A explicação de Pessuti para os gastos com telefone nas Bahamas | Fábio Campana

A explicação de Pessuti para os gastos com telefone nas Bahamas

Para encerrar a pendenga sobre os gastos do vice governador Orlando Pessuti com telefonia nas Bahamas, foi expedida uma relato detalhado que garante que Pessuti nem conseguiu usar o celular, por razões técnicas, e teve que se valer do telefone do hotel, mais caro, para se comunicar com o Brasil:

“Uma grave e insanável pane nos serviços de roaming internacional, que atingiu clientes da VIVO e das demais empresas de serviços de telefonia celular em viagem às Bahamas, no período de 29 de maio até 02 de junho de 2009, impediram que o vice-governador Orlando Pessuti viesse a utilizar aqueles serviços, no período, com graves danos ao programa de divulgação dos eventos decorrentes daquele encontro.

No caso particular, a VIVO (empresa contratada pelo Governo) tem um convênio com a BTC (empresa das Bahamas), para operar o roaming, que, entretanto, não funcionou. A própria VIVO, através de expediente de 17 de julho de 2009, apresentou desculpas formais ao Vice-Governador Orlando Pessuti, na condição de coordenador do Comitê da Copa do Mundo FIFA-2014, pelos graves transtornos ao bom andamento dos trabalhos programados.

A alternativa encontrada para a efetivação da comunicação com o Paraná foi a utilização de outros serviços de telefonia, disponíveis no hotel em que se hospedava o vice-governador Orlando Pessuti e que, como se sabe, sempre custam bem mais que os serviços disponibilizados em centrais telefônicas, inexistentes no local. Esta foi a forma encontrada para que a população de Curitiba e do Paraná pudessem participar de todos os momentos que antecederam e que culminaram com o anúncio de nossa Capital como uma das beneficiárias do maior evento esportivo do mundo.”

A nota na íntegra você lê no Leia Mais

No referente ao caso do ressarcimento de despesas efetuadas pelo Vice-Governador Orlando Pessuti, é necessário que sejam esclarecidos alguns pontos que têm passado em branco.

De um lado, o Vice-Governado Orlando Pessuti é o Coordenador do Comitê Executivo para Assuntos da Copa do Mundo FIFA-2014, composto por representativas entidades, como a Prefeitura de Curitiba, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP, a Federação do Comércio do Paraná – FECOMERCIO, a Federação Paranaense de Futebol – FPF, a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Paraná, a Secretária de Estado do Turismo – SETU, o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Curitiba e a Itaipu Binacional, entre outras

A reunião da FIFA, que anunciaria a indicação das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, ocorreu em 31 de Maio de 2009 em Nassau, Bahamas. Na oportunidade, o Vice-Governador Orlando Pessuti, na qualidade de Coordenador do Comitê, não poderia deixar de estar presente, pois se tratava de representação oficial e no interesse e a serviço do Estado do Paraná.

Deve-se notar que o Vice-Governador foi o único representante de Estado presente naquela ocasião, inclusive, participando da reunião formal na sala de audiências, em companhia de altas autoridades da FIFA, como o presidente Joseph Blatter, Ricardo Teixeira, presidente da CBF e de João Havelange, ex-presidente da FIFA.

Sem qualquer sombra de dúvida, o resultado da indicação de Curitiba (e do Paraná) para sediar a Copa do Mundo 2014 trouxe muita alegria e criou a possibilidades de efetivas transformações e desenvolvimento para a população paranaense. Serão realizados investimentos em infraestrutura, como a implantação da nova pista do Aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhais, a revitalização de estradas e rodovias que cortam o nosso Estado, a expansão e melhoria nos instrumentos de prestação de serviços, tais como: hotéis, restaurantes, taxis, serviços de saúde, segurança pública, entretenimento e lazer, entre outros, tudo isso redundando em criação de empregos e geração de renda, inclusive com a possibilidade de aporte de recursos federais para a construção do metrô, projeto que passou a ser discutido em detalhes a partir da escolha de Curitiba como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014. Por outro lado, estima-se um movimento financeiro e de negócios, a partir de agora até o término daquele evento, em valores superiores a R$ 4 bilhões.

Nesse contexto, a serviço do Paraná em evento de proporção dessa magnitude, o Vice-Governador Orlando Pessuti sentiu a necessidade de comunicar-se com eficiência e rapidez com os demais integrantes do cenário turístico, esportivo e comercial do nosso Estado, através dos meios de comunicação da capital e do interior.

