Borghetti quer cadastrar torcedores na compra do ingresso | Fábio Campana

Borghetti quer cadastrar torcedores na compra do ingresso

mail.google.com

O Vereador Juliano Borghetti, do PP, apresentou projeto de Lei que prevê a identificação dos compradores de ingressos em sistemas de monitoramento e a instalação de câmeras de segurança nas principais vias em torno dos estádios de futebol públicos e privados, para melhorar a segurança nos jogos de futebol em Curitiba.

A idéia é cadastrar e identificar os cidadãos que pretendem ingressar em estádios esportivos e que, para tal, sejam devidamente identificados para posterior responsabilização pelas infrações que venham a cometer.

Queremos adequar o que prevê o Estatuto do torcedor , quando trata da segurança a que o torcedor tem direito nos locais onde são realizados os eventos esportivos antes, durante e após a realização das partidas.

Entre as medidas contempladas pelo, está a que o torcedor que promover tumulto, praticar ou incitar a violência e invadir local restrito aos competidores fica impedido de comparecer às proximidades e a qualquer local em que se realize eventos esportivos, pelo prazo de três meses a um ano.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra, que 89% das famílias que deixaram de comparecer aos campos, se afastaram por causa da precariedade da segurança.

Em contato com o Ministro do Esporte Orlando Silva, ele me disse que já para o próximo ano o ministério vai investir R$ 80 milhões em sistemas de monitoramento para os estádios de futebol público e privado . Em visita também ao Estado do Rio Grande do Sul, pude constatar esse projeto já implantado no Estadio Beira-Rio e Internacional Sport Clube, tendo mais de 85 mil inscritos entre organizada, menor de idade ou idoso, com carteira pessoal e intransferível. Afirmou Borghetti

Não podemos aceitar o que aconteceu durante o final do campeonato brasileiro, no último domingo em nossa Cidade. É inadimensível o que ocorreu durante o jogo do Coritiba. Tendo em vista que Curitiba será uma das Cidades Sede da Copa do Mundo, finaliza o vereador.


26 comentários

  1. João Guilherme Mercer
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 12:30 hs

    Já sou cadastrado, pago meu plano de socio torcedor em dia, tenho meu nome na cadeira, frequento uma praça de esportes com cameras, seguranças, banheiros, 100 % com cadeiras numeradas e nominadas.

    Ave Mario Celso Petraglia, que um dia foi incompreendido por não entregar uma taça de campeão no seu estadio para o clube rival, evitando a selvageria que ocorreu domingo passado.
    Na ocasião foi taxado de antipatico e anti desportista, foi sensato!!
    Nada aconteceu dentro do estadio, porém fora, nas ruas a torcida que perdeu mostrou sua furia, agredindo tudo e a todos.
    MCP estava coberto de razão, quando numerou as cadeiras, nominou as cadeiras, monitorou sua torcida com cameras, evitou uma tragedia sugerindo a entrega da taça na praça do rival, ninguém se lembra disso Campana, uma pena!

    Abraços, parabéns pelo blog.

  2. Marcelo M.
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 12:47 hs

    É uma ótima iniciativa, e pode ser aplicada em outras estruturas da cidade.

  3. vigilante do portão II
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 12:55 hs

    esse juliano borheti, sobrinho do nosso querido alborgueti, o Cadeia não passa de um laranja do derosso. ele grita, grita, mas na hora “H” ele corre da raia.. É só o maio celso e o derosso falar mais alto.

  4. Laertes
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 12:57 hs

    Para todo grande problema existe uma solução simples e idiota.

    Por que não “cadastrar” também os freqüentadores dos cinemas, teatros, igrejas, bailões, motéis, zonas do meretrício, assembéia legislativa, câmaras, shows ao ar livre, transeuntes do calçadão….

    É a nojenta tática da lombada…causa-se transtorno a todo mundo porque não se pune os infratores, por incompetência e leniência..

    Se alguém fosse preso (supondo que existisse vaga nos presídios) e lá ficasse um bom tempo (supondo que os juízes não transformassem tudo em penas alternativas porque não existe vaga nos presídios), não haveria nem um centésimo das arruaças que vemos.

  5. cidadão de Curitiba
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 13:15 hs

    olha tem torcedor que aparece na briga do couto pereira que treina muaythay na academia Vital no bairro boa vista na av. paraná. é só pegar a foto e ir até a direção da academia e verificar imagem e pegar endeço dos individuos.

  6. Sidnei Belizário de Melo
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 13:23 hs

    Concordo plenamente no cadastramento geral dos torcedores, eles receberiam um cartão permanente tipo o cartão do transporte, e nele teria os dados do torcedor, RG, CPF, e foto. Para ver o jogo bastaria carregar os créditos. Quem deveria arcar com as despesas da confecção do cartão seria o clube que pertence o torcedor inicialmente. No caso de torcedor que vai aos estádios para brigar o cartão seria bloqueado, e não entraria em nenhum estadio de futebol do Brasil.

  7. quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 13:25 hs

    Mas meu deus do céu…….tõ falando á anos que tem que ser feito isso,,,,,,,,,,,,,,,,copiem o projeto do inter que deu certo e acabou com os baderneiros……..tem que vigiar sim,,tem que policiar sim…………….tem que punir sim,,,,,,,,,,,,,,

  8. Anônimo
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 14:05 hs

    Parabéns Vereador pelo projeto. Muito sensato de sua parte. Não podemos deixar que isso se repita.

