Justiça afasta vereador acusado de reter parte de salários de assessores | Fábio Campana

Justiça afasta vereador acusado de reter parte de salários de assessores

paulo arildo
Fábio Luporini na Gazeta do Povo

A Justiça determinou o afastamento do vereador Paulo Arildo (foto) (PSDB) do cargo na Câmara de Vereadores até que o processo no qual ele é réu seja concluído. Ele é acusado pelo Ministério Público (MP) de reter entre R$ 200 e R$ 500 dos salários de três ex-assessores que ocuparam cargos comissionados no gabinete em 2005 e 2006.

No despacho, o juiz levou em conta declarações prestadas por três ex-assessores de Arildo, Paulo Sérgio de Brito, Edson Luiz Baratto e Edézio Viana da Silva, ao MP. De acordo com o juiz Álvaro Rodrigues Júnior, na determinação, há ainda extratos bancários “em que se constata a reiteração dos saques”.
“Além de meros indícios, há fortes indicativos de que o réu Arildo, com o auxílio da ré Valéria [Cristina de Oliveira Domingues, esposa dele], exigiu de funcionários públicos, detentores de cargos em comissão, o repasse de parte de seus vencimentos, auferindo, assim, vantagens indevidas”, afirmou o despacho. Os réus têm 15 dias para apresentar defesa por escrito.

O juiz entendeu que o afastamento do vereador é necessário por causa da “notória influência não apenas sobre testemunhas, como também detém livre acesso a documentos relevantes encontrados nas dependências da Câmara Municipal”. Para Rodrigues Júnior, em seu despacho, “diante das provas carreadas aos autos, a manutenção do réu Arildo em seu cargo ofende a moralidade pública e abala a confiança social no Poder Legislativo local”.

Durante o afastamento, Paulo Arildo continuará a receber o salário. Suas funções como vereador, entretanto, serão exercidas pelo suplente. Procurado pelo JL, o vereador informou que está consultando seu advogado para ver que medidas seriam tomadas.


11 comentários

  1. Toni >PR
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 9:51 hs

    A minha sorte que em minha cidade, Guarapuava, isso não acontece, e nunca irá acontecer….

  2. PAULO SERGIO MOREIRA
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 10:17 hs

    CAMPANA!!
    Tem coisa errada aí. Vereador do PSDB ? Ué, mas o PSDB não faz maracutáias…

  3. SYLVIO SEBASTIANI
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 10:22 hs

    Em caso de Câmaras Municipais, caso de reter salários de aassessores é logo, rápidamente resolvido, vêm a cassação e até prisão em Penitenciária. Alguns jornais, principalmente a Gazeta do Povo e Hora H, durante mais de dois meses, no ano passado, divulgaram que mais de 400 casos, denomidados de Gafanhotos, que consistia em dar nomes “fictícios” e seus salários eram depositados em conta bancária de deputados e ex-deputados, tendo casos de até 14 nomes em uma só conta bancária, ainda os fantasmas que NUNCA apareceram na Assembléia Legislativa do Paraná e o Minisitério Público que divulgou estes casos de grande seriedade, tudo PAROU. não houve mais nada, resultado nenhum, agora um caso isolado, o vereador é afastado,!

  4. fabio cezar leite
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 10:50 hs

    para os politicos sem generalizar pois poucos se salvam, isso parece droga quanto mais tem mais querem, tem que que ser cassado 200.. 500 reais que vergonha….

  5. Minhoca
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 11:21 hs

    Campana … faltou dizer de quwe cidade é esse safado …

  6. sapo barbudo
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 11:56 hs

    Vc é legal Campana, só faltou dizer de que cidade é esse corrupto. Matéria pela metade.

  7. Tamandareense
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 12:42 hs

    Se a moda pega, vai ser dificil dar quorum nas camaras.

  8. KINGSTON
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 13:19 hs

    SERÁ QUE O MESMO IRÁ ACONTECER COM O PREFEITO DE LONDRINA O ” BARBOZINHA”, POIS O MESMO TAMBÉM FOI DENUNCIADO PELO SEU ASSESSOR DE GARFIAR METADE DOS SEUS SALÁRIOS, E PIOR AINDA DECLAROU QUE RETINHA O SALARIO PORQUE SEU ASSESSOR ERA VICIADO EM DROGAS E QUE TINHA QUE RETER PARA DAR PARA A MÃE DO ASSESSOR, ( deputado mantendo em seu gabinete viciado em drogas, que não pode ver dinheiro na frente ?, quando tem um montão de gente honesta querendo trabalhar

  9. Tchê
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 19:28 hs

    Safado !

  10. terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 19:56 hs

    Também fiquei curioso, fui no google e descobri que o ILUSTRE foi eleito por LONDRINA. Aí pensei…bem se esse povo inteligentíssimo elegeu o BELINATTI, eleger esse vereador não é nada demais…

  11. verde oliva
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 22:24 hs

    Deveria existir um tipo de gripe, gripe judiciária, que infectasse essa gente (político corrupto) e matasse. Já que nunca vão presos. AI-5 já!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*