Infelizmente, nem sempre as coisas funcionam como deveriam, mesmo em países ditos de Primeiro Mundo. Uma grave e insanável pane nos serviços de roaming internacional, que atingiu clientes da VIVO e das demais empresas de serviços de telefonia celular em viagem às Bahamas, no período de 29 de maio até 02 de junho de 2009, impediram que o vice-governador Orlando Pessuti viesse a utilizar aqueles serviços, no período, com graves danos ao programa de divulgação dos eventos decorrentes daquele encontro. No caso particular, a VIVO (empresa contratada pelo Governo) tem um convênio com a BTC (empresa das Bahamas), para operar o roaming, que, entretanto, não funcionou. A própria VIVO, através de expediente de 17 de julho de 2009, apresentou desculpas formais ao Vice-Governador Orlando Pessuti, na condição de coordenador do Comitê da Copa do Mundo FIFA-2014, pelos graves transtornos ao bom andamento dos trabalhos programados.

A alternativa encontrada para a efetivação da comunicação com o Paraná foi a utilização de outros serviços de telefonia, disponíveis no hotel em que se hospedava o vice-governador Orlando Pessuti e que, como se sabe, sempre custam bem mais que os serviços disponibilizados em centrais telefônicas, inexistentes no local. Esta foi a forma encontrada para que a população de Curitiba e do Paraná pudessem participar de todos os momentos que antecederam e que culminaram com o anúncio de nossa Capital como uma das beneficiárias do maior evento esportivo do mundo.

É uma pena que se tenha dado encaminhamento equivocado ao tema, fato que bem demonstra a necessidade de mudança da política em mecanismo de apoio e instrumento a favor do povo, e não de interesses subalternos.


30 comentários

  1. Valmor Lemainski - Cascavel
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 10:17 hs

    Não precisava tamanha “explicação”. ´Bastaria publicar a conta telefônica. Seria mais transparente. Dá tempo ainda…
    Uma pergunta?
    Não havia jornalista acompanhando?
    E se o Pessutti fosse um representante de empresa privada, será que a explicação para todo esse gasto seria aceita?
    Nas hotéis das Bahamas não existe internet? Nem MSN?

  2. julio cesar
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 11:14 hs

    Ai, ai, ai ai, quanta embromação. explicou explicou explicou e nao disse nada. Pessutao em vez de enrolar o povo mostra a Fatura . ai todos verão quanto tempo voce ficou pendurado no telefone. e com quem voce falou.e nós pagamos a sua conta explica para nós contribintes. Galdino peça para esse Politico apresentar as faturas, ai fica tudo esclarecido.
    Pessutao nós nao somos bobos, 5.000 é muita grana. eu por exemplo gasto 18,00 por mes em meu vivo.

  3. Josoé de Carvalho
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 11:33 hs

    No bordel Brasilis não tem putas honestas. As mais velhas tem ciumes das mais novas. Existem aquelas que hora pendem por um lado,hora por outro.Conforme o freguês umas ficam contentes, outras roem as unhas. Cafetôes , cafetinas,prostitutas,veados ninfetas,drags,pederastras, intelectuais, miseráveis,hipóclitas enfim a fauna é grande. Qualquer semelhança com o nosso sistema político não é mera coincidência.

  4. sábado, 9 de janeiro de 2010 – 11:59 hs

    è brincadeira esse treco. Eles não tem o que falar do LANDO ai fica dizendo essas besteiras de telefone. O Galdino quantos cargos de comissão vc ganhou do Beto Cart Richa? A partir de abril o Lando vai passar dos 10 por cento nas pesquisas ai eles vão inventar de tudo contra o moço. Mas vamos seguindo a caminhada porque será longa mas no final será feliz. Os animais de confiança estão trabalhando enquando a cachorrada fica fazendo fofoca.

  5. Aldemir Flores
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 12:24 hs

    Nao se preocupe PESSUTÃO. Vc é um homem sério e o povo do Paraná já sabe. Não devemos nos apegar a mesquinharias para tentar denegrir um homem horado que muito tem feito pelo Paraná. Só não gasta telefone quem não trabalha. Siga no mesmo “geitão” que é o único geito correto e certo.

