Fernanda e Kamille | Fábio Campana

Fernanda e Kamille

fernanda 44444
Foto de Rogério Machado

Fernanda Richa visitou hoje a Escola de Educação Nilza Tartuce, instituição parceira da FAS que atende crianças e adolescentes com deficiência mental.

Fernanda emocionou-se com o carinho de Kamille (foto), e reafirmou suas convicções sobre a necessidade de instituições de ensino especial, que correram risco diante de norma do MEC que pretendia transferir os excepcionais para escolas comuns, sob alegação de necessidade de integração.

“É muito gratificante conferir de perto esse brilhante trabalho que a escola realiza”, disse Fernanda, presidente da Fundação de Ação Social (FAS). “É um exemplo de dedicação e respeito”.

A Escola Nilza Tartuce atende 293 em duas unidades: a do Centro que atende crianças de 0 a 13 anos e a do Passaúna para o atendimento de adolescentes entre 14 e 18 anos.

Além do atendimento escolar, a instituição também realiza a unidade especializada oferece aos alunos o desenvolvimento da autonomia, responsabilidade e atividades ocupacionais e atendimento terapêutico. Além dos alunos a Escola Nilza Tartuce desenvolve o Mão com Mãos, um projeto desenvolvido pela instituição para os pais de crianças especiais.

A Escola também oferece um programa de educação profissional para os adolescentes, que visa a qualificação e habilitação profissional do portador de deficiência e sua colocação no mercado de trabalho. “A inclusão social do portador de deficiência é fundamental na formação de uma sociedade justa e participativa”, disse Fernanda, que visitou a sala de panificação, onde os alunos produzem pães e panetones.

Fernanda Richa, que também preside a FAS visitou as instalações da Escola de Educação Especial Nilza Tartuce e conversou com os alunos.


23 comentários

  1. Helena
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 4:21 hs

    Doce muito Doce. Parabéns Fernanda . “A inclusão social do portador de deficiência é fundamental na formação de uma sociedade justa e participativa”, disse Fernanda.

  2. Parreiras Rodrigues
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 6:53 hs

    Milnha mulher lecionou na Tia Nilza. Lá, se aposentou. Eu sinto as saudades que ela tem até hoje daquela casa. De todos, do pessoal de apoio, das colegas e principalmente dos `sobrinhos`. A adoração era recíproca. Não passa mês sem que ela a visite. Um templo. A minha homenagem neste dia a todos os professores especiais e de especiais.

  3. mariela
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 7:34 hs

    A Fernanda é uma pessoa autentica. Se emociona de verdade com as mazelas alheias e sabe que tem carisma. Seu único erro é precisar de escudos enferrujados, acéfalos e sem=educacao.

  4. Marcos Calonga
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 8:40 hs

    Quanta falsidade!

  5. ofaxineiro
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 8:55 hs

    Esta é a primeira Dama que o Paraná precisa, em 2002 na campanha do Beto para governador ela esteve na APAE de Foz do Iguaçu e tratou todas as crianças com este mesmo carinho…..

  6. RK
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 9:07 hs

    Sou contra a esta integração, na escola dos meus filhos não deu certo, as crianças mais educadas acabam se afastando e as mais levadas tiram sarro ou apelidam, elas ainda não estão preparada para lidar com as diferenças, por mais que tentamos incentivá-los, ainda é necessário uma escola especializada, que preparem essas crianças para um mundo cheio de preconceitos.

  7. GUERREIRO
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 9:49 hs

    Simplesmemte, pessoa digna de respeito…PARABENS.

  8. Espanta Tubarão
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 9:55 hs

    Bela foto até parece campanha kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Fernanda Boni
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 10:31 hs

    Linda a foto. Lindo o trabalho de Fernanda.

  10. Reinoldo Hey
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 10:44 hs

    PREFEITA EM 2012? ´

    Já começou até a beijar criancinhas.

  11. Silvio
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 10:46 hs

    A dedicação do pessoal que atua na Escola de Educação Nilza Tartuce merece só elogios. A foto é bonita, mas eleitoreira.

  12. Silvano Andrade
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 10:55 hs

    Menininha Linda…parece uma bonequinha…sou a favor da inclusão de crianças especiais em escolas comuns…não pode blindar estas crianças do convívio com as crianças “ditas normais”…será pior para o futuro das crianças especiais…deve haver política educacional séria em relação a este assunto…porque aquele blá blá pedagógico além de não resolver…chega dar sono.

  13. Dani
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 11:49 hs

    É isso aí, não da bola pra norma de MEC mectrefe! Confia no que diz o teu coração, nós também confiamos nele!!!

  14. paulo
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 11:52 hs

    PUTZ!! COMEÇOU A APELAÇÃO!!!
    O NIVEL DE CAMPANHA PROMETE…..

  15. Henrique
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 11:56 hs

    O autor do blog não é bobo. Sabe que estados democráticos falam com e para cidadãos livres, adultos e capazes. Capazes de decidir e julgar. Criancinhas como propaganda política é coisa típica de regimes totalitários/paternalistas/populistas.
    Crianças não podem ser usadas como produto de marketing do monstro frio do estado, por mais que sejam boas as intenções da pessoa que aparece na foto (eu até acredito em tais boas intenções). É inadmissível, porém, usar a garota para fazer proselitismo. Isso é tão típico das esquerdas: lembrem-se, as crianças representam o novo homem, que vai superar a corrupção da sociedade burguesa. Na foto aí, é bem mais simples. É só mistura do público com o privado. É o estado paternalista querendo se meter com a família. Política tem de ser feita entre adultos, que sabem que política é imposto e gerenciamento de recursos e não jogo de cena. O resto é cair na vala de Stálim, Maluf, Chávez. Eles adoravam abraçar criancinhas.

  16. Apelação
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 13:35 hs

    Coisa mais feia, o Beto Richa não precisava chegar neste nível de apelação, e usar a mulher e as crianças desta forma. Beto você já tem grande chance, não baixe o nível.
    Coisa de muito mal gosto.

  17. quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 15:17 hs

    Aí Reinoldo, será a primeira mulher a chegar a este posto e com certeza exercerá o cargo melhor do que muitos homes.
    Viva FR 2012.

  18. Servidor da UFPR
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 15:30 hs

    Muito boa resposta Henrique.
    Concordo contigo,.,,,,Todos eles “politicos” adoravam, adoram e hão de adorar abraçar criancinhas, afinal 2010 tá aí!

  19. Marechal
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 15:46 hs

    QUANTA HIPOCRISIA !!!!!!!!!!!!

  20. EDUARDO TEIXEIRA
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 16:41 hs

    Parabéns a Fernanda Richa, quem a conhece sabe que o seu dia a dia é sempre assim, e vai continuar sendo sempre assim com todo o Paraná. É de pessoas assim, que esse mundo precisa, Agora o que eu não entendo, é uns babacas ai em cima, falando porcaria: Se os políticos não atendem as pessoas, são ruins e se atendem e demonstram carinho em poder ajudar, ai é propaganda ahhhh dá licença, ai é demais.

  21. Beltronese
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 17:47 hs

    Estava lendo os comentários e pensando,QUANTA HIPOCRESIA,
    Marechal é isso mesmo, Hipocresia.

  22. antonio oliveira
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 18:38 hs

    PELO VISTO, ATÉ AS ELEIÇÕES VAI FALTAR CRIANCINHA…kkkkkkkkkkk

  23. décio
    quinta-feira, 15 de outubro de 2009 – 21:53 hs

    deve estar valendo a pena

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*