Dilma cai. Serra lidera em todos os cenários da pesquisa CNT/Sensus | Fábio Campana

Dilma cai. Serra lidera em todos os cenários da pesquisa CNT/Sensus

0,,16067237,00

Com entrada de Marina, pré-candidata do PT teve 4,5 pontos a menos do que no levantamento anterior

Fábio Graner, da Agência Estado

BRASÍLIA – O governador de São Paulo, José Serra, lidera a corrida eleitoral para as eleições presidenciais de 2010 em todos os cenários de primeiro turno na pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira, 8. O tucano manteve os níveis de intenção de voto estáveis, enquanto a mais provável canditada da base governista, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, teve índices menores que os da última pesquisa, divulgada em maio, com a entrada da senadora Marina Silva na disputa.

Na primeira simulação, composta por Serra, candidato do PSDB, por Dilma Rousseff, do PT, pela ex-senadora Heloísa Helena, do PSOL, e senadora e ex-ministra Marina Silva, agora no PV, o tucano lidera com 39,5%. Na sequência, vêm Dilma, com 19%, Heloisa Helena, com 9,7% e Marina Silva, com 4,8%.

Na pesquisa anterior, Serra tinha 40,4% contra 23,5% de Dilma, ou seja, estava apenas 17 pontos percentuais à frente da ministra, uma vantagem menor que a atual. O novo levantamento registrou a primeira queda das intenções de voto na candidata governista, que até então só havia acumulado crescimento desde a primeira pesquisa, em janeiro.


Sem a candidata do PSOL, Serra teria 40,1%, Dilma, 19,9% e Marina, 9,5%. Já em cenário com Ciro Gomes (PSB-CE) no lugar de Dilma, Serra teria 40,5%, Heloísa Helena, 10,7%, Ciro, 8,7% e Marina, 7,1%. Em outra simulação, com o deputado federal Antonio Palocci (PT-SP) no lugar de Dilma e Ciro como candidato da base do governo, Serra teria 42,2%, Heloísa Helena, 10,8%, Marina Silva, 7,4% e Palocci, 7,0%.

Nos cenários em que o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, assume o lugar de José Serra como candidato do PSDB, os tucanos têm a vantagem reduzida e até perdem a liderança contra Dilma. Contra Aécio Neves, a ministra Dilma Rousseff lidera as intenções de voto, com 23,3%, seguida pelo tucano, com 16,8%, Heloísa Helena, 13,5%, e Marina Silva, com 8,1%.

Em cenário construído apenas com Dilma, Aécio e Marina, a petista teria 25,6%, o tucano, 19,5% e a senadora verde, 11,2%.

Sem a presença de Dilma, Aécio lidera a disputa, tanto com Ciro Gomes quanto com Palocci como candidatos governistas. No primeiro caso, Aécio teria 17,6%, Heloísa Helena, 16,1%, Ciro Gomes, 12% e Marina Silva, 9,3%. Na simulação com Palocci, Aécio teria 18%, ficando empatado com Heloísa Helena (18%), Marina teria 9,8% e Palocci, 8,5%.


Brancos e nulos

A nova pesquisa da CNT/Sensus revelou que a intenção de votos brancos e nulos supera a destinada a alguns candidatos em certos cenários, mesmo com a entrada de Marina Silva na disputa, a confirmação de Ciro como pré-candidato e a clara preferência de Lula pela ministra Dilma.

Nos cenários em que José Serra disputa a eleição com Dilma, os votos brancos e nulos ocupam sempre a terceira posição. Sem a candidata petista, a categoria é a segunda, à frente de todos os adversários do tucano.

Já na ausência de Serra, os votos nulos e brancos chegam a ter o maior nível de intenção de votos em alguns cenários. Em uma das duas situações em que Dilma não enfrenta o tucano, a ministra tem uma porcentagem menor que os votos alheios à disputa. No outro caso, tem apenas 1,5 ponto percentual a mais que os votos nulos e brancos.

Nos cenários em que nem Serra nem Dilma disputam a presidência, a categoria tem ampla vantagem sobre qualquer um dos outros candidatos.

