Veneri diz que atual direção encolheu o PT | Fábio Campana

Veneri diz que atual direção encolheu o PT

alg01122005

O deputado estadual Tadeu Veneri, do PT, defende nova forma de organização do PT do Paraná. Para ele, o modelo de direção do PT adotado nos últimos oito anos enfraqueceu o partido no estado.

“Não ter candidatura própria ao governo decorre de uma política de rebaixamento do nosso partido. É inaceitável que um partido que tem 27% de aceitação entre a população do nosso estado não tenha construído um nome para disputar o governo e que encarne o nosso projeto”, afirmou Veneri.

Para o deputado petista, o grupo que se revezou no comando do partido no estado deve explicar por que não construiu essa opção. “Nestes oito anos, ao invés de acumular em termos de organização e construção, a direção reduziu o PT”, criticou Veneri.

Nas eleições municipais de 2008, o PT deixou de ter candidaturas próprias em 71% das cidades. Ao invés disso, fez alianças com partidos adversários, como o PSDB e DEM, citou Veneri. “Este tipo de aliança está desconstruindo todo um trabalho de fortalecimento do partido, para o qual nos empenhamos nas décadas de 80 e 90”, disse.

Refém

O representante da chapa nacional Esquerda Socialista, Marcio Cruz, que representou a candidata a presidente nacional do PT, Irany Lopes, classificou como “equivocada” a estratégia de substituição das candidaturas próprias nos estados por alianças.

Cruz disse que esse método fragiliza um futuro governo da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. “Há um grupo que entende que, para eleger a ministra, é preciso varrer o partido nos estados. Ao priorizar alianças, nós vamos ter uma redução das bancadas federal e estaduais e teremos os estados nas mãos de outros partidos. A ministra irá se eleger independente desses acordo s. Mas não terá base nos estados”, analisou.


7 comentários

  1. to de olho
    sexta-feira, 30 de outubro de 2009 – 16:10 hs

    pimenta no dos outros e refresco. o deputado Tadeu Veneri aceita por seu nome para ser candidato a governador? Abre mao do mandato de deputado para tenter sem chance o governo? Assuma a candidatura e va a luta, por que so no dos outros? Opurtunista

  2. Chico 1
    sexta-feira, 30 de outubro de 2009 – 16:12 hs

    27% de aceitação??? Hummmmm!!!!!!

  3. SYLVIO SEBASTIANI
    sexta-feira, 30 de outubro de 2009 – 17:00 hs

    Eu já contei essa passagem política aqui e em meu livro “Por Dentro do MDB-Paraná”.Mas novamente sempre é bom. Em 1968, a primeira eleição Municipal de Curitiba, no periodo da ditadura, o MDB somente tinha um Vereador, Arlindo Ribas de Oliveira. Eu fui procurar candidatos, em todas as áreas, em todos os bairros, em todas as profissões, mulher arrumei somente uma, Maria Cunha Sottomaior,até de religiões, para enfrentar os candidatos da Arena, partido da Ditadura. Fizemos uma Chapa completa, elegemos 7 Vereadores de 21. Nossa Chapa o menos votado, fez o dobro do menos votado da Arena.Em 1974, eu não tinha posição no MDB, mas fui procurar um candidato para o Senado Federal. Conversei com muitos prováveis, ninguém aceitou, dispensei somente o deputado Alencar Furtado, que não podia ficar sem mandato, até para sobrevivência. Meu indicado finalmente era o deputado Fernando Gama, que tinha condições propria para sua sobrevivência.Passei a assedia-lo envolve-lo, já estava concordando, quando me apresentou o seu amigo e colega do Banco do Brasil, o advogado Francisco Leite Chaves, em viagem de avião de Londrina para Curitiba, com encontro marcado à noite no Hotel Presidente.Abandonei minha candidatura a deputado estadual e saimos juntos pelo Paraná. Ele foi eleito Senador do Parana, O MDB tinha 4 deputados federais, elegeu 15, e 9 deputados estaduais, elegeu 25. Deputado Tadeu Veneri, é isso que faltou ao PT do Paraná. Veja ainda deputado, que o MDB era oposição à ditadura e poucos, muito poucos entravam no Partido.

  4. Luis Gringo
    sábado, 31 de outubro de 2009 – 2:37 hs

    to de olho, oportunista e a Gleisi que quer tirar o Osmar do caminho para ser senadora.
    Numa reunião do meu grupo dentro do PT em 2008 fiz uma proposta,se a Gleisi queria o bem do partido teria que ser candidata a vereadora, com os votos dela poderiamos eleger uns 5 ou 6 vereadores, mais não, ela tinha que ser candidata a prefeita sabendo que seria derrotada para manter o nome para o senado.
    Como pode ver eu tinha razão, ela perdeu a eleição, fizemos uma bancada de 3, e agora ela vai tocar a campanha para o senado e sua vida usando o Partido.
    to de olho isso nós ja vimos com o Vanhoni, ele foi candidato 3 vezes a prefeito, se elegeu deputado estadual, ferderal e sumiu da politica regional.
    O Samek foi candidato a federal, se elgeu e abandonou todos os companheiros que o ajudaram.
    O Stica foi candidato a estadual,e fez o mesmo, então to de olho, a historia se repete e me da a razão.
    A grande oportunista desta vez e a Gleisi

  5. sem volta
    sábado, 31 de outubro de 2009 – 15:31 hs

    esse tal de “to de olho” com essas bobagens mostra no que esta de olho, por certo e dos que sonham não perder uma boquinha num governo seja lá de quem for. Mas pelo andar da carruagem deve mudar e olhar de direção porque a possibilidade de o PT ir de candidato proprio tem aumentado em todos os grupos do PT e não apenas no grupo de Veneri. Se o “to de olho” acha que isso atrapalha seus planos para o “futuro” é bom comprar um oculos de outro partido, pois a vista deve tar embaçando.

  6. Luis Gringo
    sábado, 31 de outubro de 2009 – 18:10 hs

    Estou desconfiado que esse tal de “to de olho” e aquele filiado filado ao PT que mora no Portão e fez campanha para o Fabio Camargo pq titaram ele da coordenação da campanha da Gleise, só não entendo pq não foi expulso do partido.

  7. PALHACINHO BATEL
    domingo, 1 de novembro de 2009 – 12:58 hs

    BOM DIA, A TODOS,SEJA QUAL FOR A ESCOLHA DE ABANDONAR O PT DO, EXL.GOVERNADOR E MAURICIO REQUIÃO ELES TEM A SABEDORIA DOS MESTRES.COM CERTEZA ESTAREI APOIANDO ISSO INDEPENDENTE D QUALQUER APOIO A MINHA CANDIDATURA A ;POIS SOU PRÉ CANDIDATO DEPUTADO ESTADUAL 2010 OK.UM GRANDE ABRAÇO A TODOS AMIGOS, ELEITORES,E DESAFETOS.BREVE ESTAREI DE VOLTA.ESTOU VIAJANDO PELO AMAZONAS.JESUS ABENÇOE A TODOS.´.IRMÃOS

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*