Reunião do PMDB critica traição do PT, desanca Osmar Dias e reafirma candidatura de Pessuti | Fábio Campana

Reunião do PMDB critica traição do PT, desanca Osmar Dias e reafirma candidatura de Pessuti

Terminou há pouco a reunião do PMDB para reafirmar a candidatura de Orlando Pessuti ao governo.

Auditório lotado, mais de uma centena de peemedebistas reunidos com Pessuti no diretório regional. Os discursos se concentraram na crítica a qualquer possibilidade de aliança com o PDT de Osmar Dias e um destampatório contra o PT, acusado de traição porque ocupa postos no governo estadual mas apóia o candidato do PDT, Osmar Dias, ali considerado representante dos latifundiários e dos setores mais reacionários do agronegócio.

Entre os notáveis, o presidente estadual do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi, o secretario João Arruda, que indica anuência do tio, Roberto Requião, e o presidente do diretório municipal Doático Santos.

A tônica principal dos discursos foi o da afirmação que o PMDB deve concorrer com candidatura própria, a de Orlando Pessuti, para dar continuidade aos feitos dos dois períodos do governo Requião.

Foram feitas analises sobre o governo Requião na área social, execução de obras e serviços e na luta pela manutenção da Copel e da Sanepar. Não faltaram motes de discursos antigos, como as críticas sobre a entrega do Banestado, a dívida ao Itaú que onera o Paraná em 65 milhões ao mês.

A base peemedebista falou. O discurso mais forte e que teve maior recepção foi aquele que mostrou a traição do PT ao PMDB ao apoiar desde já a candidatura a governo do senador Osmar Dias (PDT), ao invés de ter como preferência Orlando Pessuti (PMDB), que junto com o PMDB sempre esteve ao lado de Lula e do PT desde os anos 80.

Sobraram críticas para a ineficiência da comunicação do governo, refletida no fato de que Pessuti ainda não é conhecido por 50% da população paranaense. Foi avaliada a necessidade de uma pesquisa qualitativa para analisar os prós e contra de cada candidato para a definição da estratégia do partido. Ao final ficou decidido que no dia 03 de outubro o PMDB fará um evento de lançamento da candidatura de Pessuti em Curitiba, sob a coordenação do deputado Cleiton Kielse, que será auxiliado por Claudio Fajardo, Geraldo Serathiuk e Núncio Manala.


23 comentários

  1. Porvinha
    quarta-feira, 2 de setembro de 2009 – 23:15 hs

    Eu sempre fui Pessuti e vou continuar sendo ate o final, pela sua honestidade, humildade, seriedade, caracter e por sempre esta lutando pelas causas dos povo e por isto que não so vou votar quanto vou pedir votos para o Pessuti, em 2010 e Pessuti neles meu povo.

  2. quarta-feira, 2 de setembro de 2009 – 23:34 hs

    Enquanto isso, nosso Prefeito esta indo passar o feriado em New York, muito preocupado com o irrtadissímo Governador.
    Será que o Ezequias foi junto ?

  3. Larry
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 2:41 hs

    Absolutamente nada de novo.Estamos assistindo a hipocrisia que rege a política paranaense. De um lado o grupo do PMDB, todos comandados pelo louco, já que não encontro outro adjetivo para o governador, que ao mesmo tempo que incita seus comandados contra o Osmar Dias, utilizando-se das traições do PT e que nunca em nenhum momento rompe com o este Partido.Porque não exonera os cargos destes petistas até então tão traidores?
    De outro lado os petistas comandados pelo grupo majoritário Construindo um Novo Brasil, do ministro Paulo Bernando , que faz engolir aos reais petistas que não possuem cargos neste governo a candidatura de Osmar Dias, o candidato dos latifundiários e das cooperativas,modelos estes sempre combatidos pelos ideais daqueles que fundaram o verdadeiro PT.
    Será que é porque a candidata ao Senado pelo PT, a mulher que deve estar custando aos cofres públicos e privados algo em torno de 50 milhões de reais gastos nas suas duas últimas candidaturas???
    O verdadeiro PT só poderá sobreviver se no próximo PED, as eleições internas do Partido, seja soberano um grupo realmente comprometido com os ideais que construíram este grande partido chamado PT.

  4. CLOVIS PENA -
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 5:52 hs

    É simples o recado de Pessuti. Como o daquele técnico da seleção em rede internacional de televisão: vão ter que me engulir.
    ———————————————————–
    Irmãos, sobrinho, afilhados e demais apaniguados do ático ao salão nobre sabem que depois do carnaval as romarias serão para outro Norte. Será conhecido o real time de Orlando, que não precisará ser convocado. Vai tomar posse.
    ———————————————————–
    Marina do PV inteligentemente falou que não vai tripudiar o seu antigo PT. Não seria prudente jogar fora o que lhe pode servir de um acervo cultivado por 30 anos. Orlando, o diplomata, sabe disto.
    ———————————————————-
    Paga-se em dobro. José Richa, deve estar vendo tudo do andar de cima. Mestre na política, deve estar comentando com Montoro e Covas: alguns ficam velhos e não aprendem.

