Requião, em Brasília, diz que antinepotismo não vale para cargo vitalício | Fábio Campana

Requião, em Brasília, diz que antinepotismo não vale para cargo vitalício

AAbioseMaringaense-RobertoRequio

A tese que Requião defende hoje, em Brasília, em todos os gabinetes, em todas os cantos, é a de que a súmula antinepotismo não veda a nomeação de parente para cargo vitalício, mas apenas para cargos em comissão.

Tese que juristas nativos consideram tola. Se há nepotismo em nomear irmão, pai, mãe, tios, filhos, enfim, a parentela, para cargos em comissão, mais ainda a nomeação de nepote para um cargo vitalício, que dura para sempre.

A súmula na verdade traduz o que diz o artigo 37 da Constituição Federal, que determina ao administrador agir com moralidade e impessoalidade.

Nomear o irmão conselheiro do Tribunal de Contas não é moral e muito menos impessoal, lembram os mesmos juristas nativos que acreditam que este tipo de insistência de Requião em exercer seu nepotismo coloca a imagem do paraná entre os últimos estados da República a superar vícios tão hediondos quanto o nepotismo que é parente do patrimonialismo e do caciquismo.


22 comentários

  1. saci
    quinta-feira, 12 de novembro de 2009 – 10:39 hs

    pro requião nada vale. só vale o que ele quer e o que for bom pra família.
    faltam poucos dias pra nos livrarmos desta pústula!

  2. bimbo
    quinta-feira, 12 de novembro de 2009 – 10:41 hs

    Por que não se dedica assim com tanto carinho com o preço do pedágio, a multa do banestado ect… ect… ect… só quer saber de arrumar a familia, prá isso tem todo o tempo do mundo, vai trabalhar cara !!

  3. UM HOMEM PROBO
    quinta-feira, 12 de novembro de 2009 – 10:48 hs

    ESSES 3 “POLÍTICOS” QUE ESTÃO EM BRASÍLIA, PRECISAM ARRUMAR UMA OCUPAÇÃO PARA ACABAR COM ESSE NEGÓCIO DE TUMULTUAR A VIDA PÚBLICA PARANAENSE.

  4. Zé Ninguém
    quinta-feira, 12 de novembro de 2009 – 10:48 hs

    Mas que falta de tutano , e só esperar abril quando ele vai renunciar ao governo e o Pessuti nomear o Mauricio , sem problema pois ele não será mais governador e assim não se caracteriza nepotismo !

  5. Rei da Selva
    quinta-feira, 12 de novembro de 2009 – 11:02 hs

    Ser conselheiro do T.C. deve ser muito bom, para justificar tanto empenho e tanto desgaste.

  6. Dagmar Servia Radical
    quinta-feira, 12 de novembro de 2009 – 11:54 hs

    Olhem bem a fotografia da figura.
    O cara está colérico, enraivecido, doido para comer um a mamonazinha.
    Esse é o retrato do Paraná hoje.
    O Governador voa para Brasilia para tratar de interesses pessoais, o Prefeito de Curitiba faz campanha pelo interior.
    Enquanto isso o pobre do povo que se lasque.

  7. Ary Kara
    quinta-feira, 12 de novembro de 2009 – 12:17 hs

    Se não é nepotismo por que o procurador do estado “Manoel Caetano Ferreira Filho” é quem defende o Sr. Mauricio Requião de Mello e Silva

  8. NEWTON GUSSO
    quinta-feira, 12 de novembro de 2009 – 12:24 hs

    O que me causou certa perplexidade foi a rapidez com que o Min. Levandoweski despachou o pedido de liminar, quase que antes do protocolo do pedido, cabe não esquecer que no STF dormem em berço esplendido processos de vários anos, esperei 16 anos por um.

  9. BISTEKA
    quinta-feira, 12 de novembro de 2009 – 12:47 hs

    Oh MY GOD!!!
    Até que enfim as leis estão chegando ao Paraná!
    Vou repetir aqui, para fazer jus aos comentários que comungam pelo mesmo sentido de justiça, ou seja, não permitir que MAURÍCIO assuma o TC/PR..

