Apagão em Itaipu atinge grande parte do Brasil; milhões estão sem luz | Fábio Campana

Apagão em Itaipu atinge grande parte do Brasil; milhões estão sem luz

20091111elpepuint_5

09314395

Foto: praia de Copacabana sem luz, na zona sul do Rio de Janeiro. De Fernando Donasci/Folha Imagem. Acima: foto da Associated Press.

Atualização às 00h23:

O sistema que deveria ser acionado em caso de falha na usina de Itaipu também não funcionou. Usinas termelétricas contratadas pelo governo e que serviriam de “stand-by” não foram acionadas ou não funcionaram como deveriam. O jornal americano The New York Times noticiou o apagão e chamou a atenção para o fato do programa “60 Minutos” da televisão americana ter, há três dias, atribuído a ataques de hackers os anteriores apagões brasileiros, o que foi negado pelas autoridades nacionais.

Atualização às 00h11:

O Diretor-geral de Itaipu, Jorge Samek, confirma o desligamento completo da usina por problemas de transmissão. Segundo o diretor, não há problemas de geração de energia, mas sim uma deficiência em linhas de transmissão, o que acionou o sistema de segurança da usina, desligando todas as máquinas. Samek acredita que um vendaval tenha sido a causa do defeito e  avalia que dentro de 30 minutos a direção de Itaipu poderá isolar a linha avariada e retomar a atividade das demais linhas.

O Diretor Geral de Itaipu Jorge Samek confirmou o desligamento completo da usina de Itaipu por razão ainda desconhecida. Oito estados brasileiros – 800 cidades – que concentram 30% dos usuários estão sem energia.

Do UOL Notícias

Um blecaute atingiu várias cidades das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil por volta das 22h desta terça-feira (10). Ainda não há informação oficial sobre as causas do apagão.

De acordo com informações do canal de TV a cabo BandNews, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirma que houve apagão em cinco Estados do país devido a um problema na usina de Itaipu, no Paraná.

Segundo a ONS (Operador Nacional do Sistema), foram perdidos 17 mil MW de potência, o que equivale à potência geral do Estado de São Paulo.

Na cidade de São Paulo, várias regiões registram falta de energia elétrica. Relatos de moradores apontam falta de luz em várias regiões da cidade, no ABC Paulista e no interior e litoral do Estado.

O metrô de São Paulo interrompeu o funcionamento e estava parado por volta das 22h40. De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, só estão com energia na capital paulista os locais onde há geradores. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, não há registro de ocorrências na cidade.

Também falta luz em partes do Rio de Janeiro e na cidade de Recife. No Centro-Oeste, Campo Grande também foi afetada pelo blecaute.

No Rio de Janeiro, o problema prejudica a circulação de veículos nas principais vias da cidade, como a Linha Amarela e avenida Brasil, devido à falta de funcionamento da sinalização.

O Estado do Rio Grande do Sul não foi atingido e, segundo a Companhia Estatal de Energia Elétrica, um problema em Itaipu gerou um apagão acima do Paraná, em Estados do Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste.


34 comentários

  1. Marcelo Meister
    terça-feira, 10 de novembro de 2009 – 23:45 hs

    Mistérios da natureza?

  2. aislan
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 0:12 hs

    Simplismente esplêndido, agora será que se mobilizarão para ter uma energia secundária… como fonte energia nuclear?

  3. Thiago Lima
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 0:13 hs

    Semana passada os meios de comunicação mostravam os reservatórios das hidroelétricas cheios. Dizia o governo que “não corremos o risco de apagões”. Mais una vez pode-se constatar que o país está despreparado para ocasiões adversas. Metade do país para por depender de apenas uma fonte de energia, a famosa usina de Itaipú. Estamos todos a mercê do despreparo e falta de planejamento por parte de nossos governantes.

