Dilma sobe e José Serra cai no Vox Populi | Fábio Campana

Dilma sobe e José Serra cai no Vox Populi

Um nova pesquisa Vox Populi, divulgada nesta quinta-feira (10), pelo Jornal da Band, mostra que o pré-candidato do PSDB José Serra continua liderando a corrida para as eleições presidenciais de 2010, mas o percentual das intenções de voto no atual governador de São Paulo caiu em relação ao último levantamento, feito no mês passado.

Nessa última pesquisa, Serra aparece com 36% das intenções de voto, enquanto na anterior ele tinha 40%.

Já a pré-candidata do PT, a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, cresceu nas intenções de voto. Ela, que continua em segundo lugar, subiu de 15% na pesquisa do mês passado, para 19% neste último levantamento.

Ciro Gomes (PSB) aparece em terceiro lugar, com 13% das intenções de voto, seguido de Heloísa Helana (PSOL), com 6%, e Marina Silva (PV), com 3%.

Em um outro cenário, com a vaga do PSDB ocupada pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves, os números mudam. Dilma Roussef lidera a pesquisa, com 20% das intenções de voto, seguida de Ciro Gomes, com 19%, Aécio Neves, com 18%, Heloísa Helena, com 8%, e Marina Silva, com 4%.

A pesquisa perguntou ainda em qual candidato o eleitor não votaria. Aécio Neves foi o que teve menor rejeição (5%). Ciro Gomes vem em segundo, com 8%, seguido de Heloísa Helena, com 10%. Marina Silva e José Serra aparecem com 11%. Já Dilma Roussef tem a maior rejeição: 12%.


Serra e Dilma sobem; Ciro e Marina caem em pesquisa Ibope

Os dois principais adversários na corrida eleitoral do ano que vem cresceram na intenção de voto junto ao eleitorado, mostrou nesta segunda-feira pesquisa do Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), mantém a liderança, com 38 por cento (ante 35 por cento em setembro). O resultado fica em patamar semelhante às apurações internas feitas pelo PSDB, e vai de encontro à pesquisa CNT/Sensus divulgada no final de novembro, em que o tucano perdia votos.


22 comentários

  1. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 10 de dezembro de 2009 – 22:51 hs

    Repito o que já disse para a ministra?
    SÓ FOGO AMIGO PODE DERRUBÁ-LA!
    Mas considerando que tudo o que poderia ser dito contra ela já o foi – agora não dá mais tempo: DILMA SERÁ A PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DO BRASIL. E Lula mais uma vez faz história pois
    NUNCA ANTES NESTE PAÍS UM HOMEM TEVE A CORAGEM DE ESCOLHER UMA MULHER PARA SER CANDIDATA AO CARGO MAIS ALTO DA NAÇÃO!
    Lula faz mais pela auto ESTIMA das mulheres – do que milhões de terapeutas!
    Principalmente das mais pobres.
    LULA RESGATA EM TODAS A CORAGEM QUE TINHA SUA SAUDOSA – VALENTE E QUERIDA MAEZINHA!

  2. Nelson
    sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 – 2:05 hs

    A partir de janeiro a tendência é o crescimento da candidatura da ministra Dilma, futura presidente do Brasil.

  3. Carlinhos
    sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 – 6:32 hs

    Subindo.

  4. Renata
    sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 – 7:41 hs

    No dia 15 de março, o blog noticiou:

    “Presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso fez um prognóstico alvissareiro para a candidata de Lula à sucessão presidencial. FHC previu que Dilma Rousseff subirá nas pesquisas. Estimou que ela fecha 2009 nas cercanias dos 20%. E pode roçar os 30% nos primeiros meses de 2010.

    É uma avaliação que coincide com a do Planalto. Com uma diferença: Lula vê na taxa de 30% um piso para Dilma. FHC enxerga no percentual um teto do petismo, que só Lula logrou ultrapassar. Os presságios de FHC foram verbalizados num jantar que levou a nata do DEM à residência oficial do governador de São Paulo, José Serra.”
    (…)

    Aposto no teto, essa versão feminina do boneco assassino com cabeça da Mônica da Turma da Mônica foi uma forçação de barra do lula… sem chance!

