Policiais civis param e atendimento fica lento nas delegacias | Fábio Campana

Policiais civis param e atendimento fica lento nas delegacias

Da Gazeta do Povo

A paralisação dos policiais civis do Paraná atinge cerca de 70% dos trabalhadores da categoria nesta terça-feira (24) e desde as 8 horas prejudica os serviços de confecção de carteira de identidade, emissão de registro de boletins de ocorrência e até investigações de crimes.

A afirmação é do Sindicato das Classes Policiais Civis do Paraná (Sinclapol), que, junto com o Sindicato dos Policiais Civis de Londrina e Região (Sindipol) e a União da Polícia Civil do Paraná, organiza o protesto por melhorias salariais e de condições de trabalho.

“Dos postos do Instituto de Identificação, apenas um ou outro estão funcionando para garantir que o serviço esteja disponível”, diz o presidente do Sinclapol, André Gutierrez.

Em Curitiba, postos do 1º (Centro), 3º (Mercês) e do 7º distrito (Hauer) estão atendendo. No caso das delegacias, ele afirma que não há portas fechadas, mas diz que o atendimento nesta terça-feira ficará mais lento que o convencional. “Em média, apenas 30% dos policiais estão trabalhando no atendimento”, diz Gutierrez.

“Os policiais não deixarão de atender ninguém, mas certamente haverá atrasos”, prevê. “Para as investigações, o efetivo também estará reduzido e só será normalizado amanhã [quarta-feira]”. A paralisação atinge as categorias de investigador, escrivão e papilos copista.

Guardas também protestam em Curitiba

Os guardas municipais de Curitiba retornaram às atividades normais nesta terça-feira (24), depois de uma paralisação de 24 horas pedindo melhores condições de trabalho. Representantes dos guardas se reuniram com o secretário de Recursos Humanos da prefeitura, Paulo Schmidt, e com o superintendente da Secretaria da Defesa Social, Renê Vitek. Os guardas reivindicaram aumentos salariais. No dia 2 de dezembro, uma assembleia vai decidir se a categoria entra em greve. Os guardas também reclamam da falta de segurança no trabalho. Ontem, eles levaram caixões à prefeitura, simbolizando quatro colegas mortos neste ano.

A prefeitura afirma que a reunião discutiu apenas o salário. A explicação dada aos servidores é que a crise econômica causou queda na arrecadação e, com isso, não há como dar reajuste agora.

Adriano Kotsan

No 1º Distrito Policial de Curitiba, no Centro, no entanto, o delegado Antônio de Campos Macedo, informou, por volta das 10 horas, que a situação está dentro da normalidade. “Estamos com um escrivão, eu, como delegado de plantão, e três investigadores no plantão, exatamente como deveria”, disse. Em outros distritos contatados pela reportagem, como o 2º e o 8º, ninguém atendeu nos telefones dos plantões das delegacias no mesmo horário.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) foi procurada pela reportagem nesta manhã, mas informou que não iria comentar a possibilidade de prejuízos no atendimento à população ou sobre qualquer assunto relacionado à paralisação dos policiais civis.

Uma das principais reclamações dos policiais, que levou à deflagração da paralisação, está ligada à questão salarial. A categoria pede reposição de perdas e isonomia salarial com a Polícia Militar (PM). “O primeiro cargo da PM de nível superior tem salário de R$ 4,1 mil, enquanto na Polícia Civil o vencimento é de R$ 1.950, menos de 50%”, afirma Gutiérrez. Segundo ele, a reposição salarial dos policiais militares no governo Requião foi de 217%, enquanto que os policiais civis tiveram 51%.

A categoria pede ainda a contratação de mais profissionais. Segundo estimativa das entidades policiais, o efetivo, que atualmente é de 3,3 mil, deveria ser de 6,4 mil policiais no estado. Outro problema alegado pelos policiais é à superlotação de presos nos distritos. “Preso não tem que ficar na delegacia, tem que ir para o sistema penitenciário. Do contrário, o policial deixa de ir para rua investigar para ficar cuidando da carceragem”, argumenta o presidente do Sinclapol.