    Levando-se em consideração este caso especificamente, tudo isto, acho muito fácil para um Desembargador julgar este processo…
    Primeiro: A simples indicação de REIQUIÃO do nome de seu irmão para o cargo de Conselheiro do TC para a aprovação da Assembléia Legislativa não se constitui TRÁFICO DE INFLUÊNCIA? Tráfico de influência não é crime???
    Segundo: Não existe uma Lei que norteia o assunto NEPOTISMO??

    Então Vai lá:

    foi aprovada a SV nº. 13, sobre o nepotismo no serviço público:

    “A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta, em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.

    Quem NÃO pode ser nomeado?

    Parentes naturais, consangüíneos:
    a) Linha RETA:
    1º grau: filho(a) / pai-mãe
    2º grau: neto(a)/avô(ó)
    3º grau: bisneto(a)/bisavô(ó)

    b) Linha COLATERAL:
    2º grau: irmãos(ãs)
    3º grau: tio(a)/sobrinho(a)

    Parentes por afinidade:
    a) Linha RETA:
    1º grau: genro/sogro-sogra e nora/sogro-sogra
    2º grau: genros / noras com genros / noras de um mesmo sogro/sogra
    3º grau: cônjuges com os avós de seus cônjuges

    (adquire-se o mesmo grau de parentesco em linha reta do cônjuge consangüíneo considerado).
    b) Linha COLATERAL:
    cunhadio, somente (2º. grau).

    Como MARIDO e MULHER não têm parentesco entre si, não existe parentesco afim colateral em 1º. grau). Em 3º grau é algo bem difícil de exemplificar, mas dá para imaginar.

    Com isso, quem PODE ser nomeado (por não ser “até 3º grau”)?
    Exemplos:
    primos(as), sobrinho(a)-neto(a)/tio(a)-avô(ó)
    cuncunhados

    Ou seja, não posso acreditar que os doutos Ministros do STF não conheçam as regras de parentesco do Codigo Civil brasileiro. Logo, foi consciente permitir que se nomeie um primo, tudo ao amparo da SV nº. 13 do STF hoje aprovada.

  10. Moreira
    quinta-feira, 12 de novembro de 2009 – 13:06 hs

    Campana…olha a cara dele!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  11. Jeremiah
    quinta-feira, 12 de novembro de 2009 – 13:33 hs