Segundo Turno

Nas simulações para um possível segundo turno, Serra ampliou a vantagem que tinha sobre Dilma desde a última pesquisa, divulgada em maio. O tucano teve 49,9% das intenções de voto ante 25% da ministra, enquanto na pesquisa anterior registravam índices de 49,7% e 28,7% respectivamente.

Na disputa com Aécio Neves, a ministra teve 35,8% das intenções enquanto o tucano, 26%. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 39,4% e Aécio, 25,9%.

O diretor da Sensus, Ricardo Guedes, supõe que a que a queda de Dilma nas duas simulações, com Serra e com Aécio, seja decorrente do efeito Lina Vieira, a ex-secretária da Receita Federal, que disse ter tido uma reunião com a ministra em que Dilma teria pedido para ela “agilizar” a investigação contra o filho do presidente do Senado, José Sarney.

A pesquisa perguntou aos entrevistados se eles ouviram falar do episódio. Do universo pesquisado, 52% disseram que não acompanharam ou não ouviram falar do assunto, enquanto 24% disseram que acompanharam e 17,5% que ouviram falar. Entre as pessoas que acompanharam ou ouviram falar do assunto, 35,9% disseram acreditar que Lina está dizendo a verdade e 23,6% afirmaram que Dilma está dizendo a verdade. O restante informou não saber ou não quiseram responder.

Nas simulações de segundo turno com Ciro Gomes no lugar de Dilma, o governador José Serra aparece com 51,5% das intenções de voto, enquanto Ciro tem 16,7%. Na pesquisa anterior, Serra tinha 51,8% e Ciro, 19,9%.

Num eventual cenário em que disputam Ciro e Aécio, o candidato governista tem 30,1% das intenções e o tucano, 24,2%. Na anterior, Ciro tinha 34,1% e Aécio 27,9%. No cenário em que Palocci é o candidato governista, Serra teria no segundo turno 54,8% e Palocci, 11,3%. Com Aécio, Palocci teria 17,5% contra 31,4% do governador mineiro.

A pesquisa CNT/Sensus foi feita com dois mil entrevistados em 136 municípios de 24 Estados das cinco regiões do País. A margem de erro é de até 3 pontos porcentuais.


20 comentários

  1. ofaxineiro
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 15:26 hs

    Vamos Serra, mudar este Brasil para melhor…..Com conhecimento….Com qualidade…..Muda Brasil……

  2. Pedro de Souza
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 15:28 hs

    Credo será que vamos entregar o poder para os tucanos venderem as estatais que restaram?
    Espero que essa pesquisa não se confirme nas eleições.

  3. Centro
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 17:15 hs

    Se entregar as estatais o PT vai fechar as portas, estarão todos desempregados…

  4. jaimenativo
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 17:17 hs

    depois de tanta la
    mbanças do governo ate que a dilma tem uma boa porcentagem boa de voto,defender o sarney entao foi uma afronta a contra a sociedade brasileira,que queria ver um final diferente para toda esta palhaçada no senado.

  5. Ita
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 18:46 hs

    A campanha ainda não começou apesar do Serra estar em campanha, quando começar a campanha as coisas mudam.
    O Serra esta no maximo que pode conquistar, já a Dilma esta no mais baixo patamar e só tem a crescer.
    Acredito que a Dilma vai ganhar.
    O Brasil não pode regredir por isso forra PSDB.

  6. Pedro de Souza
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 19:13 hs

    Nossa!!!! fiquei sabendo hoje por um ¨iluminado¨ que todos os funcionários das estatais são filiados ao PT. Eta cabra bem informado. E é do centro ¨magina¨ se fosse da periferia.

  7. Pedro
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 19:20 hs

    ENQUANTO ISSO OS TUCANOS TRABALHAM ¨PESADO¨ para recuperar o PODER.
    Vejam só:
    Cinco cachorros da prefeitura de Curitiba estão à espera do resultado de um pregão eletrônico realizado no último dia 3 para terem o direito à casa, comida de qualidade e cuidados especiais. O pregão é para a contratação de um hotel para cães. O Erário municipal pretende contribuir com R$ 36 mil reais por ano para dispensar aqueles confortos aos cães farejadores que usa para localizar drogas, segundo consta do Edital de Licitação 011/2009 publicado no Diário Oficial do Município. Pensando bem, dá uma diária R$ 20 por cachorro.