  6. sábado, 9 de janeiro de 2010 – 12:42 hs

    Lembrando que foi transmitido ao vivo, sendo que nada justifica uma conta astronômica destas.

    “Site da Fifa acompanha conferência nas Bahamas ao vivo
    Na reunião serão anunciadas das 12 cidades sede da Copa 2014

    A reunião do Comitê Executivo da Fifa, que será realizada neste domingo, em Nassau, Bahamas, será acompanhada ao vivo pelo site entidade. A transmissão começará às 16h (horário de Brasília).

    No encontro, serão anunciadas as 12 cidades sede da Copa 2014, sendo que Porto Alegre e Florianópolis estão no páreo. As outras candidatas são Brasília, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Belém, Manaus, Rio Branco, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba

    http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-copa2014,2527357,Site-da-Fifa-acompanha-conferencia-nas-Bahamas-ao-vivo.html

  7. sábado, 9 de janeiro de 2010 – 12:50 hs

    AS IMAGENS DIZEM TUDO FALTA SO A IMAGEM DA CONTA!

    http://www.aenoticias.pr.gov.br/modules/xcgal/displayimage.php?album=19791&pos=2&pid=92587

    “Curitiba foi escolhida pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) como uma das doze subsedes para os jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014. O vice governador do Paraná Orlando Pessuti concede entrevista em Nassau. Estou muito feliz e emocionado de presenciar aqui de Nassau a escolha de Curitiba, disse Pessuti. Foto Divulgação “

  8. sábado, 9 de janeiro de 2010 – 12:52 hs

    GUARDANDO O CELULAR.

  9. Ita
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 13:15 hs

    Parabéns Governador Pesuti pela sua onestidade.
    Infelizmente tem gente que só sabe criticar.
    Deveriam estar fiscalizando aquilo para o qual foram eleitos.
    Pesuti 2010 Governador.
    Dilma 2010 Presidente.
    Fora PSDB e seus partidários.

  10. Vigilante do Portão
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 14:08 hs

    Não estou entendendo mais nada.
    A primeira informação do governo sobre a tal conta – está na resposta ao Prof. Galdino -, dava conta de que não havia o gasto de R$5.000,00 em ligações telefônicas. Agora, o próprio Pessuti informa que gastou sim, apresentando a justificativa de que o Celular do governo não estava funcionando.

    Não sei não, parece mentira, coisa inventada depois, caso contrário, qual seria o motivo de não terem dado essa informação logo de início?

    Vai ver a “thurma” tomou todas lá no hotel e na hora de fechar a conta, mandou anotar como telefonema, escondendo a farra. Nesse governinho hipócrita, tudo é possível.

  11. Nhengo
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 14:44 hs

    será que essa cambada já ouviu falar em Skype? é possível usar até em celulares através de wi-fi, que convenhamos, nos padrões de hotéis que essa corja costuma se hospedar existe o serviço.

    tem gente mentindo ainda, pq no site da lambança com dinheiro público tá bem claro a descrição do ressarcimento: DESPESA REF. A INDENIZACAO DE VALORES PAGOS COM T ELEFONE EM VIAGEM INTERNACIONAL (BAHAMAS/COPA DO M UNDO), CF.DECLARACAO DA VIVO S/A, A SERV.DO ESTA.
    http://www.gestaodinheiropublico.pr.gov.br/Gestao/gastos/ConsultaPagamentos_Detalhes_Resp.jsp?Num=110000009024451&Ordem=88

    então as informações do site não são confiáveis? foi apresentado nota fria p/ ressarcimento?

  12. INSISTENTE
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 15:11 hs

    QUEREMOS SABER DA CONTA ESPECIFICADA E FIM DE PAPO!

    http://www.gestaodinheiropublico.pr.gov.br/Gestao/gastos/ConsultaPagamentos_Detalhes_Resp.jsp?Num=110000009024451&Ordem=88

  13. super esperto
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 15:15 hs

    Valmor…

    Se o kara naum dah explicação, vc reclama… se da, vc tbém reclama…

    Se o Pessuti trabalhasse na minha empresa, certamente estes gastos seriam muito bem justificados… afinal, do que adiantaria viajar para uma reunião muito importante e não ter comunicação on line com o restante da empresa? Na vida de hoje, globalizada, isso naum existe… está todo mundo conectado, toda hora!