    Este velho e senil senhor de proeminente e rotunda cintura, digna dos imperadores mais lesados, que ocupa temporariamente a cadeira de “chefe do executivo” felizmente está de saída.
    DE LONGE esses 7 anos foram os piores para o povo paranaense.
    Além de aturar um pandego presidente, o primeiro e único (“NUNCA ANTES NO MUNDO”) caso de um língua-presa que tem a língua solta, uma boca que é uma verdadeira diarréia fonética ambulante. Nós, paranaenses, tivemos que suportar todo o mau humor, a falta de educação, a completa ausência do senso comum, e o mais pérfido criador de nepotes nesses últimos 7 anos.
    O Lulla tem pelo menos um predicado, além de ser semialfabetizado é razoavelmente educado, está sempre pegando, abraçando, dando beijinho, …
    O animal troglodita que só alcovita do palácio das araucárias (enquanto arrumam as tocas de coelho do palácio iguaçú) é a antítese de qualquer “representante do povo”.
    Seus ataques de loucura, devaneios diversos só encontram uma tribuna, sempre à sua disposição que é o “teatrinho de marionetes de governo”, mais conhecido com escolinha do requeijão. Lá ele pode falar o que quiser, que sempre sobrarão aplausos, seja quando ofende um descendente nipônico (educado por natureza e genética), quando faz troça com seu vice (dizendo do acidente de avião que tiveram que higienizar a cabine, sugerindo que ele tinha borrado tudo), quando despede em pleno ar, ou ameaça fazê-lo, seus secretários e “servidores”.
    Aliás, cabe aqui um adendo, depois das besteiras gays que ele falou, acabou mostrando que “macho que é macho não dobra o pulso, só o tornozelo”.
    Se ele come mamona em Brasília, fala que estão vendendo a Amazônia pela internet, manda a polícia para a rua bloqueada ameaçando um simples dona de casa que reivindicava uma solução (em relação ao contorno sul), faz gracinha com uma trabalhadora humilde (perguntando se ela trai o marido), manda os verdadeiros trabalhadores do campo (nunca o MST) enfiar as bandeiras no rabo, ofende pescadores, também trabalhadores, em Antonina, tem sempre um secretário, recebendo um polpudo “subsídio mensal” pronto para bater palmas e mais palmas. Alguns são até capazes de ir à frente da escolinha e pedir para ele continuar chamando de Dr. Negrão, que ele gosta.
    Infelizmente, para nossa maior tristeza, é o que temos que suportar, mas falta pouco agora.
    Vejam que os anos nos bancos acadêmicos de nada serviram ao conhecido “Maria Louca”. Entre ele e o Lula, se não tiver nenhuma outra hipótese (até meu cachorro seria melhor), eu ainda fico com o Lulla, que mesmo do alto de sua “falta de humildade”, consegue ser mais humilde e mais “sóbrio” que o sr. Requião.
    Espero que o povo do Paraná, e todos os demais brasileiros, não façam como a Gralha Azul, lembrem-se bem desse raivoso homem público deixando-o completamente sem amparo, não o elegendo sequer para síndico do pmdb, e especialmente lembrado de não votar em mais ninguém de sua família também. Não é a toa que ele também tem “melo” no nome, o mesmo “melo” do “Collor” cujo olhar raivoso vem do mesmo lugar, é muito sintomático.
    Não elejam e tampouco reelejam qualquer um que tenha dado apoio, ou venha a apoiar esse senhor da idade das cavernas. Esqueçam o velho calhambeque de guerra. Acho que está mais do que na hora de ele se recolher ao sanatório de onde o libertaram.

    Abraços aos sofridos paranaenses.

  12. Zé do povo
    quinta-feira, 12 de novembro de 2009 – 15:32 hs

    Quanto mais conheço o Requião e irmãos mais confio no Tadeu Veneri!

