Caetano: Lula é analfabeto; PT: ele é pós-graduado | Fábio Campana

Caetano: Lula é analfabeto; PT: ele é pós-graduado


De Josias de Souza na Folha Online

Caetano Veloso e Lula têm algo em comum. Ambos são compositores. Como artista, Caetano compõe músicas. Como político, Lula compõe com todo mundo.

De resto, a dupla se iguala no hábito de falar além do necessário. Pois bem. Dando azo às afinidades, Caetano resolveu desancar Lula.

Em meio a uma declaração de apoio a Marina Silva, chamou-o de analfabeto: “Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é cabocla…É inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem”.

Abespinhado, o grão-petê Ricardo Berzoini disse que Caetano tem “grande desprezo pela democracia”. E concedeu títulos extracurriculares a Lula: “Quem conhece a trajetória de Lula e vê a liderança internacional que ele tem hoje sabe que ele é pós-graduado…”

Pós-graduado “em política, administração e relações internacionais”.

Ninguém exige de Lula que seja um Caetano. Mas passou-se a exigir de Caetano que reaja politicamente.

É certo que Lula estudou menos do que deveria.

Na bastasse o exemplo de Marina, que iniciou a alfabetização aos 16, Vicentinho (PT-SP), um advogado temporão, é prova de que não faltou tempo ao ex-sindicalista. Sobrou-lhe preguiça.

É certo também que Lula, portador de logorréia incurável, fala pelos cotovelos.

No dizer do poeta Mario Quintana, o autodidata não é senão “um ignorante por conta própria”.

E, por vezes, Lula passa a impressão de que encontra prazer no exercício da ignorância.

O diabo é que, ao reagir a Lula, Caetano serviu-se da mesma cafonice e grosseria que enxerga no alvo.

Numa evidência de que boa escola não assegura elegância, Caetano esbofeteou os milhões de brasileiros apartados do banco da escola pela privação.

Por sorte essa gente prefere as canções sertanejas à MPB. Mas Caetano não perderia nada se desperdiçasse um naco de seu tempo ouvindo Caetano. Recomenda-se “Calúnia”:

“Quiseste ofuscar minha fama
E até jogar-me na lama
Só porque eu vivo a brilhar
Sim, mostraste ser invejoso
Viraste até mentiroso
Só para caluniar
Deixe a calúnia de lado
Se de fato és poeta
Deixe a calúnia de lado
Que ela a mim não afeta
Se me ofendes, tu serás ofendido
Pois quem com ferro fere
Com ferro será ferido
Quiseste ofuscar minha fama
E até jogar-me na lama
Só porque vivo a brilhar”


35 comentários

  1. Natan Bastos
    sábado, 7 de novembro de 2009 – 14:26 hs

    A título de comentário, tudo a ver com o assunto, reproduzo texto do linguista Marcos Bagno, de outubro / 2008.

    CAETANAS BOBAGENS
    Marcos Bagno – Outubro de 2008

    Caetano Veloso é um dos mais brilhantes letristas, compositores e cantores da nossa música popular. Mas ele não se satisfaz com isso. Também quer ser sociólogo, antropólogo, filósofo, historiador, ensaísta, cineasta, teólogo, crítico literário… Recentemente, decidiu falar de lingüística. Com a petulância dos mal-informados e a arrogância das celebridades, acredita que por ter lido Saussure em meados do século passado está autorizado a dissertar sobre e, principalmente, contra os lingüistas profissionais. Vá estudar, Caetano: a ciência da linguagem já passou por muitas revoluções epistemológicas desde 1916. Ou não se meta a falar do que não sabe, dizendo que sabe.

    Não tenho como debater todas as bobagens que ele escreveu e que as caetanetes se apressaram, gotejantes, em elogiar. Me restrinjo à defesa que ele faz dos falsos gramáticos que invadiram a mídia brasileira na última década e meia. O problema que os lingüistas apontam no trabalho dessas pessoas é que elas apregoam um estereótipo tosco, rígido, estreito e, finalmente, mentiroso de “língua certa” que não corresponde aos usos reais e efetivos nem sequer das nossas elites urbanas mais letradas. Formas lingüísticas usadas há mais de um século e consagradas na obra dos nossos melhores escritores são sistematicamente combatidas por esses gramaticóides como “erros”, “desvios” e “impropriedades”. Opções que aparecem na própria escrita poética de Caetano são veementemente condenadas por eles. Ou não? “Deixa eu cantar pro meu corpo ficar Odara”, por exemplo…

