Estranhos negócios em Antonina | Fábio Campana

Estranhos negócios em Antonina

antonina_00
Celso Nascimento na Gazeta do Povo

O que o povo de Antonina mais quer é que o porto volte a funcionar à plena carga. Disso dependem milhares de trabalhadores (hoje desempregados), as finanças da prefeitura (hoje quebradas) e a economia da cidade (hoje paralisada). Nem interessa ao povo nas mãos de quem vai ficar a administração do porto – o que ele quer é que navios entrem e saiam abarrotados de carga.

O Terminal da Ponta do Félix recebe atualmente um navio por mês e olhe lá. Porque, além de a baía estar assoreada, a Appa limitou a movimentação a umas poucas mercadorias. Desa­­ni­­mado com os prejuízos, o Previ – principal dos fundos de pensão concessionários do terminal desde 1997 – tenta há mais de um ano vender sua participação de 43% na sociedade. E não consegue!

Não porque faltem compradores, mas porque sempre que fecha um negócio aparece um atrapalho. Uma hora é a Appa que impõe dificuldades. Afugentou, por exemplo, no ano passado, um grupo canadense que investiria R$ 108 milhões no empreendimento. Em outra, é um dos sócios atuais – no caso o fundo de pensão da Copel, que cria problemas, como ocorreu há pouco mais de um mês quando o Previ e a empresa Equiplan já davam o negócio como fechado.

Superada uma vez esta etapa e faltando agora só a assinatura da papelada, informa-se que o fundo da Copel de novo se prepara para impedir a venda, numa operação supostamente triangular: ele próprio exerce o direito de preferência e compra a parte do Previ, para, em seguida, revendê-la para a Standard Logística, do grupo empresarial Demeterco. Enquanto isso, Antonina continua gritando por socorro.


12 comentários

  1. Vigilante do POrtão
    domingo, 25 de outubro de 2009 – 10:52 hs

    A propaganda do Requião diz que o governo estadual deu toda a atenção aos nossos portos, citam a administração portuária como exemplo para o mundo.
    Na coluna do Claudio Humberto tem uma informação que acho interessante: “Eu quero morar na PROPAGANDA da Bahia”, é um samba, carregado de humor, para dizer que na propaganda é tudo bom e bonito. Dá para cantar o mesmo samba aqui no Paraná, mudando apenas o Estado. KKK

  2. BISTEKA
    domingo, 25 de outubro de 2009 – 10:54 hs

    E vocês sabem por o Terminal Ponta do Felix se encontra neste estado de coisas????

    Falo, e salvo outra explicação, mantenho como verdade esta teoria…
    O grupo de REIQUIÃO, (sabiamente, é claro), irá melar todo e qualquer negócio que o Porto Ponta do felix tenha de oferta… Foi assim com a empresa Canadense e será assim com qualquer outra…
    O grupo de REIQUIÃO trabalhou sob encomenda, tendo o Eduardo à frente, de boicotar qualquer avanço nas exportações através do Porto Pota do Felix…
    A ordem foi sabotear… proibir cargas… , em outras palavras, SACANEAR, (ESTA É UMA ESTRATÉGIA MAIS LIGADA À PEQUENES DESSE GRUPO)…
    E aí… Com poucas cargas e descargas ou quase nenhuma, a SUCATAGEM, o preço do Porto cairia tanto que só quem poderia salvar o investimento seria “O GRUPO DE REIQUIÃO”…
    ELEMENTAR MEU CARO UÓTSON…
    E aí segue o enterro dos portos do Paraná, sob o comando da FUNERÁRIA REIQUIÃO DE MELLO E SILVA… AQUELA QUE NÃO CRIA… ENTERRA! ENTERRA principalmente no ….POVO… E este que aguente!

  3. Parnanguarinha
    domingo, 25 de outubro de 2009 – 12:51 hs

    Antonina fracasa sob os desmandos do PMDB.
    Paranaguá sobrevive graças ao esforço de seus trabalhadores e a tenacidade de seus empresários, porque o PMDB só cria dificuldades e atrapalhos.
    Mas tudo isso tem hora para acabar.
    O Pessuti vai acabar pagando o pato por causa disso, mas é o jogo.