  4. Daniel Weppo
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 0:36 hs

    nossa como o brasil esta despreparado dependendo de só uma uzina, o brasil ta cada vez maior será que não ta na hora de nossos governantes planejarem mais uzinas do porte da Itaipu e fazer uma nova distribuição de redes para problemas como este não acontecerem mais. Em 99 ocorreu algo parecido e em 2005 e 2007 tambem ,será que vai demora quanto tempo mais para ser tomada uma iniciativa sobre estes casos. Afinal sem energia o Brasil para,tudo para,acabamos voltando para uma epoca primitiva sem energia,imagina só se isso acontece na copa do mundo em 2014 ou em 2016 nas olimpiadas .é preciso fazer algo antes que o pais passe mais vergonha ainda.é isso eu sou eletrotecnico e me preucupo com as condições desse nosso pais.

  5. Eliane Luz
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 0:47 hs

    Boa Noite!

    O engraçado é que todos só sabem criticar… não se sabe ao certo o que aconteceu, mas o que posso garantir é que aqui em Foz do Iguaçu – Paraná onde fica localizada a Itaipu Binacional realmente ocorreu um vendaval horrível.
    O certo seria a palavra dos engenheiros, mas como eles são competentes estão trabalhando para restabelecer a transmissão de energia.
    Então… cabe ao Diretor geral brasileiro de Itaipu, Sr. Jorge Samek e o Superintendente de Comunicação, Gilmar Piolla responder os questionamentos da imprensa e dar um parecer aos brasileiros.

    Grata,

    Eliane Luz – Foz do Iguaçu – PR

  6. J. E. Lima Conter
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 0:48 hs

    Vamos pedir ajuda para o mui amigo do Lula, o paizão LUGO

  7. SANDRA
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 0:51 hs

    Em campo Grande – MS já está normalizada a energia. Confirmando o que o tal de Gilmar disse na Globo. Fronteira com o Paraguai também jah retornou e no país vizinho também. Vamos ver o que houve né.

  8. Paulo
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 1:04 hs

    Operador de termelétrica extremamente nervoso quer descobrir quem foi que mijou no carvão kkkkkkkk

  9. Tiago
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 1:29 hs

    Depois do parecer aos brasileiros dado pelo Samek e pelo tal Gilmar só falta um pronunciamento do Lula para levar o País ao Pânico Total. Quando a coisa é séria é preciso alguém de credibilidade, e é evidente que este trio não passa isso!
    Preocupante o ocorrido!

  10. Pelópidas
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 1:48 hs

    Gravação da sala de controle da Itaipu mostra operador desesperado gritando:
    NÃO SAMEK, ESSE BOTÃO, NÃO SAMEK, ESSE BOTÃO NÃO!!!
    pufff tudo escuro no Brasil.

  11. Motoqueiro Infernal!
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 7:47 hs

    Já vi este filme antes …. foi no último mandato do boca mole (FHC)…

  12. hoffmam
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 8:09 hs

    Ñ aperte o botao vermelho! mais a culpa e minha e eu tava la em casa e pronto… alguem tem que assumir! huahuahua

  13. Marcos
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 8:28 hs

    O problema não foi na usina de Itaipu, e sim na transmissão…vendavais podem ocorrer em qualquer lugar, e não tem como evitar isso. O sistema de energia nacional é confiável sim, um dos melhores do mundo, bem planejado e distribuído. A culpa não é do Samek. O que falta no Brasil é esse bando de políticos deixarem de exigir uma enorme burocracia para construçao de usinas… o pessoal do meio ambiente tomar vergonha na cara em achar que 1 árvore vai mudar o clima do Brasil e o governo apurar as obras nas novas usinas em Rondônia. Não é despreparo nenhum, quem trabalha em Itaipu não é qualquer um, o sistema é bem complexo mas mto bem planejado e estruturado. A culpa não é de ninguém, mas sempre querem procurar culpados. Com a natureza não se brinca, mas o homem sempre acha q pode ser melhor que Deus!..

  14. SYLVIO SEBASTIANI
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 8:32 hs

    Quando houve o apagão em 1999 no Governo de Fernado Henrique Cardoso, o PT foi em cima do Governo, xingou, chamou de incompetente, arrasou, fez um carnaval em cima do acontecimento, querendo destruir o FHC. E agora Presidente Lula da Silva, como fica o PT ,no Governo, sem luz? Com esse Apagão?

