Lula na FAO: mundo trata fome como algo 'invisível' | Fábio Campana

Lula na FAO: mundo trata fome como algo ‘invisível’


Via Josias de Souza na Folha Online

Pessoas muito bem nutridas reuniram-se em Roma em torno da cúpula mundial sobre segurança alimentar. Coisa organizada pela FAO, braço da ONU para agricultura e alimentação. Lula discurso nesta segunda (16).

Construiu uma analogia fácil. Contrapôs o socorro aos bancos ao abandono dos famintos.Para salvar as casas bancárias, disse Lula, “centenas e centenas de trilhões de dólares”. Para matar a fome…

“Com menos da metade desses recursos, seria possível erradicar a fome do mundo”, disse Lula. Mas a fome, ele realçou, “é, por assim dizer invisível”.

Noutra imagem, Lula comparou o combate à fome com a guerra ao terrorismo. Disse que a fome “é a mais terrível das armas de destruição em massa”.

Antes de discursar, Lula fora homenageado pela ONG ActionAid Internacional, que festeja os resultados da rede de proteção social montada no Brasil.

A fome, de fato, é a maior fatalidade da era pós-industrial. Pode-se objetar que a fome sempre existiu.

Sim, de acordo. A fome é mesmo antiga como o tempo. Mas ela não comove mais, eis a novidade. O mundo tem solidariedades mais urgentes.

Os bancos gritam nas bolsas de (subversão) valores. A fome é silenciosa. Para gritar, o sujeito precisa de um sanduíche, um prato de feijão.


11 comentários

  1. segunda-feira, 16 de novembro de 2009 – 21:07 hs

    E o que Lula faz ou fez pelos pobres brasileiros ? Ouço esse discurso do apedeuta ha 7 anos. Cadê o Fome Zero ???

  2. Luis Gringo
    segunda-feira, 16 de novembro de 2009 – 21:27 hs

    A ActionAid ressaltou que o Brasil ocupa o primeiro lugar do grupo de 30 países em desenvolvimento, e que Lula conseguiu reduzir a desnutrição infantil em 73% e a mortalidade infantil em 45% desde que chegou ao poder, em 2003.
    Na sede da FAO, em Roma, onde dezenas de dirigentes mundiais participam, até quarta-feira, de uma cúpula sobre segurança alimentar, “O presidente Lula mostrou ao mundo que é possível dar os passos fundamentais no combate à fome ao dar apoio a pequenos agricultores e implementar programas que beneficiam diretamente os mais pobres”, disse o coordenador-executivo da ActionAid Regional das Américas, Adriano Campolina.

  3. Luis Gringo
    segunda-feira, 16 de novembro de 2009 – 21:35 hs

    Antes que algum idiota diga que se trata só do Fome Zero va ai uma noticia muito boa.

    País supera a marca de 1 milhão de empregos criados em 2009

    Só em outubro foram abertas 230 mil vagas. O principal destaque foi a indústria de transformação, que ampliou o seu quadro em 74 mil novos postos

    O número de empregos formais criados no país atingiu 1.163.607 de janeiro a outubro deste ano, segundo os dados divulgados nesta segunda-feira do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Somente no mês de outubro foram criados 230.956 novos postos de trabalho, um resultado recorde para o mês, segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

  4. segunda-feira, 16 de novembro de 2009 – 22:26 hs

    Esse tal de pessoa comum vive em que mundo?

    Deve ser da turma do Zé Bunitinho, Lupion, Cesar Maia e etc.
    O Cesar Maia é o roto falando do esfarrapado. Essa elite líquida e fedorenta não tem futuro.

    Não adianta. O sem dedo, sem canudo, retirante e etc. é um gênio da política, um iluminado. Inclusive, ganhou mais um prêmio na Itália.
    Nem o ópio do povo, a mídia corrupta e brucutu, consegue mudar a realidade que Lula e o PT estão construindo, a do Brasil potência.

    Tenho o maior orgulho de ser brasileiro, tenho a maior satisfação de ser lulista.

  5. Joana D'arc
    segunda-feira, 16 de novembro de 2009 – 22:33 hs

    UÉ……E A AJUDA QUE O GOVERNO DEU, RECENTEMENTE AO BANCO VOTORANTIN QUE ENFRENTAVA DIFICULDADES??? DEIXOU DE COMBATER A FOME.
    HOJE O DIRETOR DO BANCO CENTRAL QUE DEIXOU VAZAR A NOTÍCIA FOI DEMITIDO.

  6. OSSOBUCO
    segunda-feira, 16 de novembro de 2009 – 23:23 hs

    FAMÍLIA DE CAETANO PEDE DESCULPAS A LULA

    Quizumba na casa dos Velloso.

    Caetano Veloso ‘atirou’ no presidente Lula, chamando-o de “analfabeto”, “grosseiro” e “cafona”, numa entrevista ao Estadão. Num é que o cantor terá de aguentar (e ouvir) também em casa?
    O irmão do cantor e compositor baiano emitiu nota com “um sincero pedido de desculpas” ao povo brasileiro, ao governador Jaques Wagner e, principalmente, ao presidente Lula. Quem revelou o teor da nota foi o jornalista Osmar Martins.
    Abaixo, o pedido de desculpas assinado por Rodrigo Velloso.
    “Venho a público esclarecer que a recente declaração, feita pelo cantor e compositor Caetano Veloso sobre o Presidente Lula, não expressa, em nenhuma hipótese, a opinião da família Velloso. Sua matriarca, Dona Canô, por meu intermédio, deseja se dirigir ao Governador Jaques Wagner, a todos os brasileiros e, principalmente, ao Presidente da República, com um sincero pedido de desculpas”.

