Bandidos promovem matança de moradores em bairro de Curitiba | Fábio Campana

Bandidos promovem matança de moradores em bairro de Curitiba

violencia contra crianças e adolescentes

Via Bem Paraná

Quadrilha tinha decretado toque de recolher no bairro. Nove pessoas foram mortas. Mulher e bebê estão entre as vítimas.

Homens fortemente armados promoveram matança indiscriminada na Vila Icaraí, Uberaba, na noite de ontem (03). Um total de nove pessoas foram mortas a tiros, aparentemente por estarem simplesmente na rua, e outras duas levaram tiros e estão hospitalizadas.

Entre os mortos está um menino de cinco meses, que estava no colo da mãe, de 29 anos, também assassinada. Segundo a Polícia Militar, a mulher e a criança saíam de uma igreja.

Os crimes foram cometidos quase simultaneamente, às 22h30 do sábado, por um número ainda desconhecido de homens que ocupavam três veículos. Várias armas diferentes foram utilizadas – uma delas seria um fuzil. Houve assassinatos em pelo menos quatro ruas diferentes do bairro.

Em um bar na rua Helena Calcerari, três pessoas foram baleadas e morreram no local; em outro bar, na rua Cláudia da Cruz, duas pessoas foram assassinadas e outra foi baleada e encaminhada ao hospital. Na Jorge Luiz Frigan, outra pessoa foi morta dentro de um carro. Oito viaturas do Siate foram acionadas para atender as vítimas.

A primeira hipótese levantada é que uma espécie de toque de recolher teria sido imposto por traficantes da região. Há informações que um caminhão de som teria percorrido o bairro na tarde de sábado, “orientando” os moradores a não saírem à rua. As vítimas teriam sido baleadas simplesmente por não cumprir a determinação.

Até o começo da manhã, parentes das vítimas ainda não haviam comparecido ao Instituto Médico Legal – possivelmente por medo de represálias.

A Delegacia de Homicídios faz operação na manhã de hoje (04) nas vilas Icaraí e União, também no Uberaba. As execuções podem estar ligadas a disputa entre traficantes das duas localidades.


34 comentários

  1. ENVERGONHADO
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 13:31 hs

    ENVERGONHADO do voto que dei neste Requião fanfarão e neste Lula mentiroso. Gostam mesmo é de viajar de jatos e helicopteros modernos, com o dinheiro do povo que esbanjam enquanto a policia não tem armamento e treinamento e pessoal para enfrentar a bandidagem.

    No começo do governo – para fazer demagocia Requião acumulou a função de Secretário de Segurança com a alegação de expugar a “banda podre da policia”. Agora estamos vendo no que deu.

    Somente aqui na região metropolitanea são dezenas de mortes violentas a cada final de semana, o que vale dizer, durante estes ultimos 8 anos de governo requianista , foram MILHARES DE PARANAENSES ASSASSINADOS.
    Muito mais que na Guerra do Iraque ou no conflito permanente de arabes e judeus.

    Ninguem merece.

  2. Mario Carlos
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 13:33 hs

    O Delazari copiou o sistema americano de segurança aplicado em Bagda no Iraque, criou as Zonas Verdes – Batel e outros bairros de gente ricas. A periferia a região metropolitana que se f….., basta ver o Mapa da Violência na Tribuna. Nunca se viu coisa igual em Curitiba. Governador pelo amor aos seus filhos abra os olhos, ou nem pra Senador………..

  3. GUERREIRO
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 14:36 hs

    É a FAVELA DA ROÇINHA do Estado do Paranà……… Povo do meu PARANÁ nós não podemos deixar esta BARBARE acontecer, nós da sociedade civil organizada temos, que cobrar um posição do nosso RESPEITO JUDICIÁRIO…..Ajudem

  4. Eu
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 14:40 hs

    A culpa disso todo mundo sabe de quem é. do Rambo (olha, tem até duplo sentido).

    FORA REQUIÃO, É O CUMULO ESSE GOVERNADOR E ESSE SECRETÁRIO INCOMPETENTE.

  5. O Pato Curitibano
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 14:56 hs

    PREÂMBULO DA CONSTITUIÇÃO

    Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, …

    DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: …

    DOS DIREITOS SOCIAIS
    Art. 6o São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    Resumindo: Em toda constituição se fala em segurança, mas não conseguiram sair do preâmbulo. Não se investe em segurança, mas se investe em propaganda para rebater as críticas. O sangue de todo inocente morto pela omissão dos governantes, serão de sua responsabilidade, o qual deverão dar conta perante Deus. Durmam bem senhores governantes. Bons pesadelos.

