Médicos de Curitiba operam coração de bebê dentro da barriga da mãe | Fábio Campana

Médicos de Curitiba operam coração de bebê dentro da barriga da mãe

Portal RPC

Médicos do Hospital Constantini, em Curitiba, no Paraná operaram o coração de um bebê dentro da barriga da mãe, que está no sétimo mês de gestação. O procedimento de alto risco foi feito pela primeira vez no Paraná.

Em exame do pré-natal, a professora Isis Tatiana de Andrade descobriu que uma das artérias do coração do bebê estava fechada. De acordo com os médicos, somente um tratamento de emergência poderia aumentar as chances de vida da criança até o nascimento.

– No momento em que fiquei sabendo que eu poderia perdê-lo na barriga, foi um desespero – afirmou Isis.

Mesmo sabendo dos riscos, os pais decidiram pela cirurgia, que foi feita no dia 3 de novembro e durou 2 horas. O procedimento foi um sucesso. As imagens gravadas pela equipe médica mostram uma agulha muito fina, que atravessou a barriga da mãe e foi até o útero, alcançando o coração do bebê.

Pela agulha, os médicos passaram um balãozinho que foi inflado dentro da artéria fechada para que ela se abrisse. Após isso, o balão foi imediatamente desinflado e retirado junto com a agulha. Depois, o sangue passou a circular normalmente pela artéria do coração do bebê. Pietro deve nascer daqui a dois meses.

– Você dá a possibilidade de passar sangue por aquela cavidade e ela (criança) nascer com o coração desenvolvido – afirmou o médico Nelson Miyague.


Um comentário

  1. LÉO
    terça-feira, 10 de novembro de 2009 – 8:16 hs

    Parabéns equipe médica.
    E para sorte da família, não teve que ser atendida pelo SUS, senão teria morrido a mãe, a criança e até mesmo o pai.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*