  5. Marcel
    sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 – 9:04 hs

    ALÔ, VOX POPULI, ASSIM NÃO DÁ!!!
    Reinaldo Azevedo
    sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

    Já tomei muito pito dos leitores porque eu os convido sempre a não desconfiar de pesquisas eleitorais. “Cada instituto tem seu método”, digo eu. “Pode haver alguma variação na amostra, por mais científica que seja!”, emendo ainda. “Todos querem acertar”, contemporizo. Mas há coisas que são explicáveis, e aí sou compreensivo. E há as inexplicáveis. E AÍ OS INSTITUTOS QUE SE VIREM COM A SUA REPUTAÇÃO.

    O Jornal da Band divulgou ontem uma nova pesquisa feita pelo Vox Populi — que amanhã já vai a campo fazer outra. Falo a respeito no post abaixo deste. Se eu fosse serrista mesmo como lulo-dilmistas são os jornalistas ditos “isentos”, deveria estar contente. Afinal, o tucano aparece até em melhor situação neste levantamento do que no do CNI/ Ibope:
    Serra – 39%
    Dilma – 17%
    Ciro – 13%
    Marina – 8%

    Em relação aos números do levantamento CNI/Ibope, Serra tem um ponto a mais, Marina, 2%, e os demais estão na mesma. Observem que os números das duas pesquisas são compatíveis.

    O resultado do instituto mineiro é espetacularmente diferente do que aponta o Ibope quando Aécio é o candidato tucano.
    Aécio – 25% (no Ibope, 14%)
    Ciro – 19% (no Ibope, 26%)
    Dilma – 15% (no Ibope, 20%)
    Marina – 10% (no Ibope, 9%)

    As duas pesquisas foram feitas praticamente ao mesmo tempo. Ciro tem 7 pontos a menos no Vox Populi, e Dilma, 5. Dos 12, Marina leva unzinho, e 11 pontos vão todos para o governador de Minas. Sem Ciro, que não vai disputar mesmo, Serra salta para 43%; Dilma, para 20%, e Marina mantém os 10%. Nesse caso, Aécio ficaria com 29%; Dilma, com 21%, e Marina, com 13%.

    Mas o que me levou a dar aquele título? O Vox Populi testou cenários em que os candidatos aparecem juntos com um vice. Vejam que coisa:

    – Serra/Kátia Abreu – 41%
    – Dilma Michel Temer – 20%
    – Marina Silva/Guilherme Leal – 11%

    Agora outro cenário:
    – Aécio/Ciro – 35%
    – Dilma/Michel Temer – 20%
    – Maria Silva/Guilherme Leal – 11%

    Notem:
    – quando aparece com uma vice e sem Ciro na disputa, Serra cai de 43% para 41%;
    – na mesma hipótese, Michel Temer não dá um miserável voto a Dilma: ela continua com 20%;
    – Marina, ao ganhar um vice, também perde em pelo menos uma simulação;
    – A “chapa” Aécio/Ciro obtém resultado expressivo: 35%.

    Ok, Aécio já disse que, se não for o titular da chapa do PSDB, vice de Serra não será. Assim, o Vox Populi tem uma explicação verossímil para não testar a possibilidade Serra-Aécio — embora institutos devam se apegar menos ao que dizem os políticos e mais às possibilidades. Mas digam aí: quais são as chances de Ciro Gomes vir a ser o vice numa chapa de Aécio? Respondo: INFERIORES A ZERO!!!

    SE O VOX POPULI ACREDITA NÃO TER MOTIVOS PARA TESTAR A CHAPA “SERRA-AÉCIO”, TEM MENOS MOTIVOS AINDA PARA TESTAR A CHAPA “AÉCIO-CIRO”.

    Então digo, depois desta exposição, sem receio de parecer indelicado: “Vox Populi, assim não dá!” Uma coisa é fazer pesquisa. Outra coisa é fazer política. São domínios distintos. Se Marcos Coimbra tiver boas respostas para as minhas indagações, eu as publicarei com o maior prazer. MAS EU ACHO QUE ELE NÃO TEM.

    PS – Ah, sim: muita gente fala em criar limites para as pesquisas etc. Sou contra. Que os institutos sejam livres. Os eleitores e leitores, com o tempo, vão aprendendo a separar o joio do trigo.

  6. Marcel
    sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 – 9:06 hs

    Mais Vox Populi – Agora o programa do PT
    sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

    O Vox Populi já sai a campo nesta sexta para fazer uma nova pesquisa eleitoral. Com o programa que o PT levou ao ar ontem ainda fresquinho. Pesquiseiros dizem que eventos assim podem acrescentar a uma candidatura uns cinco pontos pelo menos. Como o Vox Populi parece tentado a achar o que ninguém ainda achou…

    Que eu saiba, a encomenda foi feita pelo PT, mas o resultado será divulgado no fim de semana seguinte (não neste) numa revista semanal. A ser assim, estamos diante de mais uma jabuticaba em matéria de relação instituto de pesquisa-partido-imprensa.

