Serra cresce e poderia vencer no 1º turno, diz CNI Ibope | Fábio Campana

Serra cresce e poderia vencer no 1º turno, diz CNI Ibope

josé serra

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), poderia vencer as eleições para presidente da República no próximo ano no primeiro turno, de acordo com os dados da pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta segunda-feira (7).

No cenário em que disputa com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), o deputado federal Ciro Gomes (PSB) e a senadora Marina Silva (PV), o governador de São Paulo obtém 38% das intenções de voto. Seus três adversários, somados, tem 36%. Por isso, dentro da margem de erro, o governador de SP poderia ser eleito sem precisar de dois turnos, já que a sua soma é maior que dos adversários. Em setembro, Serra tinha 35% enquanto seus adversários somavam 40%.

Em segundo lugar no cenário mencionado aparece Dilma, com 17%. A ministra cresceu dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Ciro perdeu a vice-liderança e tem agora 13%, quatro pontos a menos que na sondagem realizada em setembro. Marina também caiu, de 8% para 6%.

Rafael Luchesi, diretor de operações da CNI, ressalta que apesar da possibilidade de Serra vencer no primeiro turno, o número de indecisos é muito grande. “Está muito longe da eleição e há muitos indecisos ainda, mas este é um cenário de momento. Claro que está muito cedo para garantir isso”. Os que não responderam a este cenário da pesquisa foram 12%. Outros 13% disseram votar em branco ou nulo.

No cenário em que o candidato tucano é o governador mineiro, Aécio Neves, o deputado federal Ciro Gomes lidera. Ele tem 26%, dois pontos a menos que na pesquisa anterior. A ministra Dilma subiu também neste cenário e tem agora 20%. Em setembro ela tinha 18%. Aécio aparece em terceiro, com 14%, um ponto a mais do que tinha na sondagem anterior. Marina Silva caiu dois pontos também neste cenário, de 11% para 9%.

O Ibope, a pedido da Confederação Nacional da Indústria ouviu 2.002 eleitores em 143 municípios entre os dias 26 e 30 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais e o grau de confiança, de 95%.

Rejeição e conhecimento

Dentre os possíveis candidatos, a pesquisa mostra ainda Dilma com maior rejeição entre os eleitores. Foram 41% os que disseram não votar de jeito nenhum na ministra para presidente. Em setembro, eram 40% os que rejeitavam Dilma. Marina também viu sua rejeição crescer, de 37% para 40%.

Aécio é o terceiro mais rejeitado, com 36% dos eleitores dizendo que não votariam nele de jeito nenhum. Ciro Gomes tem 33% de rejeição, enquanto Serra tem 29%. Os tucanos Serra e Aécio foram os únicos que tiveram redução da rejeição, ambos de um ponto percentual.

A pesquisa mostra também que o governador de São Paulo é o mais conhecido dos eleitores. Foram 69% os que disseram conhecê-lo bem ou mais ou menos. Ciro aparece em segundo, com 45% e Dilma é a terceira, com 32%. Aécio é conhecido por 30% e Marina Silva é a menos conhecida, com apenas 21%.


22 comentários

  1. Ana Carolina
    segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 – 17:01 hs

    Como assim venceria no 1º turno. Para vencer no 1º turno, o candidato precisa ter 50% mais 1 voto, dos válidos. Neste caso, mesmo com margem de erro, ele não alcançaria os votos… Eta!!!!!!!

  2. Renata
    segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 – 17:03 hs

    O Serra vai vencer no primeiro turno, porque ninguém vai aguentar a chatérrima da Dilma, parece impossível mais a mulher consegue ser mais mala do que a Gleise e a Martaxa juntas!!!

    Não precisa de pesquisa para saber isso!!! E o IBOPE não iria mentir demais porque esta pesquisa vai ser testada nas urnas!!

  3. Maiko
    segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 – 17:06 hs

    A feira esta acabando, e com ela o governo petista…novos tempos, novos dias, e não adianta filme eleitoral do Fernando Meireles…

  4. Joao
    segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 – 17:43 hs

    Na verdade o Serra não cresceu nada, pelo contrário minorou sua intençao de voto, porquanto o que ocorreu foi a retirada, misteriosa, da candidata do PSOL, vereadora Heloisa Helena, que abocanhava, pode ser mais hodiernamente, em pesquisas anteriores cerca de 12%(Doze por cento). Destarte essa pesquisa, amplamente divulgada pela impresa, está eivada de distorções, pró-SERRA, pela subtração do nome de uma candidata que possui grande densidade eleitoral.

  5. ildo baldo
    segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 – 18:11 hs

    OI GENTE TA MAIS QUE DECLARADO QUE O IBOP NÂO TEM MAIS CREDIBILIDADE NEMUMA E SÓ PSDB DEM LIDERES EM DESVIU EM DINHEIRO PUBLICO PRA LARGAR UM DESPARATE DESSE TAMANHO SERRA NÂO GANHA ESSA ELEIÇÂO EM PRIMEIRO TURNO NEM QUE ELE DERUBE MAIS DES VIADUTOS EM SÂO PAULO E FIQUE POR LÀ PORQUE OBRAS ESSE SUJEITO NÂO VAI FAZER

  6. SERRA PRESIDENTE
    segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 – 18:11 hs

    Povo Brasileiro.