  8. eloiza
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 19:32 hs

    Vamos Serra vamos ruo a vitoria, como torce o nosso colega faxineiro, vamosn força para mais privatizações de estatais, coragem para enxugar maquina publica e exonerar funcionarios publicos ou suspende-los em nome do Estado minimo, força para criarmos mais desempregados afinal os pequenos e medios empresarios quebrarão para darmos mais privilegios as multinacionais que não pensam em demitir na primeira crise que tiver, coragem serra vamos rumo a vitoria para privatizarmos totalmente a saúde, segurança e educação afinal a mão invisivel do estado neoliberal procura o bem estar da população através do aumento dos lucros exorbitantes dos empresarios, para depois pensar em dividir o bolo, se houver vontade em dividir o bolo é claro!!!Rumo a presidencia, os EUA estão ansiosos para botar a mão no pre-Sal e adeus ao fundo social.
    Vamos gente Serra Presidente!!!!! Mas depois não reclamem se ficarem desempregados

  9. Pedro de Souza
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 19:45 hs

    Nossa!!!! fiquei sabendo hoje por um ¨iluminado¨ que todos os funcionários das estatais são filiados ao PT.

  10. fumante
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 23:01 hs

    curiosidade: e o que as pesquisas falam do 2 turno?

  11. quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 6:11 hs

    Essa noticia que Serra lidera não sei como. Dia 7 de Setembro a midia internacional mostrou para o mundo la de fora as vaias que ele recebeu, e quem vaiou não foram operariosinhos não, foi duas das policias. Até policial, oficiais fardados em serviço vaiou o Serra.
    Quanto a Dilma o Juiz.. que estava montando o processo, por detraz ..claro, cometeu um grave erro ao perguntar para seu acessor “qual o crime que ela cometeu?” fizeram barulho sem ter certeza que do que estavam acusando seria um crime. Mais uma coisa a meleca que aprontaram serviu, que Dona Ilma Vieira não é funcionária digna. Se tinha culpa ou não, se estava errado ou não, era fato para ser resolvido entre Ministros, Supremo e TesouroNacional. Não um disse me disse de buteco da esquina.
    Como eu queria alguem melhor que Lula… Não tem.
    Como eu queria alguem de Dilma?..Serra?..Precisamos acordar porque este tem marca registrada, fruto da ditadura, e outros atributos que precisamos evitar.

  12. ORDEM E PROGRESSO
    quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 8:43 hs

    COMEÇOU A CAMPANHA AS COISAS MUDAM, O POVO SABE O QUE QUER.
    O POVO QUER ORDEM E PROGRESSO;
    A ORDEM É NINGUÉM PASSAR FOME NESTE PAÍS,
    E O PROGRESSO É O POVO FELIZ.

    NINGUÉM ESTA PASSANDO FOME E O POVO ESTA FELIZ.

    DILMA A TODA VELOCIDADE.

  13. UFAAAA- FORA DILMA MENTIROSA
    quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 9:21 hs

    CAÇADOR DE PETISTAS- UFAAAAQuarta-feira, 9 de Setembro de 2009 – 9:17 hs

    Por favor, aguarde a aprovação do seu comentário.
    Me parece que o os brasileiros comoeçaram a acordar e não mais acreditam masmentiras de DilmaGuerrilheira, e nopicuaba nordestino Lulla da Silva.

    Vai firme Serra, vamos colocar este pais no rumo certo. Vamos investir em educação e trabalho.

    Aproveitando o momento, vejam Srs. o quanto estegoverno é irresponsável. Enquanto dezenas de pessoas morrem devido as chuvas,por falta de ivestimento em infra estrutura (moradia) nas grandes metrópoles, o Sr. Lulla da Silva,investe mais de 30.(trinta bilhões) em armamento bélico, e o pior, ferindo oartigo 37 da Constituição Federal, o que pode acarretar até mesmo na perda do mandato.

    Quantas moradias este des governo poderia construir com todo este dinheiro?

    Veja o quediz o Artigo37 da Constituição Federal.