    Nunca vi partido encomendar uma pesquisa, e o resultado ser publicado com exclusividade por um veículo de imprensa. Afinal, quem é o cliente que encomendou o troço? Pesquisas são coisas caras.

    O leitor acaba ficando desconfiado, né? Pode achar — e vocês sabem como os leitores podem ser injustos… — que a publicação, oficialmente, paga a pesquisa, sendo recompensada, depois, com anúncios oficiais ou de estatais, hipótese em que uma pesquisa de partido seria paga, na prática, com dinheiro público.

    Faço essa advertência com o melhor espírito de colaborar com a reputação de todos os envolvidos. Seria tristíssimo que as pessoas pensassem coisas tão feias e injustas. Não tem jeito: sou irremediavelmente um homem bom.

  7. sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 – 11:17 hs

    O Serra vai para cucuias assim que começar o jogo. O Lula vai eleger até um toco, não é o caso da Dilma que é muito inteligente e capaz. Vamos Lula o resto é merda mesmo.

  8. CLOVIS PENA -
    sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 – 11:56 hs

    E Lula ainda está na fase de aquecimento.

  9. sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 – 12:42 hs

    A Dilmá não consegue nem 1% por si mesma , e é uma mala pesada para lula. A petezada está chutando prá todo lado prá ver se emplaca a Dilmentira mas pode tirar o cavalinho da chuva, que essa arrogante guerrilheira não vai chegar a lugar nenhum.

  10. ALAGADOS
    sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 – 12:55 hs

    Saiu uma pesquisa em que Zé Alagão cai e Dilma sobe.

    Desmente a do Globope, que amigo navegante do Conversa Afiada já tinha desqualificado.

    Isso, sem contar os efeitos benéficos do Alagão sobre a candidatura do “mais feio por dentro do que por fora”.

    E sem contar com o efeito do programa de tevê do PT, em que Lula lança Dilma oficialmente.

    É muito cedo para eleger um presidente por pesquisas.

    Nem o Zé Alagão acredita nelas – se acreditasse já teria dito o “sim”.

    O Conversa Afiada assegura que o Vesgo do Pânico tem mais chance de ser Presidente do Brasil do que o Zé Alagão.

    E o Conversa Afiada não leu pesquisa nenhuma.

    Acredita em geografia.

    Em cartografia.

    O Zé Alagão não será jamais Presidente porque o Brasil não aguenta mais o “paulistismo”.

    Não aguenta a soberba do Farol de Alexandria, aquele que levou 18 anos para reconhecer um filho.

    E a incompetência do “economista competente”, que não é um nem outro.

    Ainda mais agora que, depois de 15 anos de tucanos, São Paulo conseguiu reduzir sua participação no PIB.

    Os tucanos enferrujaram a locomotiva.

    O melhor, “alagaram”.

    É a geografia, estúpido !

  11. ildo baldo
    sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 – 14:11 hs

    QUANDO O IBOPE TIVER MAIS CREDIBILIDADE ELES FARÂO PESQUISA FORA DOS GRANDES CENTROS E AI VERÂO QUE A DILMA ESTA MUITO A FRENTE DOS NUMEROS QUE ELES ANUNCIAM POIS ESSA VAI SER A MULHER PRESIDENTE DE VERDADE NÂO IGUAL A DA ARGENTINA QUE NADA MAIS É O SEGUIMENTO DO PSDB E DEM BRASILEIRO HA A YEDA CRUSIS É IGUAL A CRITINA KUIRSCHE DA ARGENTINA E É DO PSDB BRASILEIRO POLITICA BEM FEITA ECONOMIA FORTE PAIS EQUILIBRADO É COM LULA E DILMA E A PESQUISA SÓ VAI SUBIR CONSERTEZA O SERRA JÁ É SACO DE PANCANDA DO PT

  12. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 – 14:12 hs

    Renata
    Se és mulher DEUS SALVE OS HOMENS QUE CRUZAREM SEU CAMINHO!
    Pensas como homem machista e não tens a mínima auto estima para julgar uma mulher – sendo você MULHER – bem entendido – com critérios que não sejam ofensas pessoais. Podes adoecer e com certeza vais envelhecer querida!
    Talvez o tal boneco seja um chiste – ato falho!
    Leia um pouco de Freud.