    Os lingüistas não são populistas nem demagogos. Essa é a acusação tacanha de quem só lê pela metade o que nós escrevemos, se é que lê. Defender as variedades lingüísticas das camadas desprestigiadas não significa dizer que esses cidadãos não devem ter acesso a um grau mais elevado de letramento (não sabe o que é letramento? vá estudar!). Todos os lingüistas que conheço (e conheço muitos) lutam pelo pleno acesso dos cidadãos às formas prestigiadas de falar e de escrever. Acontece que essas formas prestigiadas reais não são o modelo estúpido e jurássico de “português correto” que os falsos gramáticos tentam inculcar em suas manifestações na mídia. Há um abismo profundo entre a verdadeira norma culta brasileira, falada e escrita pelas nossas camadas privilegiadas, e a “norma oculta” que os gramaticóides defendem. É contra isso que os lingüistas se batem. Os brasileiros urbanos letrados falam e escrevem uma língua que não é reconhecida como legítima, porque no nosso imaginário lingüístico vigora um ideal de correção inspirado em usos literários lusitanos de meados do século XIX. Se você não fala como Eça de Queirós escreveu, está tudo errado! Até quando, meu pai Oxóssi?

    Infelizmente, quando o assunto é língua, até mesmo as pessoas mais inteligentes se deixam engambelar por aquilo que os estudiosos de língua inglesa chamam de “folk linguistics”, um conjunto de mitos, superstições e inverdades sobre a língua e a linguagem que se entranharam na cultura ocidental e que resistem a toda contestação racional, baseada na pesquisa científica e nos dados da realidade.

  2. BISTEKA
    sábado, 7 de novembro de 2009 – 20:48 hs

    Trocando em miúdos…. Na gramática pela gramática nossa aqui da classe desprestigiada, em resumo do texto acima, construido por NATAN BASTOS, quer dizer…
    Caetano viajou na maionesi!
    Montou em um porco!
    Entrou pelos tubos!
    Si fú!

  3. Piotr
    domingo, 8 de novembro de 2009 – 6:45 hs

    Caetano deveria chamarse AMARGO VELOSO, por encontrarlo em ocasioes e ver com o a maneira que tem de snob, prepotente e mal educado ao tratar com pessoas , sejam fans normais ou super vips. Com Lula quase todo o Brasil e conhecido no exterior e cada vez mais investidores querem ir ao Brasil. Isso por Lula e nao pro Caetano.

  4. Astrinha
    domingo, 8 de novembro de 2009 – 11:10 hs

    Qualquer cidadão tem o direito de expressar sua opinião gostemos ou não! Porque esse músico não poderia????????? Não vivemos numa democracia???? ou já mudaram este regime tbém???

  5. Indignado
    domingo, 8 de novembro de 2009 – 13:39 hs

    Indignado com tanta arrogância e prepotência, facil para o Sr. Caetano acusar Lula de analfabeto, ora veja Lula governa o Brasil a 07 anos e muita coisa mudou de lá para cá e para melhor é claro, agora o Sr. Caetano que deve estar beirando os 80 anos anos esquece que a elite diplomada dominou o Brasil desde Cabral e só enterrou o nosso País em dividas com seus elefantes brancos, óra caetano saia da sua rede e estude a história do Brasil de maioria de analfabetos não por opção e falta de vontade mais sim por falta de politicas públicas que lhe de o direito a um estudo digno, salve Luiz Inácio “Lula” da Silva o analfabeto com diploma da universidade da vida como muitos brasileiros e que ainda compram seus disquinhos.

  6. Eduardo Britto
    segunda-feira, 9 de novembro de 2009 – 1:24 hs

    Ignorância pura. Isso prova que existe recíproca na frase de Mário Quimtana.
    Vide FHC!
    Caetano ainda está contaminado pelos expurios beijos nas mão de Antonio Carlos Magalhães.

  7. Fernanda
    terça-feira, 10 de novembro de 2009 – 2:03 hs

    Cara Astrinha.. isto é a democracia! Também temos o direito de criticar o Caetano e sua ignorância política! Porque só ignorante para fazer um comentário destes, aliás, pelo visto, da qual você também é partidária!