  5. Paulo
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 6:41 hs

    O PMDB deveria ter como exemplo de condução politica o Presidente Lula que buscou sempre agregar e somar. Politica é compor. O resultado esta na avaliação positiva da população, mesmo num segundo mandato e com crise.
    Desta forma o PMDB esta se isolando. As bases -prefeitos, vereadores- vão ficar em cima do muro para não melindrar o futuro governador -Osmar ou Beto Richa- e o partido colherá uma derrota histórica -elegendo poucos deputados estaduais, o Requião corre grande risco para o Senado e o Pessuti gente boa vai encerrar a carreira politica.
    Essa história do Osmar com o agronegócio é folclore.
    1º) O agronegócio é fundamental pro país e combate-lo é de uma visão arcaica a toda prova;
    2º) Nunca foi incompativel apoiar o agronegócio e ao mesmo tempo o pequeno produtor;
    3º) Nunca foi incompativel apoiar o agronegócio e ter uma politica fundiária séria;
    3º O Osmar qdo foi Secretário da Agricultura mostrou conhecimento e capacidade de apoiar os pequenos produtores.

    Sou Vereador PMDB e estou vendo de longe que os caciques do Partido estão ¨cegos¨ nos conduzindo para a derrota.

  6. Antonio Carlos
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 6:49 hs

    Uma grande parcela dos eleitores estão com o objetivo de renovar, por isso o Requião que parece ser o favorito para o Senado vai perder a eleição para o Gustavo Fruet e para a Gleisi.
    Triste e merecido fim.

  7. Fernando Correia
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 7:22 hs

    Esqueceu de dizer que nos discursos se fez duras criticas ao Jaime Lerner que comandou o governo e comanda a prefeitura de Curitiba, através de seu boneco Beto Richa(PSDB) e que foram os responsaveis pelas privatizações e a entrega do Banestado para o ITAU e o endividamento do Parana por algumas decadas. E que o Osmar Dias(PDT) teve o apoio desta gente nos ultimos anos. E que vai ter que se ajoelhar no milho para se redimir de seus pecados e explicar como virou o menino “riquinho”. Foi o milagre dos pães?

  8. Mutuka
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 7:35 hs

    Fábio
    É tudo balela.
    O acordão da coligação já foi fechado no domingo pelo porta voz Romanelli, e lógico a pedido do chefe Bob Req que também já fechou com Lula..
    Só Pessutão ainda não sabe?
    Pessutão no TCE será a finalização.
    Aguardem.

  9. HARE BABA!!!
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 8:21 hs

    É muito Blá, blá, blá, mais quem realmente vai decidir é o Reiquião.

  10. Pé-Vermelho
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 8:50 hs

    O time do Pessutão tá bom, hem…
    Tirando o Dep Cleiton, toda a turma dos sem votos pra organizar o ato-campanha dele. Doático, Mamala, Soro Tiuk, Faz Jardo… faltou incluir aí no time o Ras Ká, o Cis Ney, Bel Oniel, a Al Zimara … valha meu deus…
    Assim o Pessute vai repetir a façanha do More ira

  11. Netto
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 8:54 hs

    Beto Richa “Estrelinha”. Acha que vai ser facil ano que vem. Avise ele que não é eleição municipal. É p/ Governador do Estado do Paraná.

  12. Alguem
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 9:54 hs

    O único que presta la! Pessuti, avante!

  13. Miro
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 9:59 hs

    Primeiro: esse Fernando Correia só escreveu besteiras e mentiras.
    Segundo: o Mutuka está com a razão. Já foi tudo acertado, para decepção total dos eleitores do Osmar Dias.

  14. JULIO
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 10:32 hs

    Mutuka está certo.

  15. Pelópidas
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 11:34 hs

    O PMDB paranaense sofre de transtorno bi-polar.
    Pela manhã é DILMULA, na hora do almoço pende para o MOTOSERRA, no café da tarde já pensa em CIRÍNICO e no jantar sonha com si mesmo.
    Já foi, Beto, Osmar, Pessuti até mesmo Melo Viana. Chegou a sonhar com um possível terceiro mandato.

    Vai acabar internado em hospício. Dupla personalidade ou canalhice mesmo?

  16. Andre
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 11:49 hs

    Porque o blog não relatou críticas feitas ao Jaime Lerner e seu filho adotivo, o Betinho Richa??