    Nós somos um povo de raça, de luta, de fé e de esperança.
    Nós somos inteligentes o suficiente para entender que, Serra dentre todos os candidatos é o melhor, o mais preparado, o mais senssato, o mais equilibrado para administrar esta terra de gigantes chamada Brasil.

    É visivel e eminente o perigo para todos nós se Dilma se eleger.
    Muitos anos levamos para chegar até aqui.
    A conquista da democracia;
    depois de tantos planos econômicos, houve a estabilidade da moeda através do plano Real e ai esta o resultado.

    Dilma e Lulla tem amizades escusas com o comunista Chaves e não se pode admitir á Amreica Latina principalmente o Brasil, fazer parte deste eixo do mal.

    Muitas coisa tem por detrás dos bastidores, escondidas, por parte do PT.

    O golpe esta preparado e nós não podemos deixar isto acontecer pelo bem de nossos filhos e netos pois, não quero meu filho somente de barriga cheia, que dar a ele, estudo, trabaho, saúde e dignidade sem depender deste governo pelego.

    Parabens Serra, vamos reconstruir a democracia neste pais.

  7. SÉRGIO
    segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 – 19:05 hs

    Quem vê pensa. Qualquer pessoa que entenda um mínimo de política sabe que José Serra jamais passa de 40,00%. Para quem foi candidato tantas vezes e atualmente é governador do Estado mais rico do país, deveria ter mais de 50% hoje para tentar vencer a popularidade na alturas do presidente LULA que fará um arraso nos adversários quando começar a campanha.

  8. Esquemao
    segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 – 19:41 hs

    Quanta mentira numa noticia so – Serra pode nem ser candidato – Os DEMo TUCANOS estao nas cordas no momento e nao estao conseguindo quebrar a tendencia de Polarizacao que é ruim pra eles…Essa nota é igual cédula de 3 reais

  9. Wilson
    segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 – 20:31 hs

    Joao

    A Heloísa Helena não é mais candidata pelo PSOL. O candidato será o Plínio Arruda.

  10. Olho Vivo
    segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 – 20:54 hs

    O Serra só vence se o povo for burro.
    O PT é o melhor governo que o Brasil já teve, enquanto o PSDB foi o pior, até o Fernando Collor foi 10 X melhor que o PSDB.

  11. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 – 21:06 hs

    Isso foi antes do MENSALÃO DO PSDB – DEM – PPS…
    Serra só continuará crescendo se a tal GRANDE IMPRENSA estiver fazendo parte do mesmo JOGO!
    Veremos!
    As CAPAS DOS GRANDES JORNAIS são a vergonha de uma nação democrática. Quando era o Partido dos Pobres se ‘ESGUELAVAM’. O que acontece agira? Será tudo FARINHA DO MESMO SACO? O jogo é esse?
    E o tal PODER DEMOCRÁTICO da nossa imprensa?
    Uma coisa é certa: UMA POVO NÃO É BOBO!

  12. V.Lemainski-Cascavel
    segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 – 21:41 hs

    Fazia tempo que não se via tanta dor de cotovelo. É apenas uma pesquisa, gente!!!…E olha que o Serra nem lançou ainda a candidatura!. E o Lulla não transfere seus votos? Por que será que o Serra está liderando? Mulher vota em mulher? Quem foi Dilma? E o pac com sua maezona, como vai, já chegou a 12% do que prometeram?
    E a Petrobrás, por que parou com a publicidade EM HORÁRIO NOBRE após a oposição se retirar da CPI?
    Se o Serra está na frente deve ser porque muita gente já abriu o olho. Mas, infelizmente, muitoa ainda sonham…. Boi, boi, boi, boi da cara preta….

  13. Observador Brasileiro
    segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 – 21:52 hs

    Claro que para os que torcem pelo Serra, ele poderia vencer no primeiro turno. Mas está com menos de 40%. Nas eleições de 2002 ele fez isso. 40%. Não passa disso….Vamos ver quem é quem ano que vem. Uma pesquisa destas, só mostra a taxa de conhecimento dos candidatos.

    O Serra não tem chances. Escreva isso, Professor Galdino (Puxa Saco Oficial) e também o Flavio Arns, aquele que corre pros lado de quem tá na frente das pesquisas. Só o Aecio tem chances.

    Abraços e espero que meu comentario seja postado,. porque sempre q falamos do Serra ou do FHC aqui não vai pro ar.

    Obrigado!

  14. Marcos ex-petista e ex-une.
    segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 – 22:32 hs

    que incrivel, num país rodeado de escandalos como os do verdadeiro mensalão do zé dirceu e mais aliados do pt, o povo sabe que na verdade esse governo que ta ai só é fachada pra uma tentativa frustada de por cabresto no povo, então que venha 2011 sem pt e seus lacaios no poder, rumo a serra pra cortar de vez essa petralhada que ai esta.