  8. Rinaldo
    terça-feira, 10 de novembro de 2009 – 12:46 hs

    Não vejo nada de anormal no comentário do Caetano, já que estamos no país das besteiras brilhantes. Desde que aprendi a ver Lula como político só o vejo falar besteiras… interminavelmente. Caetano é apenas mais um entre vários a falar besteiras cotidianamente. E gostando as pessoas ou não, é realmente constrangedor ver um Presidente falando como fala o Lula…

  9. Roque
    terça-feira, 10 de novembro de 2009 – 19:11 hs

    fazer criticas a formação de lula é muito simples para esta raça de demagogos que até hoje não engole um operario ter 70% da aceitação dos cidadões brasileiro , por que será que os diplomados e elitizados anteriores nunca alcansaram este numero,será por que sempre trabalharam para beneficiar porcos capitalistas como Caetano Veloso?

  10. Anderson
    terça-feira, 10 de novembro de 2009 – 19:15 hs

    Caetano, você teve a sorte de ter sido aluno de Candolina.
    Lula não teve esta mesma sorte.
    Como dizia minha vó Caetano “cada um faz o que pode”, e Lula tem feito bastante mesmo não tendo muita cultura ou erudição.. Entendo o que você quis dizer: Marina Silva é mais articulada que Lula Silva, agora, comparar niveis de inteligencia, isto é tarefa para Gardner..

  11. Simone
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 17:24 hs

    Caetano Veloso, voce perdeu uma otima oportunidade de ficar calado. Lula é um brasileiro de verdade visto que a maioria da população brasileira não teve as oportunidades em materia de estudo que voce teve, e a maioria tem peso estatisticamente falando. Peça desculpas, e peça pra sair. O Brasil, meu Brasil, é feito de muitos niveis sociais, todos fruto da desgraceira deixada pelos intelectuais do passado. E, o Presidente merece respeito, não precisando este ser um ditador para tanto. Graças à Deus que Lula não é um ditador.

  12. Ana Garcia
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 21:04 hs

    O Caetano teve a coragem de dizer a verdade, coisa que a maioria dos brasileiros não tem. É difícil ter um presidente que se orgulha de ser quase analfabeto…

  13. Rosa
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 22:47 hs

    Oh God!! Independente de qualquer simpatia ou antipatia por ambos (Lula e Caetano), hemos de convir que realmente o presidente “fala mal mesmo” e em anos e anos, nem sequer a língua espanhola estudou pra não ter que levar tradutores aos nosso vizinhos do Mercosul. O que mais indigna não é o fato de ele não se esmerar na comunicação, mas usar isso como ferramenta de marketing pra manter a popularidade: quanto mais errado ele falar, mais se aproximará do povo.. pelamorrr…não devemos nos identificar com isso! Língua é como roupa, não vamos a um casamento de biquini , nem à praia de black-tie, a língua e tudo mais devem se adequar às ocasiões, isso se chama SOCIALIZAÇÃO.

  14. quinta-feira, 12 de novembro de 2009 – 9:42 hs

    Ótimos textos e ótimos comentários.
    Muito bom, foi para os meus Favoritos.
    Fui.

  15. Fatima
    sexta-feira, 13 de novembro de 2009 – 19:10 hs

    Li, li, e fiquei sem entender direito de que lado o senhor está. É certo que li só uma vez e meio sem paciência porque acho que o Brasil descobriu há muito tempo que desgraça dá ibope, baixaria, fofoca, etc, uma pena, já que temos tantas notícias boas para veicular, eu que o diga, moro em Mato Grosso e só vejo o meu estado na mídia de forma pejorativa, mas enfim, sou Lulista e não assino embaixo em tudo que ele faz, assim como não assino embaixo de nada de ninguém, nem da minha própria religião, a católica, porque, no meu entender há sempre os dois lados da moeda. Mas gostaria que lembrasse de outra musiquinha também que aos olhos de Caetano deve ser chic e elegante pois o compositor é seu amigo Chico buarque “JOGA BOSTA NA GENI, JOGA PEDRA NA GENI, ELA DÁ PRA QUALQUER UM, MALDITA GENI’, isso sim, deve ser culto!!!
    Tenho 53 anos, sou bióloga e meu forte não é a “arte”, Fátima Fernandes

  16. Anônimo
    domingo, 15 de novembro de 2009 – 11:32 hs

    analfabeto (é)

    s. m.1. Aquele que ignora o alfabeto.
    adj.adj.
    2. Que não sabe ler nem escrever.
    3. Que é muito ignorante.