  17. ramon
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 11:50 hs

    A hora do espanto.
    Tudo que agora ocorre pode virar pó e desmanchar no ar.
    De concreto tres fatos que valem só para 2009
    Pessuti candidato
    Beto candidato
    Omar candidato.
    Já en 2010:
    Dos tres, nenhum tem certeza absoluta de ir até o final.
    Hipótese 1) Omar fica isolado pela elite financeira e perde quase todos os apoios que recebeu na última eleição , fica nos braços do PT e vendo sua queda nas pesquisas desiste e concorre ao Senado por medo de enfrentar as máquinas eleitorais do Governo do Estado com Pessuti , da Prefeitura de Curitiba com Beto e de Serra com os tucanos , data provável para ocorrer ou não Junho de 2010.
    Hipótese 2) Beto se atemoriza com em enfrentar Lula e sua máquina federal mais o Governo do Estado e os problemas de caixa 2 e vendo pesquisas temerárias se acomoda na Prefeitura e desiste em 2010 , cenário muito improvável pois Serra necessitará de candidato e palanque em Curitiba , agora que hávará risco nnguém duvida .Alvaro assume a candidatura.
    Hipotese 3 – Pessuti já governador cede aos apelos de um lado ou de outro para compor porém isso não faz sentido já que disputando como Governador pode ir para o segundo turno e vender a eleição como Kassab venceu Martha e Alckmin favoritos em São Paulo , tem a situação mais tranquila pois sai do Governo com a pensão de Governador vitalícia de 26.000,00 mensais , não terá dificuldades para voltar Deputado Federal ou em composição obter um ministério ou posto semelhante.Indica o Vice de Beto
    A situação melhor é a de Requião favorito em todas as pesquisas para o Senado onde duas vagas são disputadas , esse só precisa administrar a partida .
    Como se ve tanto Osmar como Beto vão ver muita água rolar por debaixo da ponte mas moleza desta vez não há para ninguém.
    Muitos falsos indignados pemedebistas irão a reuniões discursar enfáticamente contra a infidelidade de Pt a Pessuti , é o me engana que eu gosto pois estarão sabidamente trabalhando de forma indireta para Beto e tanto Pessuti quanto Requião sabem disto.

  18. Luis Adolfo Kutax
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 13:02 hs

    O Pessuti é um dos melhores candidatos para o governo estadual e o PMDB está certo agindo de forma independente, enquanto outros candidatos brigam por seus oportunismos. O PT até por ideologia deveria apoiar o Pessuti, que não possui qualquer mácula e ou rabo preso. SEGUE EM FRENTE PESSUTI, FUTURO GOVERNADOR DO PARANÁ.

  19. Luis Adolfo Kutax
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 13:12 hs

    O PMDB não vai trair o Pessuti da forma que a turma do Beto Richa detonou o Osamr Dias. O Pessuti é um dos melhores candidatos para o governo estadual e o PMDB está certo agindo de forma independente, enquanto outros candidatos brigam por seus oportunismos. O PT até por ideologia deveria apoiar o Pessuti, que não possui qualquer mácula e ou rabo preso.Embora o blog demonstre forte tendencia de critica ao governo estadual e adorador do Beto Richa, não tem outro, Pessuti é o melhor SEGUE EM FRENTE PESSUTI, FUTURO GOVERNADOR DO PARANÁ.

  20. quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 13:17 hs

    O Geraldo So Loco por um Cargo agora esta querendo se pindurar no Pessuti para ter o cargo na Secre Estadual Trabalho.

    Aí Pessuti, o To Loco por Cargo nada fêz como Delegado do Trabalho, o patronato faturou em sua gestão.

  21. quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 15:52 hs

    Pessutão vamos melhorar esse time (fazdejardo, kielsearena,sorotiuk, domantarticco, zazamandala, alzimara). Eu nunca perdi eleçiçãoa com vc desde 1982 mas com esse time supra citgado não vai dar não. E o sorotiuk diz que fez um belo discurso no pmdb. Mas foi a mando de que ? tomara que seja dele mesmo. Admiro o geraldo mas é muito inteligente. Com dizia o velho Anibal comunista le de mais por isso sabe quase tudo.

  22. Elton Abrao
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 15:52 hs

    Definindo a candidatura do Pessuti, acho que seria uma otima opçao, o Alexandre Curi pra vice, nao tem pra ninguem, vamos criar um movimento nesse sentido.

  23. Bisteka
    sexta-feira, 4 de setembro de 2009 – 0:00 hs

    Andre
    Quinta-feira, 3 de Setembro de 2009 – 11:49 hs

    Porque o blog não relatou críticas feitas ao Jaime Lerner e seu filho adotivo, o Betinho Richa??
    Porque esteve muito preocupado dias atrás em relatar as molecagens do filho de REIQUIÃO em algazarra no Batel com “cumpanheiros do cigarrinho do capeta”…
    Tem filho adotivo que dá certo, não é

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*