Lula admite retirar urgência dos projetos do pré-sal | Fábio Campana

Lula admite retirar urgência dos projetos
do pré-sal

LulaSLim

De Josias de Souza na Folha Online

Lula recebeu em audiência, na tarde de hoje, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). Discutiram a urgência na tramitação dos quatro projetos que instituem as regras para exploração do petróleo do pré-sal.

A urgência é uma prerrogativa do presidente, prevista na Constituição. Quando adotada, impões prazos ao Legislativo. Os congressistas ficam obrigados a votar os projetos em três meses – 45 dias para a Câmara e 45 dias para o Senado.

Temer sugeriu a Lula que dê meia-volta, retirando das propostas do pré-sal o selo da urgência. Por que? Antes de ir a Lula, Temer reunira-se na Câmara com os líderes dos partidos. Verificou que o ritmo do toque de caixa não irritara apenas a oposição.

A maioria das legendas do consórcio governista também torceu o nariz. Se fincar o pé, o governo arrisca-se a minar a sua base congressual.

Os oposicionistas PSDB, DEM e PPS já haviam decidido bloquear as votações no plenário da Câmara. Um protesto contra a urgência do pré-sal.

Na reunião com Temer, revelaram-se contrários à urgência também os governistas PMDB, PP, PR e PTB. A favor, apenas o PT e o PSB.

Ao sentir que o chão lhe fugia dos pés, Temer, antes favorável à urgência, refluiu. E deicidiu ir ter com Lula.

Depois de ouvir as ponderações, o presidente pediu tempo. Disse que, antes de decidir, vai ouvir o seu conselho político. Deu a entender que pode recuar.

Integram o conselho todos os presidentes e líderes dos partidos associados ao consórcio governista. Serão auscultados por Lula nesta quinta (3).

A julgar pelo que se verificou na reunião feita por Temer, Lula não terá senão a alternativa de rever a urgência.

Renderia homenagens ao bom senso se o fizesse. As regras do pré-sal foram discutidas pelo governo, a portas fechadas, por um ano e dois meses.

Não parece razoável que o Congresso engula tudo de sopetão, sem esmiuçar os projetos.


6 comentários

  1. CAÇADOR DE PETISTAS - vergonha
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 9:13 hs

    Por favor, que é isso?

    Olha a pose do sujeito, é esse o perfil do Presidente do Brasil.
    Esse cidaão é uma verdadeira vergonha nacional.

    Acorda Brasil, fora lulla da silvqa, fora Dilma Guerrilheira e pelegos do PT.

  2. quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 10:40 hs

    Pela aprovação da proposta dos trabalhadores para monopólio estatal do petróleo!
    O PL 5891/2009, apresentado no último dia 27, e que não se houve falar nos canais de massa!
    Confira no link.
    http://mudanca.org.br/2009/09/01/proposta-dos-trabalhadores-para-monopolio-estatal-do-petroleo-agora-e-projeto-de-lei/

  3. cidadão curitibano
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 10:44 hs

    Apenas mais um 7 de Setembro

    O presidente Lula é a maior figura do Dia da Independência. Ele é hoje o que Dom Pedro I foi no 7 de Setembro de 1822. Por isso militares lhe batem continência e colegiais abanam bandeirinhas no palito. Como Pedro I, ser presidente é saber gritar “Não, não vou, fico aqui, nem a pau, vou por esse lado, te pira, vadio”. Presidente é ser um cara que enfrenta, muda, idealiza, impõe e faz.

    Se eu visse na TV banqueiro reclamando dos rumos da economia, se visse a Globo chiando por ter que apresentar uma programação decente, se eu visse criança de rua sendo abraçada por gente que não é pedófila, se eu lesse na Tribuna do Paraná que o dono do Positivo está reclamando que o ensino público o está levando à falência, bem como a Unimed fodida pelo SUS e a Centronic pela segurança oferecida por polícia e pelo emprego bom, eu até acharia diferente esse 7 de Setembro. Mas do jeito que tá, eu digo que o Lula não sentou na cadeira. Ocupou o cargo, apenas.