    Caetano fail.

  17. Paulo Victor
    domingo, 15 de novembro de 2009 – 16:36 hs

    Eu juro que pensei em postar um comentário, mas quando lí o do Nathan me identifiquei profundamente. Há uma verdade, uma consciência, uma perfeição que não deixa dúvidas? Caetano extrapolou a sua arrogância, assumiu a sua posição elitista.
    Não “obstante” precisamos lembrar que o Caetano em suas composições literárias, quase sempre, usa palavras e expressões que são incompreensíveis que fazem parte de um dialeto usado por uma minoria que se julga intelectual.
    Na verdade admirei o Caetano que andava sem “lenço e sem documento”, depois que ele se vestiu e recebeu identidade, passou a admirar Antonio Carlos Magalhães, prestar serviços à classe política dominante, tornou-se um fantoche chato e delirante.
    Perdão ao Caetano, ele não sabe o que diz … e nem o que faz…

  18. Claudio
    segunda-feira, 16 de novembro de 2009 – 6:37 hs

    O que o Caetano Veloso declarou, não tem nada de novidade….
    Temos que parar com hipocrisia…O senhor presidente Lula é uma pessoa sem instrução e parece que suas metáforas futebolisticas são uma da puccas formas de comunicação que ele sabe….!
    É um homem analfabeto funcional….mas um sujeito com carisma…embora seja um líder de terceira categoria…típico de um pais de terceiro mundo…..!!!!!
    O senhor presidente teve muito tempo para se instruir…de 1980 a 2003…portando contra fatos não existem argumentos…e se gabar de que não é um homem instruido, é o fim da picada…..!

  19. Ana Paula
    segunda-feira, 16 de novembro de 2009 – 11:49 hs

    Sou baiana, e me sinto envergonhada com o comentário do Caetano…como foi grosseiro. Imagine o Lula analfabeto, então, se esse cara tivesse estudado em universidade, seria o Presidente do Mundo…Que viva o Lula!!!!!
    Hoje a Dona Canô, deu um depoimento que irá telefonar para o Lula para falar que o Caetano fez comentários, mas que ela não compactua com o depoimento, que ela ADORA o governo e a pessoa do LULA. Inclusive os outros filhos são PT de carteirinha.
    Que vergonha heim Caetano!!!!

  20. Fernando
    segunda-feira, 16 de novembro de 2009 – 18:17 hs

    Texto típico da direita. Essa sim burra!
    Parabéns!

  21. Ryan
    segunda-feira, 16 de novembro de 2009 – 23:24 hs

    Caetano,

    Infeliz em suas declarações, acostumado com a burguesia não sabe o que deveria falar ou quando falar.
    Apesar desta ligeira falta de percepção, Caetano está se entregando as baratas, ficando do lado dos ratos e fugindo para não ser engolido. Infelizmente, acolhendo-se em sua ilusão de mundo.

  22. Jamil
    segunda-feira, 16 de novembro de 2009 – 23:59 hs

    Lá vem de novo o Caetano com a sua breguice, cafonice, grosseria e arrogância velosa. Isso é coisa que mete medo, isso eu tenho certeza!
    Cálice, Xaetano!

  23. terça-feira, 17 de novembro de 2009 – 8:49 hs

    Gostaria muito de ter o privilegio de perguntar ao conceituado Caetano Veloso. “Ao final do mandato no atual Luiz Inácio Lula da Silva. Qual nome ele recomendaria para sucessão presidencial do atual” Só não vale Maria Betanea… rs rs rs “É Lindo!!!”.

  24. Joao
    terça-feira, 17 de novembro de 2009 – 21:30 hs

    Chega desse ELOGIO A IGNORANCIA! O problema do Lula não é não ter estudado, é ter orgulho disso! Ele disse que começa a ler qualquer coisa e fica com sono! Ele devia dizer não estudei, mas espero que os outros estudem!
    Tenho visto adolescentes achando que é legal falar errado.

  25. terça-feira, 17 de novembro de 2009 – 22:18 hs

    Esse merdinha que ganha a vida na viola,

    vai falar do presidente? o lula pode nao ter estudado o que deveria, mas putz se ele tá lá é porque o povo colocou ele lá.

    o cara pode ser analfabeto, mas o dolar tá 1,70; eu to empregado o Brasil está suficientemente melhor.

    agora o caetano não planta um pé de milho pra produzir pro pais e vai ficar chorando..