  15. SFU
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 8:50 hs

    O vendaval em Foz do Iguaçu ocorreu por volta das 13 horas. O apagão ocorreu no início da noite. Há um descompasso, portanto, nos comentários. Se o problema ocorreu na rede de transmissão é muito estranho que até agora não tenha sido identificado o local do dano e início da queda de energia. Por outro lado, o Paraguai também ficou sem energia e a rede de abastecimento de lá não é a mesma do Brasil. A geração de energia, na Itaipu, sim, é a mesma.

  16. ALO MAMAE
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 9:18 hs

    De tanto o nosso Presidente se comparar c/ o Gov. FHC acabou atraindo de fato similaridades (vide ano de 2001). Se não estivesse tão preocupado em fazer campanha iria prestar mais atenção no que acontece aqui!

  17. V.Lemainski-Cascavel
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 9:27 hs

    Vamos ver se aparece alguém do governo na TV para ocupar espaço e explicar essa pane. Só falta agora o PT, depois de várias reuniões, chegar à conclusão de que tem que criar mais um imposto para resolver a situação.

  18. Raquel
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 9:28 hs

    SERÁ QUE O MST NÃO TEM NADA A VER COM ISTO????????
    DE QUALQUER FORMA: PARABÉNS AO GOVERNO MULLA!!!! NUNKANTEZNEZTEPAIZ HOUVE UM APAGÃO TÃO COMPLETO, TÃO INTENSO E TÃO PERFEITO!!!!!!!!!!!!

  19. quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 9:40 hs

    Chega a ser patético o show proporcionado pelo apagão…o ministro da energia disse que o sistema caiu porque está irterligado, mas não era assim antes???o sistema integrado se garante desligando todo o sistema no Brasil???sempre se ouviu dizer em rotas alternativas, mas elas não funcionaram..e se temos 5 linhas de transmissão ITAIPU –BRASIL porque todas as turbinas deixaram de funcionar e não somente aquelas envolvidas nas linhas que tiveram problemas…..Na realidade, o problema é que ainda estamos com problemas de infra-estrutura, os investimenos nunca foram feitos, o sistema tem falhas e situações nunca foram testadas..não é imaginavel que o sistema dependa de situações climáticas incontroláveis e que com a queda de duas linhas de transmissão, metade do pais simplesmente se apague……..PT cadê os investimentos do PAC na infra???foram trocados por assistencialismo…..

  20. Centro
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 9:42 hs

    O comentário do Marcos está certíssimo, de cabo a rabo. Se aconteceu algum problema foi na coordenação das proteções lá em SP. Projetar uma perda de 20%, 25% do sistema é muito difícil tecnicamente. Normalmente tal tipo de seleção de cargas a serem desligadas é feita naquela subestação perto do consumidor.
    Os operadores da Itaipu assistiram passivos ao que acontecia, não é culpa do corpo técnico muito menos da direção da binacional.
    De um modo grosseiro e simplista podemos dizer que Itaipu está quase que diretamente ligada a cidade de São Paulo, com sua linha de transmissão terminando nas redondezas da cidade. Claro que há interligações secundárias, muitas até feitas recentemente, mas só geograficamente a usina fica no Paraná. Foz do Iguaçu é alimentada pelas usinas do Rio Iguaçu, via Cascavel…

  21. Victor Torino
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 10:12 hs

    Veja a situação estrategica do Brasil . Se até uma chuva parou o Brasil, qualquer pais que jogasse qualquer bomba em Itaipu , teria o territorio nacional inteiro à sua mercê .
    Lembre que os Militares não sabem o que fazem, enquanto os Políticos não sabem o que dizem ..E o você ? o que faz numa situação destas?