A paralisação dos servidores deve seguir até as 18 horas. Desde as 8 horas os policiais estão em frente a delegacias de todo o estado para esclarecer a população sobre as condições de trabalho e as reivindicações da categoria.

Em Curitiba, às 14 horas, os manifestantes farão uma caminhada pelo Centro Cívico, passando pela Assembleia Legislativa do Paraná e pelo Palácio das Araucárias, atual sede do governo do estado. Durante a concentração no Centro Cívico também será definida a data de uma assembleia para consultar a classe sobre a possibilidade de greve por tempo indeterminado.


28 comentários

  1. LÉO
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 12:14 hs

    IMPOSSÍVEL O ATENDIMENTO DAS DELEGACIAS FICAR MAIS LENTO QUE JÁ É…….COM A POLÍCIA EM GREVE, TALVEZ DIMINUAM OS CRIMES!!!!

  2. rodrigo
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 13:12 hs

    Deixe de ser cretino Léo, segurança publica é assunto sério, se o atendimento já é lento é porque não tem servidores o suficiente, 3200 policiais civis para atender 10.000.000 de paranaenses, segundo menor efetivo do Brasil e terceiro menor salário do Brasil.

  3. DESCAMIZADOS
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 14:12 hs

    Não se esqueçam, que a PM e BM também, estam mobilizados, VÃO PARAR a qualquer momento………..quanto vcs acham q ganhan um SOCORRISTA DO SIATE ( 1.700,00), ééééé isso mesmo senhores…………… sou um paranaense que admiro os BOMBEIROS, fico muito triste, em saber que o governador não valoriza este profissionais, é muito triste.

  4. Policial de base
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 14:16 hs

    Leo, a generalização é perigosa, eu sou policial civil e tenho trabalhado muito mais que a obrigação, agora qual a tua função? Você deve pertencer a profissão dos santos, dá licença…, conhecemos as pessoas pelo respeito que se tem com os outros, você e daquelas pessoas que se acham melhores do que os outros…

  5. Policial de base
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 14:19 hs

    e outra o que você tem feito para melhorar a vida da população????…pois te digo, jogas pedra nos outros, mas quando está na M…é o primeiro a ligar para a Polícia e exigir atendimento de primeiro mundo.

  6. LÉO
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 15:43 hs

    Será que a policia continua vendendo SOM AUTOMOTIVO???
    Lembram do flagra no Largo da Ordem?
    GANHAM MUITO PRA FAZER POUCO!!! E os rapazes mortos no alto da xv, é pra isso que policiais querem aumento de salário?
    A policia mais corrupta do brasil está aqui!!!! e ninguém duvida disso, basta dar uma passadinha na DELEGACIA DE FURTOS DE VEÍCULOS, xadres de policiais bandidos…não cabe mais ninguém no local…….lembrem também da Delegacia do Alto Maracanã em Colombo, policiais vendendo peças de carros recuperados de furto …..a delegacia era uma verdadeira auto-peças, e se não é o GAECO, a farra continuava……..e tem muito mais, basta pesquisar no GOOGLE…….TEM MUIIIIIITO MAIS…mas vou parar poraqui…..pra não envergonhar a classe!

  7. Curitibano
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 16:03 hs

    Complicado.. e nem vi uma notinha com foto sobre os caixões azuis que os GM´s carregaram pelo centro. Po Fábio…

  8. Pé Vermelho
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 16:04 hs

    Pois é, Léo: A comunidade não pode mesmo exigir muita coisa de uma polícia mal paga,mal aparelhada, mal treinada, que vê a hierarquia quebrada para atendimento a apaniguados, apresentada além fronteira como a melhor do país, e que vê um helicóptero seu servir de meio de locomoção para fins eleitoreiros, Se introspecte, rapaz!

