Lula em Curitiba, na posse do primeiro juiz cego do Brasil | Fábio Campana

Lula em Curitiba, na posse do primeiro juiz cego do Brasil

CLULA20-p

Foto de Clayton de Souza//AE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira, 17, em Curitiba, da cerimônia solene de posse do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, de 50 anos, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Fonseca é o primeiro deficiente visual a ocupar um cargo na magistratura nacional. “Exercer a magistratura é um sonho que sempre acalentei, mostra que a sociedade brasileira está um pouco menos deficiente”, disse o desembargador.

Lula destacou que o TRT paranaense ganhava muito “com alguém que perdeu a visão, mas não a capacidade de enxergar a verdade e a justiça”. “É a vitória de cada brasileiro e brasileira portador de deficiência”, comemorou.

Mas a posse do juiz Ricado Tadeu Marques da Fonseca no cargo de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 9ª Região foi além da importância da escolha do primeiro juiz cego para esse cargo no Brasil.

Para os observadores políticos, o evento foi marcado pela ausência do governador Requião, que não compareceu e passou o dia a soltar farpas contra Lula e Osmar Dias. Também marcou a afirmação da preferência política de Lula pelo senador Osmar Dias, que desembarcou do Aerolula, o avião presidencial, ungido como candidato in pectore do presidente ao governo do Paraná.

Exatamente por isso o representante de Requião e do governo estadual foi Orlando Pessuti, vice-governador e candidato ao governo, portanto adversário de Osmar Dias.

Fonseca ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1979. Perdeu totalmente a visão aos 23 anos, uma das sequelas do nascimento prematuro de seis meses, quando estava no terceiro ano da faculdade. No entanto, conseguiu encerrar o curso com a ajuda de colegas, que lhe gravavam os livros em fita cassete. Formado, dedicou-se à advocacia trabalhista.

A tentativa de ingressar na magistratura no TRT de São Paulo em 1989 foi interrompida previamente. Ele estava entre os 10 primeiros colocados do concurso, mas, antes de fazer a última prova, seu exame médico foi antecipado. Acabou cortado do restante do concurso, mesmo contestando a argumentação de que “juiz cego não poderia trabalhar” e apesar de impetrar recursos judiciais.


20 comentários

  1. Luis adolfo Kutax
    quinta-feira, 17 de setembro de 2009 – 23:08 hs

    O Pessuti em seu discurso falor de forma que soube, de forma inteligente, ter o domínio sobre a situação. Dizer que o Lula afirma preferência de um a outro ainda é muito prematuro, mas algo é certo, se faz acompanhar dos dois…

  2. realista
    quinta-feira, 17 de setembro de 2009 – 23:34 hs

    tá apoido pelo lula?????????????
    perdeu meu voto de vez!!!!!!!!!

  3. Ary Kara
    quinta-feira, 17 de setembro de 2009 – 23:37 hs

    A Justiça é cega, mas lê em braile. Assim, sabe reconhecer muito bem aqueles que devem ser acolhidos e aqueles que devem ser enxotados como bestas. Obviamente, as bestas tem nome: pobres e/ou negros e, às vezes, até membros da classe média. Assim, a fórmula política de sucesso poderia ser ainda mais clara:

    “Tem dinheiro? Justiça!

    Não tem? Lei!”

  4. sem palavras
    quinta-feira, 17 de setembro de 2009 – 23:38 hs

    o homi que defendo os agricultores do paraná com lula?
    lula o homi que defende os sem terra?
    pera aí eu acho que não to entendendo.

  5. Moisés
    sexta-feira, 18 de setembro de 2009 – 0:08 hs

    A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Educativa. O pronunciamento do novo Desembargador do TRT Dr Ricardo foi emocionante. A vinda do Presidente Lula especialmente para a cerimonia foi uma demonstração de respeito e consideração não só para com o Dr Ricardo mas para todos os deficientes do Brasil.