    Arrumou base de sustentação, apenas. Deu emprego aos companheiros, apenas. Viajou como FHC, apenas. Deu esmolas a título de bolsas, apenas. Falou, prometeu, apenas. Lula se congratula, apenas, quando deveria digladiar. Ok! Lula tem 82% de aprovação. Mais que Hitler na Alemanha nazista. Então, que nosso líder ponha esses 82% para marchar, se educar, se curar, se descobrir como mais que bucha de canhão, tocar sino da liberdade e acordar esse tal gigante adormitado.

    O Brasil dorme não por sono ou preguiça. Mas por dopping. Lula, como o médico de Jackson, sabe do Propofol mas apenas olha os tubos, os drenos, a magreza dos retirantes e os comas induzidos por Faustão, Telesena, Big Bunda Brasil, juros de agiota legalizado e imposto de morro generalizado. Lula sabe da cura, mas não quer perder o doente.

    Quando passei pela capital federal, fiz questão de visitar dois lugares. Apenas dois. O Memorial do JK e a Catedral de Brasília. Em ambos há estátuas para os homens de poder que não se vergaram ao entorno. JK foi cassado e morreu de forma ainda não esclarecida. JC virou um tipo de ombudsman de brasileiro. Lula, em 2011, vai ser o quê?

    Ser um novo Sarney de barba no lugar do bigode? Ou não. Depois de liberar o Brasil para o capital externo, FHC agora palestra sobre a liberação do THC. Lula podia falar do valor da manguaça. Afinal, estaria, por tabela, ajudando os boias-frias a faturar algum trocados nas usinas moedoras de gente. Mas nada. Já que ano que vem tem eleição, esse será o último 7 de Setembro de Lula como presidente de fato e não de fantoche. Depois de 7 anos do governo dos trabalhadores, esse poderia ser um tremendo de um Dia da Independência do Brasil. Mas será apenas mais um 7 de Setembro.

  4. Jose Carlos
    quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 13:22 hs

    Mas a quinta comarca de SP não tem nada a ver com isso… afinal, sempre tivemos uma representação pífia e insignificante no “concerto” dos estados-membros da União… desde questões territoriais como o Contestado e outras, a roça paranaense e seus jecas líderes, sempre levou tundas homéricas em todas, sendo que seu território foi reduzido nos últimos cento e poucos anos, ao passo que a vizinha terra barriga verde – sempre muito bem representada – aumentou seus domínios às nossas custas… nunca emplacamos nenhuma representação importante no judiciário nacional, como no STF, p.ex., enquanto SC já emplacou vários… os membros de tribunais superiores que são oriundos do Paraná, são quase todos catarinas que venceram por aqui, como tantos outros… na questão do mar territorial, a quinta comarca tem uma área ínfima, correspondente ao seu “majestoso” litoral… além dos royalties de Itaipu – que se deve à liderança de Ney Braga – nada recebemos de importante em nossa ridícula atuação como membro da União… reflexo da nulidade e da inoperância de nossas “lideranças” roceiras e jecas, mais preocupadas com as coisas da roça, com inveja do vizinho rico e as briguinhas tatibate da paróquia… é o Paraná de marcha a ré engatada, no caminho do brejo fundo….

  5. quinta-feira, 3 de setembro de 2009 – 18:15 hs

    Esse é o PresiMente. Além de Mentiroso. Incompetente, para o País, o negócio dele é ‘ CAUSA PRÓPRIA.

    Votem nos dele votem… e vão ver no que vai dar. Há ele vai pagar pelo voto. Por isso o salário mínimo fica em 507,00. Fica mais barato comprar voto. Porque se eleger por competência. Isso NUNCA.

  6. porrete de lapacho
    sábado, 5 de setembro de 2009 – 7:53 hs

    POSE DE ENCRENQUEIRO DE BOTECO CACHACEIRO.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*