Ex-porta-voz de Lula diz que lulismo tem raiz conservadora | Fábio Campana

Ex-porta-voz de Lula diz que lulismo tem raiz conservadora


Para André Singer, manutenção da ordem foi “elemento vital” para Lula conquistar os mais pobres

De Julia Duailibi no Estadão

Ex-secretário de Imprensa e ex-porta-voz do governo Luiz Inácio Lula da Silva, o cientista político André Singer publicou um artigo acadêmico no qual define as raízes do “lulismo”, afirmando que o fenômeno incorporou “pontos de vista conservadores”, surgiu baseado no “conservadorismo popular” e concedeu ao presidente “uma autonomia bonapartista”.

Publicado na última edição da revista Novos Estudos, do Cebrap, o texto Raízes Sociais e Ideológicas do Lulismo pretende debater o realinhamento eleitoral que teria ocorrido a partir da reeleição de Lula em 2006. Singer sugere que o subproletariado – termo usado pelo economista Paul Singer ao analisar a estrutura social do Brasil no início dos anos 80 -, que sempre teria se mantido distante de Lula, aderiu em bloco à sua candidatura depois do primeiro mandato, ao mesmo tempo em que a classe média se afastou dela.

VIA DE ACESSO

“O primeiro mandato de Lula terminou por encontrar outra via de acesso ao subproletariado, amoldando-se a ele, mais do que modelando, porém, ao mesmo tempo, constituindo-o como ator político”, disse. “Isso implicou um realinhamento do eleitorado e a emergência de uma força nova, o lulismo, tornando necessário um reposicionamento dos demais segmentos.”

De acordo com o autor, esse realinhamento só foi possível porque o subproletariado passou a ver em Lula, com o seu discurso conservador, a “manutenção da ordem” – o que não ocorrera nas eleições anteriores. “A elevação do superávit primário para 4,25% do PIB, a concessão da independência operacional do Banco Central (…) e a inexistência de controle sobre a entrada e a saída de capitais foram o modo encontrado para assegurar um elemento vital na conquista do apoio dos mais pobres: a manutenção da ordem”, afirma Singer.

Esse realinhamento teria tirado a centralidade dos estratos médios da sociedade – como os estudantes e assalariados com carteira assinada, que formavam a base eleitoral do petista – e explicaria o “relativo desinteresse de Lula pelos formadores de opinião”. “À medida que passou a ser sustentado pela base subproletariada, Lula obteve uma autonomia bonapartista (sem qualquer conotação militar)”, diz o autor, para quem essa adesão “salvou o presidente da morte política a que parecia condenado pela rejeição da classe média.” A análise sugere que o tripé Bolsa-Família, aumento real do salário mínimo e a expansão do crédito colaborou com o realinhamento.


10 comentários

  1. ildo baldo
    sexta-feira, 8 de janeiro de 2010 – 12:55 hs

    O BRASILEIRO EM GERAL É LULISTA SÓ QUEM NÂO É SÂO MAGNATAS MAS ESSES NÂO SE REFERE A EMPRESARIOS POIS GANHAM DINHEIRO CRIAM EMPREGOS E SÂO PARCEIROS DE UM BOM CRESCIMENTO POR ISSO NÂO SÂO PARTIDARIOS SÂO AFAVOR DE UM GOVERNO COM AUSTERIDADE E COMPETENTE IGUAL DO LULA POR ISSO SÂO A FAVOR DESSE GOVERNO

  2. BARNEYBÉ
    sexta-feira, 8 de janeiro de 2010 – 13:21 hs

    O POVO COME E VESTE E QUER CASA E SALARIO E EMPREGO.
    POBRE NÃO QUER LIXO E SIM LUXO.
    LULA É DO POVO ELE SABE SER POVO.
    CERTAS COISAS SOCIÓLOGOS OU ANTROPOLOGOS NUNCA VÃO ENTENDER CERTO.

  3. sexta-feira, 8 de janeiro de 2010 – 15:18 hs

    VAMOS POR ETAPAS;;;;;;PRAIAS LOTADAS….RUAS REPLETAS DE CARROS,,,MERCADOS LOTADOS….RECORD DE VENDAS NO COMÉRCIO,,,EMPREGO AUMENTANDO…..SALÁRIOS SENDO CORRIGIDOS,,,,INGRESSOS PARA O CARNAVAL 2010 JÁ ESTÃO ESGOTADOS,,,,,PESSOAS DE BAIXA RENDA CONSEGUINDO Á SUA CASA PRÓPRIA……;;;ALGO ESTÁ CERTO NÉ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  4. Lauro
    sexta-feira, 8 de janeiro de 2010 – 18:44 hs

    Pois é, Pedro Girardi, este é o milagre brasileiro – Brasil Ame-o ou Deixe-o. O Produto Interno Bruto está lá embaixo. As exportações cairam. A arrecadação de impostos caiu, por causa das isenções fiscais. A corrupção está fora de controle. No entanto, o que você descreveu é verdade. O povão está se esbaldando, note-se, com dinheiro emprestado. Enquanto puder pagar, vai se esbaldar. Quando não conseguir mais pagar as dívidas, aí o bicho vai pegar.

  5. jose
    sexta-feira, 8 de janeiro de 2010 – 21:32 hs

    Governo lula austero? Este ildo baldo além de não saber escrever não sabe nada sobre o governo que defende…Veja no SIAFI, que é do governo, o quanto este governo gasta com baboseiras, a começar com o cartão de crédito da presidência, viagens de avião dos amigos do filho e outras palhaçadas…

    Não existe governo austero, por definição governo é perdulário, compra mal, gasta mal.