  6. sexta-feira, 18 de setembro de 2009 – 0:38 hs

    Dia destes vi os imbecis da globonews dizerem por ocasião da crise midiática do sarney: Lula e tolerante com a corrupção porque é do meio sindical, este afeito a corrupção.
    Vi também rirem dele dizer que a crise era uma marolinha.
    Puro preconceito de classe. Lula é o cara!

    js

  7. CLOVIS PENA -
    sexta-feira, 18 de setembro de 2009 – 7:02 hs

    Suponhamos que Osmar consolisou sua posição como candidato. A curiosidade é saber o efeito do engajamento de Álvaro na campanha de Osmar.
    ———————————————————–
    É relevante somar os votos que Serra perderá se, pelo seu lado Beto for candidato, e ver como isto repercute na perspectiva do próprio Beto.
    ———————————————————–
    Questões legais como a fidelidade, a verticalização de candidaturas por partido e processos de corrupção en trâmite também não podem ser desconsideradas por estrategistas de ambos os lados. Sem falar dos “vices”. Pesos importantes.
    ———————————————————–
    Memória: Roberto Jefferson vai concluir o discurso ?

  8. CLOVIS PENA -
    sexta-feira, 18 de setembro de 2009 – 7:20 hs

    Nó: como fica o quadro eleitoral, se for viabilizada a candidatura de Lula a vice de Dilma ?
    —————————————————
    Ouvi na boca, que Lula ainda não usou 10% do que dispõe para fazer o próximo (a) Presidente.
    ————————————————–
    Sarney ainda vai compensar pelos apoios recebidos. Esperem.
    ————————————————–
    Onde está o video que Sarney disse possuir e que calou um senador ?
    ————————————————–
    Requião contra Osmar. O passado vai falar. Inquietudes prosperam.

  9. Paula
    sexta-feira, 18 de setembro de 2009 – 9:26 hs

    Parabéns pela conquista Sr.Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, desejo mesmo que possa ver além do que se “enxerga”.

  10. Valdecir Balduino
    sexta-feira, 18 de setembro de 2009 – 9:37 hs

    Que falta de educaçã do “nosso Governador” o Paraná precisa de algo melhor.

  11. HENRY
    sexta-feira, 18 de setembro de 2009 – 9:43 hs

    UM GRANDE JUIZ DEFICIENTE VISUAL E UM PRETENSO GOVERNANTE (presidente de voces) DEFICIENTE EM TUDO.

  12. GONÇALVES
    sexta-feira, 18 de setembro de 2009 – 9:46 hs

    Parece que não existe mais dúvidas quanto aos prováveis candidatos a Governador nas próximas eleições. Aliando-se ao PT e com o apoio dos integrantes do MST, acho que o Senador Osmar Dias, sendo um eterno defensor do Agronegócio, acaba de decretar o fim de sua carreira política.

  13. Simas
    sexta-feira, 18 de setembro de 2009 – 10:43 hs

    foi recebido pela diretoria alviverde

  14. Luis Adolfo Kutax
    sexta-feira, 18 de setembro de 2009 – 11:01 hs

    O Pessuti representou e muito bem o Governo do Estado, tendo em seu discurso postura firme, sem rodeios e de forma inteligente para o ambiente e cerimonial ali instalado. Demonstra forte capacidade de estar em diversas situações e em diversos ambientes…

  15. Moisés
    sexta-feira, 18 de setembro de 2009 – 12:53 hs

    Ohhhh Goncalves. Vira o disco, este discurso contra o agronegócio é ultrapassado. Se recicla CARA PÁLIDA.

  16. Cecília
    sexta-feira, 18 de setembro de 2009 – 13:52 hs

    Faço minhas as palavras de Nego Pessoa e considero o teor da notícia com ar de descomprometimento. O fato de ser o primeiro juiz cego não esconde um currículo de despreparo, como demonstra o blog daquele jornalista.

  17. Wilson
    sexta-feira, 18 de setembro de 2009 – 15:33 hs

    Vi a reportagem sobre a posse do juiz na TV Educativa e o que mais me impressionou foi a expressão no rosto do Lula, que em nenhum momento conseguiu relaxar. A maior mostra da intensidade de tensão física e mental em que ele se encontrava foi o fato de a todo o momento ficar fazendo movimentos rotatórios com a cabeça como forma de tentar aliviar a dor que com certeza estava sentindo no pescoço e nos ombros.

