Do Josias de Souza na Folha Online
Munida de autorização judicial expedida há dez dias, a PF organiza operação de busca e apreensão em escritórios e casas de executivos de grandes empreiteiras.
Apuram-se malfeitos praticados em obras da Infraero em aeroportos. Entre eles os de Guarulhos (SP), Vitória (ES) e Campo Grande (MS).
O leque de crimes sob investigação é largo: fraudes em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva. Estima-se que a Viúva foi tungada em algo como R$ 500 milhões.
Entre as empresas que se encontram sob a lupa da PF estão logotipos conhecidos. Por exemplo: OAS, Camargo Corrêa, Odebrecht, Nielsen, Queiroz Galvão e Gautama.
Foram contratadas quando o presidente da Infraero era o ex-deputado Carlos Wilson (PT-PE). Ele morreu de câncer há cinco meses.
O inquérito foi aberto há dois anos. Tem os ingredientes de praxe: denúncia anônima, grampos, quebras de sigilos bancários e fiscais e, agora, a busca e apreensão.
Houve também um lote de pedidos de prisão. Foram, porém, refugados pelo Judiciário.
Em tese, você não deveria estar lendo essa notícia. A operação da PF é –ou deveria ser— sigilosa.
Escalou a manchete da Folha graças à apuração das repórteres Mônica Bergamo e Andrea Michael.
O mais grave é que, antes de chegar à dupla de repórteres, a informação fora soprada nos ouvidos dos investigados.
A cúpula da PF, o Ministério Público Federal e a Justiça souberam do vazamento nesta semana.
Investigadores metidos no caso dizem que o dreno que despejou dados sigilosos no colo dos investigados não prejudica a operação. Tolice.
Enquanto você corre os olhos por essas linhas alguns escritórios e certas residências devem estar imersos em atmosfera barata-voa. Na sequência, vai-se inaugurar outro tipo de brincadeira: esconde-esconde.
Curiosamente, a notícia sobre a batida que a PF planeja executar chega às páginas exatos três dias depois de Lula ter recebido em audiência executivos de dez empreiteiras.
Sabe-se agora que pelo menos quatro delas –OAS, Camargo Corrêa, Odebrecht e Queiroz Galvão— estão entre as que terão as instalações varejadas pela PF.
Foram a Lula para pedir ajustes na legislação que acomoda nos seus calcanhares os perdigueiros do TCU e do Ministério Público. Querem um refresco.
E Lula, veja você, concordou. Combinou-se que a grande empreita encaminhará ao presidente um lote de sugestões. São os tempos de caliúga!
10 comentários
FABIO.
É ESSA GENTE PODRE QUE ELEGE GOVERNADRES, SENADORES, DEPUTADOS . VEREADORES E PREFEITOS.
É ESSA GENTE QUE APODRECE O BRASIL.
É ESSA GENTE QUE MATA A DEMOCRACIA.
É ESSA GENTE QUE FORMAM OS EXERCITOS DE POBRES DA NAÇÃO E TEM AINDA O TOPETE DE ODIAR OS POPBRES E ACHAM QUE ELES SÃO UM ESTORVO PARA A NAÇÃO.
TRISTE BRASIL, QUASE NAÇÃO QUE TEM ESSA ELITE PERVERSA, CEGA E IDIOTA, TÃO ATRASADOS QUE MAL SABEM ELES QUE ESTÃO DANDO TIRO NO PÉ AO ASSIM AGIR.
QUE AO FINAL DA VIDA, LEVEM O QUE MERECEM PELO QUE CONSTRUIRAM DURANTE O TEMPO DE ANGÚSTIA E MALEFÍCIOS QUE PROMOVERAM NA SOCIEDADE. PARANAENSE.
LULA,, LULA, LULA..
ESTE CAMINHO É O CAMINHO DA VITÓRIA A QUALQUER PREÇO.
O PREÇO ? O PREÇO ? O PREÇO ?
“PODERÁ SER O PREÇO DA PERDA DO PRESTÍGIO E QUEDA TUA , E DO TEU PT PERANTE A OPINIÃO PÚBLICA.
RECUE CARA, ANTES QUE VOCE SE ARREPENDA MAIS TARDE, SEM VOLTA.
GUARDE ESTA DATA:
CURITIBA, 12 DE SETEMBRO DE 2009 “
Chamem o entregador de pizza!
Esta pressão em cima dos tradicionais provedores de campanha, não seria para o Sr. Tarso Genro e troup do PT extorquir alguns????
O Brasil é um país engraçado. Antes da busca e apreensão sai na imprensa para que os culpados tenham tempo de se precaver e esconder o que precisa ser escondido.
Busca e apreensão com aviso prévio?
Hummm, parece um apresentador de programa policial que tivemos aqui no PR, cansei de assistir ao pilantra dizer: amanhã vou trazer o caso do empresário que deu calote na garota de programa… , Acontece que no dia seguinte, depois de um acordo com o tal empresário, nada era divulgado.
Olha, semana que vem vamos fazer uma devassa nas construtoras…
Excelente! Com a notícia vazando a operação, obviamente, será bem sucedida. Encontrarão todas as provas, arquivadas e em ordem alfabética. Tudo lá. Muito fácil e divertido. Dá um tempo.Quem são os trouxas?
CO INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS TODOS, COM CERTEZA, JÁ ACABARAM COM TODAS AS PROVAS E EVIDÊNCIAS, E VAI SER MONTADO UM CIRCO PARA O POVÃO VER, A EXEMPLO DO CASO SARNEY QUE TODOS JÁ ESQUECERAM,,,
Hoje, com registros eletrônicos e com a capacitação da PF, é muito difícil eliminar provas. Vide as lojas de luxo em SP.
Desenvolvimento a qualquer custo é discurso oficial só porque beneficia essas grandes empreiteiras. Ambientalistas, índios, quilombolas, MP e TCU são tratados como entraves ao desenvolvimento, porque são os únicos que têm coragem de se opor a essas grandes empreiteiras. As eleições, que deveriam ser o ápice do processo democrático, têm sido transformadas pelas cúpulas partidárias em disputa para ver quem lidará com essas grandes empreiteiras. Não se trata aqui de demonizá-las, mas de se diagnosticar quem se opõe ao avanço da democracia no país. A realpolitik está substituindo as ideologias (de direita e de esquerda). O estado de exceção está substituindo o estado democrático de direito. Que fazer? Radicalizar a democracia, lançar mais candidatos, reafirmar direitos no Judiciário, prestigiar instituições políticas. Não há alternativa fora da democracia.