  13. Jeremiah
    quinta-feira, 12 de novembro de 2009 – 16:49 hs

    Este velho e senil senhor de proeminente e rotunda cintura, digna dos imperadores mais lesados, que ocupa temporariamente a cadeira de “chefe do executivo” felizmente está de saída.
    DE LONGE esses 7 anos foram os piores para o povo paranaense.
    Além de aturar um pandego presidente, o primeiro e único (”NUNCA ANTES NO MUNDO”) caso de um língua-presa que tem a língua solta, uma boca que é uma verdadeira diarréia fonética ambulante. Nós, paranaenses, tivemos que suportar todo o mau humor, a falta de educação, a completa ausência do senso comum, e o mais pérfido criador de nepotes nesses últimos 7 anos.
    O Lulla tem pelo menos um predicado, além de ser semialfabetizado é razoavelmente educado, está sempre pegando, abraçando, dando beijinho, …
    O animal troglodita que só alcovita do palácio das araucárias (enquanto arrumam as tocas de coelho do palácio iguaçú) é a antítese de qualquer “representante do povo”.
    Seus ataques de loucura, devaneios diversos só encontram uma tribuna, sempre à sua disposição que é o “teatrinho de marionetes de governo”, mais conhecido com escolinha do requeijão. Lá ele pode falar o que quiser, que sempre sobrarão aplausos, seja quando ofende um descendente nipônico (educado por natureza e genética), quando faz troça com seu vice (dizendo do acidente de avião que tiveram que higienizar a cabine, sugerindo que ele tinha borrado tudo), quando despede em pleno ar, ou ameaça fazê-lo, seus secretários e “servidores”.
    Aliás, cabe aqui um adendo, depois das besteiras gays que ele falou, acabou mostrando que “macho que é macho não dobra o pulso, só o tornozelo”.
    Se ele come mamona em Brasília, fala que estão vendendo a Amazônia pela internet, manda a polícia para a rua bloqueada ameaçando um simples dona de casa que reivindicava uma solução (em relação ao contorno sul), faz gracinha com uma trabalhadora humilde (perguntando se ela trai o marido), manda os verdadeiros trabalhadores do campo (nunca o MST) enfiar as bandeiras no rabo, ofende pescadores, também trabalhadores, em Antonina, tem sempre um secretário, recebendo um polpudo “subsídio mensal” pronto para bater palmas e mais palmas. Alguns são até capazes de ir à frente da escolinha e pedir para ele continuar chamando de Dr. Negrão, que ele gosta.
    Infelizmente, para nossa maior tristeza, é o que temos que suportar, mas falta pouco agora.
    Vejam que os anos nos bancos acadêmicos de nada serviram ao conhecido “Maria Louca”. Entre ele e o Lula, se não tiver nenhuma outra hipótese (até meu cachorro seria melhor), eu ainda fico com o Lulla, que mesmo do alto de sua “falta de humildade”, consegue ser mais humilde e mais “sóbrio” que o sr. Requião.
    Espero que o povo do Paraná, e todos os demais brasileiros, não façam como a Gralha Azul, lembrem-se bem desse raivoso homem público deixando-o completamente sem amparo, não o elegendo sequer para síndico do pmdb, e especialmente lembrado de não votar em mais ninguém de sua família também. Não é a toa que ele também tem “melo” no nome, o mesmo “melo” do “Collor” cujo olhar raivoso vem do mesmo lugar, é muito sintomático.
    Não elejam e tampouco reelejam qualquer um que tenha dado apoio, ou venha a apoiar esse senhor da idade das cavernas. Esqueçam o velho calhambeque de guerra. Acho que está mais do que na hora de ele se recolher ao sanatório de onde o libertaram.

    Abraços aos sofridos paranaenses.

  14. BISTEKA
    quinta-feira, 12 de novembro de 2009 – 19:14 hs

    A tese que Requião defende hoje, em Brasília, em todos os gabinetes, em todas os cantos, é a de que a súmula antinepotismo não veda a nomeação de parente para cargo vitalício, mas apenas para cargos em comissão….
    O grande REIQUIÃO com Doutorado em Direito Público na SORBONE, deve ter achado esta tese na CONSTITUIÇÃO BOLIVARIANA DE CHÁVEZ!
    Uma coisa um professor me ensinou e que tenho como a maior verdade: BOSSAL é e será sempre BOSSAL!!!

  15. bacamarte
    quinta-feira, 12 de novembro de 2009 – 22:52 hs

    Passutti nomear Maurício:
    1º tem que ganhar a eleição, coisa que está entre o improvável e o impossível. Se pegar um 4º lugar na corrida pode considerar um resultado excepcional;
    2º se o fizer será a maior prova de submissão e falta de identidade que a Humanidade pode constatar;
    3º não deve nada aos Requiãos, muito pelo contrário;
    4º Tem pelo menos uma dúzia de nomes no bolso do paletó, todos de sua confiança, nada haver com a turma do final de feira;
    5º um nome pelo menos é advogado e oriundi. que Alegre ficará!

    É bom o Requião não contar com o Pessutti porque vai cair do cavalo!

  16. A verdade
    quinta-feira, 12 de novembro de 2009 – 23:38 hs

    O argumento: Não foi Requião que nomeou. Maurício foi designado pelos deputados estaduais, pela Assembléia Legislqtiva.

    O fato: Chama o deputado, despachante do município X, que vamos liberar umas obras desde que vote no Maurício para Conselheiro do TC.

  17. Luciano
    sexta-feira, 13 de novembro de 2009 – 8:37 hs

    A questão que o Mauricio conquistar o cargo quando o Pessuti assumir, agora fica a pergunta estamos com um a menos no tribunal de contas por causa disso tudo, e como fica as contas que seriam para o Mauricio julgar quem está fazendo isso?