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    Significa de que, o Sr. Lulla da Silva deveria ter realizado licitação para a compra do referido armamento e não o fez. Muitos Prefeitos, ja perderam seus mandatos por menos.

    Pergunto: Onde esta a oposição?

    No mais, meus parabens Serra e , vamos em frente pois a luta continua. Vamos estirpar para sempre esta corja de pelegos do PT e PMDB do senário político nacional.

    Acorda Brasil
    Fora Lulla da Silva, fora Dilma Guerrilheira e quadrilheiros do PT e PMDB.

  14. LEÃO DO CANGUIRI
    quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 9:35 hs

    Quem disse para o LuLLa que a militancia petista iria trabalhar para DiLLma, os caras podem ser antas, mas não são burros.
    Nem eles aguentam mais tanta falcatruas e conchavos dos cachorros gordos do partido.
    Dilma, Heloísa Helena e Marina Silva são farinha do mesmo saco ou seja do PT.
    MUDA BRASIL, MAS MUDA PARA MELHOR.

  15. SEGUIR
    quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 10:37 hs

    Tudo bem, nada que assuste. Um dia cai outro sobe e assim a vida segue. Mas na hora do vamos ver é que a onça vai beber água. Estaremos esperando aquele bom discurso construtivo e reformista das oposições. Discurso que aumente as esperanças do povo por dias melhores e tal. Entretanto parece-nos que esse discurso não virá até porque as oposições não conseguem articular uma proposta qualquer que acenda a chama da esperança. Enfim, de uma coisa temos certeza êles virão com aquele velho discurso surrado, ultrapassado e perigoso para os interesses nacionais. Aquele do Estado Mínimo onde as PRIVATIZAÇÕES serão a badeira principal. E ai, só nos restará gritar por SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Walter
    quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 13:17 hs

    É …………… TUDO COISA RUIM.
    NEN SERRA NEN DILMA AGORA É A MARINA SILVA , A NOSSA GUERREIRA DO AMAZONAS.
    É SÓ A CAMPANHA COMEÇAR E VERÁS QUE TEM RAZÃO OS BRASILEIROS NÃO SÃO TOLOS. PRESCISAMOS DE DESENVOLVIMENTO COM SUSTENTABILIDADE CHEGA DE CARVÃO E CHURRASCO DO AMAZONAS O BRASIL É MUITO MAIS QUE O PRE SAL DO PT E AS PRIVATIZAÇÕES DO PSDB.

  17. quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 16:50 hs

    Fábio, essa oscilação negativa da Dilma na pesquisa pode ser um fato isolado, devido a alta repercussão negativa que ela teve na mídia nos últimos dias. Temos que esperar as próximas pesquisas, para ver se há uma tendência. De toda forma, a popularidade de Lula continua muito alta e as chances do Governo eleger o sucessor são muito grandes.
    abs,

  18. Zé Ninguém
    quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 18:41 hs

    Etá Bento Carneiro !!! Não tinha foto menos pior?
    Ainda bem que o homem se garante na competência .
    Só não vê quem não quer o Lula esta trabalhando para o Serra ser o próximo presidente.

  19. segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 – 11:03 hs

    Tomara que o Serra ganhe mesmo, e se possível no I Turno, para mostrar a esses meliantes do PT/PMDB que o brasileiro não é tão frágil moralmente como eles supõem ao distribuir esmolas para os coitados nordestinos.
    Quanto às pesquisas onde a ex-assaltante de bancos estaria subindo, é típica coisa do “ninguém sabe…ninguém viu” do lullismo que só quer mamar nas tetas do Tesouro Nacional.
    Tomara que o Governador de S.Paulo se eleja e privatize todas as empresas públicas, colocando os meliantes de volta às ruas e sargetas.
    VIVA O GOVERNADOR DE S.PAULO E ABAIXO A ASSALTANTE DE BANCOS, SEQUESTRADORA E GUERRILHEIRA. FORA COM OS PETRALHAS DA VIDA BRASILEIRA

  20. doutor
    quarta-feira, 24 de março de 2010 – 14:02 hs

    esta pesquisa tá mais atrasada que batata de tchancho,o cabeça de ovo saqueou a saúde de sp quadrilha está do lado dele .

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*