  13. SOLANGE LOPES
    sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 – 17:08 hs

    Salete Cesconeto, o Lula teve que inventar a Dilma porque não sobrou ninguem do PT. Te desafio a indicar um nome do PT que tenha cacife de ser candidato. Os cumpanheros que iniciaram o governo Lulla em 2002 e que eventualmente seriam seus sucessores foram pegos no meio do caminho com a boca na botija. Zé Dirceu, Palocci, o japones que me foge o nome, todos eles devidamente enquadrados na rapinagem.

  14. Ita
    sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 – 17:36 hs

    A DILMA SÓ TEM A SUBIR ENQUANTO O SERRA ESTÁ NO MAXIMO QUE PODE TER E A TENDÊNCIA É SÓ CAIR.
    A DILMA AINDA PODE GANHAR NO 1º TURNO.

  15. Renata
    sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 – 18:05 hs

    Salete,
    Você acha mesmo que alguém vai levar a sério o que uma semi-nua de porta de hipermercado fala. Só você, quase na terceira idade, pra este papinho antigo de feminismo.Se você espera que mulheres votem na Dilma só por questões de gênero, teus critérios estão semi-nus!
    Senti vergonha por você na tua manifestação, querida!!! Sorry, mas sou sincera!!!

  16. OSSOBUCO
    sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 – 19:03 hs

    Renata, melhor é um semi-nua despida de preconceitos do que uma semi-vestida reacionária oligofrênica!

  17. OSSOBUCO
    sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 – 19:10 hs

    Vale a pena mais um registro do golpismo do PIG a favor do Zé Fujão Serra: com a morte de Jammil Haddad, ninguém sequer falou que ele é o verdadeiro pai dos genéricos…por que será? Será que o motivo é para evitar o desmanche maior da candidatura do Zé Pedágio??

    Depois de ser provado que o Zé Vampiro não é economista competente (nem economista, nem competente), não é engenheiro competente (nem engenheiro, nem compentente), não é administrador competente (longe disso), não é o criador dos genéricos??? Ohhhh, mundo cruel, agora que ele desaba!!!!!!!!
    P.S. vale o registro do grande brasileiro que foi o Haddadd!!

  18. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 – 20:29 hs

    Renata
    Se a luta pela VIDA de todos não te agrada – NÃO ESTÁS BEM!
    O mesmo acontece em relação a um NÚ TÃO INOCENTE!
    Quando a voz cala o SAGRADO CORPO pode e deve ser usado em nome da VIDA DE TODOS!
    Quanto a alguém levar a sério a minha luta – SAIBA QUE TODOS OS QUE ADMIRO E ATÉ GENTE QUE NÃO CONHEÇO estão sendo solidários. Vieram ajudar e até a Prefeitura está nos atendendo como deveria. Venha conhecer as árvores que foram plantadas. Trazem a marca do meu suor, sangue e lágrimas. Estão todas atrás do mercado. Vai ter mais. Veja as da rua. Cada criança deste pedaço já sabe que foi a minha PERFORMANCE que lhes devolveu um pouco do verde perdido. Estão felizes e não virem a minha nudez como você viu. Talvez elas tenham a pureza que já perdestes.
    E atenção: ESTOU NA TERCEIRA IDADE e FELIZ como NUNCA ESTIVE ANTES! E nunca fiz plástica. E quem conhece meu corpo sabe que está LINDO PARA A MINHA IDADE – 54 anos!
    E você como está?!
    Sente-se bem com sua alma e seu corpo?
    GOSTAS DE SER MULHER?!

  19. Renata
    sábado, 12 de dezembro de 2009 – 1:35 hs

    Na tua opinião Ossobuco!! Aliás, as tuas opiniões para mim valem tanto quanto as da Salete – NADA!!!!

  20. OSSOBUCO
    sábado, 12 de dezembro de 2009 – 9:54 hs

    Renata, peça pra mamãe ir comprar mais remédios para seu transtorno de humor e oligofrenia! Pelo jeito já acabou!

  21. SOLANGE LOPES
    sábado, 12 de dezembro de 2009 – 11:24 hs

    Assistindo este bate boca entre a Salete e a Renata me lembrei daquela música que diz ¨galinha velha é que dá um caldo bom¨.

  22. A IMBECILIDADE DO POVO
    sábado, 12 de dezembro de 2009 – 13:35 hs

    É lamentável que ainda exista gente como Salete que acredite em Papai Noel.

    Leva o traveco pra casa Salete, pode levar.

    COMUNISTAS MALUCOS

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*