CONTINUAR. ISSO SÓ DEPENDE DE VOCE.

  4. Wilson
    domingo, 24 de janeiro de 2010 – 13:46 hs

    “Para inglês ver!”

    O afastamento deles foi uma falácia, pois nunca deixaram de mandar tanto no partido como no governo.

  5. domingo, 24 de janeiro de 2010 – 14:04 hs

    e dirão: Lula nos ensinou o caminho

  6. SOLANGE LOPES
    domingo, 24 de janeiro de 2010 – 14:06 hs

    É o reagrupamento dos quadrilheiros que irão arregaçar as mangas para eleger a terrorista Presidente do Brasil. Isto acontecendo é só alegria. Em vez de roubar vão levar o cofre para casa.

  7. Rubio
    domingo, 24 de janeiro de 2010 – 14:07 hs

    É a treva total e definitiva. o Partido do Trambique.

  8. CHICO 1
    domingo, 24 de janeiro de 2010 – 15:19 hs

    “Partidos políticos, no Brasil, são quadrilhas – com ou sem ideologia”. “Além de transformarem o Brasil num cassino, viciaram a roleta.”
    (Millôr Fernandes, o maior e melhor cronista das mazelas brasileiras)

  9. COMANDANTE
    domingo, 24 de janeiro de 2010 – 15:22 hs

    É uma vergonhaaaaaaaa. deveriam estar presos…….mas como não existe Justiça e ela esta atrelada ao Poder…..a cambada vai continuar mamando……Comandantes Militares…..acordem…..tirem o pijama e deem um basta a essa pouca vergonha nacional………..

    Só falta chamarem o adido consular das FARCs, para ser consultor do partido……………..

    Superior Tribunal Militar, inicie a análise dos documentos dos assaltantes, facínoras, bandidos do MR8, da Via Campesina, da Valpalmares, MST, etc….se não membros da população vão começar a organizar a ala ultradireitista, DOI-CODI, CCC, PIC, Esquadrão da Morte, etc…etc… se eles podem, também podemos……..por que não………

    Que tal a Sigla COMESOCO………………..Combate aos Membros Socialistas Corruptos.

    Filie-se Agora! Amanhã será tarde demais…………
    1o. filiado – Comandante

  10. CLOVIS PENA -
    domingo, 24 de janeiro de 2010 – 15:31 hs

    Para simplificar, eis como se abrem os caminhos para tais atitudes no Brasil:

    “Vossa Excelência não tem condições de dar lição a ninguém”, afirmou Mendes.

    Barbosa respondeu: “Vossa Excelência me respeite, Vossa Excelência não tem condição alguma. Vossa Excelência está destruindo a Justiça desse país e vem agora dar lição de moral a mim? Saia à rua, ministro Gilmar. Saia à rua, faça o que eu faço”.

  11. LÉO
    domingo, 24 de janeiro de 2010 – 16:08 hs

    QUEM ROUBA MAIS OS BRASILEIROS?
    P PCC?
    OU O
    PT?
    AONDE TEM MAIS BANDIDOS….?
    NO PCC?
    OU NO
    PT?
    QUEM É MAIS BURRO?
    O ANIMAL DE QUATRO PATAS?
    OU O POVO BRASILEIRO?

  12. noroeste do parana
    domingo, 24 de janeiro de 2010 – 16:15 hs

    é colocar as raposas para tomar conta do galinheiro…….acorda povo brasileiro……. e o OSMAR DIAS vai ser apoiado por este povo ….MST invasores de terras e marginais do direito alelheio…….FORA PT e PDT…….

  13. edu
    domingo, 24 de janeiro de 2010 – 20:12 hs

    justiça foi feita! Todos foram julgados sem provas só na presao da mídia e nos erros de alguns do pt com caixa 2, quem não tem caixa 2?

    Chega de hipocrisia e pureza! A dilma vai ser eleita e o mais importante é o país continuar crescendo e a vida dos mais pobres melhorando!

  14. Marcos Cordeiro
    domingo, 24 de janeiro de 2010 – 22:18 hs

    Isso é uma VERGONHA!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?
    Acorda povo brasileiro….assim não dá mais….!
    Foi mostrado a sujeira na mídia em todos os canais de televisão, os desvios de dinheiro, as propinas, roubo discarado, é dinheiro na cueca, na meia, no bolso, escândalos e mais escândalos! Se o povo votar nessa trupe de volta,, eu me mudo de país!!!…CHEGA!

  15. Laertes
    domingo, 24 de janeiro de 2010 – 23:52 hs

    O tritop lá em cima é mais uma poliana ( ou apenas finge ser?) que acreditou na desculpa do caixa dois.

    Mensalão foi compra de votos; dinheiro de corrupção que ia para muitos lados, uma parte para futuras campanhas e outra para as contas nas ilhas Cayman, para comprar iate, Land Rovers,diamantes para a outra (nada contra, mas quer fazer graça, faça com o seu dinheiro), etc.

    A compra de votos não é novidade mesmo. Foi banalizada pelo governo Sarney (os que já sabiam ler à época lembrarão da famosa política do toma-lá-dá-cá). O mensalão do PT, no entanto, capitaneado pelo Zé Dirceu, pôs “ordem no caos”, evitando ter que negociar a cada votação e colocou meio Congresso na folha de pagamento de dinheiro público roubado.

    Depois que o Roberto Jefferson, amargurado com seus interesses contrariados nos esquemões de superfaturamento publicitário nos Correios, botou a boca no trombone, foi aquela correria.

    Sacrificaram o Zé Dirceu, para aplacar a ira da sociedade e inventaram essa abobrinha de caixa dois. Caixa dois uma ova. Roubo descarado.

  16. Marcondes Oliveira
    segunda-feira, 25 de janeiro de 2010 – 9:09 hs

    A PTzada só fala em pobre,vão ver a onde mora a Sra.Gleise,o nobre deputado Angelo,e o presidente da Itaipu,Sr.Samek,con certesa não é na Vila Leão e muito menos no Parolim,chega de falar nos pobres seus idiotas.

  17. jose
    segunda-feira, 25 de janeiro de 2010 – 11:10 hs

    toptpo, até que enfim vc assumiu: é corruPTo….

    O mais engraçado é que no DF os caras estão protestando na rua, aqui, os petistas atacam de borduna…mas sobre o mensalão do pt todos defendem…

  18. Ditão
    segunda-feira, 25 de janeiro de 2010 – 12:08 hs

    Ainda bem que agora eu tenho Chile para me exilar.

  19. Jose Carlos
    segunda-feira, 25 de janeiro de 2010 – 16:12 hs

    Dá para imaginar como será o ministério de Dilma:

    – Casa Civil : Zé Dirceu
    – Fazenda: Delúbio Soares
    – Justiça: José Genoíno
    – Banco Central :Ricardo Berzoini
    – Trabalho: Jorge Lorenzetti

    e por aí vai… vai ser um governo de orgulhar qualquer Nação de terceiro mundo…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*