    Veja lá quanto este governo gasta em propaganda, incluindo cef, bb e petrobrás.

    Veja quanto este governo torrou com ongs que sumiram do mapa.

    Veja quanto este governo torrou em projetos que nunca sairão do papel.

    Só nas farras da escolha das cidades da copa, dos jogos olímpicos e por último no passeio a copenhagem, veja quanto foi do nosso suado dinheirinho…

    Tem muito mais, é só pesquisar….

    Sabe porquê? Porque o dinheiro vai muito fácil, nós somos uns bananas que pagamos religiosamente nossos impostos só pra sustentar estes vagabundos…

    É seu ildo baldo, quem paga esta farra somos nós…e vc aplaude!!!!!!!!!

  6. Paulo Martins
    sexta-feira, 8 de janeiro de 2010 – 22:26 hs

    Lulismo é conservador? Só de for novilingua petista.
    Não é fácil ser conservador no Brasil. Já fui chamado de tudo que é ruim, mas de ser base do lulismo é demais. O petista que disse isso quer induzir nós, os conservadores, ao suicídio. Só pode.

  7. Anselmo
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 12:46 hs

    A conta vai chegar e todos, sem excessão a pagaremos.

  8. Daniel - Cvel Pr
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 17:51 hs

    Paulo Martins e Lauro,, calma senhores, esse país aqui agora começa a ter povo consciente, isso aumentará gradativamente, por mais que escrotos de direita digam que não, o nosso povo evolui, teve acesso a cursos de formação formal, cultura, crédito, conforto, comida boa, direitos humanos… a pouco tem po não tinhamos isso, temos muito que evoluir mas 480 anos em 8 não seria possivel..
    Vocês não são conservadores, tentam ser mas não são, tentarm conservar a fachada de patriotas e corretos… o fenomeno do lulismo se deve as coisas absurdas que fizeram com este povo..
    Lauro de onde vem os emprestimos? nosso país tem saldos que nunca teve antes, já estão até inventando a bolha,, não tem como explicar as besteiras que falam, cite fontes..
    Você, Lauro, josé tambem, mas sabe pau que dá em zé dá em josé, falando causam náuseas…o povão, com vc Lauro define pejorativamente, é a base desse país, e você o esgoto, subproduto da nossa gente. José calma esse ano tem a copa pra vc se animar..

  9. TORNEIRO MEC. PELO SENAI
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 17:57 hs

    PUTZZ FÁBIO, CENSURA P/ OS COMENTÁRIOS ÁCIDOS CONTRA O PRESIDENTE???

    QUE FEIO.. VAIS COMUNGAR COM ESSA ONDA DE COMUNISMO DOS PETISTAS??

    CADÊ A LIBERDADE?? NEM AQUI PODEMOS MAIS EXPRESSAR O QUE PENSAMOS??

    ESTOU MUITO DECEPCIONADO, O PRESIDENTE CHAMA O POVO DE MERDA, E NÉS NÃO PODEMOS RETRIBUIR NA MESMA FORMA???

    CHAVES NO SEU BLOG??? MEUS SINCEROS PÊSAMES..

  10. jose
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 23:30 hs

    Daniel, não entendi a “ameaça”…aliás não entendi nada, seu texto é truncado demais, sem nexo…

    E qualquer melhoria para a população é antes de tudo obrigação do Estado, que é sustentado pelos impostos que arrecada.

    O que cito, pode ser comprovado, procure nos sites do MPF e TCU, achará lá os processos contra as ongs que receberam dinheiro e sumiram.

    Os dados sobre os gastos do governos estão no SIAFI, assim como os dados sobre a dívida pública, que está aumentando…

    Aliás, por estes dias saíram os dados sobre o rombo no FAT, vc tem algo a dizer?

    A diferença é que não sou alienado, muito menos torcedor de são lula. E a copa do mundo (Brasil hexa, etc e tal ), não muda rigorosamente nada para mim: continuarei trabalhando, pagando meus impostos e infelizmente sustentando esta cambada que vc defende…pelo menos até o fim deste ano…

    E por falar em “direita” e “esquerda”, vc já viu algum banqueiro reclamando do governo lula? Pois é, o “governo popular” de são lula foi o que mais lucro deu pra os bancos, coincidência ou não, mas os maiores doadores da campanhas do mercadante, por exemplo, foram justamente quem?

    Quer uma dica, já que vc gosta de fontes: http://www.tse.gov.br

    Pesquise lá o quanto o mercadante recebeu dos bancos nas eleições de 2006….

    Da próxima vez, use argumentos e pare de culpa “a mídia”, nada foi inventado, está claramente escrito, basta não ter preguiça de ler (como o sr lula já declarou) e se vc notou os sites que citei são do governo federal…

    E quanto a esta baboseira de “direita” e “esquerda”, deixo claro: não tente classificar quem vc não conhece e se para vc quem gosta de honestidade e verdade é “direita”, então prefiro ser “direita”…

    Não existe meia verdade, nem meio crime, por mim todos os envolvidos em qualquer falcatrua ou mentira devem ser processados, seja presidente, governador, prefeito, vereador…não voto em quem mente ou deixa que a corrupção grasse…

    Isto vale p/ qualquer partido ou candidato a qualquer cargo.

    E “rouba mas faz” não vale para mim…muito menos pedidos de desculpas por “erros cometidos”, mensalão do psdb, do pt, do dem, caixa 2, dólares na cueca, dossies falos ou simples mentiras como doutorado falso…

    Se para vc isto vale, lamento, mas isto não é democracia, é roubo, pura e simplesmente roubo…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*