A Câmara aprovou nesta terça projeto dos vereadores Juliano Borghetti, Roberto Aciolli e Tico Kuzma tornando obrigatória a identificação de torcedores na compra do ingresso para jogos de futebol em Curitiba, nos estádios com capacidade para mais de quinze mil pessoas. O projeto será aprovado em segundo turno nesta quarta e será sancionado pelo prefeito Beto Richa.
Os torcedores serão cadastrados no ato da compra dos ingressos, mediante a apresentação de um documento oficial de identidade e a informação de seu respectivo endereço. Não será permitida a venda de ingressos a pessoas que não forem cadastradas. Os torcedores integrantes de Torcidas Organizadas serão cadastrados mediante documento oficial de identidade, comprovante de endereço, certidão de antecedentes criminais e biometria.
Pela lei, os estádios de futebol terão que ter monitoramento por imagem das catracas e instalação de equipamentos de gravação fotográfica do rosto, a fim de identificar os torcedores e relacioná-los com o ingresso adquirido. As informações gravadas deverão ser preservadas pelo prazo de 30 (trinta) dias , a fim de instruírem eventual inquérito policial, administrativo ou ação judicial.
Os estádios de futebol que descumprirem o disposto nesta lei ficam sujeitos às seguintes penalidades, sem prejuízo, conforme o caso, das sanções de natureza civil, penal e das definidas em normas específicas:
I – Advertência, por escrito, da autoridade competente, esclarecendo que, em caso de reincidência, o infrator estará sujeito à multa;
II – Multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), na segunda infração;
III – Multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais) , na terceira infração;
IV – Cassação do alvará de licença do estabelecimento.
Art. 4º Esta lei entra em vigor no prazo de 90 (noventa) dias após a data de sua publicação.
7 comentários
A ideia é boa mas precisa que se façam algumas alterações para que funcione de forma a não prejudicar a entrada dos torcedores nos estádios.Mas é fácil sanear isto. Basta que o torcedor paranaense, de qualquer clube faça um cadastro antecipadamente, quando irá adquirir uma especie de carteirinha, com chip e tudo mais e quando entrar em qualquer estádio, ao passar a catraca, a identificação será imediata. Não será necessário, portanto, cada vez fazer uma identificação.
E os torcedores de equipes de outros estado?
lei mais burra que essa, impossível.
Então, a partir de agora, cada um vai ter que comprar o seu ingresso?? nada mais de cambistas e afins??
O povo tem que cadastrar essas tonguices para não votar mais nesses orelhudos. O Beto Richa é o maior de todos. Cmo tem uma orelha grande.
O Paraná já foi envergonhado pelos vandâlos, agora também o será pela aprovação dessa “lei”. O Brasil todo vai rir.
Já pensaram a torcida do Flamengo sendo cadastrada e filmada na entrada para assistir o jogo?
Já pensou 15.000 torcedores sendo cadastrados? E o que adiantará isso diante de um tumulto? Todos vão ser chamados para prestar depoimentos?
A policia quando quer identifica todos. Quando quer prende todos.
O espírito de Felinto Miller e do Delegado Fleury estão em atividade no Paraná.
Mais uma abobrinha para envergonhar o Paraná.
Equipara todos os cidadãos aos meliantes da Império.
Maravilha….. será também sancionada Lei que mostre a freqüência nestes últimos 10 anos de nosso anterior vice-prefeito e atual prefeito em horário de trabalho nas instalações do Graciosa Country Club para jogos de golfe/tenis etc etc etc ……. vamos trabalhas e deixar de guilhotinar os assessores por faltas do executivo…..
Isso só deveria valer para os coxas e paranaistas. Na Baixada, o estádio está tomado pelos sócios, que por sua vez, são todos cadastrados, com seus locais identificados, etc…
Besteira, futebol é paixão, não há lei que explique isso!!!
Talvez numa competição de skate seja mais viável…ahahaha