  6. jefferson
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 15:07 hs

    E, ONDE ESTÁ O PREFEITO BETO RICHA? EM APUCARANA? A CIDADE ESTÁ ABANDONADA, TANTO PELO PODER DO ESTADO QUANTO PELO MUNICIPIO. NÃO ADIANTA DIZER QUE É RESPONSABILIDADE DO GOVERNADOR POIS QUEM TEM QUE COBRAR ESSA RESPONSABILIDADE É O PREFEITO. O CIDADÃO COMUM NÃO TEM NENHUMA CHANCE DE FAZER SUAS REIVINDICAÇÕES CHEGARAM A BOM TÊRMO. BETO, PARA COM ESSA SUA CAMPANHA E VENHA TRABALHAR PARA O QUE VOCÊ FOI ELEITO, PELO POVO DE CURITIBA.

  7. Anônimo
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 15:09 hs

    Sob esta administração, a quinta comarca atinge recordes de mortalidade em chacinas, gripe suína, etc… é o horror, a roça, o cangaço em proporções inéditas na história do Paraná…

  8. Bala
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 15:23 hs

    Não questionem o governador sobre esta matança que ele vai contestar a sua inteligência. Bem, a da Secretaria de Segurança já sabemos que não existe. E a do governador está toda voltada aos proselitismos políticos. Portanto, comam bala povão …

  9. Jango
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 15:39 hs

    Logo, logo, teremos nosso “Complexo do Alemão”, aqui talvez “Complexo do Uberaba” onde só entrarão forças tarefas e a população restará como refém da bandidagem. A grande verdade é que a Segurança Pública estadual está se limitando à atuação post facto, graças à falência administrativa emanada desde o Palácio das Araucárias, onde o governador, primeiro Secretário de Segurança de seu governo, deu início à incompetência do serviço essencial à sociedade, cujos resultados estamos dia a dia amargando. É o sangue do povo paranaense que jorra em todos os rincões do Estado, mas, segundo o governador, não é inteligente quem contesta esta situação. A sociedade passiva nesta anomia geral também passará a merecer essas balas assassinas porque não reage contra os desmandos do governo. Até porque das ditas autoridades de controle público não se há de esperar não serem inteligentes – elas se fazem de desapercebidas a tudo isso.

  10. BISTEKA
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 15:43 hs

    E o anão de jardim do Canguiri…
    Por ode andas?
    Onde estas?
    Por certo lambendo botas de seu REIQUIÃO…

  11. De olho
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 16:47 hs

    Infelizmente estamos vendo o crescimento da violência em nosso Estado do Paraná, principalmente na capital. Agora ainda com requintes de crueldade e barbárie, como estes crimes praticados neste sábado, que evidenciam práticas semelhantes àquelas realizadas pelos traficantes cariocas e a total covardia e maldade desses assassinos, desprovidos de qualquer sentimento humano e agindo impunemente. E ainda somos obrigados a ouvir o governador Requião, de forma irresponsável, defender a correta condução da segurança pública no Estado pelo menino maluquinho. Ambos têm na mão o sangue destas vítimas devido à insistência em prosseguir com um modelo falido de segurança pública e combate à criminalidade que prioriza o combate aos crimes funcionais em detrimento dos crimes comuns como estes. Espero que a teimosia do governador seja vencida por esta realidade nua e crua e que o crime violento seja combatido de forma mais eficaz, equilibrada, sem vaidades pessoais como o secretário de segurança sempre mostra, ao querer o foco das câmeras em sua pessoa.

  12. GUERREIRO
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 17:10 hs

    Cade nosso JUDICÍARIO, pronunciem, por favor…

  13. KAREKA
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 17:20 hs

    COMO VAI A CAMPANHA DO DESARMAMENTO?

    ONDE ESTÁ O BATATINHA?
    ONDE ESTÁ O REI QUIÃO?

    PENA DE MORTE JÁ?
    FORA DIREITOS HUMANOS QUE SÓ DEFENDEM VAGABUNDOS
    TOQUE DE RECOLHER….

    NÃO PECISAMOS MAIS POLICIA…PRECISAMOS MENOS BANDIDOS…E BANDIDO TEM QUE TRABALHAR……
    BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO ENTERRADO EM PÉ PRA OCUPAR MENOS ESPAÇO…E QUEM NÃO GOSTAR, QUE EVE O VAGABUNDO PRA CAS…DEU PRA ENTENDER….É ISSO QUE O POVO TRABALHADOR PENSA……
    É SÓ FAZER UMA PESQUISA…..SE ALGUÉM TIVER CORAGEM….

