MP quer menos cargos comissionados em prefeituras do Norte Pioneiro | Fábio Campana

MP quer menos cargos comissionados em prefeituras do Norte Pioneiro

Jornal de Londrina

Centenas de funcionários de prefeituras do Norte Pioneiro podem ser demitidos, porque o Ministério Público está apertando o cerco contra os chamados comissionados, funcionários sem concursos e até parentes de políticos. Algumas prefeituras resistem e, mesmo com a recomendação, contratam mais comissionados.


Em Santa Cecília do Pavão, 68, dos 200 servidores municipais foram contratados sem concurso. “São pessoas que têm competência, que exercem a função já há muitos anos e não tinha porque não ter uma continuidade”, afirmou o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, em entrevista ao repórter Alberto D’Angele, da TV Coroados.

Um levantamento do MP aponta que existam cerca de 1 mil servidores comissionados no Norte Pioneiro. Câmaras e prefeituras de 43 cidades da região foram notificadas e têm até dezembro para realizar concurso e reduzir o número de comissionados. “Os cargos comissionados têm um valor de salário maior que os concursados e eles estão enchendo as prefeituras de aliados políticos”, afirmou a promotora do Patrímônio Público, Kele Cristiani Bahena.

As demissões começaram em Santo Antonio da Platina. A prefeita dispensou 20, dos 84 comissionados. “Eram funcionários com desvio de função e alguns ocupando cargos que poderiam ser de efetivo”, disse Maria Ana Pombo, prefeita de Santo Antonio da Platina. Entre os demitidos está o pecuarista Fernando Lemes Vicente, primo da prefeita, e que recebia R$ 1,3 mil de salário. “Eu atendia o publico, que chegava com problemas mais graves e em viagens a gente que levava ela”, contou.

Em Jacarezinho, a prefeitura fez o contrário: ao invés de demitir, ampliou de 80 para 102 o número de cargos comissionados. A medida representa gasto extra de R$ 40 mil por mês aos cofres públicos. “É uma restruturação administrativa. Muitos servidores de carreira irão ocupar esses cargos e não é um cabide de empregos”, alegou a prefeita da cidade, Tina Toneti. Para efeito de comparação, Jacarezinho tem 40 mil habitantes e ficará com 102 comissionados. Londrina, com 500 mil moradores, tem apenas 50 desses cargos.


5 comentários

  1. Bisteka
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 10:18 hs

    Parabéns Ministério Público do Paraná.
    Parabéns ao MP do Norte Pioneiro.
    Puxando pela lembrança, o primeiro Promotor de Justiça do Paraná a discutir o numero de cadeiras de vereadores, foi de Jacarezinho, tendo sucesso, diminuindo o número de vereadores e consequentemente, diminuindo os besterois que via de regra são protagonizados nas câmaras municipais.
    Vamos seguir este conceito e estabelecer um número mínimo de cargos comissionados em todos os municípios, nos estados e no Brasil.
    É uma vergonha!

  2. Antonio de Souza
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 11:19 hs

    Ouvi falar que Cornelio Procopio é o paraiso dos acessores, é uma das prefeitura que mais tem cargos de confiança..mas que geram uma desconfiança na população, porque a maioria não satisfaz as funções que lhe são devidas.

  3. Joel
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 12:47 hs

    -MP tem de investigar também as empresas terceirizadas que trabalham para Prefeituras porque tenho conhecimento aqui na região metropolitana de Curitiba onde o Prefeito colocou parente na terceirizada, assim dando status que não tem nepotismo.

  4. jango
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 22:28 hs

    Parabéns ? Est modus in rebus ! Contra algumas Municipalidades o Ministério Público estadual tem sido positivo e atuante. Mas, e contra atos semelhantes do centro do poder estadual ? Nepotes, comissionados e terceirizados em penca. Cadê o Parquet ? A lei não é para todos ? Não podemos deixar de parabenizar a ação tomada pelo Núcleo do Norte Pioneiro. Aliás, a rigor, Justiça ou cumprimento da lei não se agradece, porque é dever de ofício. Mas, temos visto notícias de Municipalidades dançando miudinho enquanto o centro do poder executivo segue desde sempre em ritmo de Viúva Alegre e champagne francês …

  5. Mario Ferreira
    quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 12:11 hs

    Marinez. concelho é com S conselho. Vcs são todos analfabetos não conseguem ler o ECA. Antes de defenderem alguma coisa – se defendam – vão aprender a escrever. OK

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*