Perdemos Wilson Martins | Fábio Campana

Perdemos Wilson Martins

Nesta madrugada, morreu Wilson Martins, aos 88 anos. Será velado na capela 3 do Cemitério Luterano, no Alto da Glória, até as 17h00. Seu corpo será cremado.

Wilson Martins escreveu “Um Brasil Diferente”, uma visão da excepcionalidade da formação cultural do Paraná. Obra indispensável para compreender a sociedade e a vida paranaense.

A última grande entrevista de Wilson Martins foi dada aos jornalistas Aroldo Murá e Cláudia Gabardo para o livro Vozes do Paraná 3 que será lançado em julho, onde contou suas preferências literárias atuais, listou as glórias municipais e chegou a falar sobre um assunto em que não costumava tocar, a sua passagem, ainda muito jovem, pelo governo de Manoel Ribas.

De sua obra, além da crítica publicada nos jornais O Estado de São Paulo, O Globo, Jornal do Brasil e Gazeta do Povo e reunida periodicamente em livros, há a “História da Inteligência Brasileira”, considerada uma grande imersão na produção intelectual brasileira em todos os campos desde o descobrimento, reveladora de sua gente, suas raízes.

Seus livros principais são: O Modernismo (1965, 5ª ed. 1977), História da Inteligência Brasileira, 7 volumes, A Crítica Literária no Brasil, 2 volumes, Um Brasil Diferente, Pontos de Vista – Crítica Literária, A Palavra Escrita.

Recebeu o Prêmio José Ermírio de Morais, 1997, Academia Brasileira de Letras.


3 comentários

  1. Chik Jeitoso
    domingo, 31 de janeiro de 2010 – 17:10 hs

    Os Deuses Espirituais lhe conforte e receba seu espirito iluminado com cantigos e todo aperfeirçoamento.
    Valeu luz………………………………………………………………………

  2. Eduardo
    domingo, 31 de janeiro de 2010 – 21:40 hs

    Sem duvida, uma das maiores expressões da literatura paranaense, que fica mais pobre com sua partida. Era um homem como poucos, um grande intelectual, um pensador genuíno.

  3. domingo, 31 de janeiro de 2010 – 22:32 hs

    FOI O CRIADOR DA COLUNA MAIS LIDA NOS JORNAIS DO PARANÁ,,A ENTRE LINHAS DA GAZETA DO POVO,,,,ÉRA UMA DELICIA LER AS ENTRELINHAS,,…….DESCANSE EM PAZ…..

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*