  9. Lucas
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 14:22 hs

    Mais uma idéia de jerico

  10. miguel machado
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 14:32 hs

    A informação está incompleta, Fabio. Quem protocolou esse projeto de lei segunda feira por primeiro foi o Tico Kuzma. Meia hora depois, o Juliano com projeto muito semelhante. Ontem, devido a semelhança de projetos, Kuzma, Borgheti e Aciolly compilaram suas ideias num projeto unico que atenda a todas as necessidades da sociedade e o protocolaram na Cmc. Cabe lembrar que ja tramita na Camara há alguns meses, projeto de lei de autoria do ver Tico Kuzma, que preve a responsabilidade dos clubes perante danos patrimoniais causados por torcedores na parte de fora do estadio.

  11. PAULISTA
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 14:51 hs

    Essa Safra dos “Novos” Vereadores é uma LÁSTIMA !!!

  12. Vida Noturna
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 16:05 hs

    Pelo jeito os assessores do vereador Tico Kuzma, nao ao gostando nada do projeto do vereador Borghetti.
    Pelos comentarios ………

  13. Celso Rocha
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 16:16 hs

    Parabéns para a iniciativa do Vereador Juliano, pois, tudo o que tiver que ser feito para evitar e combater os animais selvagens e agressivos da torcida do Coritiba é válido! Mas uma coisa é certa, as cameras que irão ser usadas entorno dos estadios, deverão ser reforçadas e bem protegidas por algum dispositivo de segurança, pois, para quem desmaiou um corajoso e nobre policial militar e depois queriam mata-lo dando mais paulada e ferrada enquanto estava caido no chão, uma camera é pouco para ser destruída!

  14. Parreiras Rodrigues
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 16:44 hs

    Certo. O cara entra já com lugar determinado, igual no teatro. E fica lá no sistema. Por exemplo: Parreiras, Ala 9 – fileira 3-C, assento 76. E câmaras, muitas câmaras. E detetores nas catracas. É por aí acho eu.

  15. nego
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 16:46 hs

    1- Clube que tem 22 mil sócios não precisa se preocupar. todos são cadastrados.
    2- Será que os 3 vereadores frequentam jogos de futebol, ou estão apenas se aproveitando da situação para angariar alguns votos.
    3- Poderia acabar de uma vez com as organizadas, pois a violencia fora dos estádios iria continiuar a mesma coisa. Só que em quem iriam colocar a culpa?
    4- O jogo era perigoso. Deveria se feito um aparato de policiais dentro do campo(como acontece em finais de campeonato), para que ninguém invadisse o campo.
    5- Na comemoração Flamengo campeão 3 mortes. Alguém falou algo?

  16. Notus Ferrão
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 17:00 hs

    A medida eficaz para este antigo problema nos jogos de futebol, está timidamente iniciando, ou seja, divulgar massivamente a “cara” dos barderneiros e colocá-los na cadeia. A sociedade ajudará a execrar estes meliantes.
    Depois se poderá pensar em medidas preventivas…

  17. Marco Polo
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 17:29 hs

    perfeito… deveria se fazer essa identificação, assim como estão fazendo algumas casas noturnas. Vou além, deveriam ser identificados com foto cada torcedor que adentra ao Estádio de futebol, nome, rg (apresentação da cedula de identidade, cpf ou cnh).

  18. Rafael
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 17:53 hs

    Esse cara não é nada do Alborghetti.

  19. Rafael
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 17:56 hs

    O Laertes está completamente certo. Tá fácil pegar e punir quem participou da invasão.

  20. Dagmar Servia
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 18:03 hs

    Sr. Miguel Machado, só não concordo no projeto do Tico Kuzma é em responsabilizar o clube pelos danos patrimoniais fora dos estádios, acho que por isso o projeto não andou.

    É inevitável que em todos os clubes se tenha “torcedores” que não prestam. Como toda coletividade há sempre aqueles que destoam de caráter, de índole e etc.

    Acho um pouco complicado se culpar o clube por danos causados ao patrimônio por exemplo, quando a se tem a polícia para coibir esses abusos.

  21. MERCES
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 18:09 hs

    O Vereador Juliano Borghetti saindo na frente mais uma vez . Este tem futuro, vai o proximo Prefeito.

  22. Tatuquara
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 18:13 hs

    O nosso Vereador aqui do bairro Tatuquara sempre tem os melhores projetos, e representa muito bem a regiao, parabens Vereador Juliano Borghetti.

  23. Perci Lima
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 19:20 hs

    Esse elemento não tem algo mais importante para tratar na Assembléia Legislativa? É por isso que essa caterva não pode ser levada a sério.

  24. Perci Lima
    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 – 19:21 hs

    Retifico, na Câmara de Vereadores de Curitiba, o mala, é vereador.

  25. coelho
    quinta-feira, 10 de dezembro de 2009 – 8:45 hs

    esses três vereadores tem coragem! Acioli , kusma,Borghetti! Vaõ acabar com os cambistas e vai dar mais segurança nos estadios! Parabens! Aciolli futuro dep est e Kusma dep fed e Borghetti presidente da camara e prefeito de Curitiba.

  26. Luciano
    terça-feira, 10 de dezembro de 2013 – 16:28 hs

    Chupa Borguetti!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*