    Agora, interessante a sua observação sobre a Internet e o MSN… Certamente, se o serviço fosse de Banda Larga, ele também seria caro. Além disso, imagine dar uma entrevista à uma rádio via internet. Mesmo com a possibilidade de conversar no MSN ou Skype, a qualidade, vc deve saber, não eh a mesma, sem contar nas inumeras vezes que o sistema falha. Nestas horas, nada melhor do que um bom telefone, que garante a comunicação e permite a realização das atividades e tarefas necessárias.

  14. Nortão
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 15:49 hs

    Meu caro Valmor Lemainski: o Pessutão com certeza não sabe o que é MSN por não sabe teclar.

  15. ZE LEANDRO DIAS
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 16:08 hs

    Me desculpe Valmor Lemaiinsk,mas vou lhe dizer nem nosso Paraná,muito menos nosso pais necessita de pessoas com uma visão retrógoda,e e empresarial, faça uma análise do custo e benefício. e depois faça sua mea culpa e parabenize pelo resultado obtido.Humildade e caldo de galinha não faz mal a ninguem.

  16. JAQUIM
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 16:10 hs

    Este é o retrato claro da transparência das ações de um governante que pauta os seus caminhos pela ética e pelo respeito a população!! Muito bem Pessuti!!
    Pena que determinado edil curitibano(envolvido em situações comprometedoras e agindo a mando de outros como um cão adestrado) não esteja seguindo estes mesmos valores para a sua vida parlamentar, mas ainda dá tempo e esperamos a sua regeneração!

  17. Roberto Carlos
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 16:13 hs

    CADA DIA UMA MENTIRA, ANTES NAO USOU, AGORA USOU O TELEFONE DO HOTEL, CHAMARAM O PROF GALDINO DE MENTIROSO MAIS QUEM SERA O MENTIROSO NESSA HISTORIA.

  18. pedro
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 16:36 hs

    Kd a fatura da conta telefonica. pesutao apresenta a fatura e mostra para o povo do Parana com quem voce falou. se ta escondendo eh por que tem coisa estranha.Galdino voce eh o unico politico do Parana que pode desmascarar esta cambada. nos ajude a recuperar esta grana . e Outras que estao sendo roubadas tbem.

  19. CIDADÃO FRUSTADO
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 17:21 hs

    O Pessutão falou, falou, ficou caro e não explicou!

  20. Lelo
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 23:35 hs

    Mostra a fatura Pessutão…Essa explicação não deu…Se com o telefone é assim imaginem com o resto que o povão não sabe! Ai, ai, ai que feio!

  21. CADÊ A CONTA
    sábado, 9 de janeiro de 2010 – 23:56 hs

    QUEREMOS VER A VERDADEIRA CONTA E TODA ESPECIFICADA COM SEUS NÚMEROS DE TELEFONES ETC.

    TEM LINGUIÇA DEBAIXO DESTA FAROFA !

  22. ildo baldo
    domingo, 10 de janeiro de 2010 – 10:39 hs

    O PESSUTI MANDE ESSE GALDINO IR CATAR COQUINHO NÂO DE BOLA PARA BOBALHÂO HA PRESTE ATENÇÂO O GALDINO AINDA VAI AJUDAR ADIVERSARIOS VAI ARUMAR UMA CRISE NO PSDB AI O ROSSONI VAI VER O QUE É DAR FORÇA PRA MALUCO

  23. RABO PRESO
    domingo, 10 de janeiro de 2010 – 11:49 hs

    O PROFESSOR GALDINO É O ÚNICO POLÍTICO DO PARANÁ QUE NÃO TEM RABO PRESO COM NINGUÉM.
    É PORISSO QUE ELE FALA COM AUTONOMIA E SEGURANÇA!
    PARABÉNS PROFESSOR GALDINO!

  24. Maria Regina
    domingo, 10 de janeiro de 2010 – 16:54 hs

    É uma vergonhaa essas explicaçoes: primeiro disseram que não haviam esses gastos, aí quando o vereador Professor Galdino mostrou a prova para a denuncia, estão querendo enrrolar o povo com essas explicaçoes?? Porque não assume logo esses gastos? sejam honestos uma vez na vida, ainda há essa oportunidade, parem de ficar enrrolando inventado desculpas para o que está na caara!!..e aindaa querem fazer críticas ao vereador Professor Galdino, uma pessoa honesta que luta por uma política transparente e justa.
    Pessuti seja franco e admita logo essa pizadaa na bola com o povo, é muito mais coerente do que ficar querendo ficar tapando o sol com a penera e ainda queimando o seu filme com tantas desculpas mentirosas.
    Enquanto isso o vereador Professor Galdino é que leva os créditos (colhe os louros) com toda essa história por ser honesto e corajoso e ainda por suportar insultos que voltam à tona sobre assuntos já sacramentados.
    Só nos resta agradecer ao vereador por estar sempre trabalhando em prol da honestidade e transparencia dentro da política paranaense e pedir que nunca esmurerança!