  22. Silvano Andrade
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 10:26 hs

    As Forças Armadas Brasileiras precisam urgentemente formar uma divisão anti-Hacker…As guerras convencionais estão fadadas ao segundo plano…guerra eletrônica paralisa um País enorme (Brasil, China…) em questão de horas…todos os setores são afetados…energético, financeiro, hospitalar, segurança, trânsito, defesa maritima e aérea…Chega de velharia comandando a defesa do Brasil…estes senhores arcaícos acham que a proteção de um País se dá por blindados pesados e lentos, armamentos da década de 50…

  23. Silvano Andrade
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 10:33 hs

    Tenho certeza que as defesas e setores estratégicos do Brasil serão testados sistematicamente daqui para frente…Como o Brasil vem se destacando no cenário internacional…é óbvio que este emergente será testado…

    Generais e Coronéis arcaícos devem ser afastados imediatamente…

  24. paulo
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 11:46 hs

    E TEM UM JORNALISTA DA GLOBO, VINDO DOS PORÕES DA DITADURA E ACOMODADO COMO COMENTARISTA POLÍTICO QUE, HOJE DE MANHÃ, SUGERIU QUE O APAGÃO FOSSE OBRA DO MST!!!
    PODE?
    OLHA ATÉ ONDE VAI A NEURA DO RAPAZ, SAUDOSO DE UM UNIVERSO VERDE OLIVA!!
    O RÍDICULO TEM LIMITES…

  25. Suelen
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 12:17 hs

    Concordo plenamente com o comentario da Eliane Luz,
    todos só sabem criticar entes msm de saber o motivo do apagão.

    É muitu fácil julgar o erro dos outros,se é que teve erro humano,mas quando somos nós os culpados,ficamos quietos.

  26. Cap. Nascimento
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 12:50 hs

    Companherada, preparem-se. A revolução bolivariana do hugo chavez está em andamento. Para economizar energia devemos tomar banhos de, no máximo, 3 minutos.
    Enquanto isto, se os “fenômenos” naturais permitirem, pensa-se num plano de contingências para se evitar novos apagões.
    Xô reiquejão. Sai fora lula-sarney.

  27. Luso
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 12:53 hs

    E o burro sou eu? – Moro num país tropicau, abençuado por Deus e sem luz elétrica, mais qui belezaaaaaaa..

  28. douglas
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 13:31 hs

    AQUI NO RIO DE JANEIRO A LUZ VOLTOU AS 2:45 DA MANHÃ

  29. ALO MAMAE
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 13:47 hs

    Naturalmente que o governo não assumiu a incompetencia preferindo “aparelhar” tbém a natureza. É o trovão mas o Lula não sabia de nada.

  30. OBSERVADOR
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 14:01 hs

    Cada governo teve seu apagão. O de FHC efetivamente foram os reservatórios que secaram pela longa estivagem.
    Agora os reservatórios estão cheios.
    Moral da história.
    Um pela falta de chuvas o outro pela falta de COMPETENCIA MESMO.

    ETA PETEZADA DE ARAQUE

    APAGÃO DA DIMA BOTOX A RESPONSÁVEL DIRETA DESTE SETOR…..E AINDA QUEREM-NA PRESIDENTE?

    CHEGA, COM ESTA BOTA A ARROGANTEZINHA NO SACO E MANDA PRA CASA.

  31. paulo
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 16:48 hs

    NAQUELE APAGÃO DO FHC DE MELLO, A INCOMPETÊNCIA FOI DO SISTEMA NÃO ESTAR INTEGRADO COMO DEVERIA HÁ TEMPO.
    NO DE AGORA, VAMOS VER… ATAÉ PROVA EM CONTRÁRIO, NÃO HOUVE NEM SINAL DE INCOPETÊNCIA GERENCIAL OU OPERACIONAL. ATÉ PODE, MAS AINDA NÃO VEIO À TONA.
    JÁ O DO FALECIDO, PROVADO FOI, PROVADO ESTÁ!!!!!!

  32. rque
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 18:16 hs

    e ESSA (M) DE HORARIO DE VERAO NAO ERA A SALVAÇAO VAO AUMENTAR O HORARIO EM MAIS UMA HORA ?

  33. Eduardo
    segunda-feira, 16 de novembro de 2009 – 13:31 hs

    po estava dormindo e estava muito calor

  34. justiça
    quarta-feira, 5 de maio de 2010 – 8:56 hs

    JUUSTIÇA , ESSE PAIS PRECISA DE PESSOAS COMPETENTES E NÃO PREGUIÇOSAS !

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*