A Urbs publicou em seu site nesta terça-feira o edital e os anexos do processo da primeira licitação da história para o sistema coletivo da capital paranaense.
Além de constar em jornais de grande circulação estadual e nacional, os documentos estarão disponíveis no site da Urbanização de Curitiba S.A. Urbs — www.urbs.curitiba.pr.gov.br — para todas as empresas e consórcios interessados em participar da concorrência.
Se o processo licitatório se confirmar em 2010, será a primeira vez em 54 anos que o transporte coletivo curitibano terá a sua concessão baseada em critérios que levam em conta a melhor técnica e menor custo quilométrico, visando a menor tarifa para a Rede Integrada de Transporte (RIT). O sistema atual ainda data de 1955, quando o então prefeito Ney Braga habilitou 13 empresas para atuarem no setor em oito zonas de Curitiba.
De acordo com a prefeitura, a expectativa com a licitação é dar um salto de qualidade ao número crescente de usuários. Assim como as concorrências para a escolha de radares e do novo sistema de lixo de Curitiba e região, a licitação do transporte deve gerar disputas judiciais. Na última quarta-feira (23), as Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana enviaram um comunicado avisando que receberam com ressalvas a publicação do edital. O texto afirma que os advogados das empresas irão analisar os termos do edital para se pronunciar sobre o assunto. “Vamos enfrentar este novo processo com altivez e segurança”, afirma o texto.
20 comentários
Essa licitação pelo jeito que andam as coisas, só ira sair depois do período eleitoral de 2010!!!
Decisão em que Beto mostra a que veio. E o que pode vir a ser.
Com a palavra aquelas Malas do Mazza rádio CBN e o Candinho da Paraná em páginas.
Uma sacola cheia de corruptos. Começando pelo Refis de impostos atrasados que essas pobres empresas tiveram que aderir pois não tiveram lucros suficientes para pagar os impostos.
E se perderem vamos ter ainda que indeniza-los pelos investimentos feitos com o lucro que não foi suficiente para pagar impostos.
E ainda queriam que o Requião isentase os cobustíveis e todas elas de impostos.
A prefeitura e o prefeito (Beto Richa) são uma piada.
HISTÓRICA SERIA A PRESENÇA DO PREFEITO ELEITO PELO POVO, EM CURTIBA…
MAS QUE ESTOU CURIOSO P/ SABER O NOMES DOS ENVOLVIDOS NA ENÉSIMA TENTATIVA DE LICITAÇAO NA CIDADE, ISSO ESTOU.
Boa Sorte Governador
http://www.blogalvarodias.com/2009/12/as-previsoes-do-tarologo-chik-jeitoso/#comments
E ainda não divulgaram o resultado? Que demora.
So pedreiro mesmo
sempre as mesmas. Por que será?
Entrei no site da URBS, mas não tive acesso ao edital, somente quem é cadastrado tem acesso ao edital, já começa mostrando indícios de fraude.
Mas enfim, já podemos prever o resultado desta licitação, sendo os ganhadores o Grupo Gulin e as mesmas que já operam hoje é só esperar para ver
Fábio : vou aproveitar este espaço para te dar uma sugestão. Porque voçe não publica em teu blog, a materia que veiculou na coluna do Celso Nascimento de ontem, que trata da relação dos dez desembargadores mais relapsos de nosso TJ. Como o blog só é visitado por pessoas interessadas, seria uma ótima oportunidade de darmos um ¨pau¨ nestes ilustres senhores que recebem sem trabalhar. Fica a sugestão. Um abraço e um ótimo 2010.
A Máfia do Transporte de Curitiba deve estar em polvorosa, ou será que colocam um testa de ferro pra ganhar a licitação e continua tudo igual?
Beto parece ter feito tudo certo. Se você disser que sim posso acreditar Fábio.