  4. domingo, 25 de outubro de 2009 – 13:07 hs

    Tudo armação do Duce,e os “ingenuos” da PREVI vão dar este gosto ao Duce,tudo armação, este desgovernador quer mandar tudo para Santa Catarina, onde foi prestigiado como cidadão,os que sabem sabem…
    Antonina não deixe-se espantar,mas, vocês vao ver dias melhores , só restam apenas 5(cinco) meses para o fanfarrão das Araucárias sumir deste nosso espaço teritorial.Chamo todo povo do litoral a dar um basta para este déspota.Vamos dar um NÃO bem na cara deste fanfarrão,e seu maior castigo será nas urnas,isto sim que será varrer este sr. da política paranaense,gritemos FFFFFOOOOOOOOOORRRRRRRRAAAAAAAAAAAAA DULCE,lembrem-se ele não fez por vocês em 11 anos,vocês acreditam que votando nele para o senado ele vai fazer algo???????NUNNNNCA…

  5. SYLVIO SEBASTIANI
    domingo, 25 de outubro de 2009 – 13:56 hs

    Celso Nascimento, como é de meu costume, leio seu artigo na Gazeta do Povo, hoje você levantou um assunto que é minha paixão, a cidade de Antonina e seu Porto.Em 1970, fui candidato a deputado estadual pelo MDB e através de uns bons amigos, fui o mais votado naquela querida cidade.Um deles foi Prefeito e outro o filho também foi. Já naquela época a reivindicação da população era a ativação do Porto, passado todos estes anos, a situação é a mesma. Quando participei de comentarista político em rádios e televisões, sempre solicitava aos nosso Governantes a solução para esse fato do Porto , almejado por todos da minha querida cidade.Infelizmente nada até agora foi realizado. Celso, vamos juntos agora, reivindicar esse desejo.Os três pré-candidatos ao Governo do Estado são meus amigos, Osmar Dias, Beto Richa e Álvaro Dias, creio que um deles será o Governador do Paraná, Vou assumir aqui um compromisso, de fazer à quem for eleito, somente um pedido, com meus 80 anos de idade e mais de 55 participando da política do Paraná:ATIVAR O PORTO DE ANTONINA E COLOCA-LO ENTRE OS MAIORES DO BRASIL!

  6. centro cínico
    domingo, 25 de outubro de 2009 – 13:57 hs

    Copel, leia-se governador Requião. Porto de Antonina, leia-se DuDu Requião. Sem chance de dar certo.. Antonina que aguarde a saída do PMDB dos poderes públicas aprendendo a votar!

  7. Jango
    domingo, 25 de outubro de 2009 – 15:05 hs

    Se tivessemos, mas não as temos, as ditas autoridades de controle público positivas a atuantes do Estado uma investigação séria já estaria em andamento quanto a esta malsinada APPA. Como pode uma adminsitração portuária pública, agora mancomunada com o fundo da COPEL, ser o principal antagonista da sociedade antoninense ? Até que ponto uma entidade pública pode ser usada para objetivos inconfessáveis ou obscuros sem que o próprio aparato governamental se anteponha a esta situação ? Tudo leva a crer que assim é porque temos a anomia geral e o desapercebimento das autoridaes públicas e a indiferença da sociedade, através de suas entidades representativas. Agora, pergunto: vale a pena dizermos que vivemos numa República, se a res publica é a “coisa dos outros” ?

  8. Coxa 3x2 Atlético
    domingo, 25 de outubro de 2009 – 22:07 hs

    O que o requião tem contra Antonina??????

  9. parnanguara
    domingo, 25 de outubro de 2009 – 22:46 hs

    O caso é simples o DUDU DOIDAO quer o TPPF para ele de graça
    mas como nao encontra quem banque vai estragando os negocios .
    Senhores quem quer ter o DUDU DOIDAO como socio para o resto da vida … imaginem..
    OS CANADENSES IRÃO VOLTAR É SÓ ESTES LADROES DE GALINHEIRO SAIREM DO PODER

  10. ALEX
    domingo, 25 de outubro de 2009 – 23:48 hs

    Hoje faz 25 dias que a Ponta do Felix não sabe o que é um navio.
    Estivadores de Antonina estão passando necessidades e o governador não propôs nenhuma ajuda ,como fez com os portúarios de Itajaí.Está semana esteve em Antonina com a cara de pau de sempre, dizendo que Antonina está no seu coração,
    Imagine se não estivesse.

  11. Jorge Ventura
    segunda-feira, 26 de outubro de 2009 – 9:32 hs

    Uma pena, pois Antonina é uma cidade que poucas pessoas não gostam.
    Venho pregando e defendendo que o porto e toda a estrutura turísitica da cidade sejam revitalizadas, mas nas atuais condições, isso é praticamente impossível.
    Antonina funcionando?
    Só em 2011.

  12. MINISTÉRIO PÚBLICO EM MATINHOS
    segunda-feira, 26 de outubro de 2009 – 10:13 hs

    POR QUE O MP E A MÍDIA NÃO DÃO UM PILINHO EM MATINHOS. CIDADE “TOCADA” POR GRILEIROS FARRISTAS. POIS A BANDIDAGEM ANDA SOLTA, TEM MUITA DENÚNCIA E SE O CELSO NASCIMENTO APARECER POR LÁ PARA APURAR ALGUMA COISA, VAI VIRAR UM BIGUÁ ENTERRADO NO MANGUE DO SERTÃOZINHO. SÓ PRA SE TER UMA IDÉIA, NEM MATINHENSES NASCEM MAIS POR LÁ!!!! ESTAMOS DE OLHO

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*