  9. ildo baldo
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 16:56 hs

    OS POLICIAIS DEVERIAM SE UNIR COM A GUARDA MUNICIPAL QUE NÂO TEM NEMUM APOIO DO PREFEITO VIAJANTE PODE SER QUE SE ELES SE UNISEM TERIAM MAIS FORCAS O PROBLEMA É O BETO TAMBEM ADMITIR QUE SEUS COMANDADOS ESTÂO MAL SERVIDOS ACHO ATÉ QUE O BETO NEM SABE QUE GUARDAS FIZERO PROTESTO POIS ELE ESTÁ SEMPRE VIAJANDO

  10. ABDALLA
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 17:17 hs

    Ildo Baldo:
    entenda de uma vez por toda que segurança pública é responsabilidade constitucional do Estado.

    Guarda Municipal, criada em 1986, com o objetivo de prestar atendimento aos prédios públicos do município: creches, centros de saúde, escolas, cemitérios, parques, bosques, terminais e demais equipamentos da cidade, não tem obrigação de correr atras e prender bandidos, função das policias militar e civil.

  11. ABDALLA
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 17:23 hs

    Enquanto isso, o governador Requião utiliza o helicóptero para fazer campanha, o mesmo adquirido para servir à POLICIA CIVIL.

  12. Policiais Militares do Paraná
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 18:39 hs

    Parabéns que Deus lhes ajude, vcs tem todo o apoio dos Praças do Paraná.

  13. Cidadão
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 18:48 hs

    Para todos os Policiais do Paraná Civil e Militar saberem, os Agentes Penitenciários prometeram de parar o Governador deu promoção a todos com mais de 15 anos, e o menor salário é de 4.700,00, podendo com as gratificações chegar a 6.000,00, com 25 anos o salário é de 5.700,00, podendo com as gratificações chegar a 7.000,00, vcs acham justo para os que realmente executam o serviço e correm o risco nas ruas, o salário de um Soldado é de 1.700,00, o mesmo de um policial civil, para chegar a Sub tenente na PM leva no mínimo 25 anos e o salário é de 3.100,00 o mesmo para um policial civil chegar a 1º classe, este governador foi o carrasco das Polícias é uma mãe para os Professores e Agentes Penitenciários, os Coronéis e Delegados que estão em cargo de direção devem se envergonhar.

  14. LÉO
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 19:06 hs

    PARABÉNS AOS BONEQUINHOS DE CHUMBO DO REIQUIÃO, FOZ DO IGUAÇÚ É A TERCEIRA CIDADE MAIS VIOLENTA O ESTADO.OBS.QUEM SAI AS RUAS NÃO É O SECRETÁRIO DELÁZARI, MAIS SIM OS GREVISTAS….E PERGUNTAR NÃO OFENDE, VCS DECOBRIRAM QUEM MATOU RACHEL GENOFRE, DIRCEU DO PANTANAL, O FILHO DO COMANDANTE DO CORPO DE BOMBEIROS, LAÉRCIO BONTORIM, A CABELEREIRA ROSANGELA…….E MUITOS OUTROS….QUEREM GANHAR MAIS, FAÇAM POR MERECER…..A FRUTA QUE VCS GOSTAM, EU COMO ATÉ O CAROÇO….POLICIA NOTA ZERO. É O QUE DIZ O POVO PARANAENSE.

  15. SÉRPICO
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 19:24 hs

    Léo! Este deve ser o codinome de alguem de dentro do Governo, que quer esculachar nossa clásse. Não levem a sério suas opiniões. Existem bons e maus profissionais em todas as profissões, pelo menos na polícia eles são punidos. Não se pode generalizar e desrespeitar a imensa maioria que faz um trabaho digno e recebe um salário de fome. Quando morre um policial como o “Pimentel”, que estava honradamente fazendo seu trabalho, ningém fala nada. Basta de desrespeito!