Falando em tudo certo ontem uma turma TENTOU DISTORCER a expressão popular usado por Lula. Tem gente que não tem cultura para entender o POVO. Deveriam estudar um pouco antes de dizerem besteira tipo: Lula comparou povo com porco.
LULA DISSE APENAS QUE NÃO SE PODE COMETER INJUSTIÇAS POR DIFERENÇAS PARTIDÁRIAS. PONTO.
Agora se MENTES DISTORCIDAS criam outro sentido no que ele disse – o que se pode fazer? O pior é que essa gente nem percebe que dá processo colocar na boca de presidente ou não – o que a pessoa não disse. Ou DISTORCER o que foi dito por burrice ou hipocrisia.
Obrigada mais uma vez pelo espaço.
FELIZ ANO NOVO!
Você tem sido referência nacional. Penso que estás livre para dizer todas as verdades sem medo de arapongas que tentam distorcer tudo o que ouvem ou vêem. Tens sido – na medida do possível – imparcial. Tanto que tens se MOSTRADO MAIS FIEL COM A NOTÍCIA E MAIS ÉTICO DO QUE MUITOS TIDOS COMO GRANDES DA IMPRENSA>
Só por isso te recomendo a amigos do Brasil e da Itália onde também vivo. Abraços desta que te admira.
Enfim a tão sonhada concorrência. Mas não esperemos rapidez no processo pois já andam dizendo que o Edital não é abrangente e democrático o suficiente para atrair um maior número de empresas. Portanto uma guerra de babuinos (como as vezes diz o blogueiro) é esperada. Isso é briga de cachorro grande onde liminares farão sucesso. Quem viver verá.
O lixo e o tranporte coletivo constituem, mais do que qualquer contrato, o binômio da corrupção na administração pública. É onde está o dinheiro grosso, rendoso e diáriio. Á máfia do lixo e a máfia do transporte coletivo são instituições seculares que não deixaram de mandar nos políticos( seus empregadinhos de luxo) tão cedo.
Quanto as tão comentadas liminares, acredito piamente que o Poder Judiciário (não o Tribunal de Contas como muitos querem entender) saberá conduzir esse processo licitatório com isenção, como o fez em relação a já concluída licitação dos Serviços Funerários, contra a máfia das funerárias.
Quanto às tão comentadas liminares, acredito piamente que o Poder Judiciário (não o Tribunal de Contas como muitos querem entender) saberá conduzir o processo com isenção, como o fez em relação a licitação dos Serviços Funerários, contra a máfia das funerárias.
Tudo isso é so prara tirar ventagens políticas, porque pensar no povo nunca.
Tudo isso é so para tirar ventagens políticas, porque pensar no povo nunca.
Mais uma vez o povo foi enganado pela mafia do transporte coletivo que envolve os empresario do transporte, prefeitura, urbs e sindimoc, pois tudo vai ficar “quase igual ao que sempre foi” a unica diferança e que o grupo Gulim vai monopolizar o transporte de Curitiba, pois eles ja tem a maioria das empresas e os conssorcios que foram formados para concorrer na tal licitaçao todos eles tem se nao todas mais a maioria das empresas do grupo Gulim. SINDIMOC traidores dos trabalhadores do TC. sao patrocinados pelo grupo gulim e demais empresas para atender apenas os intersses da prefeitura e da urbs, enquanto isso a classe vem sofrendo com perseguiçoes, multas, salario ano apos ano defasado, nao temos nem o direito de nos defendermos das calunias que o 156 aceita. Queria saber o que a Urbs faz com o R$ que eles arrecadam em Curitiba (2.000.000 ( dois milhoes) dia de tarifa do T.Col. star, radar, aluguel de centenas de lojas espalhadas nos 27 terminais de Ctba,bancas de revistas de curitiba, taxi, transp.escolar, onibus e vans de turismo, placas de pub licidade etc. etc. etc. ate onde vai essa sujerada toda ? fica a pergunta quem vai ter a coragem de denunciar tudo isso, o que falta para o Min. Publico investigar tudo isso?