    Rodrigo Velloso

  7. Vigilante do Portão
    terça-feira, 17 de novembro de 2009 – 5:35 hs

    Para um governante que pretende gastar U$20bilhões em aviões e submarinos nucleares, não fica bem dizer uma bobagem dessas.

  8. Vigilante do Portão
    terça-feira, 17 de novembro de 2009 – 5:54 hs

    Não sei o contexto em que a frase foi dita, acredito que o presidente estava fazendo uma crítica a sí mesmo e ao seu governo.
    O governo brasileiro diminuiu o compulsório, disponibilizou recursos dos bancos oficiais para empréstimos diretos (compra de carros e da linha branca, ajudou aos maus investidores, aqueles, como a Sadia e a Votorantim, que perderam vários bilhões de Dollares em investimentos de alto risco, apostando em uma elevação da moeda americana.
    Depois de ter feito isso, vem o FARSANTE do Lula criticar exatamente tudo o que foi feito pelo seu governo.

    A popularidade beirando 80% faz com que a oposição desapareça, em números e em atitudes, tenho saudades do tempo em que tínhamos oposição. Agora não há mais debate, as idéias são as mesmas, nada de novo, não há quem enfrente o Lula e seus desmandos; Vez ou outra a imprensa toma as dores e faz um movimento contra o governo, movimento que não faz eco na sociedade, explico:
    – para a turma de cima da pirâmide, está muito bom, os bancos e as grandes redes e os conglomerados industriais nunca ganharam tanto dinherio;
    -Para a classe média, também está bom, crédito farto, embora carísimo, menor que no governo anterior. Pode-se comprar um carro em 72 meses em prestações FIXAS, excelente;
    Para o pessoal da parte mais baixa da pirâmide social também está otimo, tem bolsa isso, bolsa aquilo e o dinheirinho dá para fazre um mercado e até para comprar um celular com câmera…

  9. Renata
    terça-feira, 17 de novembro de 2009 – 7:53 hs

    Só o Lula não sabe que o grande problema atual é a obesidade e não mais a fome. Daí fica com esse discurso cheirando a naftalina…

    OBESIDADE: NOVA EPIDEMIA MUNDIAL

    Segundo a Organização Mundial da Saúde o distúrbio alimentar é um dos maiores problemas da sociedade atual.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a obesidade como acúmulo excessivo de gordura no corpo que pode acarretar problemas graves de saúde como doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes. Segundo a organização, a obesidade é considerada a mais importante desordem nutricional, uma epidemia mundial. A incidência da doença é alta, tanto em países desenvolvidos, quanto em subdesenvolvidos e nenhuma faixa etária está livre desse problema.

    Uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2004, aponta que 38,8 milhões de brasileiros com mais de 20 anos estão acima do peso. Esse número representa 40% da população nessa faixa etária. Desse total 10,5 milhões são consideradas obesas.

  10. CAÇADOR DE PETISTAS
    terça-feira, 17 de novembro de 2009 – 9:02 hs

    Imbecil.

    Ditador Comunista Lulla da Silva, distribuir bolsa miséria por tempo indedterminado, não é o principal. O povo com trabalho dígno, com boa educação e lazer, aumenta a auto-estima.

    Vale lembrar de que “bolsa celular”, não mata fome.

    Vocêéum demagogo, populista e não querque o cidadão saia da linha de probreza pois pão e circo da voto e ser rico é pecado para o sr. seu ditador comunista.

    Seu papo mole so convence os que encostam o umbigo no balcão da bolsa miséria e alguns petistas cegos, fanáticos e malucos a exemple de alguns idiotas que frequentam este respeitável blog.

    O Ditador Lulla da Silva é oexeplo prático de incopetência e populismo. Vai afundar o Brasil em dividascom as Olimpiadas no Rio de Janeiro, povo sofrido e pela mais completa ausência do Governo Federal e ausência de obras e segurança pública, fato este que leva centenas de pessoas a morte quando chove pouco mais da normalidade e por balas perdidas.

    Enquanto o povo pobre morre nas favelas do Rio de Janeiro (sede das Olimpiadas),o Governo prepara pacote bilionário para alavancar a campanha da Guerrilheira Dilma, mulher de passado sujo e sem base familiar (marido, filhos).

    Lulla da Silva esta colocando a democarcia em jogo com amizades escusas com o louco Chaves, até mesmo deixando de aproveitar o brilhante momento econômico graças ao Plano Real do PSDB / FHC.

    ACORDA BRASIL.
    FORA DITADOR LULLA DA SILVA, FORA GUERRILHEIRA DILMO-NA E DEMAIS PELEGOS DO PT/MST

  11. Copélia
    terça-feira, 17 de novembro de 2009 – 16:19 hs

    É a Marisa Letícia que aparece no vídeo? Que ela não fala eu sei, só não sabia que era muda.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*