    No seu discurso acentuou a questão dos preconceitos, inclusive citando o que se diz vítima, o de não ter uma formação intelectual acadêmica e neste momento citou o nome do Paulo Bernardo como se tivesse pedindo apoio ao que falava.

    Na saída fugiu dos repórteres, o que não é o normal para um homem que possuí destempero verbal e aprecia os holofotes, dizendo que não podia falar com a imprensa e que hoje daria uma entrevista coletiva para a toda mídia onde talvez desse outras “boas notícias”.

    Será que fugiu da mídia por causa da ausência do governador Requião e as declarações dadas pelo mesmo contra a coligação PT/PDT?

    Outro fato ocorrido foi o de não colocarem o Pessuti sentado ao lado do presidente e o vice-governador ficou todo o tempo de duração da posse com a cara amarrada!

    Será que politicamente a vinda do presidente ao Paraná foi um desastre?

  18. Zé do povo
    sexta-feira, 18 de setembro de 2009 – 15:50 hs

    Agenda política de Lula fica restrita ao PT

    Antônio França/Jornal do Estado – A agenda com compromissos políticos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Curitiba, ficou restrita a uma conversa separada em que estavam apenas líderes petistas do Paraná. Entre eles, a presidente estadual do partido, Gleisi Hoffamann e deputados estaduais e federais. A missão dada pelo presidente foi que todos se empenhassem em repetir no Estado a aliança com os partidos que apoiam o governo federal. A ausência do governador do Estado, Roberto Requião (PMDB) — ver matéria no jornal — frustrou o presidente, que queria pedir empenho do peemedebista na formação de uma ampla aliança. Lula pediria o apoio explícito à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, pré-candidato à Presidência da República em 2010 pelo PT.

  19. Rock
    sexta-feira, 18 de setembro de 2009 – 18:55 hs

    O Lula não é bobo, convivendo mais um pouco com o Pessutão, ele vera quem é o verdadeiro cara para o Paraná. PESSUTÃO 15

  20. sexta-feira, 18 de setembro de 2009 – 22:09 hs

    SR SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO ESTADO DO PARANÁ ,,BOA NOITE ,,EU GOSTARIA DE DEIXAR AO SENHOR Á MINHA INDIGNAÇÃO DO FATO OCORRIDO (OSR VAI FICAR SABENDO POIS ESTEVE NO LOCAL VIATURA DA POLICIA MILITAR) …UMAS PESSOAS FAZENDO UM PROTESTO FECHARAM Á RODOVIA(QUE ´SO ISSO JÁ ACARRETA DESRESPEITO AO MEU DIREITO DE IR E VIR) A ALEM DO QUE INCENDIARAM PENEUS EM UMA AREA CONSIDERADA PROTEÇÃO AMBIENTAL,,,O QUE ACARRETA MAIS UMA GRAVE INFRAÇÃO,,,EU OU DIGO NÓS MORADORES QUE PAGAMOS OS IMPOSTOS EM DIA , NÃO TEMOS QUE ATURAR ESSE TIPO DE MANIFESTAÇÃO CONTRA , OU QUEM QUER QUE SEJA,,,NOS AFETANDO,,,POIS Á FUMAÇA DOS PENEUS QUEIMADOS INVADIU AS NOSSAS CASAS , PROVOCANDO PROBLEMAS DE SAÚDE,, RESPIRATÓRIA,,E ALEM DO MAIS QUE AS CORTINAS DAS JANÉLAS E AS PAREDES FICARAM TOMADAS PELO MAU CHEIRO ,,,,NÓS CIDADÕES DE BEM PEDIMOS PROVIDENCIAS URGENTES, PARA QUE TAL FATO NÃO VOLTE Á ACONTECER,,,,,,,,,,,(SE OS MANIFESTANTES QUEREM PLEITEAR ALGO QUE O FAÇA DE BOM CENSO) MAS NÃO CONFRONTANDO E PREJUDICANDO AS PESSOAS QUE NADA TEM Á VER COM ISSO.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*