  14. PARANAENSE ENVERGONHADO
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 19:13 hs

    Dizer o que, nos temos e que rezar, para que isso não aconteça com a gente ou nossos familiares, estamos numa sociedade onde o MAL JÁ VENCEU O BEM NESSES ULTIMOS 8 ANOS , se o Sr. Delazari fosse uma pessoa RACIONAL OU SIMPLESMENTE INTELIGENTE quando voltar de viagem, DEVERIA ENTREGAR o seu CARGO pois ele não é ETERNO. ELE JAMAIS DEVERIA TER ASSUMIDO ESSA POSIÇÃO POR FALTA DE EXPERIENCIA.Deveria era pedir desculpa ao povo paranaense pelo mal que ele conseguiu fazer à SEGURANÇA PUBLICA do nosso ESTADO, simplesmente ele conseguiu acabar com ela. Mas por outro lado, logo isso vai acabar, pois ele vai sair DESTE GOVERNO falta somente ¨6 MESES, aí quero ver ELE E SEUS FAMILIARES TAMBEM SE TORNAREM REFENS DO CRIME, QUE ELE DEIXOU SE CRIAR EM NOSSO ESTADO, POIS ELE SERA UM CIDADÃO COMUM COMO QUALQUER OUTRO. Sem seguranças ou carros blindados e sem O PODER QUE ELE TEM NA MÃO HOJE.

  15. Frank
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 19:14 hs

    Eu morava no cjto petrópolis. No bloco 13 uma moradora do primeiro andar substituiu as janelas originais do apartamento por outras de ferro devido a balas perdidas vindas da favela icaraí.

  16. Everton de Andrade
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 19:55 hs

    A Vila Icaraí é mais um dos “barris de pólvora” que circundam os limites do município de Curitiba.
    Já houve época em que ouvi que as quadrilhas cobravam pedágio para ter acesso ao local.
    A ocupação é considerada irregular e está na região de manancial, na divisa com São José dos Pinhais. Para se ter uma idéia da situação, há casas que estão praticamente dentro das cavas do Iguaçu.
    Somente uma ação conjunta dos poderes públicos, com ações voltadas à cidadania e ao resgate da dignidade daquelas pessoas, poderá fazer com que no longo prazo apareçam sintomas de melhora na contenção da violência da Vila Icaraí.

  17. Marcelo
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 21:42 hs

    Enquanto houver pessoas que achem que o crime nasce de problemas sociais, continuaremos a ter esse tipo de coisa. O crime é um empreendimento como outro qualquer, sujeito a riscos e contratempos. Como naquela região o risco de ser preso é baixo, o crime fica facilitado. O que reduz o risco é o aumento da chance de ser processado. Quanto mais policiamento (inclusive de polícia investigativa), maior o risco. E quanto maior o risco, menor o crime.

  18. Cap. Nascimento
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 22:07 hs

    Na sexta-feira, o lula viajando da silva apresentou ao mundo um lado do Brasil (Rio de Janeiro) lindo. Emocionaram-se todos! Comemoraram políticos oportunistas de olho nas eleições, empreeiteiros amigos dos políticos de olho na montanha de dinheiro oriunda dos cofres públicos para as obras que os jogos irão exigir, festejou a rede globo de televisão de olho no dinheiro público para promover o evento e, consequentemente, vender seus comerciais a peso de ouro (na terrinha até a rpc comemorou). O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, junto com o Presidente da CBF (não esqueçamos da Copa em 2014) então, são os mais felizes com tanto dinheiro público disponível desde já!
    O lula chorou!
    No domingo quem chora, mas de dor, são famílias curitibanas e a sociedade paranaense, envergonhados que estamos com as verdadeiras imagens do dia-a-dia de nossas vidas. Esta é a realidade deste País.
    Fora lula-sarney.
    Nepotão de mello e silva, você e o teu rambinho dito secretário de segurança pública, deveriam, para o bem de nossa coletividade, sair já do poder.
    E, se o ministério público estadual, tiver um mínimo de vergonha na cara, tomará alguma providência, apesar de não acreditar nisto.
    Xô reiquejão.

  19. Rio Negro
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 22:19 hs

    Requião,deixe de ser frouxo e transforme a RONE em um batalhão moderno,reequipado com armamentos de última geração e 50 veículos(no mínimo)por turno e a partir daí cacete na cachorrada.Os demais batalhões podem continuar fazendo assistência social.

  20. ricardo
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 22:25 hs

    imagina isso nao acontece com a nossa maravilhosa cidade do beto richa …
    deve ser mentira invencao do pt ….ou qualquer outra desculpa para nao tomar providencias ….

