Nem Lula no "topo" ajuda PT no Sudeste | Fábio Campana

Nem Lula no “topo” ajuda PT no Sudeste

lula_da_silv1

Partido corre risco de não eleger governador em nenhum dos 3 Estados mais importantes da região, onde está a maior fatia do eleitorado

PSB se converte na quarta força nos Estados, depois de PSDB, PMDB e PT; DEM, em declínio, não tem nomes de peso para ressurgir em 2010

De Fernando Rodrigues:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a popularidade mais alta entre todos os ocupantes do Palácio do Planalto pós-ditadura militar (1964-1985). Mas o seu partido, o PT, continua a patinar em grandes centros quando se trata de disputar governos estaduais.

Nos três mais importantes Estados da região Sudeste, que concentram a maioria do eleitorado, de novo os petistas correm o risco de não eleger nenhum governador em 2010.

Nunca um petista governou São Paulo ou Minas Gerais. No Rio de Janeiro, só houve uma fugaz experiência com Benedita da Silva, que era vice-governadora e assumiu a cadeira de titular por nove meses, a partir de abril de 2002, porque Anthony Garotinho renunciou para concorrer a presidente.

Em 2010, o PT dá a largada no processo eleitoral sem nenhum candidato considerado competitivo em São Paulo. “Já sabemos que ali não ganhamos. Teremos de 30% a 35%”, tem dito, de maneira resignada, o líder do PT na Câmara, o paulista Cândido Vaccarezza.

No Rio, a direção nacional do partido se esforçou nas últimas semanas para eliminar as chances do único quadro partidário interessado na disputa, o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias. Na eleição do diretório fluminense, venceu a corrente contra a candidatura própria. O partido caminha para apoiar a tentativa de reeleição do governador Sérgio Cabral (PMDB).

Em Minas Gerais, o PT tem dois postulantes conhecidos ao Palácio da Liberdade: o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel.

Mas uma parcela da cúpula petista prefere ficar fora da disputa. Acha melhor apoiar o pré-candidato do PMDB, o ministro Hélio Costa (Comunicações), pois assim haveria um palanque mineiro mais sólido para Dilma Rousseff, que concorrerá a presidente pelo PT.

Há uma opção preferencial no PT pelo projeto nacional, de manter a legenda no comando do Palácio do Planalto. Várias concessões deverão ser feitas em nome desse projeto, comandado por Lula.


8 comentários

  1. CLOVIS PENA -
    domingo, 27 de dezembro de 2009 – 6:44 hs

    É simples.
    Se dentre os “cumpanheiros” existisse espaço para pessoas como Ciro Gomes ou outro de melhor perfil as coisas poderíam ser diferentes.
    Mas, entre Dirceu, Palloci, Delubio, Silvinho ou o Genoíno, Lula teve que buscar Dilma.
    Aqui no Paraná, temos exemplo de grupo de aliados onde só há um que pode comandar. E nomear candidatos. — Aqui, pela cabeça do velho MDB de guerra, e lá no PT, pela base do mensalão. Em ambos, a oposição foi muito precária e hoje depende, paradoxalmente, de um nome lá e outro para cá.
    Se não der Serra e Beto, adeus.

  2. Vigilante do Portão
    domingo, 27 de dezembro de 2009 – 8:58 hs

    Lendo a materia da Folha sobre as eleições nos estados, constatei que quase não teremos novidades na política brasileira em 2010, são os mesmos de sempre, vejamos alguns exemplosde candidatos fortes para governar seus respectivos estados:

    Amazonino Mendes, Fernando Collor, Roseana Sarney, Tarso Genro, Garotinho, Marta Suplici, Alckimin, Cid Gomes, Jader Barbalho, Tarso Genro, Iris Resende, Angela Amin, entre outros.

    Raras são as “novidades na política”

    Outra constatação é a de que a Dilma está bastante favorecida, pois são vários os candidatos aos governos estaduais que estão bem nas pesquisas e emprestam seu apoio ao PT.

  3. O Pato Curitibano
    domingo, 27 de dezembro de 2009 – 16:11 hs

    Uma coisa tenho que admitir. Lula está fazendo um bem enorme para o Brasil pois sozinho está sufocando o PT. Eita homi bão, sô.