    Para quem perguntou se vale a pena esse cargo, é o melhor cargo que existe, além de um salario de 21 mil é vitalicio, quem não gostaria de ganhar isso é para sempre!!!

  18. A A CASAGRANDE
    sexta-feira, 13 de novembro de 2009 – 9:04 hs

    O SENHOR DE TODAS AS VERDADES,AQUELE QUE NA ESCOLINHA FICA GRITANDO PARA OS QUATRO VENTOS QUE GASTA OS RECURSOS DA FORMA MAIS RACIONAL , CONVOCA OUTROS ADMINISTRADORES PARA APRENDER COM ELE COMO GASTAR .NA REALIDADE É UM FALSO MORALISTA ,GASTA O DINHEIRO DO POVO PASSEANDO DE HELICOPTERO EM SEUS PASSEIOS DE FINAL DE SEMANA COM OS AMIGOS PARA COMER CAMARÃO NO LITORAL PAULISTA , OU NAS SUAS VIAJENS PARA VARIOS LUGARES ,PRINCIPALMENTE PARA O EXTERIOR COM MOTIVOS OBSCUROS , SERÁ QUE QUANDO VAI PARA A ARGENTINA BEBER O VINHO “MALAMADO” QUE CUSTA R$9 MIL A GARRAFA ELE FAZ COTAÇÃO OU SIMPLESMENTE USA O CARTÃO CORPORATIVO? AGORA GASTA OS RECURSOS PUBLICOS DE CONSIDERAVEL VOLUME PARA CUSTEAR SUA VIAGEM COM OUTRAS AUTORIDADES PARA GARANTIR O EMPREGO DO SEU IRMÃO OU SEJA ALEM DOS ATOS DE NEPOTISMO DESCARADO E IMORAL , ELE USA OS RECURSOS PUBLICOS PARA OBTER VANTAGENS PARTICULARES. COMO BORIS CASOY EU DIGO :”ISTO É UMA VERGONHA”

  19. A A CASAGRANDE
    sexta-feira, 13 de novembro de 2009 – 9:27 hs

    CARO Jeremiah , SUAS PALAVRAS FORAM SABIAS E DERIAM SER LIDAS POR TODOS OS PARANAENSES , ATÉ PELOS PUXAS DESTE DITADOR QUE EMBORA ATEU SE CONSIDERA DEUS.QUEM SABE COMECEM A VER AS PESSIMAS CONSEQUENCIAS DOS DESMANDOS NESTE 7 ANOS NEGROS QUE ESTAMOS SENDO OBRIGADOS A ENGOLIR. TAMBEM ESPERO QUE O BETO RICHA SAIBA TIRE DO SEU LADO O SENHOR RICARDO GOMYDE QUE PARA OBTER BENEFICOS PROPRIOS SE ABRAÇA COM DEUS E COM O DIABO .PARABENS POR SUAS PALAVRAS

  20. Valddecir Balduino
    sexta-feira, 13 de novembro de 2009 – 14:21 hs

    É muito cara de pau esse nosso Governador.O irmãozinho que vá procurar trabalho como todos os Brasileiros, ou então se candidata a algum cargo politico para ver se alguém vota nele.

  21. REQUIAO E LULA NUNCA MAIS
    sexta-feira, 13 de novembro de 2009 – 17:32 hs

    ENGRAÇADO ,NUNCA ESQUECI O QUE MEU DENTISTA FALOU,QUANDO LULA E REQUIAO FORAO REELEITOS…..UMA TRAGEDIA IRREPARAVEL…UM ERRO QUE NAO TEM COMO ACE RTAR…………………MAIS QUATRO ANOS DE ATRASO PARA A NOSSA NAÇAO. UM ANALFABETO E OUTRO DEMENTE.

  22. POIS E ZE DO POVO
    sexta-feira, 13 de novembro de 2009 – 20:37 hs

    QUANTO MAIS CONHEÇO REQUIAO E IRMAOS …….MAIS……QUERO DAR MUITO NA MINHA CARA POR TER DADO MEU VOTO PRA ESSE GARDENAL COMEDOR DE MAMONA.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*