  21. Celso
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 22:26 hs

    Esse secretário quer os holofotes da Globo quando manda pms caçar carteiras de motorista na casa dos perigosos motoristas e suas CNHs suspensas. Seriedade, competência governador é isso que precisamos. O Beto e o Osmar estão adorando. Passou da hora de trocar tudo na SESP.

  22. ricardo
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 22:28 hs

    e capitao nao pensa mesmo nos beneficios se fosse um partido de direita ai tudo bem ….
    mais agora vamos ser apresentados ao mundo e vcs ficam reclamando …quando os beneficios vierem dai quero ver ..

  23. Tatuquara
    domingo, 4 de outubro de 2009 – 23:41 hs

    Jefferson larga mao de ser BURRO o Beto vai fazer muitas coisas em 2010 eleito governador,foi eleito para prefeito sim mas e a nossa ultima esperanca de termos seguranca no estado BETO FICA MELHOR GOVERNADOR…

  24. Marcos
    segunda-feira, 5 de outubro de 2009 – 9:05 hs

    HEI…HEI..HEI… !!!!!… NÃO ADIANTA A GENTE TÁ AQUI NO BLOG RECLAMANDO…SÓ ISSO NÃO BASTA.!!! VAMOS DAR O TROCO NELES ” NÃO VOTANDO EM NINGUÉM EM 2010 “, em protesto.. a falta de governabilidade desses que estão aí…..! CHEGA!!!!!!..EM 2010 NÃO VAMOS VOTAR EM NINGUÉM!

  25. marcondes
    segunda-feira, 5 de outubro de 2009 – 9:31 hs

    cade os nobres deputados para fazer leis que protejão os seus eleitores,logo mais não terão quem vote em voces,pena de morte já,Direitos Humanos fora seus hipocritas.

  26. Marcos Calonga
    segunda-feira, 5 de outubro de 2009 – 9:34 hs

    Esse é a verdadeira face do estado (leia-se Municipal, Estadual e Federal).
    Ninguém está preocupado em oferecer melhor condição de vida ao cidadão!
    O importante é que haverá COPA DO MUNDO e OLIMPÍADAS!!!
    Já a nossa saúde, educação, segurança, habitação, etc…; isso não é preocupação do estado.

  27. Reinoldo Hey
    segunda-feira, 5 de outubro de 2009 – 10:30 hs

    SOCORRO!!!

    Em Fazenda Rio Grande a coisa tá feia. Assassinatos, crianças de 11 anos sendo obrigadas a vender drogas em alguns colégios, menores portando armas e matando friamente …
    É preciso uma ação integrada das polícias e uma ação mais efetiva dos órgãos públicos.Urgente!
    É o Iraque dentro do território brasileiro.
    Autoridades, SOCORRO!!!

  28. MUCIO
    segunda-feira, 5 de outubro de 2009 – 11:04 hs

    TATUQUARA. SERIA VOCÊ VOCÊ UM CHEFE DE QUADRILHA DO TATUQUARA? AO FAZER ESSA DEFESA VEEMENTE DO SEU CHEFETE BETO RICHA, SÓ ME PODE LEVAR A ESSE RACIOCÍNIO. O CARA SÓ SABE VIAJAR. ESTÁ PIOR DO QUE O LULA VIAJANTE DA SILVA. TOME VERGONHA NESSA CARA E RENUNCIE A PROCURAÇÃO QUE RECEBEU DO BETO DO BATEL POIS ONDE ELE MORA A GUARDA MUNICIPAL FAZ RONDA CONSTANTE PARA PROTEGER ESSE PREGUIÇOSO QUE QUER SER GOVERNADOR.

  29. Menezes
    segunda-feira, 5 de outubro de 2009 – 11:09 hs

    E O BETO ONDE ANDAS? FAZENDO CAMPANHA? QUE RESPOSANBILIDADE HEIM BETO..VC FOI ELEITO PRA CUIDAR DE CTBA, FAÇA O QUE PROMETEU..