  4. VERGONHA
    domingo, 27 de dezembro de 2009 – 16:12 hs

    Passando os canais de televisão, fiquei indignado com o que vi. No canal 4 passava o programa de uma chata chamada Eliana e esta fazia propaganda do governo Federal em relação a Bolsa família ás16 horas.

    Ainda tem alguns participantes deste respeitável blog que enssistem em falar bem deste governo canalha e seus propgramas assistencialistas.

    O Ditador Lula da Silva, é o maior canalha que apareceu neste pais.

    A guerrilheira Dilma, mulher solteirona de vóz grossa, candidata do Comunista Lula não tem qualquer experiencia política, sequer foi Lider Comunitária.

    A experiência de Dilma vem das ações de guerrilha, assalto a Banco e seguestro.

    Em janeiro de 2010, em pleno ano eleitoral, a fim de alavancar a candidatura da machorra e guerrilheira Dilma, o Ditador Lula da Silva, se auto-promove através de um filme pornografico e mentiroso “Lula o filho do Brasil”, o que deveria ser “lula o filho da P…”, ou o filho do Comunismo. Alguem tem que barrar esta barbarie.

    Espero que a justiça impeça a veiculação desta porcaria, verdadeira lavagem cerebral da classe bolsista.

    Lula, Chaves, Fidel, Morales, Dilma, Dirceu, Genuíno, e outros nazistas, FORAAAAAAAAA.

  5. salete cesconeto de arruda
    domingo, 27 de dezembro de 2009 – 18:26 hs

    Uau!
    A FOLHA disse mesmo?
    Essa palavra não é maldita na FOLHA SECA?
    Ou finalmente a FOLHA se rende?
    LULA NO TOPO?!
    Então não tem prá ninguém!
    Vai dar quem o CARA apoiar e ponto.

  6. SOLANGE LOPES
    domingo, 27 de dezembro de 2009 – 18:44 hs

    Faz tempo que eu estou dizendo que o PT virou o bloco do eu sozinho, ou seja o Lulla. O restante da petezada indistintamente foram pegos com a boca na botija, na rapinagem.

  7. segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 – 9:50 hs

    Pode Zé Bunitinho tá com 234% como prefeito de Curitiba, que não dá para ganhar o governo Paraná.
    Instituto de Pesquisas Paraná? Ahahahahahahaahahahahahaha

    Não adianta babá de raiva que é o frentão PDT, PT e PMDB em 2010, OSMAR.

    Serra vai desistir! Sabe que sem cargo sua carreira política no PSDB tá acabada.
    E Aécio já caiu fora para não ter que ir para derrota. O PSDB tá sem candidato.

    Aos raivosos, tipo vergonha, vão babá ainda mais. Ahahahahaha

    É DILA LÀ E OSMAR AQUI!

  8. ildo baldo
    segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 – 17:58 hs

    DONA SOLANGE OLHA SÓ O PT TEVE QUEM DESVIOU MAS O PRESIDENTE MANDOU INVESTIGAR E FORAM AFASTADO JÁ NO PSDB DO RICHA ENROLARAM E NÂO FIZERAM NADA NO DEM QUEREM SE LIVRAR DO ARUDA SEM IMVESTIGAR PARA NÂO APARECER OS PODRES O PSDB FORNESSE CARNE PODRE E O SERRA NÂO SABIA E QUANDO SOUBE CALOU AS INVESTIGAÇOÊS CAI OS VIADUTOS E A CULPA É DAS CONSTRUTORAS E NÂO FAIS NADA SE FIZER SECA AS TETAS DO DESVIU POIS VAI TER QUE PARAR AS OBRAS AI NÂO TEM DINHAIRINHO ENTÂO FICA DO JEITO QUE ESTA E É POR ISSO QUE O LULA FALA O QUE PENSA EDIZ E ELES FICAM QUIETOS PORQUE SE FALAR O LULA FALA DELES O QUE O BRASIL NÂO SABE FICAM QUIETOS E ENGOLEM NO SECO

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*