Serra e Aécio se acertam para evitar prévias | Fábio Campana

Serra e Aécio se acertam para evitar prévias

serra-aecio

De Christiane Samarco e Rui Nogueira no O Estado de S. Paulo

Não haverá eleições prévias no PSDB para escolher o candidato tucano que vai disputar a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no ano que vem.

O acordo tático entre os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas, Aécio Neves, os dois nomes mais fortes do PSDB, está estabelecido numa frase: “Nada de disputa entre nós.”

No pacto entre os dois governadores não há uma definição de candidato para a cabeça de chapa tucana, embora a maioria do partido adote a candidatura Serra como a mais provável.

O que define, porém, as prévias como desnecessárias é o acerto de que um terá o apoio do outro para a definição do candidato titular.

Na quarta-feira, em entrevista concedida em Belo Horizonte, Aécio não só admitiu de público a hipótese de se adotar outro “instrumento de escolha”, que não as prévias, como chegou a sugerir um “conjunto de análises que inclua pesquisas eleitorais”, desde que se levem em conta aspectos como o baixo nível de rejeição, a capacidade de aglutinação e o potencial de crescimento, que ele considera seus pontos fortes.

As referências de Aécio à hipótese de não haver prévias e aos seus trunfos eleitorais foram lidos como sinal de manutenção da pré-candidatura – o que é visto com naturalidade dentro do PSDB.

O governador mineiro vai mesmo tirar licença do comando do Estado por pelo menos 15 dias, para fazer um tour nacional em pré-campanha, começando pelo Nordeste.

Ele entende que o período de outubro a novembro será decisivo para firmar seu nome como alternativa tucana à sucessão de Lula.


3 comentários

  1. Joana D'arc
    domingo, 13 de setembro de 2009 – 13:46 hs

    UFA……….
    QUE OS TUCANINHOS BOBOCAS APRENDAM A FAZER POLÍTICA, POIS NÃO TEREMOS MUITA OPÇÃO NA ELEIÇÃO DO ANO QUE VEM…..
    PELO MENOS SERRA É CULTO E OBSCESSIVO POR TRABALHO……AH, E PARA AQUELES QUE SÓ VALORIZAM POBRE QUE SUBIU NA VIDA, SERRA É FILHO DE FEIRANTES, ESTUDAVA À TARDE ,FAZIA LIÇÃO NA SALA, ONDE DORMIA, À NOITE E TRABALHAVA NA FEIRA COM O PAI PELA MANHÃ. AO SER EXILADO ESCOLHEU ESTUDAR AO INVÉS DE TOCAR VIOLÃO E FUMAR……..

  2. sudoeste
    domingo, 13 de setembro de 2009 – 17:06 hs

    hum e a democracia interna do partido onde fica??

  3. VAMOS TRABALHAR!
    segunda-feira, 14 de setembro de 2009 – 11:03 hs

    Olha minha gente, quando que nós vamos ver o Sr Aécio Neves trabalhando e administrando as questões de Minas? O governador vive por aí flanando e fazendo política. Vamos Trabalhar minha gente!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*