  16. edu
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 20:32 hs

    A POLIÇA do paraná é muito boa, por isso que a delegacia de furtos e roubos de veiculos esta cheia de policais bandidos, la em Santa Quiteria não cabe mais nenhum…..Tem que ser construido um presidio pra guardar bandido poliça ou poliça bandido……O atendimento das delegacias é nota dez…..dezgraçado de ruim….é um atendimento de ponta…..de ponta cabeça…..a polia vale quanto ganha e com louvor……quem leva celular pra dentro de presidio…….quem entrega armas pros presos,,,,quem da drogas pros presos????????Seria o secretario de segurança ou os propeios poliças…………quem souber responda…viva o gaeco que luta pra acabar com a folia dos poliças.

  17. servidor envergonhado
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 21:08 hs

    Esse comedor de mamona imbecil está rodeado por aceclas tipo aquele secretino de insegurança, menino mimado de bosta, um dia vcs vão embora e deixarão uma herança maldita aos legítimos SERVIDORES DO ESTADO…

  18. Mendes
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 22:27 hs

    Infeliz este tal de Leo, na policia, seja esta militar ou civil, a maioria é formada por pessoas sérias e que cumprem as suas obrigaçaões. Infelismente saõ comandados por incompetentes (delegados, ou projetos de homens) ou por bestas que se acham reis e que deveriam dar o minimo para aqueles que pagam seus impostos (segurança, saúde e educaçaõ) e nem, isto conseguem. Requiaõ e corja(secretariarios), vaõ procurar emprego, e de preferencia longe do Parana.

  19. Mendes
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 22:34 hs

    Leo, secretaria de segurança é cabide de emprego a vagabundos que naõ tem o minimo conhecimento do que é segurança. Uma policia qualificada e com salario condizente, tenha certeza, o percentual de crimes solucionados aumentaria bastante. Tenhamos um pouco de vergonha na cara e saibamos votar, para que possamos cobrar,(saude, educaçaõ e segurança)

  20. SÉRPICO
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 23:00 hs

    Léo! Seu bucéfalo! Se abrace com o Edu e vai puxar o saco do Inquilino do Canguíri, seu alienado. Só quem está dentro da instituição sabe o que é combater o crime no dia a dia. A responsabilidade pela ocorrência dos crimes não é da polícia, mas sim a investigação dos fatos. E isso só pode ser feito com uma policia bem equipada, com recursos humanos e principalmente valorizada. Quando voces precisarem dos nossos préstimos, talvez nos valorizem.

  21. PARA LEO IGNORANTE.
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 23:24 hs

    Meu amigo… voce e daqueles que ficam so muro ,pondo defeito e falando da vida dos outros..junta teus trapos e vai lavar sua roupa suja que de segurança voce nao entende nada.

  22. PARANAENSE
    quarta-feira, 25 de novembro de 2009 – 8:29 hs

    A POLÍCIA CIVIL ESTÁ BUSCANDO UM DIREITO CONSTITUCIONAL GARANTIDO A TODO CIDADÃO. O POLICIAL, CIVIL OU MILITAR É UM CIDADÃO COMUM COMO QUALQUER OUTRO, A DIFERENÇA É QUE USA UNIFORME (A PM) E AMBOS TÊM A MISSÃO DE PROTEGER A VIDA, NEM QUE PARA ISSO CUSTE A SUA PRÓPRIA VIDA.
    COMO EU DISSE, SÃO CIDADÃOS COMUNS E POR ISSO, COMO EM TODAS AS CLASSES, EXISTEM OS BONS, OS MAIS OU MENOS E OS MAUS POLICIAIS. AGORA, SE ALGUÉM ACHA QUE ARRISCAR A VIDA PARA GARANTIR A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO VALE R$ 1.700,00 MENSAL, ENTÃO É PORQUE A VIDA DO SEU FILHO, DO SEU PAI, DA SUA MÃE VALE MUITO POUCO. TALVEZ QUANDO A POLÍCIA TIVER UM SALÁRIO DIGNO, COM PREPARO PROFISSIONAL QUE A FUNÇÃO EXIGE, NÃO TEREMOS TANTOS PROBLEMAS. ACREDITAMOS QUE O NOVO GOVERNADOR E OS DEPUTADOS TRATEM COM MAIS SERIEDADE A SEGURANÇA PÚBLICA, QUE O FUTURO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA ENTENDA DE SEGURANÇA PÚBLICA, QUE OS COMANDOS DAS POLÍCIAS MILITAR E CIVIL SEJAM FORMADOS POR PESSOAS QUE JÁ ENFRENTARAM BANDIDOS E TENHAM CONHECIMENTO DA REALIZADE QUE O POLICIAL ENFRENTA NA RUA. QUE OS COMANDOS TENHAM LIDERANÇA PARA QUE SEJAM RESPEITADOS PELA CLASSE. AÍ SIM TEREMOS UMA SEGURANÇA PÚBLICA DE VERDADE E QUE TODA POPULAÇÃO MERECE.
    OS MAUS POLICIAIS SERÃO EXCLUÍDOS E IRÃO PARA A CADEIA, OS BONS PROFISSIONAIS SERÃO MAIS VALORIZADOS E TERÃO O RESPEITO DA POPULAÇÃO E COLOCARÃO ESSES POLÍTICOS BANDIDOS NA CADEIA.
    EU ACREDITO NO TRABALHO DOS BONS POLICIAIS,