  30. segunda-feira, 5 de outubro de 2009 – 11:59 hs

    Acho que esse infeliz acontecimento deva ser analisado sobre alguns aspectos que nós estamos esqueçendo. A região é habitada por pessoas humildes, procedentes do interior e com baixa infra-estrutura. Por que disso, porque as pessoas vem do inteiror morar lá???A perda de PIB do estado mostra o porque disso…que eu saiba essa região esta tendo o obras do PAC. mas a região é grande e o número de pessoas com dependencia é elevado..sabidamente a região apresenta problemas de ordem policial, não é a primeira vez que temos noticias de bandidos causando problemas por lá. a segunça pública está um caco, isso é público e notório, investimento em equipamentos policiais são usados pra fazer turismo no interior do estado. Obviamente não é possível tem um policial pra cada habitante, mas é necessário um minimo de efetivo pra que as coisas andem em ordem…nesse caso, a população espera uma atitude enérgica das autoridades competentes, isso inclui uma “caça” a esses delinquentes, que por certo são conhecidos na região, ou poderemos ter uma espécie de “justiça com as próprias” mãos por lá…Infelizmente temos um cenário lamentável na vila Audi, reflexo do excesso de erros que o estado passa…se não mudarmos a forma de pensar no Paraná, isso vai aumentar em muito. Nossa policia sempre foi temida pro bandidos, agora um policial não pode olhar torto pra bandidos que são acusados de abuso, querem tratar bandidos a pão de ló, acham que a policia tá lidando com pessoas normais e não com delinquentes…..

  31. Motoqueiro Infernal!
    segunda-feira, 5 de outubro de 2009 – 11:59 hs

    Ops… preciso comprar um colete a prova de balas!

  32. Sandro Honorato
    segunda-feira, 5 de outubro de 2009 – 17:14 hs

    A policia tem que descer o sarrafo nesses marginais, onde vamos parar com tanta violencia, onde esta os direitos humanos pra essas pessoas que morreram, quando morre um bandido ai eles aparecem pra defender, o povo tem que colaborar mais com a policia e denunciar, o governo tem que botar mais policiais da RONE nos bairros e a noite, porque a noite que o bicho pega. o bandido dorme de dia e “ trabalha a noite ´´.

  33. BISTEKA
    segunda-feira, 5 de outubro de 2009 – 19:02 hs

    Olá Ricardo… Desinformado da Silva:
    SEGURANÇA PÚBLICA É DE OBRIGAÇÃO DO ESTADO!!!
    O prefeito de Curitiba tem que se preocupar sim com a segurança do Patrimônio Público, aliás, Reiquião tá se preocupando com isto também???

  34. CURTO e GROSSO
    segunda-feira, 5 de outubro de 2009 – 22:28 hs

    Disse bem o senhor MARCOS CALONGA no post acima, ao lembrar que não qualquer preocupação efetiva do Estado para com o cidadão. Cidadão este que, diga-se, o sutenta através de mais de um terço do fruto de seu trabalho convertido e arrecadado na forma de impostos, taxas, contribuições…
    Lembrou bem o autor do post ao lembrar, ironicamente é claro, que o importante é que teremos Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil.
    O que me remete à velha prática do PÃO E CIRCO para o povo, prática já adotada na Roma Antiga como forma de manter o controle e o poder sobre as massas… sobre o povão.
    O cenário é tétrico : Curitiba… a “cidade-modelo” com bairros já dominados pelo tráfico, já nas mãos do “poder paralelo” onde o Estado sequer ousa se fazer presente… E dá-lhe mortes, chacinas, “a la” Rio de Janeiro.
    E neste cenário cruel, entram o pão e o circo :
    O pão – os programas sociais do governo, os “vale-coxinha” que fazem mais é perpetuar a miséria, de cuja miséria sobrevivem os raposas e cadelas da velha política pois dela precisam para poderem oferecer seus “préstimos” em época de eleição…
    O circo – a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil, mais uma vez na contra-mão da história. Sim, pois deve haver algum motivo lógico pelo qual a população de Chigado e de Tóquio não fizeram sequer questão de levar para suas terras os Jogos…
    Então é isso… é tudo isso e mais : a sensação de impunidade, não só perante o crime organizado que, diga-se, é muito mais organizado do que os poderes constituídos. Estes, de tão organizados, se perdem em meio à própria burocracia, se perdem em meio à corrupção, se perdem em meio às brechas nas leis…
    E isto é corroborado pelo pensamento do Supremo Tribunal Federal, presidido pelo “ilustre” Ministro Gilmar Mendes, ao criar jurisprudência no sentido de que ninguém vá preso até que se esgotem os útlimos recursos das últimas instâncias das estruturas formais do Direito e da “Justiça”…
    Ora, o que diria Gilmar Mendes e outros tantos Magistrados se um familiar seu tivesse sido vítima de uma chacina como a de Uberada ? Iria defender ainda os “direitos humanos” dos bandidos ? Aliás, como disse alguém… direitos humandos são para “humanos” e não para bandidos deste nível que matam de forma animalesca pela simples demonstração de força e demarcação de território.
    Em resumo : sou mais o Cap. Nascimento do que as teses do Min. Gilmar Mendes.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*