Em visita ao município de Ponta Grossa nesta sexta, onde foi homenageado com o título de Cidadão Honorário, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, defendeu a elaboração de um plano estadual que priorize o desenvolvimento regional dos municípios.
“O Paraná precisa voltar a se desenvolver regionalmente. É preciso ‘interiorizar’ as ações administrativas e aproximar o Estado das pessoas”, disse Richa, ao lado do deputado Plauto Miró Guimarães (DEM), do prefeito Pedro Wosgrau (PSDB), do presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Sebastião Mainardes Júnior (DEM), e do vereador de Curitiba Mário Celso Cunha (PSB).
Como exemplo, o prefeito destacou a realização de audiências públicas, um dos programas de maior sucesso da administração da capital, que incentiva a participação popular nas decisões administrativas, fortalecendo a interação da sociedade com o governo municipal. “Esta foi a maneira que encontrei de estar mais próximo dos anseios da população, de ouvir as suas reivindicações e de poder discutir a administração municipal. O que fizemos em Curitiba, podemos fazer pelo Paraná”, afirmou.
Richa também defendeu um “choque de gestão” para transformar o Estado. “É possível fazer mais, gastando menos. Basta planejamento, transparência, ética, respeito às pessoas e austeridade fiscal”, disse. “As boas experiências administrativas de Curitiba, aliadas ao sentimento de mudança que a população paranaense tem manifestado na capital e no interior, além da possibilidade de apresentar novas propostas e ideias, nos credenciam para o governo do Estado”, completou o prefeito de Curitiba.
O prefeito disse ainda, que o próximo governador deverá dar a devida contrapartida ao município de Ponta Grossa. “Por tudo aquilo com que a cidade já contribuiu em favor dos paranaenses, sobretudo na arrecadação tributária, o Estado, tem o dever da contrapartida”, disse Richa, lembrando que “uma contrapartida se constrói na cooperação, no respeito mútuo e no diálogo”.
Richa também desmentiu os boatos de que o lixo gerado na capital seria depositado em aterros sanitários de Ponta Grossa. “Isto nunca esteve em pauta e nunca foi alvo de discussão. É boato e não condiz com a verdade”, garantiu.
TÍTULO – Beto Richa, que foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Ponta Grossa com o título de Cidadão Honorário da cidade, lembrou que a homenagem detém grande significado pessoal e aumenta a sua responsabilidade com a população local. “Eu sempre mantive vínculos com Ponta Grossa. Primeiro, pelo afeto que a cidade sempre demonstrou por meu pai, José Richa, e também pela amizade e confiança de amigos e lideranças locais. Prova disso, foram os 27% dos votos do eleitorado da cidade que me honraram com sua confiança nas eleições para o governo do Estado, em 2002. Por muito pouco, não fui o candidato mais votado do município naquele pleito”, lembrou.
De acordo com Sebastião Mainardes Júnior (DEM), autor da proposição, a entrega do título “externa a gratidão e o reconhecimento para alguém que a comunidade admira muito. O prefeito Beto Richa é uma personalidade de destaque e é merecedor da maior honraria concedida pelo nosso município”.
O prefeito Wosgrau acrescentou que Richa se destaca por dedicar o seu tempo, os seus talentos e seu esforço em benefício da coletividade. “Beto dignifica nossa cidade ao se tornar cidadão pontagrossense, e sabemos que podemos contar com ele para continuar levando o desenvolvimento de nossas cidades adiante”.
Além de membros da sociedade e lideranças locais, a sessão solene contou com a presença do vice-prefeito Rogério Serman, do presidente do PSDB-PR, Valdir Rossoni, do presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM), dos deputados federais Gustavo Fruet (PSDB) e Luiz Carlos Setin (DEM), dos deputados estaduais Plauto Miró (DEM), Marcelo Rangel (PPS) e Péricles de Mello (PT), dos vereadores de Curitiba Mário Celso (PSB), Felipe Braga Cortes (PSDB) e Prof. Galdino (PSDB), além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais da região dos Campos Gerais.
ENCONTROS – Beto Richa e o deputado Plauto Miró Guimarães tiveram ainda um encontro com cerca de 300 professores das redes municipal e estadual de ensino do município. Na ocasião, defenderem a educação como instrumento primordial de inclusão social e desenvolvimento.
Durante sua passagem por Ponta Grossa, o prefeito Beto Richa ministrou a palestra magna “Gestão Pública – A Experiência de Curitiba”. A apresentação, no Clube Sírio Libanês, reuniu cerca de 800 estudantes dos cursos de Administração, Sistemas para Informática e Sistemas de Informação da Faculdade União Sistema de Ensino.
À noite, Beto Richa também participou de um jantar organizado pelo deputado Plauto Miró com lideranças do município e dos Campos Gerais, além de representantes partidários.
4 comentários
Esta afirmação é chover no molhado. Quem em sã consciencia não defende o desenvolvimento regional. Aliás nem precisa de muito governo para isso acontecer.
Título de cidadão honorário já virou piada, será que os vereadores ainda não descobriram isso?
Isso foi um comício com dinheiro publico. Nada contra o Prefeito Richa, muito pelo contrário, e também nada contra Ponta Grossa.
“Beto dignifica nossa cidade ao se tornar cidadão pontagrossense, e sabemos que podemos contar com ele para continuar levando o desenvolvimento de nossas cidades adiante”. De preferência como governador, certo?
Sem falar todos os gastos envolvidos.
o plautinho mostrou sua forca na regiao so tinha assessor seu para bater palma p ele
até o LINO OVIEDO (???) tava lá…