  25. lapeano
    domingo, 10 de janeiro de 2010 – 19:08 hs

    Pague a conta do seu bolso, seo Pessuti..

  26. Menino da FRONTEIRA
    domingo, 10 de janeiro de 2010 – 19:17 hs

    CADE A FATURA DA FESTA NO PARQUE BARIGUUI

    Manda a turma da Prefa mostrar a fatura dos servicos prestados no parque barigui, na qual a patuleia assistiu de camarote o anuncio das cidades sedes.

    Especifica ai os gastos seu (Seu Dotor)

    Ai vamos ver quanto se gastou

  27. Reginapessuti
    segunda-feira, 11 de janeiro de 2010 – 14:50 hs

    Vamos localizar a conta, e verão que foi do fone do hotel, 99% pra Rádios. Sobe teclar: não levamos o lap, ele nem ‘mexe muito’, mas eu sim, apenas não tínhamois disponível.
    Quanta confusão!
    Acho sim que esses que ficam denegrindo deviam se candidatar, da mesma forma que o Pessuti se candidatou na primeira eleição. Tínhamos um boi e um Opala, que vendemos e compramos dois “fuscas”. Eu grávida do meu mais velho o Moisés, ficava escrevendo o numero dele em milhares de ‘santinhos’ fornecidos pelos candidatos a Federal com os quais ele ‘dobrava’. Eu nem acreditava que desse certo, mas deu, porque ele tem CARISMA, nasceu pra isso. Façam como ele, que se aventurou a vir pra Curitiba estudar e conseguiu, mesmo trabalhando de cobrador, picotador de loterias e depois na Editora Semeador, chegou a gerente em pouco tempo. Façam como eu, filha de um aposentado por invalidez, que fez balé com bolsa de estudos, frances idem, que escutou do seu pai ao passar no Vestibular – como é que vc. vai pagar a faculdade? Metam a cara, vão a luta, como nós dois fomos sempre. Vão em busca do seus sonhos em vez de criticar quem foi em busca dos seus.
    Candidatem-se! Vão à luta. Construam uma carreira. A nossa tem 27 anos.
    Uma frase, que li e não sei quem escreveu, mas na sua essencia diz: Quem luta por um ideal, se dirige em direção a luz e deve se focar nele. Façam isso!
    Trabalhem por seus candidatos, cuidem de enaltecer suas qualidades, não há necessidade de denegrir os outros!

  28. Reginapessuti
    segunda-feira, 11 de janeiro de 2010 – 15:03 hs

    Já mandei localizar a tal conta. Faço questão de devolver os tais R$. Querem que seja na TV? Consigam o espaço! Não vamos morrer de fome por causa deles… Assim quem sabe os idiotas de plantão calem a boca!

    Mas vão atrás das faturas das mensagens natalinas da prefeitura… e vejam quem pagou o envio das nossas!

  29. E aí
    segunda-feira, 11 de janeiro de 2010 – 21:00 hs

    Parece que a futura primeira dama calou a boca desses babacas que ficam falando besteira!!!!!

    Tem uns aí que falam para usar msn essas coisas, mas eles são tão ignorantes, que não conseguem raciocinar que o mesmo problema que causou a pane nos celulares da vivo também deve ter causado nas conexões de internet da ilha.

    Renata Bueno, Algacy Túlio, Jhonny Stica… estamos esperando atuação de fiscalização de vocês nas contas do nosso prefeito Beto “casado com a banqueira” Richa

  30. segunda-feira, 8 de março de 2010 – 16:46 hs

    Parabens PESSUTÃO, vc merece estar onde está, por sua garra, e honestidade, como diz a Dna Regina, pague esta conta e faça esses babacas engoliar a fatura juntamente com essses montes de bobagens desses raposões. Vamos firmes PESSUTÃO.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*