  23. observador
    quarta-feira, 25 de novembro de 2009 – 10:13 hs

    POLICIAIS CIVIS TEM QUE IR ATÉ O FIM NA GREVE..SÓ VOLTEM QUANDO TIVEREM ATENDIDAS AS REIVINDICAÇÕES.. QUANTO AOS PMS.. AGILIZEM SUAS ESPOSAS.. JA QUE NAO PODEM FAZER GREVE.. O CAOS JA ESTA.. MAIS DO QUE ISTO NAO TEM COMO FICAR..

  24. quarta-feira, 25 de novembro de 2009 – 10:16 hs

    toda á policia do exterior,,,,,europa ganham um bom slário condizente com o risco da profissão,,,e á familia tem todo tipo de apoio…………eles merecem………………………………………………para ter uma policia eficaz tem que pagar bem…………………………………………………….

  25. Papa Maike
    quarta-feira, 25 de novembro de 2009 – 10:42 hs

    Parabéns pela transparência da mobilização e da manifestação organizada pelos integrantes da Polícia Civil do Paraná! Diante disso Veremos a resposta do Governo………

  26. Wilson
    quarta-feira, 25 de novembro de 2009 – 11:00 hs

    a Polícia Civil está a muito tempo abandonada a própria sorte ao estar pessimamente armada, mal remunerada, com um quadro diminuto, etc. e com ela o resto da população, que não pode contar com a segurança pública que tem direito.

    Minha solidariedade aos grevistas!

  27. O DEFENSOR SINCLAPOL
    quinta-feira, 26 de novembro de 2009 – 11:48 hs

    Devemos entender, que a mobilização é para dar um ‘alerta’ ao Governo e a População Paranaense. Diante disso, havrá uma data de greve, por tempo indeterminado. Então vc como eleitor, pode ligar ao querido Deputado, e cobrar uma melhora na Segurança Pública, pois vc eleitor, já está valendo preço de ouro para os Candidatos. Faça sua parte, ligue, mande e-mail ou vá até a ALEP, para exigir que eles te representem, começando com a Modernização da Polícia Civil, com salários descentes e equipamentos modernos, afinal existe a verba do FUNRESPOL, mas como outras no País, não eram destinadas para fim específico. Vamos cobrar dos nossos representantes uma solução, pois quando chegar o dia de greve, vc será culpado pela sua omissão de não fazer valer seu voto…

  28. ESSA E PARA LEO.
    sábado, 28 de novembro de 2009 – 17:39 hs

    SENHOR BUCEFALO…E VISIVEL QUE NAO ENTENTE DE SEGURANÇA….OS POLICIAIS CORRUPTOS QUE SE REFERE,….ESTAO NA CADEIA….CONVIDO VOSSA SENHORIA CO0NHECER AS DELEGACIAS DE POLICIA …SUCATEADAS E ABANDONADAS …PARA DEPOIS FAZER SEU COMENTARIO

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*