  26. Antônio
    sábado, 21 de novembro de 2009 – 9:48 hs

    Ecoou como uma hecatombe as declarações de Caetano Veloso sobre Lula.
    Deixemos de lado as motivações políticas pró-Marina Silva, e vamos nos ater aos fatos. É ou não verdade que o sumo mandatário deste país não sabe se expressar, é cafona e grosseiro falando? Quantas vezes em seus discursos de improviso ele demonstrou estas características?
    Analfabeto? Qual a ofensa, se o próprio presidente há tempos havia dito que sua genitora “nasceu analfabeta”…?
    A repercussão foi tão avassaladora, que a imprensa “baba-ovo” futriqueira não perdeu espaço para anunciar um tal “puxão de orelha” da matriarca de Santo Amaro no veterano cantor. Como se ele tivesse feito alguma traquinagem, típica de menino levado. Até um pseudo telefonema de escusas a matriarca iria fazer ao Planalto, em desagravo. Porém, como era de se imaginar, o veneno foi expelido sem efeito negativo sobre sua vítima. Eis que o séquito presidencial tratou de anunciar que partiu do próprio ofendido o tal telefonema, em tom apaziguador. E, foi assim, que “o cara” saiu desse imbróglio ainda mais fortalecido: como o Cristo que perdoa seus algozes.
    A propósito, foi bom mesmo lembrar de Cristo.
    Quase que em ato contínuo às declarações caetanescas, nosso(lá deles) “cara”, que entende de tudo e fala sobre tudo, se arvorou em dizer que “se Jesus Cristo viesse para cá, e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão”, em uma tentativa tosca e grosseira(lembrei de Caetano) de justificar as suas alianças com o que há de mais nefasto na política deste país.
    No entanto, a repercussão não foi tanta quanto o “episódio Caetano”. Somente o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, simploriamente replicou o presidente ao dizer que “Jesus Cristo não fez aliança com os fariseus”.
    Agora, em Salvador, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o “guia dos brasileiros” bradou contra a réplica da CNBB, deixando entender que Cristo é uma espécie de entidade de domínio público e, por isso, ele poderia falar o que quisesse e pensar o que bem entendesse. Em resumo: mais bolodório recheado de grosseria.
    Ora, diante de tudo isso, nota-se que já se foi o tempo em que o intocável era Jesus Cristo. Logo este, que já está morto e não pode se defender. Que, embora tenha inúmeros seguidores(maioria absoluta no Brasil), não possui defensores tão ferrenhos e críticos vorazes de seus detratores. Tudo porque Ele até hoje não foi considerado “o cara”, mesmo após mais de dois milênios.
    Não importa se esta honraria é concedida por fariseus; o importante é possuí-la: e isso Cristo não tem.
    É privilégio de “nosso” presidente.
    Lula é intocável.

  27. Jorginho Aguiar
    sábado, 21 de novembro de 2009 – 17:54 hs

    Depois de tantos comentarios, na maioria idiotas, já nem sei se fico com o orgulho de Lulista e ser analfabeto ou com a arrogância e prepotencia Caetanesca. Isso é uma merda, mas é bom ou é bom mas é uma merda

  28. alessandro
    sexta-feira, 27 de novembro de 2009 – 19:41 hs

    é..queria dizer tanta coisa educada e fazer colocações bem trabalhadas para os comentários expostos aqui em defesa de Caetano, porém, simplesmente acredito que filtrando tudo o que se vê é só uma dor de cotovelo de alguns que ainda não aceitam que Lula possa ser capaz de encontrar soluções para muitos problemas do Brasil.
    Vocês poderiam estudar um pouco a história do movimento sindical e entender que por trás do presidente Lula tem muito mais gente que ajudou a contruir o que o país é hoje.

    Se muitos daquela época não puderam se sentar em um banco de escola é porque estavam no campo de batalha para defender o direito da maioria do país: o trabalhador!!

    Então, tenham mais respeito pela história de que tem coragem de fazer história. Ideias não se executam sozinhas.

    Viva o Lula e quem como ele lutou para que chegássemos em uma situação bem melhor do que a de anos atrás.