  15. João Rodrigues
    segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 – 22:34 hs

    Pesquisa neste momento não tem importância nenhuma. Não há campanha, não há propostas em discussão. A eleição está tão aberta, que nem se sabe se o Serra será candidato. Entre ele e o Palocci, a avenida paulista prefere o ex-ministro da fazenda que só não é candidato porque andou se perdendo com um extrato bancário. Aí o presidente Lula tirou a ministra Dilma da cartola, já que se acha um grande feiticeiro, Mas ela tem o carisma de uma samambaia e a sutileza de uma bigorna.

  16. segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 – 22:43 hs

    Concordo de que o povo não é bobo portanto PT NUNCA MAIS.!!!

  17. segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 – 23:06 hs

    O Globope esta tentando por gasolina, mas o carro de Serra tá parando. O povo não é burro! Dilma vai dar uma surra. Ou já esta dando?

    Lula com 83% e Serra aumenta para 38%, depois de tanta coisa que rolou de responsabilidade demotucana. Vamos ver o serrakassabgate da Camargo Correia. Dizem que tem até petista.

    A Folha e a Globo deveriam ser processadas. E o Estadão também por estarem veículando falsas pesquisas.

    São os três pra cá e os três pra lá.
    É possível que o Serra esteja com 32% e Dilma com 25%. Mais um mês, Serra 29% e Dilma 28%.
    O Papai Noel pode trazer o empate técnico.Ahahahahahah

    Tô saindo do UOL. Demorou muito, admito, mas não dá mais!

    Penso que a oposição, do jeito que as coisas vão, será massacrada em 2010.

    LULA todos os dias é reconhecido internacionalmente. É um estadista. E o Cesinha que apareça na TV do governo paranaense.
    Quem ganha salário tem que trabalhar.

    Aliás, o Requião ainda não chegou a 1%?
    Porque seu nome não foi relacionado e sua précandidatura já foi até registrada, não é mesmo?.

  18. Marcel
    terça-feira, 8 de dezembro de 2009 – 0:18 hs

    Pesquisa boba, o Ciro não vai ser candidato! O Serra tem muito mais que 50%. e vai concorrer sozinho > Fala sério Dilma não dá nem pra largada.

  19. Carlos Aleixo
    terça-feira, 8 de dezembro de 2009 – 0:37 hs

    Quem acredita no GLOBOBOPE? O PSDB perde, mas mantém o Motossera candidato… Dilma presidente…

  20. PAULO SÉRGIO MOREIRA
    terça-feira, 8 de dezembro de 2009 – 9:30 hs

    EXCLUSIVO: EM PRIMEIRA MÃO: Yeda Crusius desvio Detran PSDB será a candidata dos tucanos tendo José Meia Cueca Panetone Arruda do DEMsalão como vice numa ótima e intrigante chapa rumo ao Palácio do Planalto. Taí, portanto, o casamento do PSDB/DEMsalão.

  21. Wilson
    terça-feira, 8 de dezembro de 2009 – 10:56 hs

    DILMA E HELOISA HELENA TEM A MAIOR REJEIÇÃO

    A pesquisa mostra Serra e Ciro como os candidatos com os menores índices de rejeição: 30% disseram que não votariam de jeito nenhum no tucano e 33% que não votariam no deputado do PSB. O índice de rejeição de Dilma e Heloísa Helena é o mais alto, 40%. O de Aécio e Marina é de 37%.

    Fonte – PESQUISA CNI/IBOPE

  22. FERNANDO BARBOSA
    domingo, 13 de dezembro de 2009 – 19:53 hs

    Apesar de Serra está em primeiro nas pesquisas, mas, após o primeiro debate o SIRO GOMES vai superá-lo, porquanto além de ser o mais preparado tem um poder de convencimento inquestionável. Poucas são as pessoas que sabem que o momento mais dificil para implantação do real, FERNANDO HENRIQUE, teve que afastar-se do Ministério da Fazenda, para ser candidato a Presidência em substituição do entao Presidente ITAMAR. No momento mais crítico do PLANO REAL, quem foi o brasileiro convidado para assumir o Ministério da Fazenda! É claro que foi o CIRO GOMES ele é o CARA meu amigo!!! Basta observar o cara falando que já se tem uma idéia de sua competência. LUÍS INÁCIO, tem que acordar, pois, no primeiro debate, onde algum candidato, que não é o CIRO, posto que, este sempre se preocupou com problemas de alta relevância do País, mas, com certeza algum candidato vai ressucitar o passado da DILMA que não é dos melhores para quem deseja alçar o posto de Presidente da República, onde em seu histórico consta que foi umas das mais perigosas terroristas, cometendo vários assasinatos, assaltou vários bancos, inclusive quartéis para conseguir armas para guerrilha a que pertenceu!!! Será que é esta a melhor opção que temos para governar o nosso País?????????????????????????

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*