  29. Adenilson
    segunda-feira, 30 de novembro de 2009 – 22:37 hs

    Sou um admirador de Caetano. Saber que ele disse tal insanidade me deixa para além disso, me deixa estupefato; que tal compositor, em lugar de ser um bom vinho, tenha perdido com o tempo o dom da sensatez. Isto, infelizmente, faz-me refletir e me questionar se em algum tempo a tivera. Me é difícil crer no contrário, me resta então aceitar que ele por certo perdeu o juízo, a não ser que consiga trazer de lugar desconhecido algo, por menor que seja, que explique e justifique. Não! Ele perdeu o juízo e daqui pra frente podemos esperar coisas piores!

  30. Cristine
    sábado, 12 de dezembro de 2009 – 3:01 hs

    Somente um “ignorante” ou “analfabeto”, que ao menos traz cultura ao país, poderia afirmar tamanha verdade a respeito de quem o rouba!
    Reclamar de alguém discute o que estuda foi o que fez o país ser (des)governado por um analfabeto, preguiçoso, que não teve tempo pra trabalhar quiçá estudar na vida.
    No caso do presidente não foi a luta que o fez ignorante e sim a fome de poder para beneficiar a si, familiares e comparsas.
    Democracia é bolsa família, funeral e etc?!
    Aliás, ontem mesmo falei com uns 20 mortos e todos agradecem o bolsa funeral!
    “Ele é o cara!” será que pra vocês foi um elogio?
    Caetano só disse o que o mundo pensa!

  31. Silvio Marques
    domingo, 13 de dezembro de 2009 – 23:31 hs

    É notório que Caetano Veloso é um artista brilhante. Entretanto, acredito que ele foi extremamente simplista em sua declaração. No meu ponto de vista, não se pode confundir nível de instrução (e de sabedoria) com grau (formal) de instrução, seja este fundamental, médio, de graduação, etc. O QI de uma pessoa não corresponde ao tempo em que esta fica sentada numa carteira universitária. Sabemos que o estudo é extremamente necessário. E, embora o Lula não tenha um diploma de faculdade, talvez até por falta de oportunidade, tem demonstrado um conhecimento muito grande em diversas áreas da política, do direito, da sociologia, etc. Um conhecimento que grande parte dos graduados do país não possui. Apesar de eu não ser petista, muito menos de esquerda (nem de direita), e de saber que o PT possui as mesmas mazelas contidas em qualquer outro partido político, reconheço que Lula tem desempenhado sua liderança com muita sabedoria, embora não concorde com muitas ações de seu governo. Por fim, penso que é muito, mas muito mais, fácil criticar o próximo do que se propor a estar no lugar dele e fazer. E é bom que não esqueçamos que o tempo de experiência na execução de qualquer trabalho é tanto quanto, ou até mesmo bem mais, importante do que o conhecimento adquirido tão-somente de lições dispostas em manuais teóricos.

  32. Claudia
    quinta-feira, 14 de janeiro de 2010 – 11:22 hs

    Todos tem o direito de falar o que pensam…vivemos em uma democracia ou não? Se vcs aceitam o Presidente falando um monte de besteiras pq não aceitar um grande artista brasileiro conhecido mundialmente, falar o que pensa….eu só sinto vergonha !!!!! Como se não bastasse os bandidos pelas ruas ameaçando a população, o governo roubando o nosso dinheiro e o povo achando graça !!!! Cadê o Lulinha querido ???? Continuem apoiando….cada um tem o Governo que merece !!!!!

  33. Silvio
    sexta-feira, 29 de janeiro de 2010 – 18:21 hs

    Agora é moda o patrulhamento politico, n se pode mais falar mal do presidente, ou melhor do Lula, onde está a tal democracia, ok q foi grosseiro, mas o outro tb é, e se vangloria da sua ignorancia e preguiça de ter cultura, por isso o Brasil anda se nivelando por baixo.

  34. Anônimo
    domingo, 31 de janeiro de 2010 – 19:57 hs

    Sempre gostei do Caetano enquanto músico e compositor. Que decepção!!!!!! Ele deveria ter preocupado em fazer música, o que não faz há muito tempo. Que canceira só ouvir as mesmas coisas…..Qualquer coisa……. Se ele não faz nada, há muito tempo, do que achamos que ele entende, imagina do que não entende? Será que ele ainda entende de música? Já está tão ultrapassado!!!!! Sinto muito Caetano, mas a decepção é ENORME.
    MADRI

  35. norma
    domingo, 26 de outubro de 2014 – 22:26 hs

    que canceira esse povo do PT achando que o Brasil é um big brother, e não levam o povo a sério é só corrupção e obras inacabadas pelo brasil

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*